sábado, 17 de dezembro de 2011

ASSOCIAÇÃO O PONTÃO QUER CONSTRUIR SEDE

A Associação de Solidariedade Social “O Pontão” organizou na Corte António Martins, um almoço natalício, que reuniu cerca de cem sócios e familiares. Porque festa é alegria, esta não faltou, nem a música para dançar e as doenças próprias da idade foram esquecidas.
José Mateus, Presidente da Direcção, disse-nos que a direcção continua a tentar um financiamento para conclusão da obra. “Uma obra estagnada, por falta de apoios, em devido tempo, que toda a gente diz que faz falta no concelho, Entrou-se num ciclo vicioso em que uma das entidades não avança porque a outra ainda não cumpriu. Os fornecedores esperam o pagamento para entregarem o material já confeccionado – portas e janelas. Os prazos previstos, para conclusão da obra, estão ultrapassados, não por nossa culpa, que tudo temos feito para conseguir os meios. Esperamos que no fim não venham dizer que “houve derrapagem…”. A Associação não tem dinheiro. Os subsídios prometidos não chegam a tempo. Vamos, nós, directores, adiantar dos nossos bolsos o dinheiro para acabar a obra que é de interesse comunitário?”
José Mateus, desabafou: - A festa está bonita e animada, mas se fosse na nossa sede era outra coisa. Espero que a próxima já seja lá…
Geraldo de Jesus

Câmara de Vila do Bispo distribui Cabazes de Natal

O município de Vila do Bispo, iniciou na quarta-feira, dia 14 de dezembro, a distribuição de cerca de 60 cabazes de Natal pelas famílias mais carenciadas do concelho, uma iniciativa de solidariedade promovida ao longo dos últimos anos que visa apoiar os mais desfavorecidos. As 60 famílias foram identificadas pelos Serviços de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal em articulação com o Serviço Local da Segurança Social, do Centro de Saúde de Vila do Bispo, Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo através do Banco Alimentar Contra a Fome.
Os cabazes são compostos por uma série de alimentos de primeira necessidade como: pacotes de farinha, de arroz e de massa, bolachas, queijo, leite, enlatados, bacalhau, o azeite, o açúcar, bolos sortidos e, papas e cereais para os agregados com crianças, entre outros alimentos. Os cabazes foram elaborados de acordo com a composição e características de cada agregado familiar. Com este gesto de solidariedade promovido pela autarquia, pretende-se apoiar e levar até à população mais necessitada do município algum conforto nesta quadra natalícia. A iniciativa contou com o importante apoio de entidades ligadas ao comércio e turismo do município, tais como: o Intermarché, Martinhal Resort e o Hotel Memo Baleeira que com o seu apoio contribuíram de uma forma exemplar para que esta iniciativa fosse possível.

Orquestra do Algarve ‘abre’ novo ano em Olhão

No primeiro dia de 2012, assinala-se no Auditório Municipal de Olhão, com o habitual Concerto de Ano Novo, a entrada num novo ano. A Orquestra do Algarve atua no palco de grande sala de espetáculos olhanense a partir das 21h30. A entrada é livre.
A Orquestra do Algarve é composta por músicos selecionados em concurso público internacional, reunindo cerca de 17 nacionalidades diferentes. Destinada a dotar a região de uma estrutura cultural de elevado nível artístico, desenvolve uma atividade multifacetada, com programação destinada às populações locais e turistas. Promove também ações pedagógicas, junto de camadas escolares, e formativas, para jovens músicos. Atualmente, Pedro Neves é, desde abril de 2011, Maestro Titular da OA e Cesário Costa é Principal Maestro Convidado. A personalidade artística de Pedro Neves é marcada pela profundidade, coerência e seriedade da sua interpretação musical, destacando-se como promissor maestro português. É fundador da camerata Alma Mater.
Em Olhão, a Orquestra do Algarve começa o ano da melhor maneira, com um repertório vocacionado para a época festiva que vai do Natal ao Dia de Reis, com temas alusivos a estas quadras, sem esquecer outras grandes interpretações do grupo algarvio. Entre muitas atuações na região e um pouco por todo o País, a nível internacional a OA realizou, em 2004, a sua primeira digressão, marcando presença em Itália e Espanha. Desde então, capitais europeias como Bruxelas (2006), Viena de Áustria (2007) e Londres (2008) foram palco de concertos muito aplaudidos. Em 2008 seguiu-se uma nova digressão por Espanha, passando por Cáceres, Badajoz, Mérida e Plasência. O seu repertório discográfico é composto de obras de Joly Braga Santos, João Domingos Bomtempo, Mozart, Juan C. Arriaga, entre outros. A crítica especializada é unânime nas apreciações quanto à qualidade artística desta Orquestra que reafirma, cada vez mais, o seu lugar no panorama da música clássica.

