segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mostra Filatélica no Museu da Cidade de Olhão



Os Amigos da Filatelia, o Núcleo de Filatelia de Faro (ATAF) e o Município de Olhão, no âmbito da celebração dos 550 anos da morte do Infante D. Henrique irão organizar uma mostra filatélica.
O referido evento terá a sua inauguração no dia 04 de Fevereiro de 2011, pelas 17:30, no Museu da Cidade de Olhão situado no Edifício do Compromisso Marítimo (Largo da Restauração) e estará patente até ao dia 18 de Fevereiro, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-Feira das 09:00 às 17:00 horas.
Para assinalar a data será ainda efectuado um selo personalizado com a imagem da Nossa Senhora do Rosário que está intimamente ligada aos navegantes.
Nesta iniciatíva poderão encontrar-se colecções temáticas sobre descobrimentos, turismo, personalidades e monumentos. Poderão ainda observar-se inúmeros exemplares de extrema beleza e raridade filatélica.
Desta forma espera a organização "promover junto da comunidade olhanense o gosto pelo coleccionismo, bem como chamar à atenção sobre um dos grandes vultos da nossa história e da nossa cultura que esteve intimamente ligado ao Algarve, não só pela promoção e dinamização das viagens marítimas mas também pela dinamização da actividade da pesca".

Marina Mota e Carlos Cunha no Auditório Municipal de Olhão


A 12 e 13 de Fevereiro, o palco do Auditório Municipal de Olhão recebe os artistas Marina Mota e Carlos Cunha que vão mostrar como vivem “Três em Lua de Mel”. A comédia (dia 12 às 21h30 e dia 13 às 16h00) traz ao palco olhanense a mestria de dois artistas de excepção. A não perder!
A vida de Madalena corria às mil maravilhas depois de casar com Manuel em Marrocos. Mas... João Romeira, o seu primeiro marido, que ela julgava morto, decide regressar a casa para os braços da sua querida mulher. A partir daqui vão viver mil aventuras os "Três em Lua de Mel".
Numa verdadeira casa de loucos, onde a empregada fala demais, um empregado de seguros tem pavor a frigoríficos, uma parteira diplomada aconselha limão para os olhos e um médico em pijama dá beijos na “propedêutica”.
Baralhado? Também nós! Talvez a amiga de Madalena ajude...ou baralhe ainda mais as coisas. Quem é que Madalena vai escolher? Só vendo esta divertida comédia onde rir é mesmo o melhor remédio.
Com “Três em Lua de Mel” assiste-se a uma comédia de costumes da autoria de Henrique Santana e Ribeirinho, uma verdadeira revista à portuguesa com o ritmo inconfundível de um elenco arrebatador.

Em Portimão "TEMPO" homenageia José Saramago



com cinema, exposição fotográfica e concerto pela Orquestra do Algarve
De 2 a 5 de Fevereiro, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão evoca José Saramago, através de uma homenagem que contempla um conjunto de propostas que visam revisitar a obra e o autor.
O programa tem início com um Ciclo de Cinema que propõe as longas-metragens, adaptações de romances do Prémio Nobel, “Jangada de Pedra” de George Sluizer (dia 2 às 21h00), e “Embargo” de António Ferreira (dia 3, também às 21h00), enquanto no dia 4, às 21h30, sera apresentado o belíssimo documentário intimista “José e Pilar” de Miguel Gonçalves Mendes, contando com a presença do realizador, sendo de referir que neste dia haverá também uma sessão dedicada às escolas, às 14h30.
As exibições das três películas são gratuitas estando, no entanto, sujeitas a levantamento prévio de bilhete.
Segue-se a inauguração de uma exposição de fotografias inéditas da rodagem de “José e Pilar”, às quais se junta a objectiva de Susana Paiva, com os momentos que não couberam no filme e as imagens de um documentário imperdível. A inauguração será no dia 4 de Fevereiro, às 21h00, na sala de exposições do TEMPO, antes da exibição do documentário.
Também os mais pequenos vão celebrar Saramago, pois nos dias 3 e 4 de Fevereiro, às 9h30 e às 14h00, Carla Lopes e Joana Cordeiro apresentam, na Black Box, “Dançar Saramago”, uma oficina de dança e expressão plástica pensada e concebida a partir do conto “A maior flor do mundo” de José Saramago, adaptado ao cinema, em 2006. Estas sessões destinam-se às escolas, mais precisamente a crianças entre os 6 e os 10 anos. No sábado, dia 5, às 16h00, haverá também uma sessão para as famílias.
Esse dia será também dedicado à literatura, já que o TEMPO propõe uma leitura partilhada da obra “A Viagem do Elefante”, último romance do autor, através da realização de uma sessão de comunidade de leitores no Café Concerto, pelas 17h30. A participação neste encontro é gratuita, sendo necessária inscrição prévia junto da bilheteira do TEMPO.
A fechar o programa, e ainda na mesma data, pelas 21h30, terá lugar no Grande Auditório Nuno Mergulhão um dos momentos altos da homenagem a Saramago – um concerto único e imperdível pela Orquestra do Algarve com um programa que integrará temas da banda sonora do documentário “José e Pilar”, da autoria de Noiserv e Pedro Gonçalves (dos Dead Combo), e que contará com este último, como solista.
As propostas da Orquestra, sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira, vai ao encontro da versatilidade que marcava os gostos musicais de José Saramago, interpretando a “Sinfonia Nº 104” de Joseph Haydn, o compositor da obra “As Sete Últimas Palavras de Cristo” para a qual Saramago escreveu, a convite de Jordi Savall, o texto “As Sete Palavras do Homem”, que terminava desta forma: «Representei o meu papel o melhor que podia. O futuro dirá se o espectáculo valeu a pena».
De referir que, pela atribuição do Prémio Nobel da Literatura, na sessão solene do Dia da Cidade de 1998 José Saramago foi agraciado com a medalha de honra do Município de Portimão.

