quinta-feira, 5 de maio de 2011

INAUGURAÇÃO DO NOVO DEPÓSITO DE ÁGUA NO 12ª ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE QUARTEIRA

Quarteira celebra o 12º aniversário de elevação a cidade no próximo dia 13 de Maio e, este ano, um dos momentos mais importantes do programa de comemorações é a inauguração do novo depósito de água.
As cerimónias têm início com o hastear da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional, pelas 9h00, em frente ao Centro Autárquico.

Segue-se, às 9h15, a cerimónia de homenagem aos melhores alunos desta freguesia no ano de 2011 e o lançamento do livro “Poeta saído do Bosque”, de Manuel Costa Oliveira.
Às 11h00 é a vez do executivo municipal inaugurar o novo depósito de água da cidade. O objectivo da criação deste equipamento passou pela melhoria das infra-estruturas de água na cidade e pelo alargamento da capacidade de armazenamento (de 3000 m3 para 5000 m3). Este investimento ascendeu a 525 mil euros.
Às 11h30, realizar-se-á uma visita à obra de prolongamento da Avenida Sá Carneiro à Fonte Santa, um dos fortes investimentos na rede viária em curso e cujo valor total é superior a 2 milhões de euros.
É também na Fonte Santa que a comitiva visita, pelas 12h00, as obras da Escola EB1, empreitada lançada há um ano, pela Ministra da Educação. Três salas de pré-escolar e oito salas do primeiro ciclo são as valências principais deste estabelecimento de ensino, cujo valor estimado é de 4 milhões de euros.
Finalmente, às 12h30, realiza-se uma visita ao antigo bairro dos pescadores, erradicado recentemente, após o realojamento dos moradores no novo bloco de habitação social na Abelheira e a inauguração da Lota de Quarteira.

Concerto com Viviane na Praça do Mar
As comemorações do Dia da Cidade de Quarteira encerram às 21h30, na Praça do Mar, com um concerto com a cantora algarvia Viviane.
2011 é o ano do regresso de Viviane. O terceiro álbum de originais intitula-se ”As pequenas gavetas do amor” e é editado através da sua própria editora, a ZIPMIX RECORDS. É composto por 11 temas originais com poesia de vários autores como Vasco Graça Moura, José Luis Peixoto, Eugénio de Andrade, Rosa Alice Branco, Ana Luisa Amaral, Fernando Pessoa e da própria cantora, e de uma versão do tema Caldeirada Poluição de Alberto Janes.
Tem como convidados especiais Custódio Castelo, Luís Varatojo e António Zambujo. “Não apagues o amor” é o primeiro single extraído deste álbum e será um dos temas apresentados em Quarteira.
A entrada para este espectáculo é livre.

AH FADISTA! - AURORA GONÇALVES, FOI A VENCEDORA

Depois das eliminatórias de Santa Luzia, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira e Cabanas, como noticiamos, a final foi no passado dia 30 de Abril, no Cine-Teatro António Pinheiro, que encheu de público para assistir à final do concurso de Fado, Ah Fadista! organizado pela Associação Almadrava.
Em palco os doze finalistas e a convidada, Cuca Roseta, uma voz jovem que aproveitou para apresentar o seu último trabalho discográfico.

Cuca Roseta completou a boa noite de fados tendo recebido carinhosos e merecidos aplausos. Terminada a sua actuação, os concorrentes subiram ao palco para conhecer o veredicto do júri que novamente não teve tarefa fácil, dado a actuação de todos eles ter sido de alto nível, para seleccionar os três melhores e que foram: Em primeiro lugar Aurora Gonçalves, seguida de Inês Gonçalves e de Emanuela Furtado.
A vencedora, Aurora Gonçalves, disse-nos não saber o que dizer. “Estou um bocado gaga. Ainda não estou em mim, pois tenho estado doente. Este é o terceiro concurso de fado que ganho. Este, foi mais uma surpresa, porque não estava nada à espera. O prémio foi muito bem recebido, com algumas lágrimas de emoção”.





