quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PALMEIRAS RESORT/PRIO EM SEGUNDO NA VOLTA A PORTUGAL



No arranque da Volta a Portugal, a equipa Palmeiras Resort/Prio conseguiu o segundo lugar por equipas. No prólogo, Alejandro Marque foi o atleta mais rápido do grupo tavirense.

A 72ª Volta a Portugal iniciou com o habitual prólogo, um Contra-relógio Individual de 5,5 quilómetros em Viseu. A melhor posição da Palmeiras Resort/Prio coube a Alejandro Marque, em terceiro, a 5 segundos do vencedor.

David Blanco alcançou o oitavo lugar, a 7 segundos do primeiro, mas assegura que se sente em forma: “ a competição ainda agora começou, há muito para desenvolver, sinto-me bastante melhor do que o ano passado, estou mais magro e mais leve”.

Por outro lado, Cândido Barbosa fez 12º lugar, e está igualmente optimista: “qualquer segundo é importante na classificação, claro que ganhar sabe sempre melhor mas ainda há muito trabalho pela frente, vamos esperar para ver como o corpo responde”.

A armada do sul do país está no segundo lugar da tabela geral por equipas, com Alejandro Marque, David Blanco, e Cândido Barbosa, a ocupar os 3º, 8º, e 12º lugares, respectivamente.

Amanhã a prova rainha do ciclismo nacional prossegue para a primeira etapa em linha e deixa Viseu para dar protagonismo a Gouveia e Oliveira de Azeméis, como partida e chegada. São 188 quilómetros para pedalar entre as 12.30h e as 17.15h, onde a maior dificuldade será encontrada a meio do percurso na subida de segunda categoria ao Caramulo.

AGOSTO AZUL EM PORTIMÃO






150 anos de Manuel Teixeira Gomes

Com a Parada Azul, que atraiu mais de 500 pessoas na tarde de 1 de Agosto, foi dado o tiro de partida para um mês muito colorido e animado em Portimão, no âmbito do Projecto de Arte Comunitária “Agosto Azul”, que se insere nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes.
De três pontos centrais da cidade, e passando por ruas engalanadas de azul, a Banda Filarmónica Portimonense, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão e um grupo de percussão lideraram a Parada até à Praça 1º de Maio, onde se localizam os Paços do Concelho, para um final de tarde com muita música e animação.
O Projecto “Agosto Azul”, que ao longo do mês empresta uma nova cor ao município, conta com a participação empenhada da sociedade local que, a partir de materiais recicláveis, criou mais de duas mil instalações artísticas de tons azuis, ligadas à obra do escritor e às tradições locais e que podem ser apreciadas em inúmeros espaços públicos.
Com o propósito de valorizar o potencial criativo e artístico da comunidade, emprestando neste mês uma tonalidade diferente às três freguesias do município, este desafio foi assumido desde Fevereiro passado por 46 instituições, entre escolas, centros de dia, clubes, instituições particulares de solidariedade social e associações, sendo que os portimonenses são convidados a decorar as suas casas de azul, fazendo desta terra o cenário ideal para a obra do seu mais ilustre conterrâneo.
Momento alto da programação será o inédito espectáculo de teatro “Agosto Azul”, que terá lugar de 19 a 22 de Agosto, a partir das 22h00, na Praça 1º de Maio, proporcionando o diálogo entre a obra de Manuel Teixeira Gomes e o património local, e unindo diferentes grupos, gerações, histórias e quotidianos, de forma a potenciar as dinâmicas sociais.
“Agosto Azul” é o culminar de um trabalho de conjunto iniciado em Março transacto, a partir de grupos de teatro já existentes na comunidade e de um novo grupo intergeracional que juntou seniores de vários centros de dia com jovens e adultos, promovendo o desenvolvimento individual e colectivo.
Os interessados poderão assistir a dois ensaios abertos deste espectáculo comunitário, o primeiro no dia 14, às 19h00, no Largo da Igreja da Mexilhoeira Grande, e o segundo no dia seguinte, á mesma hora, na Zona Ribeirinha de Alvor.
Também fazem parte da programação dois Bailaricos Azuis, que prometem animar as comunidades da Ladeira do Vau (dia 27, às 20h00) e de Chão das Donas (dia 28, às 21h30).
O projecto multidisciplinar “Agosto Azul” é uma criação da PELE - Espaço de Contacto Social e Cultural, em co-produção com o Município de Portimão.

