quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PROJECTO “ESCOLA EM SEGURANÇA”: ACÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS DO CONCELHO DE LOULÉ


Arrancou no passado dia 2 de Fevereiro, na Escola EBI de Salir, o Projecto “Escola em Segurança”, que pretende levar a cabo acções de sensibilização junto da comunidade escolar.
Deste modo, a Câmara Municipal de Loulé, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, vai realizar estas acções, durante o presente ano lectivo, em todos os estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo, num projecto que conta com o apoio dos Bombeiros Municipais de Loulé, Guarda Nacional Republicana e Divisão de Educação.
A acção é composta pelo visionamento de vídeos pedagógicos sobre sismos, incêndios, procedimentos de evacuação, comportamentos de segurança gerais e rodoviária.
Este projecto piloto tem como objectivo promover uma cultura de segurança geral dotando os alunos, professores e auxiliares de educação, de conhecimentos para que numa primeira fase de incêndio, sismo, e outras situações que ponham em causa a integridade física dos mesmos adoptem procedimentos de forma a minimizar os riscos, ou anular os perigos que possam surgir.

S.B. Alportel: Sessões de Esclarecimento sobre Prevenção do Aneurisma da Aorta Abdominal no Algarve


A Câmara Municipal de São Brás de Alportel vai ser anfitriã de duas iniciativas de sensibilização para os aneurismas da aorta abdominal, inseridas na campanha nacional Aorta é Vida, nos próximos dias 12 e 13 de Fevereiro.
A primeira sessão de esclarecimento vai ser promovida em parceria com a Universidade Sénior de São Brás de Alportel, no dia 12 de Fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelas 16 horas e terá como orador o Dr. João Albuquerque e Castro, coordenador nacional da campanha e cirurgião vascular do hospital de Santa Marta. Já no dia 13 de Fevereiro, a iniciativa decorre no Parque Roberto Nobre, onde decorre o Mercado Semana, entre as 09h30 e as 11h30.
“Esta iniciativa tem como objectivo divulgar os principais factores de risco dos aneurismas da aorta abdominal, permitindo assim aumentar o número de diagnósticos precoces em Portugal e diminuir o número de mortes por ruptura dos aneurismas”, explica o Dr. João Albuquerque e Castro, Coordenador Nacional da campanha Aorta é Vida.
De acordo com a Dra. Marlene Guerreiro, vereadora da Câmara Municipal de São Brás de Alportel “para nós é muito importante envolver a comunidade nestas iniciativas de sensibilização, uma vez que é uma doença tão grave.”
O aneurisma da aorta abdominal consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta, a maior artéria do organismo, e é o mais frequente dos aneurismas arteriais, sendo uma das causas de morte súbita. Estima-se que 80 milhões de pessoas, na Europa, com 60 ou mais anos, estejam em risco de ter um aneurisma da aorta abdominal.
Para mais informações e inscrições gratuitas pode consultar o site da campanha disponível em www.aortaevida.com ou enviar um email para geral@aortaevida.com

Na Biblioteca Municipal de Faro: «A Hora dos Clássicos» revisita autores dos séculos XVI e XIX