- Esta vitória pode vir a ser o abrir total da porta que está entreaberta?
- Isso é verdade. Sei lá! Talvez a porta se abra. Isto é muito complicado.
Jorge Botelho, Presidente do Município de Tavira, referiu-nos ter sido uma grande noite de fados, na 1ª. Edição do Ah Fadista!, com um excelente nível de fado amador. “Uma excelente organização da Associação Almadrava que está de parabéns toda a direcção. O Márcio fez um trabalho espectacular e depois também com uma protagonista que aqui esteve, a Cuca Roseta, uma jovem que está a aparecer no top”.
Márcio Gonçalves, Presidente da Direcção da Almadrava. “Estou contente pelo público que esteve presente na sala, numa noite magnífica, fantástica. Estou a carregar as energias. Toda a gente a cantar muito bem, com um desempenho fabuloso. Fica por aqui esta edição e por hoje é tudo”.
- Mas amanhã há mais…
- A Almadrava continua com as suas actividades. Estamos já a perspectivar o Festival “Sons da Ria” que acontecerá em Setembro. Concurso de fotografias no Verão e outras actividades que a longo prazo vão continuar a ouvir falar.
- No final foi dito?...
- Ah Fadista!
- - Para o ano há mais…
- Sim! Foi dito isso. Se conseguirmos contar com os apoios que contamos este ano é possível. Tudo isto depende muito dos apoios, sejam das Juntas de Freguesia, da Autarquia, seja de outro tipo de apoios que consigamos. Nós já vimos que é uma iniciativa de louvar e que vale a pena continuar.
Acompanhamos todo o concurso e aquilo que ouvimos e divulgamos, na oportunidade, foram palavras de incentivo a estes jovens que têm boas iniciativas para divulgar a cultura na sua terra, Santa Luzia.

Geraldo de Jesus

Estudo revela que jovens portugueses procuram evitar o acesso ao crédito

Quando inquiridos sobre o financiamento do seu próximo automóvel, os jovens portugueses são os que apresentam um maior cepticismo em relação ao crédito. 65% afirma que recorreria a todos os meios para evitá-lo e, apenas, 5% dos jovens admite que recorreria sempre ao crédito. São valores revelados no Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2011.


Em Portugal, dois terços dos jovens afirmam que tencionam recorrer a todos os meios possíveis (empréstimo familiar, poupança) para evitar o crédito, sendo essa proporção de apenas metade entre os indivíduos com mais de 50 anos. No entanto, para Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal, «as perspectivas não são muito animadoras, sobretudo se tivermos em conta que os meios actualmente utilizados na compra de automóveis são, em proporções idênticas, o crédito e o pagamento a pronto».
Igualmente afectados pela crise, os vizinhos espanhóis não seguem a mesma tendência: O crédito continua a ter uma boa adesão e mais de um em cada cinco espanhóis (idosos ou jovens) declaram ter a certeza de recorrer a um crédito para financiar o seu próximo automóvel.
Uma tendência que o Observador Cetelem analisou, e na qual Portugal também se destaca, é no que diz respeito ao local de subscrição do crédito. Enquanto os europeus estão divididos entre o local de venda ou o banco, cerca de 64% dos indivíduos portugueses são os mais dispostos a subscrever o crédito no próprio local de venda do automóvel.
As análises económicas e de mercado do Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2011, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com o Instituto de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos aos consumidores foram conduzidos pela TNS em Julho de 2010. No total foram inquiridos 4.800 europeus, divididos em sub populações representativas dos grupos etários de cada país, num novo perímetro do estudo, que é agora constituído por oito países. Pela primeira vez nesta edição, a Bélgica e a Polónia vieram alargar o perímetro de estudo, juntando-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.

Portugueses encaminharam para reciclagem mais de 35 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos

Em 2010, a Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos recebeu e encaminhou para reciclagem mais de 35 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). Um acréscimo de 2,85% em comparação com 2009, de acordo com os dados referentes à sua actividade.

