sexta-feira, 16 de setembro de 2011

I Concurso de Fotografia de Olhão já tem vencedores

O júri já decidiu quem são os vencedores do I Concurso de Fotografia Olhão’11. Os elementos do grupo liderado pelo vereador da Cultura do Município de Olhão, António Pina, escolheram os melhores trabalhos nas três categorias a concurso, mas os resultados só serão divulgados hoje, dia 16 de Setembro, no Hotel Real Marina, às 18h00.

O concurso, que se pode considerar um “verdadeiro sucesso”, de acordo com o presidente do júri António Pina, devido ao grande número de trabalhos candidatos – 903 no total, entregues por 109 participantes – revelou que o Centro Histórico de Olhão pode ser motivo de interesse para muitos fotógrafos profissionais e amadores.
Das centenas de trabalhos recebidos – muitos de grande qualidade –, 16 foram premiados, nas categorias de fotografia monocromática (preto e branco) em suporte de papel, fotografia a cores em suporte de papel e fotografia em suporte digital.

Entre os prémios atribuídos, destaque para o especial “Cidade de Olhão”, atribuído ao considerado ‘melhor dos melhores’, independentemente das modalidades.
A lista dos premiados será divulgada na cerimónia da entrega dos prémios que irá realizar-se dia 16 de Setembro no Real Marina Hotel & Spa e no semanário Barlavento, patrocinadores da iniciativa.

A exposição de fotografia, com entrada livre, ficará patente até 30 de Setembro neste hotel olhanense.
A iniciativa do Concurso de Fotografia Olhão’11 foi do Município de Olhão e contou com a colaboração das associações ALFA (Associação Livre de Fotógrafos do Algarve) e Música XXI, que se dedica a actividades na área do teatro, música ou fotografia.

FARO PROMOVE-SE ATRAVÉS DE TURISMO COM DESCONTOS

Faro celebra, pela primeira vez, o Dia Mundial do Turismo, dia 27 de Setembro, com várias iniciativas, merecendo especial destaque, o Passaporte Turístico, o qual será válido entre 24 e 27.
Este passaporte oferece aos seus visitantes descontos e ofertas em mais de 50 lojas da Baixa da Cidade, bem como em várias atividades náuticas ou de natureza e ainda nas visitas aos monumentos e museus do concelho.
Associada a estas celebrações salienta-se a exposição “Centenário da Institucionalização do Turismo em Portugal”, que retrata a evolução da atividade turística no nosso país desde 1906, e que está patente no Museu Regional do Algarve até 30 de Dezembro.
Os mais pequenos também não foram esquecidos, sendo a eles dedicado uma ação informativa sob o tema “Turistas de Palmo e Meio”, que irá decorrer no Museu Regional do Algarve, no dia 27, sendo organizada pelo Serviço Educativo do Museu e cuja participação é efetuada mediante inscrição prévia.

VOLTA A BULGÁRIA: Samuel Caldeira em 3º-

Samuel Caldeira alcançou ontem a terceira posição na sexta etapa da Volta a Bulgária. A jornada contou 144 quilómetros entre Karnobat e Kazanluk e teve chegada ao sprint com Caldeira a fazer o mesmo tempo do vencedor, o alemão Erik Mohs (German National Team).
Num rol de 20 formações presentes, a portuguesa Tavira/Prio foi a melhor equipa da jornada. Nas contas gerais, André Cardoso sobe na tabela, agora em 18ª posição, mantendo os 2 minutos e 3 segundos de diferença para o líder Martin Grashev (Nessebar). Uma posição abaixo está Ricardo Mestre, em 19º, com a mesma diferença para o topo da classificação.
Samuel Caldeira ocupa a 28ª posição, a 2 minutos e 4 segundos, Luís Silva está na 62ª posição, a 3 minutos e 34 segundos, João Pereira situa-se na 83ª posição, a 9 minutos e 48 segundos, e Diogo Nunes está em 107ª posição, a 35 minutos e 7 segundos. Às 14.45 horas (12.45 horas em Portugal Continental) parte a sétima viagem desde Kazanluk até Tryavna ao longo de 95 quilómetros.