«A Hora dos Clássicos» revisita autores dos séculos XVI e XIX
«A Hora dos Clássicos», é o tema do ciclo literário que se realiza na Biblioteca Municipal de Faro, com início marcado para o próximo dia 26 de Fevereiro, às 18h00, e conta com a colaboração de docentes do Departamento de Línguas, Comunicação e Artes (DLCA) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Este ciclo literário nasceu de um convite da Biblioteca Municipal de Faro para que o Departamento de Línguas, Comunicação e Artes da UAlg colaborasse mais visivelmente nas suas actividades de promoção da leitura. Não se trata de uma série de conferências mas de sessões de leitura orientada por professores de Literatura. Carina Infante do Carmo, coordenadora do DLCA considera que “o desafio é o de chegar a um público generalista, fora do espaço universitário, embora não o exclua, que queira ler ou reler textos literários maiores, quase como se de uma comunidade de leitores se tratasse”.
Porquê «A Hora dos Clássicos»?
“Em tempos de aceleração dos ritmos de vida, excesso de informação e domínio da cultura visual, a literatura exige mas também oferece duas coisas hoje mais raras: tempo e memória”, explica Carina Infante do Carmo. Para a docente, este ciclo literário convoca autores e textos maiores que deixaram marca funda na cultura portuguesa e ocidental e que têm suscitado leituras críticas ao longo de décadas e séculos. “Acompanhamos nesta iniciativa a ideia de Ítalo Calvino para quem um clássico relega para a categoria de ruído de fundo a actualidade mais incompatível, não podendo, em todo o caso, passar sem ela, alega Carina Infante do Carmo.
Alexandre Herculano (26 de Fevereiro), Fernão Mendes Pinto (26 de Março), Charles Dickens (30 Abril), o romance picaresco anónimo Lazarillo de Tormes (28 de Maio) e Gustave Flaubert (25 de Junho) integram uma primeira lista da «Hora dos Clássicos» que o DLCA quis diversificada no tempo e no espaço e que correspondesse a áreas de especialidade do próprio Departamento. Concentraram-se em obras escritas nos séculos XVI e XIX; outros séculos e outros nomes serão certamente (re)lidos em edições futuras deste ciclo literário.

“MÚSICA.COM”: “20 FINGERS / DE SCHUBERT A CHICO BUARQUE” – PIANO A 4 MÃOS


No próximo dia 27 de Fevereiro, pelas 16h30, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé acolhe mais um concerto comentado integrado no ciclo “Música.com”. O mote para esta tarde musical é “20 Fingers / De Schubert a Chico Buarque” – Piano a 4 Mãos.
Neste recital único de piano a 4 mãos propõe-se uma viagem por diversas épocas da história da música e por diversos géneros musicais.
Transversal no estilo e com numa formação pouco usual, “de Schubert a Chico Buarque” aborda não só a música erudita, como também o Tango, o Ragtime e a música popular brasileira.
Schubert, Satie, Scott Joplin, Joseph Lam, Zez Confrey, Julian Plaza, Astor Piazzolla e Chico Buarque são os compositores recordados nesta iniciativa.
João Vasco e Eduardo Jordão, no Piano, serão acompanhados pelos comentários de António Ferreira.
A entrada é livre.

Pintura: Exposição de Passos Silva em exibição na Galeria do CRAMC


A Fundação Pedro Ruivo inaugura hoje, dia 12 de Fevereiro, pelas 20h00, a exposição de pintura do artista algarvio, José Bernardino Passos Silva. A exposição estará patente ao público até ao dia 28 de Fevereiro, na Galeria do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
José Bernardino Passos Silva nasceu em Algoz no ano de 1948 e desde muito cedo manifestou gosto pela arte.
Foi empregado bancário, estando reformado desde 2002, altura em que optou por ocupar o seu tempo com a pintura. Frequentou aulas particulares que cedo abandonou para continuar como autodidacta.

MÚSICA ANIMA ESPAÇOS CULTURAIS DE ALTE E LOULÉ


No âmbito do programa do Museu Municipal para o mês de Fevereiro, o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte e a Alcaidaria do Castelo de Loulé vão receber espectáculos de música.
No dia 19, pelas 21h00, no Pólo de Alte vai ter lugar um serão musical com Vasco Ramalho. Trata-se de um recital de percussão, em que a marimba será o instrumento principal. O repertório é na sua maioria original para este instrumento, havendo alguns arranjos e transcrições de obras de compositores como Bach e J. Guimarães. Pretende-se com este recital mostrar a versatilidade da percussão e também dos percussionistas intervenientes. Especialmente direccionado para peças a solo interpretadas por Vasco Ramalho, este recital terá também a participação especial do percussionista Pedro Branco para a interpretação de peças em duo.
Já no dia 20, pelas 16h30, há “Música no Castelo”, no Pátio da Alcaidaria, com ALQUARTETO. Este é um grupo bastante versátil, composto por músicos profissionais oriundos de Orquestras Nacionais e Internacionais. Este grupo constituído com o intuito de divulgar na nossa região um repertório bastante diversificado que vai desde o jazz, passando pela música portuguesa, brasileira e música clássica.
Neste concerto serão executados temas de jazz clássico (Alexander’s Ragtime Band, St. Louis Blues, When the Saints go Marchinh in, etc..) e Música Brasileira (Água de Beber, Samba de uma Nota Só, Garota de Ipanema, Tico-Tico, etc.).
Laurentiu (Violino), Joaquim Moita (Fagote), Ricardo Carvalho (Trompete) e Rui Martins (Guitarra) são os protagonistas do espectáculo.
A entrada nas duas iniciativas é livre.