No ano passado os Portugueses encaminharam para reciclagem mais de 35 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos. Em conferência de imprensa, a Amb3E destacou ainda a instalação de Pontos Electrão em quase todos os espaços comerciais do país. A associação contava no final do ano com mais de 500 locais de recepção para os equipamentos em fim de vida, o que representa o maior número de sempre de pontos de recolha destes equipamentos no país.
Relativamente ao número de aderentes destaca-se um aumento de 17,36% face ao ano 2009 que revela o esforço do trabalho desenvolvido pela associação assim como uma crescente consciencialização por parte dos aderentes.
«O ano de 2010 foi muito positivo, na medida em que ultrapassámos a percentagem de reutilização, reciclagem e taxa de valorização de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) recepcionados, em todas as categorias», afirma Victor Sousa Uva, Director Comercial e de Comunicação da Amb3E. Referindo-se aos resultados do ano passado, o responsável da Amb3E sustenta que «para o presente ano a empresa não vai exigir menos do que o alcançado até agora de forma a posicionar Portugal como um dos melhores entre os seus pares da União Europeia”concluiu.
De forma a dar continuidade ao seu desempenho, a Amb3E pretende em 2011 dar seguimento às suas campanhas e acções de sensibilização, alertando os portugueses para a importância do correcto encaminhamento dos REEE para reciclagem e informando-os sobre os locais adequados e mais próximos onde, comodamente, os podem depositar.

A Dor será um problema cada vez mais importante no futuro

Em Portugal, estima-se que a dor crónica afecta mais de 30 por cento dos adultos portugueses.


Nos dias 3 e 4 de Maio, cerca de 300 pessoas, de mais de 30 países, reuniram-se no Parlamento Europeu, em Bruxelas, para discutir o Impacto Social da Dor. O evento, apoiado pelo Parlamento, Comissão e Presidência da União Europeia, constituiu uma plataforma para os profissionais de saúde, especialistas, políticos e representantes das autoridades de saúde, debaterem estratégias para melhorar os cuidados de saúde relacionados com a dor na Europa.
"Cada um de nós já viveu com dor em algum momento nas nossas vidas. Este simpósio, na verdade, demonstrou o impacto que a dor tem sobre nós, como indivíduos, no nosso ambiente de trabalho e na sociedade em geral. Devemos também perceber que, como o perfil demográfico da Europa está em mudança e com o envelhecimento da população, a dor será um problema cada vez mais importante no futuro. Devemos, portanto, compreendê-lo melhor e geri-lo correctamente”, afirma John Dalli, Comissário Europeu da Saúde e da Política do Consumidor.
Um dos principais resultados do simpósio é a criação de um “Roteiro para a Acção” que apela aos governos europeus e instituições da União Europeia a dar prioridade a sete dimensões concretas da Dor.
“O Roteiro para a Acção ilustra a urgência para que a Europa tome medidas que permitam colocar o impacto social da dor na agenda política de saúde. O seu sucesso é que tem em conta todos os ângulos que devem ser abordados, desde o acesso ao diagnóstico da dor, à sensibilização para as boas práticas e acompanhamento através de uma plataforma da União Europeia”, comenta Jim Higgins, membro do Parlamento Europeu.
Para obter mais informações sobre o programa de "Impacto social da Dor", de 2011, os seus resultados, bem como vídeos e fotos, consulte: http://www.sip-meetings.org/press

Projecto “Estrada Mais Segura II” conta com adesão do Município de Lagos

O Município de Lagos aderiu recentemente ao projecto “Estrada Mais Segura II”, com vista à elaboração e execução do Plano Municipal de Segurança Rodoviária da Câmara Municipal de Lagos. Este foi um dos assuntos levados à última Reunião de Câmara, que decorreu ontem, dia 04 de Maio.


A Câmara Municipal de Lagos já oficializou a sua adesão ao projecto “Estrada Mais Segura II”, desenvolvido pela associação privada sem fins lucrativos Estrada Mais Segura, no intuito de concretizar a sua candidatura para a elaboração e execução do Plano de Segurança Rodoviária sem custos. Esta Associação, de acordo com o número de municípios aderentes, irá apresentar candidaturas ao Concurso de Prevenção e Segurança Rodoviárias, promovido pela Secretaria de Estado da Protecção Civil.
Esta adesão justifica-se pela importância que os Planos Municipais de Segurança Rodoviária têm para o sucesso da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária no combate ao drama social e económico que representa a sinistralidade rodoviária em Portugal.
De acordo com esta Associação, este Concurso “apresenta-se como uma oportunidade quase única e irrepetível, em tempo útil, para que os Municípios possam realizar os seus Planos sem custos externos e com a possibilidade de poder estudar o recurso a verbas do Quadro de Referência Estratégica Nacional para a sua implementação”.