Cine-Teatro São Brás apresenta “O Quebra-nozes, 1 Conto de Natal”

No próximo domingo (amanhã), dia 18, pelas 16h00, o Cine-Teatro São Brás apresenta um dos bailados mais famosos do mundo “O Quebra-Nozes – Um conto de Natal”, interpretado por mais de meia centena de bailarinas de palmo e meio da Escola de Dança Municipal de São Brás de Alportel.
Graças ao seu colorido, à extraordinária imaginação que desbordam os personagens e as aventuras, e à inesquecível música de Tchaikovsky, “O Quebra-Nozes” converteu-se num dos ballets mais representados do mundo, muito em especial nesta quadra natalícia.

MELGARBE reconhece Organismos do Sector

A MELGARBE – Associação de Apicultores do Sotavento Algarvio, no decurso do jantar convívio comemorativo de mais uma época Natalícia, realizado no passado dia 7 (quarta-feira), entendeu manifestar o seu apreço pelo apoio prestado aos apicultores ao longo dos anos, pelos, Eng. Castelão Rodrigues, Director Regional de Agricultura do Algarve, Dr. António Madeira, Director dos Serviços Veterinários da Região do Algarve e apicultor Manuel Pereira Guerreiro, homenageando-os com a entrega de uma placa evocativa.
No jantar estiveram presentes mais de 80 (oitenta) associados e famílias; contou com a prestimosa participação de várias entidades da região, nomeadamente, Macário Correia Presidente da C. M. de Faro, Paula Brito, Presidente da Junta de Freguesia de Estói, Pedro Monteiro, Director Regional Adjunto da DRAP Algarve, e António Miranda Director Regional de Florestas do Algarve.