FUNDADORA DA CASA DA PRIMEIRA INFÂNCIA HOMENAGEADA PELA CÂMARA DE LOULÉ


Colóquio com Daniel Sampaio

Descerrada a placa toponímica da Rua Maria José Cabeçadas

Foi descerrada ontem pelo executivo da Câmara Municipal de Loulé, a placa toponímica da Rua Maria José Cabeçadas, promotora da Casa da Primeira Infância, numa cerimónia que contou com a presença dos familiares desta benemérita, entre os quais o psiquiatra Daniel Sampaio, seu genro.
A artéria que recebe o nome de Maria José Cabeçadas localiza-se junto à instituição e constitui uma singela homenagem do Município de Loulé a uma mulher que teve um papel determinante na criação da primeira creche em Loulé, deixando um legado inestimável no apoio social.
Foi a personalidade da fundadora e, por certo, da equipa que soube reunir, que determinaram a matriz humanista, solidária e atenta às necessidades futuras que alimentaram este sonho de serviço público que este ano completa o seu 65º aniversário.
Foi no âmbito das comemorações deste aniversário que, após a cerimónia de descerramento da placa toponímica, Daniel Sampaio proferiu um colóquio subordinado ao tema “A Importância da Primeira Infância no Futuro das Famílias”. Muitos foram os agentes da sociedade que marcaram presença na Sala da Assembleia Municipal para ouvir Daniel Sampaio falar sobre a importância da educação nos três primeiros anos de vida das crianças enquanto pilar essencial no seu desenvolvimento ao longo da vida. Nesse sentido, este orador reportou-se à Teoria da Vinculação.
Também as mudanças sociais ao longo dos tempos na instituição Família foram abordadas neste colóquio, num contexto em que, apesar desta alteração, continua a ser um pilar bastante importante no desenvolvimento da criança. O psiquiatra é da opinião que, apesar de tudo, “hoje em dia temos muito melhores pais do que anteriormente”, referindo-se concretamente ao maior acompanhamento por parte dos progenitores em questões como a educação ou a saúde.
A par dos temas trazidos a lume por este médico, e que estão ligadas também às instituições de apoio à primeira infância, houve ainda tempo para as intervenções do presidente da Casa da Primeira Infância, José Teiga, e do presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, sobre o papel desta instituição ao longo de mais de seis décadas de existência.

BAILE SOCIAL SÉNIOR DE CARNAVAL: 400 IDOSOS PARTICIPAM NA FESTA


Sendo o Concelho de Loulé conhecido pela sua folia carnavalesca, e de modo a proporcionar o festejo desta quadra a todas as idades, a Câmara Municipal de Loulé, através da Divisão de Acção Social, Saúde e Família, reedita o Baile Social Sénior de Carnaval, a ter lugar no próximo sábado, 13 de Fevereiro, a partir das 16h00, no Salão de Festas de Loulé.
Este evento pretende oferecer um momento de alegre convívio entre 400 idosos oriundos das onze freguesias do Concelho, contribuindo para uma saudável ocupação dos seus tempos livres, para minorar o seu isolamento e solidão e, ao mesmo tempo, promover a dignificação e melhoria da qualidade de vida deste grupo etário.
Pretende-se que os participantes contribuam com a sua alegria na festa e, nesse sentido, são convidados a trazer a sua máscara/fato de Carnaval, podendo concorrer ao Concurso de Máscaras que terá prémios para os três primeiros classificados.
Durante a tarde, o baile será animado por um convidado musical e termina com um lanche oferecido pela edilidade a todos os foliões.
É de referir que todos os encargos inerentes à realização do Baile de Carnaval Sénior são suportados pela Câmara Municipal de Loulé. No local estará mobilizada uma equipa técnica para prestar o apoio necessário aos participantes inscritos no evento, nomeadamente o acompanhamento e transporte dos mesmos para o evento e regresso a casa.