Ciclismo: Tavira na 2ª PROVA DA TAÇA DE PORTUGAL

A disputa da Taça de Portugal de Elites e Sub 23 regressa no próximo domingo, dia 8 de Maio. A 2ª Prova da Taça de Portugal/Liberty Seguros realiza-se em Amarante e vai contar 156.8 quilómetros.


Com partida às 14 horas e chegada às 17.45 horas, o percurso contempla dois prémios de montanha, e quatro passagens pela meta.
Daniel Mestre é o atleta da Tavira/Prio melhor posicionado, em quinto lugar, seguindo-se André Cardoso em sétimo.
Tomas Metcalfe, Nelson Vitorino, Daniel Mestre, David Livramento, Luís Silva, Ricardo Mestre, Henrique Casimiro, e André Cardoso são os atletas convocados para esta Clássica de Amarante.

Portimão: Mega Concertos Promenade para Escolas da Orquestra do Algarve

Um total de 1165 crianças de Portimão tiveram uma participação activa e entusiástica nos dois Mega Concertos Promenade para Escolas da Orquestra do Algarve, realizados ontem e hoje no Auditório Municipal, sob a direcção musical do maestro Pedro Figueiredo e com a colaboração especial do compositor e cantor Afonso Dias.

Nesta iniciativa participaram crianças da EB 1 do Pontal, EB 1 Major David Neto, EB 1 e Jardim de Infância da Pedra Mourinha, EB 1 das Vendas, EB 1 da Coca Maravilhas, EB 1 de Chão das Donas, EB 1 de Alvor, EB 1 da Mexilhoeira Grande, as quais ensaiaram com Afonso Dias, nos seus estabelecimentos de ensino, alguns dos temas interpretados nos espectáculos.
Resultantes de uma parceria entre a Delegação Regional de Educação do Algarve e a Orquestra do Algarve, a que se associou a Câmara Municipal de Portimão, os Mega Concertos Promenade para Escolas contam ainda com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.

A Orquestra do Algarve regressará a Portimão no dia 28 de Maio para um Concerto Promenade para as Famílias, marcado para as 21h30 no TEMPO, em que contará com o desempenho a solo do violinista Nicolas Koeckert e a direcção musical de Cesário Costa, seu principal maestro convidado, sendo o repertório inteiramente dedicado ao génio criativo de Wolfgang Amadeus Mozart.

Canil Municipal de Lagos promove Campanha de Castração

Entre os próximos dias 16 e 27 de Maio, o Canil Municipal de Lagos promove uma Campanha de Castração gratuita de cães e gatos, que visa o controlo desta população animal.

No âmbito do programa de melhorias (físicas das instalações e outras) que tem vindo a ser implementado pela Câmara Municipal de Lagos no Canil Municipal, visando o respectivo licenciamento pela Direcção Geral de Veterinária, vai ser realizada no próximo mês de Maio uma campanha de castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas). A acção vai decorrer nas 3.ª e 4.ª semanas de Maio, mais precisamente entre os dias 16 e 27, e conta com a colaboração voluntária e generosa dos médicos veterinários que exercem a sua actividade na área do concelho de Lagos.
Serão beneficiários desta acção:
Os animais que foram dados para adopção pelo Canil Municipal desde Janeiro de 2010 e que ainda não foram castrados;
Os animais cujos donos sejam munícipes proprietários de um elevado número de animais.
Os interessados deverão efectuar uma inscrição prévia, a formalizar junto do Veterinário Municipal (Dr. Carlos Sousa), através do telefone 939 329 914.

Ainda no que diz respeito ao Canil Municipal, sublinhe-se que a nova proposta de Regulamento do Centro de Recolha e Alojamento Temporário de Cães e Gatos do Município de Lagos foi aprovada no passado dia 20 de Abril, em Reunião de Câmara.
Esta deliberação foi precedida de um período de discussão pública, do qual resultaram vários contributos, considerados na proposta levada à Reunião de Câmara.