"O flagelo social vai tomando conta da região e do país" - PCP/Algarve

"Com a aprovação do Orçamento de Estado por parte do PSD e do CDS-PP, com a complacente abstenção do PS, vai-se acentuar o rumo de declínio económico e social do Algarve. Para além da violenta ofensiva contra os trabalhadores, os seus salários e os seus direitos, a acelerada degradação das possibilidades de acesso à saúde e ao ensino pela generalidade da população e dos jovens, o aumento do IVA e a introdução de portagens na Via do Infante (A22) constituirão uma forte machadada nos micro e pequenos empresários, bem como acrescidos factores de pressão sobre a vida dos trabalhadores e das populações", afirma a Doral do PCP-Algarve, através de comunicado sobre a situação laboral e social na região, que transcrevemos.
"O desemprego na região continua a sua galopante escalada, bem como as manobras enganadoras do patronato para obter rescisões. O número de unidades hoteleiras fechadas vai-se alargando, com uma previsão de quebras de 30% nas dormidas para o final do ano. No Vale do Lobo, pela primeira vez, há salários em atraso; no Hotel Montechoro são 3 meses de salários em atraso; na Quinta da Balaia 1 mês de salário em atraso; no Hotel Navegadores a intenção de despedir 25 trabalhadores, seguindo aquilo que já teve lugar no Hotel Montechoro e no Club Med. No clube desportivo de Vale do Lobo a luz foi cortada por falta de pagamento. Este conjunto de exemplos é uma pequena síntese do grave problema social que vai tomando conta da região.
Obras fundamentais para os algarvios, como seja a construção do novo hospital, são adiadas sem data. Entretanto, assistimos ao brutal aumento das taxas moderadoras e outros meios de diagnóstico, ao despedimento de profissionais de saúde. A pressão sobre o sector da pesca por via das imposições comunitárias desenvolve-se, prosseguindo o rasto de destruição deste importante sector económico, agora através da política de quotas/concessões individuais transferíveis, uma verdadeira privatização do mar, ao mesmo tempo que o marisqueiro vê acentuar-se o conjunto de factores que estão a conduzir ao definhamento deste importante sector económico regional.
novo hospital central do Algarve - par quando? A Adega Cooperativa do Algarve está em estado de pré-falência. Várias corporações de bombeiros (VRSAntónio, Silves, Albufeira, Vila do Bispo, Monchique, entre outras), tal como o PCP alertou há uns meses, vivem dias muito difíceis, estando mesmo em curso despedimentos, em resultado do corte conjugado do governo (transporte de doentes) e dos apoios das autarquias. Mas tal situação afecta hoje várias instituições que prestam serviços na área das pessoas com deficiência, 3ª idade, reabilitação e outras.
Na Universidade do Algarve cresce o número de alunos com dificuldade em prosseguir os seus estudos, em resultado de falta de apoios sociais capazes de dar resposta ao avolumar de novos problemas resultantes das medidas do governo e registam-se casos de alunos com problemas de fome. Já ao nível do ensino secundário, é aberrante a decisão de cortar os passes sociais, acrescentando novas dificuldades às famílias, como se os passes sociais fossem uma mordomia ou privilégio. A DORAL do PCP alerta para movimentações em curso no que respeita ao caminho-deferro da região, que podem conduzir a alterações que dificultarão a mobilidade das populações e o papel do caminho-de-ferro para uma estratégia de desenvolvimento regional. Entre essas alterações, a médio prazo, pode estar em curso a mudança da bitola da linha Faro-Vila Real de Santo António inviabilizando o seu uso para o transporte de mercadorias. No plano imediato, está o corte da ligação a Setúbal a partir dos Inter Cidades. Trata-se de alterações que em vez de potenciar o desenvolvimento do caminho-de-ferro, aceleram o seu afundamento e empurram cada vez mais para o uso do transporte individual. A DORAL do PCP rejeita tal rumo para o transporte ferroviário e reafirma a exigência de medidas urgentes de requalificação e modernização do caminho-de-ferro regional e a sua inserção como elemento estruturante de uma política regional de transportes ao serviço do desenvolvimento regional e da mobilidade das populações.
A DORAL do PCP manifesta ainda a sua preocupação quanto à intenção de privatização do sector aéreo e os seus reflexos para o Algarve. Tais planos tornam ainda mais gravosa a introdução de portagens na Via do Infante (A22) e a cumplicidade que envolve PS, PSD, CDS-PP e o Presidente República Cavaco Silva para a concretização desse objectivo. A DORAL não pode deixar de registar o colaboracionismo dos órgãos de poder regional na concretização desse desiderato, bem como de estruturas empresariais e outras que, pela sua inacção, outra coisa não têm feito do que, objectivamente, contribuírem para que a introdução de portagens se torne realidade. Por iniciativa do PCP, no próximo dia 21/12 será discutido na Assembleia da República o decreto que as implementou. É mais uma oportunidade para derrotar a sua introdução e para os que dizem na região ser contra as portagens ali o afirmarem. Independentemente desse resultado, todo o processo figurará como mais uma das tristes páginas do poder político e económico regional dominante. Pela parte do PCP a luta contra as portagens continuará!
A ofensiva em curso também tem expressão no plano político. Está neste caso a ofensiva contra o Poder Local Democrático e a sua autonomia. A DORAL considera inaceitável que o PS, PSD e CDS-PP tivessem aceitado imposições estrangeiras (Troika) em matéria de organização administrativa de Portugal. A DORAL opõem-se ao objectivo do governo de extinguir freguesias e desafia as autarquias da região alvo desse objectivo governamental, a tornarem não só clara a sua oposição como, em coerência, a não desencadearem qualquer iniciativa tendente à extinção de freguesias. A DORAL alerta ainda para as manobras por parte do PS de querer passar a ideia de que está contra esses objectivos, ao mesmo tempo que aceita ser parte no desencadear do processo tendente à concretização dos objectivos do PSD e do CDS-PP.
A crescente fragilidade económica e social da região confirma os alertas e as propostas formuladas pela DORAL do PCP, vai para 5 anos, quanto à necessidade de ser lançado um plano de emergência que, dando resposta a problemas estruturantes para a região, amenizasse o efeito da crise, bem como a justeza do lema “Por Um Novo Rumo para o Algarve”. A DORAL reafirmando ainda com maior vigor a urgência desse plano, considera que a crise do capitalismo, com o seu rasto de exploração e retrocesso, torna ainda mais imperioso o reforço e a intensificação da luta por profundas transformações antimonopolistas, pelo socialismo".

