quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DII é responsável por ausências do trabalho e dificuldades na gestão das relações interpessoais

No último ano, 74 por cento dos doentes tiveram de faltar ao trabalho devido à doença. Vinte e cinco por cento foram alvo de acusações, comentários ou sofreram de discriminação no local de trabalho. Quarenta por cento das pessoas com DII evitaram relacionamentos íntimos ou terminaram uma relação devido à sua condição
Um inquérito promovido pela Federação Europeia das Associações de Crohn e Colite Ulcerosa (EFCCA), para avaliar o real impacto da Doença Inflamatória do Intestino (DII), revelou que a doença tem implicações significativas na vida dos doentes, a nível do trabalho e das relações interpessoais. Participaram no inquérito mais de seis mil doentes de 25 países. “A participação de mais de seis mil doentes de DII em toda a Europa ultrapassou totalmente as nossas expectativas”, afirma Marco Greco, presidente da EFCCA. “Infelizmente, o impacto da DII nas nossas vidas ainda acontece a um nível inaceitável, como pode ser concluído a partir dos resultados deste inquérito” completa. Em Portugal existem cerca de 15 mil doentes com DII, registando-se 100 novos casos todos os anos. Em 20 por cento dos casos a doença tem início durante a infância ou adolescência.
De acordo com o inquérito, 74 por cento dos inquiridos teve de ausentar-se do trabalho no último ano, devido à doença. Mais de um quarto afirma mesmo ter estado ausente do trabalho por um período superior a 25 dias. Um quarto dos doentes foi alvo de acusações, comentários injustos ou sofreu algum tipo de discriminação no local de trabalho. A maioria dos doentes está empregada a tempo inteiro, embora alguns estejam desempregados ou tenham empregos precários em consequência da doença. Além do trabalho, a DII tem um impacto significativo também nas relações interpessoais. Quarenta por cento dos doentes afirma ter evitado ou terminado uma relação íntima devido à doença. Por outro lado, o contacto com outras pessoas na mesma condição ou que façam parte de associações parece ter um impacto positivo na vida dos doentes. A nível do diagnóstico, os doentes consideram que o acesso a cuidados especializados é geralmente bom, tendo a maioria um diagnóstico final atempado. Apesar disso, cerca de 18 por cento dos doentes considera ter esperado demasiado tempo pelo diagnóstico da sua doença.
O número de internamento de doentes com DII é bastante elevado - aconteceu em 85 por cento dos casos -, representando uma morbilidade significativa e uma elevada procura de serviços de saúde. No que diz respeito ao tratamento, os doentes afirmam que, embora tenha aumentado, o acesso a terapêuticas biológicas ainda está disponível apenas para uma minoria. Muitos doentes vivem com complicações associadas à DII. Quarenta e nove por cento têm problemas de articulações, 34 por cento sofre de problemas de pele, e 28 por cento afirma tomar regularmente analgésicos para alívio dos sintomas. A qualidade da comunicação nas consultas é para alguns doentes um aspecto a melhorar já que, muitas vezes, não conseguem fazer as perguntas que gostariam. Em conclusão, Ana Sampaio, presidente da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, nota que “mesmo com a disponibilização de terapêuticas imunossupressoras e biológicas há mais de uma década e com um maior acesso a cuidados de saúde, o impacto da DII na vida dos doentes continua a ser enorme”. Para a presidente da APDI, este inquérito “veio mostrar-nos que há um grande trabalho a fazer de divulgação do impacto social da doença. O inquérito traz também novas perspectivas para reduzir o impacto da doença e importantes recomendações para o seu tratamento e cuidados de saúde prestados aos doentes” conclui.

Biologia e Música em conferência e concerto

O compositor Jaime Reis apresenta, às 17h30 do dia 18 de novembro, a conferência "Modelos Biológicos aplicados à Composição Musical", seguida de um concerto comentado de duas composições suas (Calmodulin Synthesis e Lysozyme Synthesis).
Este evento terá lugar no Grande Auditório do Campus de Gambelas e integra-se no ciclo de seminários do Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural (CMBE) ao qual se juntou a Sociedade Portuguesa de Biofísica. Aberta a todos os interessados, esta conferência-concerto será seguida de um Porto de Honra, proporcionando uma conversa informal com o compositor, intérpretes e cientistas.
Sobre as peças Calmodulin Synthesis (2002), para cinco percussionistas e Lysozyme Synthesis (2003), para piano, são duas peças de um ciclo, cuja estrutura é parcialmente baseada no processo de síntese proteica. A conversão da informação do código genético em função biológica útil, desempenhada pelas proteínas, é um processo caracterizado por uma complementaridade constante.
Também nestas peças a complementaridade existe repetidamente. Está presente sob diferentes formas, em parâmetros como o ritmo (e tempi, ainda que em menor grau), dinâmica, timbre (articulação), alturas, e harmonia. Será o maestro Pedro Pinto Figueiredo a dirigir Calmodulin Synthesis. Já a peça Lysozyme Synthesis será tocada pela pianista Ana Telles, em estreia nacional. Este ciclo foi apresentado ao público pela primeira vez numa conferência em Darmstadt (Alemanha, 2004). Desde então, a peça de piano foi estreada na Áustria (Graz, 2005), onde Jaime Reis foi o compositor convidado e o ciclo foi tema de conferências e seminários em vários países, tais como França, Japão, Espanha e Brasil.