O primeiro Regulamento do Canil e Gatil Municipais de Lagos data de 1992. Desde então ocorreram alterações na legislação bastante significativas, tendo sido atribuídas mais competências e responsabilidades às autarquias na área do bem-estar animal, controlo de zoonoses e de animais errantes.
Se por um lado existem cada vez mais cidadãos que se preocupam e reivindicam uma maior preocupação com o bem-estar dos animais, por outro enfrenta-se, igualmente, o problema do abandono dos animais de companhia.
Neste contexto tornou-se premente, para a autarquia, a actualização e adaptação do Regulamento à legislação em vigor, de forma a responder aos desafios que a sociedade, o tempo e o legislador lançaram, permitindo o cumprimento das funções atribuídas a este serviço de salvaguarda da saúde pública, tendo sempre presente o objectivo de “garantir uma protecção reforçada e um maior respeito pelo bem-estar dos animais, enquanto seres dotados de sensibilidade” conforme previsto no Protocolo Anexo ao Tratado de Amesterdão.
A proposta já foi igualmente submetida à apreciação da Assembleia Municipal de Lagos, tendo sido aprovada por unanimidade. Poderá ser consultada no balcão virtual da autarquia em www.cm-lagos.com.

Teatro: "O Primeiro" em Tavira


A ACTA apresenta o espectáculo “O Primeiro”, com texto de Israel Horovitz e encenação de Elisabete Martins, no próximo dia 14 de Maio, às 21h30 no Cine-Teatro António Pinheiro em Tavira.

Confirmando a sua missão social e educativa, este é o segundo ano consecutivo que a ACTA apresenta uma produção em que participam estagiários dos cursos de artes do espectáculo do ensino secundário, vertente de interpretação. Desta vez concretiza-se com o acolhimento de quatro alunos da Escola Secundária de Albufeira que se encontram a estagiar na ACTA e que integram o elenco deste espectáculo.


Cinco personagens – 4 homens e 1 mulher - formam uma fila a partir de uma linha desenhada no chão.
O confronto divertido mas contundente que então acontece consiste em cada uma das personagens querer ser o primeiro nessa fila que formam para NADA.
No plano filosófico, a peça desnuda o ridículo da aparente substância de alguns confrontos que acontecem entre indivíduos em sociedade.
Encenado por Elisabete Martins, conta com a participação dos actores Luís Vicente, Bruno Martins, Glória Fernandes e com os alunos finalistas do Curso Profissional de Artes do Espectáculo da Escola Secundária de Albufeira, Ana Lala, Júdice Neto, Luís Marreiros e Rosana Vieira. O desenho e operação de Luz é de Octávio Oliveira, a sonoplastia e a operação de som é de Pedro Leote Mendes.
O espectáculo tem a duração de 1h10m, é indicado para maiores de 16 anos. O preço do bilhete é de €5.

Albufeira: AUTARQUIA AVANÇA COM ESTUDO DE MONITORIZAÇÃO DO RUÍDO

O Município de Albufeira encontra-se a desenvolver um Programa de Monitorização do Ruído associado aos estabelecimentos de restauração e bebidas do concelho. Trata-se de um estudo que visa identificar os níveis de ruído em áreas de interesse prioritário, permitindo melhorar a qualidade de vida da população, respeitar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

Estabelecimentos de Restauração e Bebidas são alvo de medições acústicas
As principais artérias ruidosas do concelho de Albufeira estão a ser alvo de uma avalização acústica, no âmbito da implementação do Programa de Monitorização do Ruído por parte da autarquia.
Os diversos estabelecimentos de restauração e bebidas localizados nas zonas identificadas, vão passar a dispor de um campo sonoro definido que não deverá ser ultrapassado, de forma a que o ruído produzido não seja um fator de incómodo para a população e para o ambiente.

