sábado, 8 de maio de 2010

Faro: Augusto Garcia ESP-171 vence Windsurf Challenge no Algarve






Terminou ontem no Algarve o Faro Conquilha.com Windsurf Challenge 2010. O evento teve lugar no Centro Náutico da Praia de Faro e foi co-organizado pelo Portal Conquilha.com e pela Câmara Municipal de Faro.
O grande vencedor foi o espanhol Augusto Garcia ESP-171 que fez valer a sua larga experiência competitiva de raceboard. O segundo lugar foi alcançado por Pedro Alonzo ESP-1 o que acabou por marcar o domínio espanhol nesta prova. O lugar mais baixo do podium foi ocupado por Pedro Moura POR-112, que com uma excelente prestação surpreendeu atletas como Pedro Soares e Jorge Seruca.
Com um formato inédito em Portugal, este evento contou com a participação de atletas com experiência competitiva, assim como com atletas que aproveitaram esta oportunidade para se estrear neste domínio. O facto do Faro Conquilha.com Windsurf Challenge 2010 reunir tanto atletas de competição como de lazer, proporcionou um espírito de camaradagem e convívio que certamente ficará na memória dos participantes.
O facto de ser uma prova não oficial contribuiu para que todos os participantes dessem o seu melhor durante as duas regatas realizadas, mas sempre num ambiente fora da pressão competitiva.
As condições atmosféricas foram de encontro ao saudável ambiente que se fez sentir. O vento soprou de Sul entre os 14 e os 16 nós ao logo de todo o dia, proporcionando condições ideais para os participantes vindos do centro e sul do país. Nem os pingos de chuva que caíram no final da prova afastaram o público presente na praia.
A direcção de regata foi assegurada por João Catarino, contando com o apoio logístico do Ginásio Clube Naval de Faro e dos técnicos do Centro Náutico da Praia de Faro. O campo de regatas contemplou um percurso em triângulo com dois largos e uma bolina, o que favoreceu a espectacularidade dos heats.
O primeiro skippers meeting teve lugar às 11:40 e a primeira largada foi marcada para as 12:15. Após o meeting, grande parte dos atletas entrou na água para fazer test-drives e efectuar as últimas afinações.
A largada da primeira final acabou por ser anulada, com a quase totalidade da frota a largar antecipadamente. Augusto Garcia ESP-171 e Pedro Moura POR-112 destacaram-se do resto do grupo, levando uma luta acesa até à primeira bóia da segunda volta, altura em que o espanhol executa uma viragem de bordo táctica, assumindo a liderança.
Após uma pequena pausa para retemperar esforços, às 14:00 deu-se o segundo skippers meeting, tendo ficado marcado o início da segunda série para as 14:30.
Na segunda final, o atleta madeirense residente em Lisboa, Pedro Moura POR-112, sempre em destaque, fez uma falsa partida tendo de voltar atrás, colocando em causa a sua boa prestação até ao momento. Este imprevisto acabou por facilitar o domínio espanhol nesta segunda série onde Augusto Garcia ESP-171 e Pedro Alonso ESP-1 ficaram em 1º e 2º, respectivamente.
Num evento dominado pelos velejadores espanhóis, assistiu-se a uma clássica tarde de bom windsurf com a realização de duas séries completas e emotividade quanto ao resultado final até à realização do último heat.
A expressão dos participantes revelou o espírito de convívio com que toda a prova foi encarada. As boas condições climatéricas aliadas ao excelente suporte logístico proporcionado pela infra-estrutura do Centro Náutico foram os trunfos para o sucesso alcançado.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de Paulo Santos, vereador do pelouro da juventude e desporto da Câmara Municipal de Faro, que se congratulou com a forma como decorreu esta iniciativa. Ficou a promessa de reeditar o Challenge em 2011 com o objectivo de contribuir para que Faro se assuma como capital náutica.
No final do evento a organização fez votos para que estes atletas marquem presença em outras competições do nacional de windsurf e do circuito ProAm 2010 a fim de materializar a experiência adquirida em resultados de circuitos oficiais.
Para além do excelente ambiente vivido dentro de água e do espectáculo presenciado pelo público que se deslocou ao local da prova, o speaker Paulo Jorge “Carica” fez questão de animar o ambiente em terra com as suas sempre oportunas intervenções.
No final do dia, a atmosfera continuou animada com música e uma churrascada onde foram servidas bifanas grelhadas no carvão, que fizeram as delícias dos participantes que estiveram o dia todo dentro de água.


