quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Concurso de Fotografia “Tavira - Animais em Imagens”


De forma a assinalar o Dia Mundial do Animal (04 de Outubro), o Município de Tavira organiza o 1º Concurso de Fotografia “Tavira- Animais em Imagens”.

A data limite para a entrega dos trabalhos é no próximo dia 01, estando marcada a atribuição de prémios para dia 04 de Outubro.

Esta iniciativa surge no âmbito do projecto Eco-escolas e resultará na exposição “Animais em Tavira 2010”, a qual terá lugar no Jardim do Coreto, a partir das 10 horas.

O concurso destina-se aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo de Ensino Básico e Ensino Secundário e visa sensibilizar os jovens e a comunidade escolar para a importância do bem-estar animal e da higiene pública veterinária.

Pretende-se ainda promover o debate sobre esta temática, estimulando a capacidade crítica e o uso de competências/técnicas criativas no âmbito da fotografia digital.

As fotografias a concurso serão distribuídas da seguinte forma:
- Categoria A: 1º ao 4º ano;
- Categoria B: 5º e 6º ano;
- Categoria C: 7º, 8º e 9º ano;
- Categoria D: 10º, 11º e 12º ano.

Os vencedores das diferentes categorias receberão:
1º Prémio: Maquina fotográfica digital;
2º Prémio: Moldura digital;
3º Prémio: Livro.

As imagens deverão ser enviadas por e-mail para o endereço ssantos@cm-tavira.pt com indicação do nome, idade, nome do encarregado de educação, contacto, escola, ano lectivo e turma.

As fotografias têm de ser acompanhadas de título, bem como de uma pequena memória descritiva e devem enviadas em formato JPEG com resolução mínima 3.0 megapixel.

A realização desta iniciativa conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas do Concelho.

São Brás de Alportel convida ao "SundaySlow"



um domingo para viver com todos os sentidos!

Sunday Slow convida a viver um dia com todos os sentidos!
São Brás de Alportel adere ao 1.º Sunday Slow… um Domingo para celebrar a Vida com qualidade… em todo o mundo e para viver com todos os sentidos…

Um convite à redescoberta de São Brás de Alportel

Deixe de lado o stress e redescubra lenta e saborosamente tradições e valores, histórias e tradições… a vida com Qualidade e o Tempo com VIDA!
Uma redescoberta que se faz devagar, em família ou entre amigos… saboreando a beleza da paisagem, o encanto da tradição, o mistério da história. Cada momento e cada passagem, mais do que a meta… a viagem!

Desafios:

Respirar o ar puro…

> 09h00| Passeio de BTT no Concelho | Partida: Av. da Liberdade

Circuito 1 – 50Km/ Circuito 2 – 30 Km

Inscrições: Tel. 916 095 437 /967 486 613

Escutar a tradição…

> 15h00> 18h00| Centro de Artes e Ofícios | Mercado de Trocas


Sentir o toque do tempo…

E meter as mãos na história

> 16h00 | “Domingo Aberto” no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, com ateliês e actividades de recriação histórica, numa viagem ao tempo dos Romanos

Olhar e ver mais longe…

Ao longo do dia |

Domingo Aberto em todos os espaços culturais do município:
Galeria Municipal, Centro Museológico do Alportel, Centro de Artes e Ofícios, Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha e Quinta do Peral.

Saborear…

Desfrutar da saborosa gastronomia, numa refeição apreciada com tempo, na melhor companhia… Num dos restaurantes aderentes beneficie de 10% de desconto na sua refeição. Se não receber em sua casa um vale de desconto, peça-mo na Câmara Municipal a partir de dia 23 de Setembro.
SUNDAY SLOW 2010 São Brás de Alportel
Um domingo para viver com todos os sentidos!