O Município solicita aos agentes económicos envolvidos que colaborem com a empresa responsável pela execução do programa, tendo em conta que este pretende servir todos os intervenientes. “A resolução da problemática inerente ao ruído produzido pelos restaurantes, bares e estabelecimentos similares implica a colaboração e boa vontade de todos os visados”, apela José Sequeira, vereador do pelouro do Ambiente. Para o autarca “o aumento da qualidade de vida dos nossos munícipes obriga a reduzir substancialmente as fontes de ruído existentes no Município, de forma a proporcionar um ambiente equilibrado e condigno, especialmente aos residentes nas imediações dos espaços de lazer e diversão”.
As avaliações acústicas terão lugar na Baixa de Albufeira (Rua do MFA, Rua Alves Correia, Av. 25 de Abril, Largo 25 de Abril, Rua S. Gonçalo de Lagos, Rua Diogo Cão, Largo Cais Herculano, Rua e Travessa Cândido dos Reis, Largo Eng.º Duarte Pacheco e Av. da Liberdade); Montechoro (Av. Sá Carneiro Norte e Pátio Sá Carneiro); e Areias de São João (Av. Sá Carneiro Sul, á Carneiro Sul, incluindo Vila Nova), Rua Almeida Garrett e Vila Nova).
Após a atribuição dos campos sonoros aos diferentes estabelecimentos e a realização dos respetivos testes de medição, a autarquia vai coordenar ações de monitorização e fiscalização durante os meses de junho, julho agosto e setembro. José Sequeira relembra que “estes sistemas de monitorização são fundamentais para convergir uma política de gestão ambiental em que se pretende cumprir com os regulamentos de ruído atual”.

XIII Semana Coral de Lagoa

A Ideias do Levante e o Município de Lagoa (Algarve) organizam, de 7 a 15 de Maio de 2011, a décima terceira edição da Semana Coral de Lagoa.
Pretende-se com esta iniciativa a realização de vários concertos, de formações vocais/corais, pelas Freguesias do Concelho de Lagoa, ao longo da "Semana Coral". Este ano, o evento contará com a participação das Jovens Vozes de Lisboa, do Coral Atlântico (Sines), e do Coral Ideias do Levante (Lagoa/Algarve).

Caberá às Jovens Vozes de Lisboa abrir a XIII Semana Coral de Lagoa, no Sábado, dia 7 de Maio, pelas 16h00, no Auditório Municipal de Lagoa. No dia seguinte, pelas 17h30, realiza-se o Encontro de Escolas de Canto, na Igreja Matriz de Estômbar. Na Quarta-feira, dia 11 de Maio, o Coral Ideias do Levante (Lagoa) visita a Igreja Matriz de Porches para actuar, pelas 21h00. No Sábado, dia 14 de Maio, o Coral Ideias do Levante, desloca-se à Quinta dos Vales (Estômbar), tendo a sua actuação prevista para as 16h00, integrada num pré-evento, alusivo ao projecto “Obrigado Portugal!”. Finalmente, no Domingo, dia 15 de Maio, caberá ao Coral Atlântico (Sines) e ao Coral Ideias do Levante encerrar a XIII Semana Coral de Lagoa, no Auditório Municipal de Lagoa, pelas 16h00.
Além dos concertos corais habituais, em igrejas, salões, e auditórios, a organização resolveu incluir na sua programação, para 2011, um Encontro de Escolas de Canto, no dia 8 de Maio de 2011, pelas 17h30, na Igreja Matriz de Estômbar, que irá reunir diversas instituições, do sul de Portugal, onde a disciplina do canto é leccionada, nomeadamente: Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Secção de Castro Verde; Eborae Música – Conservatório Regional de Évora; Academia de Música de Lagos – com as suas três escolas: Academia de Música de Lagos, Conservatório de Portimão e Conservatório de Música de Lagoa. Este Encontro contará com a participação da Orquestra de Cordas do Conservatório de Évora e terá, aproximadamente, 120 pessoas em palco. Com o intuito de abrilhantar a presente edição da Semana Coral, a organização decidiu, ainda, promover um concerto do Coral Ideias do Levante, num pré-evento, a realizar na Quintas dos Vales, no dia 14 de Maio de 2011, alusivo ao projecto “Obrigado Portugal!”, que irá ter lugar no mesmo local/espaço, no dia 11 de Junho de 2011.
Em cada ano, há uma semana onde o canto percorre o Concelho de Lagoa e as vozes de vários lugares se reúnem numa harmoniosa festa de melodias e sentimentos. A Semana Coral do Concelho de Lagoa é já uma referência no panorama dos festivais de Canto Coral do Algarve. Começou como um choro pequenino de uma criança forte e determinada, cresceu com cantigas de escola aprendidas e cantadas e, agora, assume-se como pesquisadora de novos sons e experiências ao nível do canto polifónico. Em cada ano, quer ir mais longe, quer trazer novidades, quer ousar voar mais alto. Cada ano que passa, a Semana Coral do Concelho de Lagoa está mais crescida. E com ela têm crescido também, a nível musical, muitos coralistas que por ela passam. Muitas amizades têm ficado. Muitos laços musicais têm sido dados. Muitos cantos encontrados. E é esse o segredo da música, um batimento musical igual ao que bate no coração de todos nós. E é por isso que gostamos de música. E é por isso que ela nos une. Ela faz os nossos corações bater ao mesmo ritmo.
A Semana Coral de Lagoa é, segundo José Carlos Bago d'Uva (mentor do projecto inicial), um encontro aberto à partilha de vivências musicais e de inesquecíveis momentos de convívio, é a ocasião anual em que o Concelho de Lagoa faz soar "a 4 vozes" o (en)/canto da polifonia vocal, por terras "do Levante". Para José Carlos, esta data representa já um marco no circuito de eventos corais do nosso país, do qual se orgulha ter contribuído para a sua génese. Muitos foram os que já deixaram "depositadas" as suas vozes na mítica cisterna do Convento de S. José (nas primeiras edições...) e também os que contribuem para enaltecer o auditório da cidade, dando a escutar as suas emoções através do repertório coral que trabalham com dedicação e entusiasmo.

