quinta-feira, 27 de maio de 2010

Rali de Portugal: Hirvonen primeiro líder em dia de espetáculo



Fotos arquivo Algarve Press

O finlandês Mikko Hirvonen (Ford) venceu hoje a super especial do Estádio do Algarve e vai ser o primeiro a arrancar na sexta feira para a segunda especial do Rali de Portugal, sexta prova do mundial da especialidade.

Sem ainda peso na classificação, esta super especial de abertura do rali serviu para definir a ordem de partida para sexta feira e proporcionar um espetáculo extra ao público.

Hirvonen cumpriu os 2,03 quilómetros da especial em 2.09,3 minutos, menos um décimo de segundo do que o segundo classificado, o argentino Federico Villagra (Ford).

Numa super especial que pouco ou nada decide em termos de rali, definindo apenas a ordem de saída para sexta feira diferença, os momentos altos foram as provas dos portugueses Armindo Araújo (Mitsubishi) e Bernardo Sousa (Ford), muito saudados pelo público.

Também os dois carros da Ford, conduzidos por Hirvonen e pelo finlandês Jari-Matti Latvala, receberam muitos aplausos, tendo os dois pilotos cativado o público luso ao levarem nas suas viaturas bandeiras portuguesas.

Entre os candidatos à vitória na prova lusa, na terceira posição ficou o norueguês Petter Solberg (Citroen), a sete décimos de Hirvonen, e com apenas menos um décimo do que o francês Sébastien Ogier (Citroen), quarto.

O francês Sébastien Loeb (Citroen), campeão do Mundo em título e líder do mundial, realizou o oitavo tempo, mas está apenas com 1,5 segundos de desvantagem para o líder.

Armindo Araújo (Mitsubishi), que neste rali não tem a preocupação de ter de amealhar pontos para o Grupo de Produção, além de ter feito o melhor tempo entre os portugueses, presenteou o público com um bom espetáculo, terminando a especial no 20.º posto, com mais 11,4 segundos do que Hirvonen.

O segundo melhor português foi o madeirense Bernardo Sousa (Ford), que gastou mais 1,8 segundos do que Araújo.

Além do espetáculo que uma super especial sempre proporciona ao público, o dia de hoje ficou marcado pela estreia do Rali Revival, uma prova que vai decorrer paralelamente ao Rali de Portugal e que colocará na estrada viaturas que brilharam em antigos ralis.

Na sexta feira, dia em que a competição arrancará "a sério", vão ser disputadas seis provas especiais de classificação, num total de 128,58 quilómetros.
Lusa

Faro: Marcha Corrida da Ria Formosa


No próximo dia 6 de Junho terá lugar a XI Marcha- Corrida da Ria Formosa, inserida no Programa de Eventos de Organização Camarária com a finalidade de fomentar a prática da actividade física em contacto com a natureza.
A iniciativa vai realizar-se na freguesia do Montenegro, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, enquadramento de excelência para a realização desta iniciativa dirigida a todos os escalões etários. A marcha terá início pelas 09:30, estando a concentração dos participantes prevista para as 09:00, com animação pelo Grupo Folclórico de Faro, na Universidade do Algarve- Campus de Gambelas (entrada secundária).
Os participantes poderão escolher a distância do percurso pretendida: 4,5km; 7km ou
11 km e a organização prevê a presença de 2 500 marchantes.
O projecto da Marcha Passeio da Ria Formosa insere-se na Estratégia Faro Activo e pretende tornar o munícipe “mais activo” e generalizar a prática desportiva, contribuindo, desta forma, para a melhoria da sua qualidade de vida.
Saliente-se que esta marcha tem vindo a conseguir, ano após ano, o estatuto de melhor marcha do calendário, quer pela beleza do local onde a actividade se realiza, quer pela cuidada organização do evento.
A Marcha-Corrida tem o patrocínio da Sport Zone, Cacial- Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve-CRL e Jumbo Faro.
A Autarquia tem ainda como parceiros a Universidade do Algarve, o IDP- Instituto do Desporto de Portugal e a Administração Regional de Saúde do Algarve.
Todos os interessados nesta caminhada deverão inscrever-se na Divisão de Desporto e Juventude, onde poderão adquirir gratuitamente uma senha para o almoço que decorrerá no recinto da Universidade do Algarve. Tel. 289 897 425 Fax. 289 813 381
E-mail: ddj@cm-faro.pt