Rui Martins dá Concerto de Guitarra em Tavira


Música nas Igrejas - Sábado – 13 de Fevereiro – 18 horas, na Ermida de São Sebastião. Rui Martins dá concerto de Guitarra.
Programa
1- Gaspar Sanz ( 1640-1720) ( Danças populares antigas espanholas)de Transcription de E.Pujol - Españoleta -Canários.
2- J.S.Bach -Jesu, Joy of Man’s Desiring - Preludio da 1º suite de Cello.
3- Francisco Tarrega -Lágrima - Adelita - Vals sobre um Tema de Strauss - Capricho Árabe ( serenata).
4- Miguel Llobet ( Melodias populares Catalana)- El Testament D’Amelia - Canço Del Lladre.
5- H.Villa Lobos - Preludio Nº 3 - Preludio Nº 5
6- Roland Dyens - Saudade Nº 3 : Rituel Danse Fête et Final
Biografia :
Rui Martins, guitarrista, nasceu em 1958 em Portugal onde fez os seus estudos de musica (Acústica, Historia, Harmonia, Solfejo, Analise, coro e guitarra) na Academia e no Conservatório de Musica de Lisboa com os professores :J. Coutinho , N.V.de Almeida, Fernando Eldoro e o mestre P.Nagy .
Depois de ter adquirido o diploma do curso geral de guitarra na Academia de Musica de Lisboa, vai aperfeiçoar-se em França com o mestre A.Ponce e A.Weber (professores do conservatório superior de Paris) em guitarra e harmonia e também com o professor M.Rosset ,e assim obter o diploma superior de guitarra do conservatório nacional de região de musica da Courneuve e a medalha de ouro – 1° prémio ( diploma superior )da escola nacional de musica de Fresnes –França.
As suas actividades como musico vão de concertista a professor de guitarra clássica no conservatório de musica de Bois–Colombes (região parisiense) et na escola de musica de St.Witz –Roissy em França , dirige as orquestras de guitarra dos dois estabelecimentos .
Organizador dos encontros de guitarra de St.Witz (França) et director da orquestra ,membro da comissão et dos concursos da U.C.E.M.95 e 92 ( França ), dirige a orquestra da A.D.I.A.M.95 para o aniversario dos seus 25 anos , Júri e programador de diversos concursos do ensino musical em França.
Também é compositor de peças de carácter pedagógico e de concerto para guitarra, coro, quarteto de cordas e orquestra, as quais estão editadas na editora francesa “Éditions Gérard Billaudot”.As encomendas mais significativas são a da associação "les Triolets " pelo seu 40° aniversário (coro e orquestra) "Au-delà de la Terre Sacrée", encomenda do quarteto "Hélios"
(flauta e trio de cordas) pela peça "Labyrinthe", para o CD: “Quatuors pour flûte & cordes du XXe siècle", Duo françês( guitarra-violino) “Iris”, Duo finlandês (guitarra-bandoneon) “Kirmari”, encomendas para o quarteto Blue Baroque, encomenda da UCEM 95 para orquestra de guitarras e outras peças para diversos duos e formações com guitarra, etc.
Actuou em concertos nos festivais: Estoril, Sintra, Centro das Boas- Artes de Lisboa, Televisão e Rádio Nacionais Portuguesas, teatro da Trindade, 1º Encontro de Guitarra de Lisboa (Palácio das Galveias) Cruzeiros Paquet, Festival Estival de Paris, Festival de dança contemporânea de Usés , Embaixada da Finlândia, Solista da orquestra « Harmonie » dirigido por B.Maffei , Igreja de St.Roch em Paris, Hôtel de Coulanges, Maisons de l'Europe en Paris, são as mais significativas actuações.
Actualmente lecciona nos conservatórios de Vila Real de St. António, Faro (Regional do Algarve Maria Campina) e Olhão.É membro do quarteto de guitarras “Concordis” e da associação de guitarra do Algarve. Tem actuado em diversos Centros culturais e Municipios do País, hotéis do Algarve:Tivoli, Santa Eulália, Galé,Vila Joya, Riu Palace,CS-Albufeira, Junta de Turismo do Algarve, Congresso de medicina promovido pela empresa farmacêutica Pfizer - Congresso do turismo europeu (organizado pela junta do turismo regional do Algarve)- Inauguração do arquivo histórico de V.R.S.A. ( com a presença do ministro da cultura) Casinos Solverde , Inauguração do cruzeiro “ Douro Azul ” ( 1º cruzeiro a fazer a rota do Algarve) - Congresso Ibero-americano em V.R.S.A ( com as presenças dos reitores das universidades de Sevilha e Faro, Governador Civil , Director Regional da Educação e presidentes dos municípios)
Participações musicais em lançamentos de diversos livros nos quais se destacam os autores : Conceição Pires, Maria Coriel, Neto Gomes, José Alexandre Pires, Luís Miguel Rocha. Exposição de fotografia “4Fs” - I Grande Gala de Beneficência do Rotary Clube de Tavira,Gala da empresa “ Zenith Corporate Comunication Lda. ( sitiada em Londres) sobre o tema “ a visão do futuro” Empresa Romantic Corporation.
Organização : Câmara Municipal de Tavira – Direcção Artística: Academia de Música de Tavira