Rota do Caracol em São Brás de Alportel


A tradição do petisco é tão antiga quanto saborosa… reúne à mesa os amigos, as conversas e as memórias… E enquanto se petisca, convive-se e vive-se mais! ...
Para reviver esta tradição do petisco primaveril dos caracóis, que é também uma valiosa potencialidade turística de São Brás de Alportel, a Câmara Municipal, com a colaboração de 12 estabelecimentos locais, lança a 1.ª Rota do Caracol!
Siga o Caracol e saboreie, vagarosamente, a tradição de um bom petisco!
Uma Dúzia de estabelecimentos esperam por si em S.B. Alportel!

PRAIA DO BARRIL DISTINGUIDA NO CONCURSO “MELHOR CONCESSIONÁRIO”


A Praia do Barril, na freguesia de Santa Luzia, alcançou o segundo lugar no concurso de concessionários de praia do programa da Bandeira Azul 2010. O prémio é entregue, hoje, dia 05 de Maio, numa cerimónia no Oceanário de Lisboa.

O concessionário Herdade da Comporta com a praia do Pego, em Grândola, é distinguido com o primeiro lugar, enquanto que a M. Catering e Eventos, Lda., Bar Esplanada classifica-se na terceira posição.
O primeiro prémio recebe uma máquina de limpeza manual ou uma cadeira anfíbia em praias sem areal, o segundo um esmagador de latas e o terceiro um carregador solar. Os restantes participantes ganham um chapéu-de-sol e uma pinça para recolha de resíduos.
O júri, composto pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), pela Fundação Vodafone, pelas Capitanias locais e Administrações de Região Hidrográfica e pelos coordenadores regionais do Programa Nacional de Vigilância da Bandeira Azul, baseou sua avaliação em relação ao espaço físico da concessão, à área envolvente, assim como às condutas e informação existentes.
O concurso "Melhor Concessionário" visou premiar as boas práticas e estimular o interesse e participação activa dos concessionários que, por estarem mais próximo dos utentes, estão também mais atentos aos problemas e necessidades sentidos nas praias.
O papel dos apoios de praia é fundamental no bom funcionamento das zonas balneares e sua envolvente, bem como na manutenção e adopção de comportamentos ambientalmente sustentáveis.

Faro: Os 50 anos de Poesia 61

A Câmara Municipal de Faro vai assinalar os 50 Anos do movimento Poesia 61 com um conjunto de iniciativas a realizar no próximo dia 14 de Maio.

NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FARO
Poesia 61 eclodiu em Faro, com as obras de Gastão Cruz, Casimiro de Brito, Fiama Hasse de Pais Brandão, Maria Teresa Horta e Luíza Neto Jorge, impressas na Tipografia Cácima, sob orientação gráfica do pintor Manuel Baptista. Este “encontro” de jovens poetas, derivou de outros “encontros” de Faro (caso de Cadernos do Meio Dia), onde nascera e vivera António Ramos Rosa, cujo magistério poético foi decisivo para o grupo.
O movimento Poesia 61, foi determinante para a redescoberta de novos caminhos para a poesia portuguesa, a partir dos anos 60 e incluiu jovens poetas que vieram a ter lugar de relevo no nosso panorama poético.
A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, em colaboração com o Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, vai promover, no dia 14 de Maio, a partir das 16 horas, um conjunto de iniciativas, das quais destacamos: as conferências Ler Hoje a Poesia 61, pelo poeta Nuno Júdice e Tipografia Cácima: Um acaso ou a herdeira de um percurso de vanguarda, por Patrícia Palma, no Auditório da Biblioteca Municipal, a que se seguirá, pelas 17h45, a inauguração da exposição Poesia 61 e depois… na Galeria Arco na Vila Adentro de Faro, que estará patente ao público até dia 30 de Maio.

Faro: Concurso de Contos da Feira do Livro

A Câmara Municipal de Faro vai promover no âmbito da Feira do Livro, a realização do já tradicional Concurso de Contos.

Serão aceites a concurso trabalhos inéditos, com um máximo de 10 páginas, subordinados ao tema As Cegonhas de Faro, sendo considerados dois escalões etários: o 1º até aos 16 anos e o 2º para concorrentes com mais de 16.
A partir de 15 de Maio e até 8 de Julho, os concorrentes podem enviar ou entregar os seus trabalhos (4 exemplares identificados unicamente com o título, idade e pseudónimo) na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, Rua Carlos Porfírio, s/n 8000-241 Faro, a fim de serem submetidos à apreciação do júri. A entrega dos Prémios terá lugar, em sessão pública, no pavilhão da Câmara Municipal a instalar na Feira do Livro que decorrerá de 22 de Julho a 7 de Agosto, como habitualmente no Jardim Manuel Bívar.
As Normas de Participação do Concurso estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Faro e na Biblioteca Municipal.

COMBOIO VERDE CHEGA AMANHÃ A PORTIMÃO, LAGOS E ALBUFEIRA


“OS VERDES” PERCORREM PORTUGAL DE COMBOIO NUMA INICIATIVA EM DEFESA DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO


O comboio que partiu no dia 3 de Maio Lisboa, e que já passou por Beja, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, chega amanhã a Portimão, Lagos e Albufeira.
O Partido Ecologista “Os Verdes” continua com a iniciativa que decorrerá nas próximas semanas e que tem como lema “Comboios a rolar, Portugal a avançar”.
Dirigentes e activistas de “Os Verdes” farão a “volta a Portugal em comboio”, na afirmação dos transportes ferroviários como forma de dinamização da economia, como suporte de desenvolvimento do interior do país e como a proposta de mobilidade mais adequada para garantir os desafios ambientais e promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações. Uma iniciativa que visa ainda combater o encerramento de linhas, a redução de serviços, o aumento das tarifas e a privatização dos caminhos-de-ferro. O PEV reafirma: sem mobilidade não há liberdade.
“Os Verdes” farão amanhã, dia 6 de Maio, declarações à imprensa em Portimão (11.00h), Lagos (14.40h) e Albufeira (17.20h), para apresentação desta iniciativa de âmbito nacional, promovida pelos Verdes no quadro da campanha da CDU. “Os Verdes” farão ainda acções de distribuição de documentação em cada uma destas localidades.
A iniciativa “Comboios a rolar, Portugal a avançar” percorrerá, ao longo de cerca de duas semanas, todas as linhas férreas do país, não só as activas como também as que têm vindo a ser desactivadas nos últimos anos.