No âmbito do Banco de Ajudas Técnicas: Câmara Municipal de Vila Real de Santo António recebe material ortopédico e mobiliário médico – hospitalar



A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, na sequência dos contactos desenvolvidos com a Fundação AGAPE – ONG Escandinava, recebeu no dia 31 de Janeiro de 2011, um conjunto de material ortopédico e mobiliário médico. A Fundação é representada por Carlos Quaresma, antigo jogador do Benfica, que em Vila Real de Santo António se fez representar por José Augusto, outra glória do futebol português.
Com este material, será possível prestar importantes ajudas sociais a munícipes ou IPSS, através do respectivo empréstimo.
Esta doação irá permitir ao município a criação de um Banco de Ajudas Técnicas, nos termos do respectivo Regulamento, aprovado pela Câmara Municipal, estabelecendo as regras e os critérios de funcionamento e consequente utilização.
Entre outro tipo de material, foram entregues pela AGAPE, cadeiras de rodas, andarilhos de vários tipos, camas ortopédicas, colchões, aparelhos de reabilitação física, apoios de mesa e apoios sanitários. No total, o valor do material entregue ascende a cerca de 600.000 euros.
O material em questão é proveniente de hospitais e lares escandinavos, onde existe uma política de constante renovação, encontrando-se em perfeitas condições de utilização.
Foi com enorme satisfação que o executivo municipal encarou esta iniciativa, uma vez que a preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar dos seus munícipes é uma das prioridades da Autarquia.

EM ALBUFEIRA: GALA DO DESPORTO HOMENAGEOU ATLETAS LOCAIS

A comunidade desportiva de Albufeira voltou a partilhar um dos momentos mais marcantes da área. A Gala do Desporto homenageou mais de duas centenas de atletas que se consagraram campeões em diferentes modalidades.
O Auditório Municipal de Albufeira voltou a acolher a tradicional Gala do Desporto, levada a cabo pela autarquia, no passado dia 28 de Janeiro.


Público, onde se destacam diversas figuras do desporto e política

Atletas Homenageados

Danças de Salão da LUEL

Ginástica Acrobática da LUEL

Leonel Santos (Equitação)