ACTA - Apresenta "ARDENTE-Memorial para Pedro e Inês de Portugal " em Portimão e Faro

A ACTA apresenta o espectáculo “ARDENTE – Memorial para Pedro e Inês de Portugal” no próximo dia 18 de Novembro, às 15h00 e às 20h30 no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão e dias 19 de Novembro às 20h30 e 20 de Novembro às 16h00 no Teatro Lethes em Faro.
Os espectáculos de dia 18 de Novembro às 20h30 e dias 19 e 20 de Novembro às 20h30 e 16h00, respectivamente, resultam de uma parceria entre a ACTA e o Almancil International Rotary Club. As receitas de bilheteira são para pagar parte dos custos de reparação do autocarro do VATe - Serviço Educativo da ACTA.
O espectáculo “ARDENTE – Memorial para Pedro e Inês de Portugal” conta com a interpretação de Bruno Martins, Carlos Pereira, Glória Fernandes, Liza Veiga, Luís de A. Miranda, Luís Manhita, Tânia Silva e Zé Alegre; música de Zé Eduardo e execução plástica de Tó Quintas. Tem a duração de 60m, sem intervalo, e é indicado para maiores de 12 anos.

Workshop de Formação Inicial de Fotografia

A ALFA - Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, vai realizar, nos dias 26 e 27 de Novembro, na Galeria Arco, em Faro, entre as 09:30 e as 18:00, um workshop de formação inicial de fotografia, dirigido a todas as pessoas interessadas na fotografia e em desenvolver competências na área, sendo os formadores os fotógrafos Maia Coimbra e João Pelica.
Objectivos Motivar participantes para a fotografia digital Aumentar competências técnicas nos conceitos básicos da fotografia Realizar actividade prática de fotografia com análise crítica Sensibilizar para a importância dos direitos de imagem e de autor Demonstrar o workflow - preparação, realização, armazenamento e publicação de uma fotografia
Programa Abertura e introdução Evolução da fotografia – Do analógico ao digital Luz – Condições, medição e equilíbrio de Brancos Exposição – Abertura, velocidade, ISO e histograma Composição – Regras, enquadramento, orientação e equilíbrio Equipamento – Máquinas, objectivas, flash, filtros, tripé, cabo disparador, computador e restante material Saída para o exterior para fotografar o centro histórico da cidade de Faro e a Ria Formosa Análise crítica das fotos feitas pelos participantes Sensibilização em direitos de imagem e do autor Workflow e edição – O processo de preparação, realização, armazenamento e publicação de uma fotografia Entrega de certificados e conclusão do workshop Inscrições na página da ALFA, com pagamento até 3 dias (úteis) após a inscrição. Mais informaçõs em info@alfa.pt ou em 925606620. ALFA - Associação Livre de Fotógrafos do Algarve www.alfa.pt • info@alfa.pt

UAlg acolhe conferência nacional sobre 1ºemprego

A Universidade do Algarve é uma das entidades que acolhe a II Conferência Nacional sobre 1º Emprego, organizada pela Forum Estudante, com a colaboração do Gabinete de Saídas Profissionais.
Esta conferência tem por objetivo auxiliar os estudantes e recém-licenciados na procura eficaz do primeiro emprego e decorrerá no dia 23, no Anfiteatro 1.5 do Campus da Penha.
Com conferencistas especializados, os participantes terão oportunidade de ouvir profissionais de recursos humanos, bem como consultores de recrutamento e empresários de sucesso. Esta iniciativa conta com o patrocínio do Banco Santander Totta e com o apoio da Ray Human Capital. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória em www.univ.forum.pt ou www.emprego.forum.pt Todos os participantes terão oferta do Kit do Primeiro Emprego.