Município de Vila do Bispo assinala Dia Mundial do Coração


No próximo dia 26 de Setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração, que este este ano tem como lema “Eu Trabalho com o Coração” e para assinalar esta data, o Município de Vila do Bispo irá levar a cabo uma Marcha Corrida que terá início pelas 10h00 no Largo dos Paços do Concelho.
Esta acção tem como objectivo sensibilizar a população para um estilo de vida activo, onde a actividade física, o exercício e o desporto estejam presentes no quotidiano da população e assim aumentar o conhecimento dos benefícios na saúde sobre a prática regular de actividade física moderada prevenindo assim as doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de mortalidade e incapacidade de longa duração da população portuguesa.
Ainda no âmbito desta efeméride, o edil Adelino Soares irá proceder à Inauguração do Centro Municipal de Marcha Corrida de Vila do Bispo, a qual se seguirá uma Sessão de Esclarecimento, proferida pelo Director Regional do Instituto de Desporto de Portugal, Professor Joaquim Paulino Duarte.
Os interessados em participar poderão inscrever-se no Centro Cultural de Vila do Bispo ou através do telefone 282630300 até às 15h00 do dia 24 de Setembro.

Pensar uma criação de teatro na Biblioteca de Olhão


Nos dias 2 e 3 de Outubro, João Mota apresenta, no âmbito do projecto Valados, o workshop Como Pensar uma Criação de Teatro. Na Biblioteca Municipal de Olhão, todos os interessados por esta matéria podem participar e adquirir novos conhecimentos.
Esta acção, que decorre entre as 11h00 e as 13h00 e as 14h30 e as 16h30, está integrada no projecto Valados, rede intermunicipal de centros de formação e de criação, na área das artes do espectáculo, criada no âmbito do programa Algarve Central.
Integra-se num conjunto abrangente e diversificado de acções de formação que a DEVIR/CAPA se propõe desenvolver nos próximos 3 anos (21 workshops/ano) numa parceria com as autarquias de Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira.

Observação de aves em dois passeios pela Ria de Alvor


No âmbito do Fim-de-Semana Europeu de Observação de Aves, o Município de Portimão promove dois passeios pedestres pela Ria de Alvor, marcados para o dia 3, domingo, e para o dia 5 de Outubro, feriado nacional em que se comemora o centenário da República.

Com ponto de encontro agendado para as 09h30 no parque de estacionamento da Quinta da Rocha, os participantes poderão apreciar uma zona de elevado interesse ecológico e natural, aproveitando para observar algumas aves que escolhem este valioso ecossistema como seu habitat.

Para estas caminhadas com cerca de duas horas e meia de duração, aconselha-se o uso de vestuário e calçado confortáveis, protecção solar, binóculos e água.

Entre as 07h30 e as 09h00, os interessados podem tomar parte numa sessão de anilhagem de aves, que tem lugar na sede d’A Rocha - Associação Cristã de Estudo e Defesa do Ambiente.

As inscrições para os passeios já se encontram abertas e devem ser feitas até ao dia 1 de Outubro para Câmara Municipal de Portimão – Departamento de Ambiente, telefone 282 480 412.

Festa do Desporto Tavirense



Como forma de destacar e homenagear aqueles que na última época (2009/2010) elevaram e promoveram o concelho de Tavira em termos desportivos, a autarquia realiza, no dia 25 de Setembro, pelas 21h30, na Praça da República, a Festa do Desporto Tavirense.

A cerimónia será constituída por dois momentos de distinção dos intervenientes no sistema desportivo. Na primeira parte serão atribuídos os diplomas de mérito, as medalhas bronzeadas, prateadas e douradas.

Na segunda parte serão entregues os prémios “Os melhores do Ano”, no âmbito do desporto federado, recreativo e escolar.

Com a realização deste evento, o Município tavirense enaltece todos aqueles que fazem do desporto uma forma de vida.

Nota: Se forem verificadas condições atmosféricas adversas, o evento realizar-se-á no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.

Câmara de Faro Critíca Pontos de Carregamento Rede Mobi.e


Estava agendada para dia 22 de Setembro o acto simbólico de inauguração da rede de pontos de carregamento Mobi.e em 20 cidades do país. Assim também em Faro. "Quisemos dar a este acto a importância estratégica de que se revestia. Afinal, estava em causa assinalar que no domínio do abastecimento de viaturas eléctricas Faro estaria na vanguarda. Todavia, a inauguração não cumpriu os objectivos, pois o sistema não estava operacional nem a edilidade foi avisada dos problemas técnicos que obstavam ao regular funcionamento dos pontos de carregamento", critica a autarquia através de nota de imprensa.
"Por isso, manifestámos junto do Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal -responsável pelo funcionamento da rede - o nosso desagrado, solicitando que a situação seja rapidamente corrigida e que nos transmitam atempadamente todas as vicissitudes do processo", conclui o documento autárquico.