Desidério Silva e Miguel Praia Miguel Praia foi o desportista em destaque
Cerca de 230 atletas do concelho foram homenageados pelos excelentes resultados obtidos na época desportiva 2010/11, nas modalidades de Basquetebol, Andebol, Futebol, Futsal, Pesca Desportiva, Atletismo, Xadrez, Dança, Motociclismo, Artes Marciais, Judo, Karaté, Badminton e Equitação.
Clubes e associações de Albufeira subiram ao palco para receber pela mão do executivo e do convidado especial deste ano, o piloto Miguel Praia, um troféu, símbolo do reconhecimento público pelo esforço e dedicação de cada desportista.
O evento contou ainda com diversos apontamentos de animação, entre eles a actuação das classes de Ginástica e Danças de Salão da Associação local Luel- Arte em Movimento.
A Gala do Desporto é uma iniciativa anual do Município de Albufeira que visa promover o empenho dos atletas, clubes e associações que atingem resultados de grande projecção em cada época desportiva. Para Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal, esta iniciativa demonstra a importância que o Desporto representa para o executivo, que ao longo dos últimos nove anos tem apostado fortemente na criação de infra-estruturas, formação de jovens, apoio a clubes e associações, e realização de eventos desportivos de relevo. “Procuramos criar as condições para que os nossos jovens se evidenciem nas mais variadas modalidades. Apesar da difícil conjuntura económica, continuaremos a apoiar as associações e clubes, dentro das nossas possibilidades, quer seja a nível financeiro, logístico, transportes ou na organização de eventos”, referiu.
Refira-se que existem em Albufeira cerca de 5500 praticantes, o que corresponde a um índice de prática desportiva na ordem de 22%. Nos últimos anos, o investimento na rede de equipamentos desportivos, bem como o aumento do número de clubes e de modalidades, têm vindo a cativar mais pessoas para a prática do desporto formal e informal. A gala do Desporto realiza-se todos os anos e pretende motivar todos os clubes do concelho a perseguirem um estatuto de excelência.

CÂMARA DE LOULÉ DISTINGUE MELHORES ALUNOS DO INUAF

Na passada sexta-feira, a Câmara Municipal de Loulé distinguiu os melhores estudantes do INUAF – Instituto Superior Dom Afonso III, durante a cerimónia de atribuição de diplomas, que decorreu no auditório desta universidade.



Através desta iniciativa, os 13 estudantes que obtiveram melhores resultados nos anos lectivos de 2007/08 e 2008/09 receberam um cheque no valor de 500 euros.
Relativamente aos Melhores Alunos do Ano Lectivo 2007/08, foram distinguidos Daniel Nunes (Educação Física e Desporto), Cecília Afonso (Gestão Ambiental), Karine João (Psicologia Clínica), Cláudia Guerreiro (Gestão), Daniela Oliveira (Multimédia) e Sofia Santos (Marketing).
Inês Lima (Psicologia), Miguel Fernandes (Educação Física e Desporto), Diana Brito (Gestão de Marketing e Publicidade), Rui Roque (Gestão), Lucília Faísca (Línguas Aplicadas e Gestão), Daniel Crispim (Multimédia) e Carita Ponte (Gestão de Bio-Recursos) foram os premiados do Ano Lectivo o de 2008/09.
Instituída em 2006, esta é mais uma das iniciativas do Município de apoio à Educação, neste caso particular ao ensino superior. “O Ensino Superior, pelos níveis que compreende e objectivos a que se propõe constitui sempre uma ‘mais-valia’ de fundamental importância para as comunidades em que se instale e onde desenvolva a as suas ideias e projectos, estando em Loulé excelentemente representado pelo Instituto D. Afonso III, com o qual a Câmara Municipal de Loulé tem mantido, ao longo do tempo, uma profícua e exemplar colaboração”, refere o executivo municipal.
Quanto aos prémios, os responsáveis da Câmara consideram que “mais do que um gesto de reconhecimento meramente formal, a Autarquia pretende que o mesmo constitua, essencialmente, um estímulo para todos os que, em Loulé, investem na sua formação superior”. “Se é justo premiar o esforço dos que dão o seu melhor, seja em benefício do seu próprio percurso, seja a título de exemplo para os demais, o mais importante nos tempos que correm é apostar, com crescente empenho, numa formação académica sólida, completa e diversificada com vista aos desafios de um mundo cada vez mais exigente. Mais do que nunca, precisamos de uma nova geração de vencedores, que se superem e superem no sentido mais construtivo de uma valorização permanente que nos relance na senda da competitividade”, considera ainda o executivo do Município de Loulé.

"Uma Aventura Radical nos Monumentos a Sul de Portugal"



Os jovens e o automóvel: amor ou desamor?