Homenagem aos Ballets Russes com estreia mundial no Algarve


O Teatro das Figuras, em Faro, recebe nos próximos dias 28, 29 e 30 de Maio uma justa homenagem aos Ballets Russes e ao seu criador Sergei Diaghilev, com a apresentação de três coreografias de referência da companhia russa – Sagração da Primavera, As Bodas e Fauno – interpretadas pela Companhia Nacional de Bailado. Os espectáculos assinalam o centenário dos Ballets Russes, que influenciaram as formas do ballet contemporâneo e marcaram profundamente a história da dança.
Sagração da Primavera, uma estreia mundial absoluta do coreógrafo espanhol Cayetano Soto, é uma das mais importantes obras sinfónicas do século XX e foi composta entre 1912 e 1913 por Igor Stravinsky para a companhia dos Ballets Russes, de Sergei Diaghilev. Criticada na estreia pela ousadia da composição e do bailado, é ainda hoje provocadora mas reconhecida como surpreendente pelo público e pelos críticos. Cayetano Soto pretende reinterpretar a composição de Stravinsky integrando o tema do sacrifício humano.
As Bodas, na versão original de Bronislava Nijinska, é “uma das mais estranhas e inesperadas obras apresentadas por Diaghilev. Tudo se conjugou para surpreender e avassalar o espectador: a música de Stravinsky de uma excepcional violência e de uma alucinante beleza; o tema que se baseava no ritual que acompanhava as cerimónias de casamento na velha Rússia; os cenários de Gontcharova de uma severidade pouco habitual, a coreografia de Nijinska geométrica e contrastante (...)”, nas palavras do crítico e historiador André Schaikevitch.
Fauno encerra o programa e é uma coreografia de Vasco de Wellenkamp, a partir do tema que inspirou o bailarino russo Nijinsky para a sua criação de “Prelude a l'apres-midi d'un faune". Com música de Débussy, aborda a dualidade homem/animal dessa figura mítica.
As actuações da Companhia Nacional de Bailado integram-se no programa “Allgarve’10” e nas comemorações do centenário da República.
Além do bailado, o programa “Allgarve’10” sugere também arte, desporto, animação de rua, novo circo, gastronomia e música, num calendário que se prolonga pela primeira vez até Novembro e que inclui um número recorde de cerca de 90 eventos.
Contando com um investimento global superior a 4 milhões de euros, este programa de valorização turística tem por objectivo reforçar a região algarvia como destino turístico de qualidade, proporcionando experiências que marcam aos turistas e aos residentes e complementando a oferta tradicional de Sol e Mar - característica da época alta - com cultura, actividades e animação por todo o ano.

CCDR acolhe Exposição Fotográfica Um olhar a Sul


Ilha de Santa Maria - Núcleo da Culatra

Ilha de Santa Maria - Núcleo dos Hangares

ILha de Santa Maria - Núcleo do Farol

A Exposição de fotografia Um olhar a Sul está patente de 28 de Maio a 18 de Junho de 2010, de segunda a sexta-feira, das 10h - 18h na sala de Exposições da CCDR Algarve, Praça da Liberdade, 2 em Faro.
A inauguração ocorre amanhã, sexta-feira pelas 17 horas.
Acreditamos que a manutenção da identidade de uma região passa pela capacidade de integrar a sua MEMÓRIA de uma forma dinâmica e criativa, no contexto actual. E também sabemos que, se uma região perde a sua especificidade, tradições e memória, na ânsia da globalização, perderá também a sua capacidade de atracção turística.
O espólio fotográfico de António Maria Callapez (1908-1997), fotógrafo amador algarvio, traz-nos essencialmente um olhar sobre o património natural e cultural de Monchique nas décadas centrais do século XX, com interessantes registos da vida rural. Mas traz-nos também um olhar sobre o litoral algarvio que inclui gestos marcantes como os dos cercos do atum.

A Associação Cultural MEMO apresenta na CCDR Algarve excertos da exposição “Um olhar a Sul” que assinalou o centenário do nascimento do fotógrafo.

Para além da Exposição está também disponível o livro Um olhar a Sul, uma homenagem ao autor. Tratando-se de uma edição bilingue, este livro pretende ser, para os estrangeiros que visitam o Algarve e para os que o escolheram para aqui criarem o seu novo espaço de vida, um convite a que sintam também a dimensão “tempo” que habita cada lugar e o vai transformando culturalmente.

Uma iniciativa da Associação Memo com o apoio da CCDR Algarve através do Programa Operacional Regional PROAlgarve.

III Arraial Escutista - Agrupamento 554 Olhão




Irá realizar-se, no Jardim Pescador Olhanense, em Olhão, nos próximos dias 5 e 6 de Junho, o III Arraial Escutista do Agrupamento 554 Olhão.
O Arraial é composto por 5 tendas, cada uma das quais com Comida, Bebidas, Bolos, Bazar e Caipirinhas.
Durante o arraial os escoteiros do Agrupamento 5554-Olhão irão produzir várias actuações, desde música popular, demonstração de dança brasileira, fado, etc.
O objectivo deste Arraial é a angariação de fundos para o Agrupamento, uma vez que o 554 de Olhão faz parte de uma instituição de utilidade pública e, como tal, a manutenção do Agrupamento depende essencialmente deste tipo de actividades.
O Arraial é uma actividade que envolve todo o efectivo, 11 Dirigentes e cerca de 60 elementos (crianças e jovens) e os respectivos pais.
Os Escoteiros do 554 de Olhão prometem proporcionar aos visitantes muita animação, comida e bebida, elaborando alguns pratos que fazem parte da gastronomia tradicional olhanense, tal como o Xarém, Berbigões e Ostras abertas na chapa.

Délia Diogo

Artur Rêgo quer conhecer realidade das empresas municipais algarvias


O deputado do CDS-PP, eleito pelo Algarve, Artur Rêgo, quer saber a situação real das empresas municipais que existem na região e, para obter essas respostas, enviou um requerimento aos dezasseis municípios do distrito de Faro.
O deputado quer saber quais as empresas em que as autarquias têm participação e qual a percentagem dessa participação. O deputado centrista quer ainda conhecer os resultados líquidos entre 2005 e 2009 das empresas municipais ou outras entidades em que as câmaras tenham participação e também o número e identificação dos actuais administradores, bem assim como a sua remuneração líquida.
O deputado considera que “a criação de empresas municipais e a participação dos municípios em empresas transformou-se num dos mais graves problemas do país”. Artur Rêgo diz ainda que “perante a inoperância dos serviços municipais e a incapacidade dos seus dirigentes para os renovarem, foi impulsionado a criação deste novo modelo de gestão em quase todas as áreas e estas empresas, que usam dinheiros públicos, e privados estão, muitas vezes, acima do controlo do Estado e dos seus mecanismos de fiscalização”.