Olhão: Entregues 17 apoios de pesca na Fuseta






O presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal, entregou ontem na Fuseta, aos pescadores da Associação de Armadores de Pesca do Sotavento do Algarve (ADAPSA), 17 apoios de pesca para guardar os apetrechos. E prometeu mais para quem ainda não possui este tipo de infra-estrutura.
As novas casas de madeira, que se juntam às que já existiam anteriormente no local, junto à Zona Ribeirinha da Fuseta, foram solicitadas pela ADAPSA e o pedido aceite pela Autarquia. O edil garante que agora vai ver quantos dos outros apoios já existentes estão a ser utilizados por pescadores – a sua real e única função – para que os homens do mar que ainda não têm um espaço onde colocar os seus aprestos passem a tê-lo. Se depois desse processo ainda existirem pescadores sem estes apoios, a Câmara garante construir mais no local.
“Estes apoios foram solicitados pela ADAPSA, que nos fez sentir a necessidade de construir mais alguns apoios para guardar os aprestos e foi decidido atendê-los. As chaves agora entregues correspondem às casas que foram destinadas a sócios da associação. Tive depois conhecimento que pescadores não-sócios também precisavam de locais para guardar os seus aprestos de pesca”, disse Francisco Leal, revelando que a Câmara já solicitou à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) para que o bloco de apoios já existente – e gerido por aquela entidade – passe a ser responsabilidade da Autarquia, que verá se todos os espaços estão a ser utilizados por pescadores. “Estes espaços existem para servir os pescadores; quem já não faz da faina a sua vida, não pode usufruir deles”, disse o presidente da Câmara de Olhão.
“Ainda temos algum espaço e não deixaremos de fazer mais casas se for caso disso, mas antes temos de resolver o problema das casas que são da responsabilidade da CCDR e saber se estão a ser usadas para os fins indicados. Não estamos a discriminar ninguém”, fez questão de destacar Francisco Leal.
O presidente da ADAPSA, Gaspar Luís, agradeceu à Câmara as casas que foram cedidas: “O pedido que fizemos foi concretizado hoje, com a entrega destas chaves”.
O presidente da Câmara de Olhão anunciou ainda que, no Orçamento de Estado para 2010há uma verba para que “definitivamente se faça o Porto de Abrigo da Fuseta. Dentro de poucos meses deverá ser posto a concurso. Estão também previstas, no âmbito do Programa Polis, dragagens de modo a tornar a barra com melhores condições e os canais navegáveis”, revelou ainda o edil aos presentes.