Paulo Gonzo e Baby Lores animam passagem de ano em Monte Gordo

A passagem de ano "mais divertida do Algarve volta a ter lugar no concelho de Vila Real de Santo António e dura dois dias", garante a autarquia vilarealense. Os cabeças de cartaz deste ano são Paulo Gonzo e Baby Lores, a que se juntarão alguns dos melhores dj da actualidade. Assim, no dia 30 de Dezembro, Paulo Gonzo, que acaba de lançar o seu mais recente trabalho – «Só Gestos» –, apresenta-se na zona poente da marginal de Monte Gordo, às 23h15. Antes, às 22h30, o grupo vila-realense «Vide Versus» aquece o público.
No mesmo dia e local, à 1h00, sobe ao palco o dj «Flip d’Palm». Duas horas mais tarde é a vez do aclamado «Diego Miranda feat Ana Free» assumir os comandos da cabina de som. Na última noite do ano, a 31 de Dezembro, a animação começa em Monte Gordo, às 21h30, com o «Duo Reflexo». Às 23h00, a banda «Uns e Outros» faz as despedidas de 2011. Quando soarem as doze badaladas, as cores do fogo de artifício irão iluminar a baía de Monte Gordo, dando assim as boas vindas a 2012.
O primeiro concerto do ano será assegurado por Baby Lores, às 00h15, seguindo-se nova rodada de dj. Às 2h00, sobe à cabina «Rosabrava by Guadiprod», enquanto às 4h30 actua o dj RA. VRSA também com animação Além de Monte Gordo, a noite de São Silvestre será igualmente comemorada em Vila Real de Santo António, na Praça Marquês de Pombal. Assim, no dia 31 de Dezembro, a partir das 22h30, actua a «Grab it Band». Perto da meia-noite, a animação está assegurada pelo grupo «Cê Barros», que continuará a dar os primeiros acordes de 2012.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, o município de VRSA não podia deixar de celebrar o seu programa de passagem de ano, atendendo aos milhares de pessoas que anualmente se dirigem ao concelho para celebrarem o réveillon. «Acreditamos que existirá um bom retorno para a hotelaria e comércio tendo em consideração que este é já um dos nossos eventos-chave», concluiu Luís Gomes. O programa da passagem de ano 2011/2012 foi produzido com o apoio dos hoteleiros do concelho de VRSA, que colaboraram com a autarquia. A entrada é livre.