«Os jovens representam uma fonte de crescimento ainda por explorar pelos construtores», foi este o mote para que a edição de 2011 do Caderno Automóvel do Observador Cetelem analisasse as tendências de consumo dos jovens europeus no mercado automóvel. Novidade, nesta 5.ª edição, é o facto do perímetro do estudo ter sido alargado a oito países. A Bélgica e a Polónia juntam-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.
«Os jovens europeus optam preferencialmente pelo segmento dos usados. No entanto, este perfil europeu esconde algumas disparidades nacionais. Portugal destaca-se do conjunto com uma grande percentagem de jovens com menos de 30 anos que compram carros novos: 20% contra 11% em média na Europa.» afirma Conceição Caldeira da Silva, Responsável pelo Observador Cetelem. Neste contexto, qual é a relação dos jovens portugueses e europeus com o veículo novo? Quais os seus condicionalismos económicos? Qual a sensibilidade dos jovens em relação ao impacto ambiental? Serão estas entre outras questões que o estudo, agora apresentado, procura dar resposta.
Entre as principais conclusões da 5.ª edição do Observador Cetelem destaca-se o facto de todos os anos, na Europa, a idade média dos compradores de automóveis novos aumentar, atingindo, actualmente, aproximadamente os 50 anos.
Da análise principal do estudo, o comportamento dos jovens consumidores europeus, é de evidenciar que, entre os jovens condutores europeus, apenas 11% desfrutam das alegrias de comprar um automóvel novo. Portugal, Espanha e, de uma forma menos vincada, a Itália apresentam uma situação diferente: com uma idade média mais baixa devido à grande percentagem de jovens com menos de 30 anos que compram carros novos: 20% em Portugal, 17% em Espanha, 15% em Itália. No caso de Portugal e Espanha, o segmento dos jovens até ultrapassa o segmento dos mais idosos em proporção. A permanência mais prolongada em casa dos pais permite-lhes efectivamente evitar uma série de despesas impositivas e importantes (renda, alimentação...) e consagrar um orçamento mais consequente ao automóvel.
Contrariamente a muitas das ideias amplamente difundidas, os dados agora divulgados, vêm demonstrar que não existe actualmente um divórcio entre os jovens e o automóvel, mas é tempo de agir. O mercado tem de responder, simultaneamente, a três das mais importantes expectativas: o preço, a estética e a ecologia. Agora mais do nunca, a resposta passa pela complementaridade e não pela opcionalidade.

Polo aquático: PORTINADO SOFRE PRIMEIRA DERROTA



Na deslocação ao Porto, no dia 29 de Janeiro, a equipa da Portinado enfrentou o adversário directo na luta pela liderança no Campeonato Nacional de polo aquático da 1ª divisão, a equipa do Salgueiros. Num encontro bem renhido os jogadores da Portinado não conseguiram o seu melhor desempenho, e sofreram a primeira derrota na época.
O encontro ficou marcado pela liderança da equipa do Salgueiros, que, a partir do 2º período, esteve sempre em vantagem no marcador. A Portinado por várias vezes aproximou-se do empate, mas, em seguida, permitia ao adversário alargar o resultado.
O ponto forte da Portinado é sem dúvida o jogo em equipa, trabalho em conjunto dos jogadores, sempre prontos para ajudar uns aos outros, com boa organização. No entanto, neste jogo os atletas da formação portimonense tentaram remediar o jogo de forma individual. Faltas atacantes sucessivas não permitiram resolver o encontro desta maneira, o que levou a equipa algarvia a sofrer uma derrota e a perder o 1º lugar.
Os dirigentes da Portinado esperam que "nos próximos jogos a Portinado volte a ter o equilíbrio e organização que teve nos últimos anos".
29/01/2011 SCS 12 x 10 PORTINADO (3-2; 5-4; 1-2; 3-2)

Equipa da Portinado:

MYCOLA YANOCHKO (GR); EVGHENII TRUBECOI; TOMAS MELO; FÁBIO BOTA; ANTÓNIO GRÁCIO (2 golos); RICARDO BISS; DUMITRU SOBETCHI; MAXIM SICRIERU (2); RUI MOREIRA (5); CRISTIANO JOAQUIM; RUBEN FIGUEIREDO; DANIEL GRÁCIO (1); LUIS CARVALHO

Dirigente: MANUEL SILVA


Resultados - Classificação - Marcadores
Salgueiros impôs a primeira derrota da época ao Portinado, por 12-10, e passou para a frente da classificação do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de pólo aquático, com 28 pontos, mais três que a equipa de Portimão.

O Paredes/RM derrotou o Sporting por 21-5 e mantém-se na 3.ª posição, com 24 pontos, a cinco de diferença da Amadora, que levou de vencida o Gondomar (14-10).

O Vitória bateu o Fluvial por 8-6 e soma 13 pontos, enquanto o CDUP/Liberty venceu o Aminata por 22-10.
A lista de melhores marcadores coninua a ser liderada por António Cerqueira (Paredes/RM), com 73 golos. No segundo lugar surge o salgueirista Miguel Mariani Rodrigues