Classificação final


1º Augusto Garcia ESP-171
2º Pedro Alonso ESP-1
3º Pedro Moura POR-112
4º Pedro Soares POR-24
5º Jorge Seruca P-74
5º Luís Martins 71
7º Rafael Ribas P-108
7º Rodolfo Oliveira 70
9º Horácio Jesus 8
10º Nuno Esteves 11
11º Paulo Sousa 1
12º João Regala 10
13º Vítor Figueira 77
A cobertura do evento ficou a cargo do Conquilha Press Center.

Albufeira vai promover turismo na cidade do rock e festival aproxima-se do sul do país




A promoção de Albufeira como destino turístico, com um pavilhão na "cidade do rock", e a aproximação do sul do país ao Rock in Rio Lisboa são os objetivos do protocolo hoje assinado entre a autarquia algarvia e o festival.
O presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva, e a presidente executiva do Rock in Rio Lisboa, Roberta Medina, assinaram hoje o documento numa cerimónia realizada na praia dos Pescadores, em Albufeira, onde depois se realizou um pequeno concerto com alguns dos nomes que vão estar presentes no festival.
"Sendo Albufeira uma cidade turística e com uma dinâmica forte em termos de eventos, achámos que esta era uma boa oportunidade para estarmos presentes no Rock in Rio e promover a cidade", afirmou Desidério Silva, em declarações à Lusa.
O autarca frisou que “vão passar milhares de pessoas” pelo festival e, quando “há possibilidade de promover e divulgar Albufeira desta forma, é sempre de aproveitar”.
“O Rock in Rio é uma grande montra para a promoção do turismo ao nível interno e, porque não, também externo”, disse ainda o presidente da Câmara de Albufeira, que terá um pavilhão na “cidade do rock” no Parque da Bela Vista, em Lisboa.
Roberta Medina que “Albufeira viu no Rock in Rio uma forma de promoção como destino turístico” e o protocolo concretiza essa parceria, “à semelhança do que aconteceu com o Rio de Janeiro, o Brasil e a Madeira”.
A responsável do Rock in Rio Lisboa disse ainda que esta é também uma forma de “aproximar o sul do país do festival”.
“Já tínhamos feito ações no norte do país e agora fazemos um gesto na direção do sul”, afirmou Roberta Medina à Lusa, anunciando que vai haver “um pacote que inclui o bilhete para o festival e o comboio a partir de Faro por 69 euros” para quem quiser deslocar-se à quarta edição do Rock in Rio Lisboa.
Medina anunciou ainda que o Rock in Rio fez uma parceria com uma agência de viagens que promoverá autocarros de todos os distritos do país com destino a Lisboa para quem quiser ir ao festival.
“Desta forma, todos podem ir ao festival descansados, de forma mais económica, segura, sem se preocuparem com carros e viagens depois dos espetáculos”, explicou.
Lusa

Futebol: Portimonense - Milhares de adeptos festejam subida 20 anos depois




Milhares de adeptos do Portimonense festejaram hoje pelas ruas da cidade, a subida, 20 anos depois, à Liga principal do futebol português, alcançada hoje com uma vitória pela margem mínima diante da Oliveirense.
A chuva acabou por estragar a festa, cuja concentração estava prevista junto à sede do clube, decidindo os adeptos assinalar o "feito" em caravana automóvel pelas ruas da cidade.
A "explosão" de alegria pela "conquista" foi sentida assim que o árbitro Pedro Proença apitou para o final do jogo, pelos cerca de 100 adeptos que na sede do clube algarvio, acompanharam o encontro com os olhos postos na SportTV e os ouvidos na Antena1.
Os festejos estão agora reservados para o largo do município e para o Estádio Municipal de Portimão, onde jogadores e equipa técnica, deverão chegar por volta das 02:00 de domingo.
Durante a madrugada, jogadores, equipa técnica e dirigentes vão ser recebidos pelos autarcas locais, na Câmara Municipal, para assinalar o regresso do Portimonense, 20 anos depois ao escalão máximo do futebol português.
O Portimonense venceu hoje a Oliveirense (1-0), na 30.ª e derradeira jornada da Liga de Honra de futebol e garantiu a subida à Liga principal, juntamente com o Beira-Mar.
Lusa