Exposição “Alma dos Moinhos” na Biblioteca Municipal de Olhão


Os irmãos Carlos e Pedro Inácio inauguram na próxima sexta-feira, dia 6, a exposição de fotografia “A Alma dos Moinhos”, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Olhão. A mostra, com fotografias bem bonitas e originais de moinhos, pode ser vista até ao fim deste mês.
Irmãos e com a paixão pela fotografia em comum, Carlos Inácio e Pedro Inácio, um médico e outro museólogo, realizaram reportagens fotográficas com particular ênfase aos dias vividos a seguir à revolução de Abril de 1974 e exposições individuais e colectivas em vários museus e espaços culturais portugueses, respectivamente.
A imagem dos moinhos do Oeste, localizados sobretudo entre os concelhos de Torres Vedras e Peniche, nunca deixou de estar presente nas recordações dos autores e das suas fotografias. A partir de então, noutros horizontes desconhecidos, seguiram-se novas imagens e “novos” moinhos, ora em ruínas ora em laboração, ritual que perdurou até ao presente. Aprecie a exposição que temos para lhe mostrar e vai deslumbrar-se com o que vai ver.

CIRCO DA MADRUGADA VISITA ALBUFEIRA




Mega Espectáculo de Artes de Rua e Novo Circo tem lugar na Praça dos Pescadores, dias 9 e 10 de Agosto
Prepare-se para viver uma das experiências mais estimulantes deste verão. O Circo da Madrugada chega a Albufeira e com ele um exército de artistas voadores protagoniza manobras arriscadas num espectáculo assombroso.
Nos próximos dias 9 e 10 de Agosto, pelas 22h00, o Circo da Madrugada apresenta um grandioso espectáculo de luzes e cor. A Praça dos Pescadores servirá de cenário a esta performance estonteante de coreografias e artes circenses.
Criado no Brasil em 1996 por Pierrot Bidon, o Circo da Madrugada tem sido descrito como um “circo moderno”, cheio de histórias e performances alucinantes, onde impera a arte circense. Com um elevado sentido cénico, o espectáculo decorre de noite entre as influências do teatro, mundo circense, ballet, rock e ópera.
Esta mega companhia, já com 14 anos de experiência, está de visita a Albufeira com o espectáculo “Caídos do Céu”. Artistas de várias nacionalidades dão vida a uma lenda brasileira segundo a qual, a cada 500 anos, os anjos descem à terra por uma noite para desfrutar dos prazeres terrenos. Nesta fantástica história, irrompem num ballet acrobático suspensos por cabos e aterram na estrutura “Angeldôme” (cúpula dos anjos), uma catedral de metal com cerca de 30 metros de diâmetro e 20 metros de altura.
Numa animada espiral aérea, os anjos rodopiam, sobem e descem, utilizando vários tipos de cordas, trapézios, fitas e arame, numa performance onde não faltam os malabaristas e comedores de fogo.
O impacto que este espectáculo teve no Brasil marcou um importante ponto de viragem na história da cultura circense brasileira, à semelhança do que viria a suceder com o “Archaos” na Europa.
Não perca um dos momentos altos do programa Allgarve’10, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Albufeira e do Turismo de Portugal.
A entrada é livre.

“Euromilhões Race of Champions Welcome Party” no Faces Beach Club em Vilamoura


César Campaniço convidado para o ROC/Race of Champions 2010

Stig Blomqvist -2009

É já na próxima sexta-feira, dia 6 de Agosto, a partir das 23h00, que os melhores pilotos nacionais e internacionais se reúnem no Faces Beach Club, em Vilamoura, para a “Euromilhões Race of Champions Welcome Party”. Stig Blomqvist, Mick Doohan, Armindo Araújo, Filipe Albuquerque e Álavro Parente são apenas alguns dos nomes sonantes que vão marcar o arranque do maior evento desportivo deste Verão, que tem lugar nos dias 8 e 9 de Agosto no Autódromo Internacional do Algarve.
Para além da possibilidade de ver de perto os mais conceituados nomes do automobilismo e motociclismo, os convidados desta festa poderão ainda apreciar o Ferrari F430 e o Fórmula BMW em exposição no Faces Beach Club bem como adquirir bilhetes para a Euromilhões Race of Champions. Presentes na festa vão estar, ainda, os protagonistas das exibições do evento, Terry Grant e os Red Bull X-Fighters.
A “Euromilhões Race of Champions Welcome Party”, no espaço gerido pela estilista Fátima Lopes, tem início às 23h00 e termina às 01h00 e conta com a presença de diversas figuras públicas que não querem perder a oportunidade de privar, de perto, com os aspirantes ao título de “Campeão dos Campeões”.
Recorde-se que na lista de confirmados para o evento constam os nomes de Mick Doohan, Marcus Grönholm, Johnny Herbert, Emanuele Pirro, Dani Sordo, Álvaro Parente, Filipe Albuquerque, Stig Blomqvist, Nani Roma, Dindo Capello, Armin Schwarz, Ricardo Teodósio, Armindo Araújo, Miguel Barbosa, Clivio Piccione, Stéphane Ortelli, Bruno Magalhães e Filipe Campos. A Race of Champions, em Portimão, contará com as provas “Race of Champions Portugal”, “Race of Champions Iberia”, “Race of Champions South Europe” e “Race of Champions Legends”.