Debate Costa Vicentina: PSD convida autarcas

PSD/Algarve convida autarcas do Sudoeste e Costa Vicentina a darem contributos públicos para melhorar o novo plano de ordenamento "O PSD/Algarve compreende as queixas dos autarcas de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo, que manifestaram a intenção de apresentar no Supremo Tribunal Administrativo, em Lisboa, uma Acção Administrativa Especial, contestando a legalidade do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV)», e entende ser necessário encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento sustentável daquela faixa do território", assume o PSD/Algarve, através de uma nota de imprensa que transcrevemos.
"Não obstante os autarcas se terem reunido com a tutela, na segunda-feira, nomeadamente com a senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, na qual estiveram também presentes os Secretários de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural e o Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, o PSD/Algarve está disponível para ouvir os três autarcas e ajudá-los a encontrar as melhores soluções para corrigir eventuais ilegalidades do novo plano de ordenamento daquela área protegida. Nesta sequência, o presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve Luís Gomes convida os autarcas Adelino Soares (Vila do Bispo), José Amarelinho (Aljezur) e José Alberto Guerreiro (Odemira) a estarem presentes na conferência «O ordenamento do território e das cidades: recurso para a recuperação económica do Algarve» – que terá lugar esta sexta-feira, às 21h30, em Loulé – e a apresentarem aquelas que consideram ser as melhores soluções para uma eventual revisão do plano. A sessão irá contar com as intervenções do próprio Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, do urbanista Sidónio Pardal, do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, e do Presidente do PSD/Algarve e da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes. Na mesma linha, o PSD reitera a posição manifestada esta semana, em nota de imprensa, onde afirmava ser importante «reflectir sobre o novo Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, aprovado pelo governo PS debaixo de um coro de protestos de autarcas e populações, cujas normas são, na sua essência, limitadoras dos processos de desenvolvimento». «Apesar de o PSD/Algarve pugnar para que o novo plano de ordenamento do PNSACV possa ser o mais justo possível, garantindo de uma vez por todas os direitos de propriedade, desenvolvimento e protecção ambiental, lembramos que a tutela já mostrou abertura para discutir os problemas que incomodam as populações e está disposta a seguir uma linha de diálogo», conclui o presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve Luís Gomes.

Projecto “Viver Mais, Mais Aprender” em São Brás de Alportel

Projecto “Viver Mais, Mais Aprender” continua a fazer reviver na zona serrana de São Brás de Alportel
Porque nunca é tarde para aprender, o projecto de intervenção social “Viver Mais, Mais Aprender”, destinado aos seniores da zona serrana de São Brás de Alportel está de regresso ao bonito sítio da Cabeça do Velho (no extremo norte do concelho) para levar junto destes jovens que já há muito passaram a fronteira do meio século novas aprendizagens. Ensinar e trazer a reflexão e debate temas diversos para ajudar estes seniores a viver com mais actividade, mais qualidade de vida, mais segurança, mais saúde e bem-estar é o grande objectivo deste projecto.

O JOGO DO PODER

AYN RAND ACTUAL DESDE 1920, ATÉ QUANDO ESTAS PODRES DITADURAS E DEMOCRACIAS ENCAPOTADAS? ML - 16.09.11
Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa: “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negoceia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”. Mais palavras para quê, não é o que se passa no Mundo actual, especialmente no nosso País? Apesar de o fazer com muita tristeza, faço minhas estas palavras de Ayn Rand e, infelizmente, assino por baixo Manuel Luís

CMF aguarda autorização do Governo para contratar professores

"A Câmara Municipal encontra-se numa fase de reequilíbrio financeiro, não lhe sendo permitido fazer qualquer contratação de pessoal sem uma autorização expressa do Governo", recorda a autarquia através de um comunicado de imprensa.
No mesmo documento a Câmara Municipal de Faro (CMF) garante que, "em devido tempo, solicitou autorização ao Governo para contratar 53 docentes necessários para leccionar as Actividades de Enriquecimento Curricular ( AEC’S – música, inglês, actividade física e desportiva, expressões, ciência viva), em todo o concelho e, simultaneamente, procedeu a abertura de concursos e à selecção dos docentes para cada horário/escola". Mas, "estando todo o processo em fase adiantada, aguarda-se a decisão do Governo para efectivarmos a contratação dos professores que poderão leccionar as AEC’S", conclui a nota de imprensa da CMF.