Algar apoia nadadores paraolímpicos



Protocolo com Federação de Desporto para Pessoas com Deficiência

A ALGAR, empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Algarve, vai apoiar a Selecção Portuguesa de Natação Adaptada na preparação para os Jogos Paraolímpicos de 2012, em Londres, no âmbito de uma iniciativa de solidariedade social transversal a todas as empresas do Grupo AdP – Águas de Portugal, do qual a ALGAR faz parte.
No dia 6 de Maio a holding AdP – Águas de Portugal, representando todas as empresas do grupo, assinou o protocolo de formalização desta colaboração com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.
No âmbito deste protocolo que tem a duração de três anos, por cada postal electrónico de Natal enviado pelos colaboradores, serão entregues 50 cêntimos para ajudar a Selecção Portuguesa de Natação Adaptada na preparação para os Jogos Paraolímpicos de 2012. Com a integração desta componente de solidariedade social nas actividades de celebração do Natal, o total de envios de postais electrónicos em 2009 foi superior em 52% comparativamente a 2008, confirmando a boa adesão dos colaboradores do Grupo AdP a iniciativas de apoio social.
No conjunto das empresas do Grupo, foram já recolhidos 31 mil €uros, respeitantes aos envios de postais no Natal passado. Na cerimónia de assinatura do protocolo este montante foi entregue por Pedro Serra, presidente do Grupo AdP, a Leila Marques, presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência. Também marcaram presença o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, e a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.
A ALGAR não poderia deixar de apadrinhar esta iniciativa de solidariedade social. «Os atletas de Natação Adaptada são uma mostra viva de coragem, pessoas que ultrapassam os seus próprios limites, e que dignificam o nosso país. São um orgulho e um exemplo para todos nós. A ALGAR aceitou logo o desafio de ajudar a nossa selecção a chegar aos Jogos Paraolímpicos de Londres», anuncia Hélio Barros, Administrador da ALGAR.
Do lado da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, a sua presidente Leila Marques refere que «o montante entregue é fundamental para garantir a participação dos atletas em diversos eventos desportivos e, em particular, a realização de estágios em altitude, enquanto momentos preparatórios que ajudam a que os atletas cheguem aos Jogos de Londres na sua melhor condição física e psicológica».
Leila Marques acrescenta ainda que «este tipo de apoio vai também permitir que se actue numa outra área fundamental que é a da captação de novos talentos, garantindo a continuidade da prática desportiva das pessoas com deficiência».
Durante a cerimónia, a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, elogiou a iniciativa «enquanto exemplo do contributo que a sociedade civil tem, complementarmente à acção do Estado, na construção de uma sociedade sem barreiras».
Também o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, destacou a importância da conjugação de esforços do Estado e sociedade civil: «Sabemos que o Estado tem que ser o primeiro a apoiar quem mais precisa, mas não pode fazê-lo sozinho».
A escolha da Selecção Portuguesa de Natação Adaptada, para esta acção, decorre no contexto do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social. Este projecto de abrangência nacional, promove a inclusão social através de uma prática desportiva intrinsecamente relacionada com a água, um dos elementos centrais da actividade do Grupo AdP.
É de relembrar que nos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008, o nadador João Martins trouxe para Portugal a medalha de bronze nos 50 metros costas. Bons resultados que se repetiram no mais recente Campeonato da Europa de Natação Adaptada, na Finlândia, em Outubro de 2009, em que a selecção portuguesa arrecadou duas medalhas de prata e três de bronze.