César Campaniço no ROC/Race of Champions 2010


O piloto César Campaniço foi convidado pelos promotores da iniciativa 2010 ROC/Race of Champions Southern Europe Final (Corrida dos Campeões) que se disputa no Autódromo Internacional do Algarve nos 8 e 9 de Agosto.
O convite partiu de Ni Amorim, presidente da GNI Events, entidade responsável pela organização do evento em território nacional, deixando particularmente contente o multi-facetado piloto nacional.
“Fico, naturalmente, muito satisfeito com este convite para representar Portugal nesta final da Corrida dos Campeões, integrando o lote de pilotos nacionais que irão disputar os vários ceptros a concurso”, refere César Campaniço.
Recorde-se que César Campaniço milita agora no Campeonato de Portugal de GT, liderando o mesmo, depois da dupla vitória na última prova. Disputa também o Campeonato Espanhol de GT (na categoria GT3), defendendo, em qualquer dos casos, as cores do Team Nova Driver/Total e fazendo dupla com João Figueiredo aos comandos de um Audi R8 LMS.
Numa carreira edificada essencialmente na vertente da velocidade, esta será uma nova experiência onde o piloto poderá, uma vez mais, demonstrar as suas capacidades de adaptação.
“Apesar de ser um evento mais virado para o espectáculo, não deixarei de o encarar como o faço para todas as competições em que participei ao longo da minha carreira, pelo que irei lutar pelas vitórias”, acrescenta. “Para além da batalha com os meus conterrâneos, estou também muito curioso em defrontar os vários convidados internacionais neste recinto”.

O rograma da Corrida dos Campeões deste final de fim-de-semana no Algarve é o seguinte:
Domingo, 8 de Agosto
20:00-21:30 Race of Champions Portugal
21:35-22:25 Exibições
22:30-24:00 Race of Champions Legends
Segunda, 9 de Agosto
20:00-21:30 Race of Champions Iberia
21:35-22:30 Exibições
22:35-24:00 Race of Champions South Europe

Torneio de golfe reúne figuras públicas no Algarve


Apoiantes da candidatura portuguesa à Ryder Cup reúnem-se na Quinta do Lago

A Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e a Herdade da Comporta promovem na sexta-feira, 6 de Agosto, no campo Quinta do Lago Laranjal, no Algarve, um torneio que vai reunir várias figuras públicas, conhecidas pela prática da modalidade e pelo apoio dado à candidatura portuguesa à Ryder Cup 2018.
Personalidades ligado ao mundo empresarial, político e do golfe nacional, como Manuel Pinho, Carlos Barbosa, José Manuel Espírito Santo, Rodrigo Costa, Filipe Soares Franco, Humberto Coelho, João de Deus Pinheiro, General Rocha Vieira e Manuel Agrellos, entre outros, vão participar numa competição que visa promover a candidatura nacional à terceira mais importante prova desportiva do mundo.
A competição terá início pelas 8h48m. Mais tarde, pelas 14 horas, terá lugar um welcome drink, que servirá para os participantes descontraírem e confraternizarem.
Recorde-se que Portugal é candidato oficial à organização da Ryder Cup, o terceiro mais importante e mediático evento desportivo do mundo, a seguir aos Jogos Olímpicos e ao Campeonato do Mundo de Futebol. A candidatura tem o seu epicentro na Herdade da Comporta, localizada no Alentejo Litoral e a cerca de uma hora de Lisboa. Na corrida estão também a Alemanha, a França, a Holanda e a Espanha. A decisão deverá ser conhecida no primeiro trimestre de 2011 e poderá representar um impacto económico de cerca de 300 milhões de euros, caso a proposta nacional seja escolhida.