ALGARVE – UMA REGIÃO CADA VEZ MAIS “EXCLUÍDA” - USA




SITUAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL EM DEGRADAÇÃO ACELERADA

Nota de Imprensa da União dos Sindicatos do Algarve (USA):

1.A Comissão Executiva da União dos Sindicatos do Algarve manifesta a mais profunda apreensão pelo evoluir da situação económica e social da Região. São preocupantes os dados disponibilizados pelo IEFP, e relativos ao desemprego registado no Algarve, no mês de Agosto, e que indicam que existiam 21.370 desempregados, dos quais 1.207 inseridos em Programas Ocupacionais, o que corresponde ao pior registo oficial de sempre de desempregados no mês de Agosto.
Sendo conhecidos os ciclos sazonais de crescimento do desemprego regional, recordando também que em Agosto de 2009 existiam 18.199 desempregados registados, e que a partir desse valor se chegou aos 30.000 no primeiro trimestre de 2010, é absolutamente plausível a previsão de que no próximo Inverno se assista a um agravamento da crise e que o número de desempregados venha a ser ainda superior ao verificado no último Inverno. O que poderá significar uma taxa de desemprego bem superior à então registada – a mais elevada do país nesse trimestre – e que foi de 13,6%.
2.Alguns factores poderão influir adicionalmente na evolução do desemprego regional, nomeadamente as indicações que surgem quanto ao encerramento próximo de múltiplas micro e pequenas empresas, o abate de algumas embarcações de pesca cujas candidaturas já foram aprovadas, e, sobretudo, as opções económicas e financeiras do Governo, que ao invés de fomentarem a retoma económica, vão exactamente em sentido contrário, particularmente as que se referem à quebra do poder de compra dos trabalhadores.
3.Neste contexto, não é somenos importância a questão da introdução de portagens na Via do Infante, independentemente da sua forma e conteúdos. É necessário perceber que as mesmas, a serem introduzidas, constituirão seguramente um factor de agravamento da já debilitada economia regional. Mais uma vez, a União dos Sindicatos do Algarve manifesta a sua clara oposição à introdução de portagens na Via do Infante e a sua disponibilidade para concertar com as restantes forças regionais as acções de luta que se tornem necessárias.
4.A União dos Sindicatos do Algarve não pode deixar de alertar para a grave e acelerada degradação económica e social da região, onde se torna muito preocupante o que poderá ocorrer nos próximos meses, e decorrente do cruzamento do encerramento de empresas, da contracção da economia, do aumento do desemprego, da redução da protecção social (muitos desempregados estão a terminar o período a que têm direito de subsídio de desemprego ou de subsídio social de desemprego), sendo previsível o crescimento da pobreza e da exclusão social.
5.A União dos Sindicatos do Algarve vai solicitar reuniões aos diversos parceiros sociais, às entidades regionais, aos Partidos e ao Bispo do Algarve, com o objectivo de proceder a uma reflexão conjunta e procurar caminhos que permitam obrigar o Governo a uma intervenção urgente para a resolução dos graves problemas existentes. Nesse sentido, a União dos Sindicatos do Algarve receberá, a seu pedido, no próximo dia 25 de Setembro, pelas 12.00 h, a Eurodeputada Ilda Figueiredo.
6.A União dos Sindicatos do Algarve apela ainda à participação de todos os trabalhadores e desempregados na acção de luta convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 29 de Setembro.

Olhão: Cientistas ao Palco - Noite dos Investigadores 2010


A Noite dos Investigadores é uma iniciativa da União Europeia que vai acontecer este ano na noite de 24 de Setembro. Realiza-se todos os anos na 4ª sexta-feira do mês de Setembro em várias cidades dos Estados Membros da União Europeia.É um evento promovido desde 2005 com o objectivo de aproximar os investigadores do público em geral. O centro das actividades é sempre os investigadores, que desta forma podem estar em contacto directo com o público num ambiente não científico. O público pode envolver-se na realidade quotidiana da vida de um investigador.
O projecto Cientistas ao Palco II dá continuidade ao projecto Cientistas ao Palco no âmbito da Noite dos Investigadores 2009 em Portugal. A intenção da proposta é realizar a Noite dos Investigadores utilizando o teatro e as artes performativas como principal meio de comunicação dos cientistas com o público.
O projecto é uma parceria entre centros de investigação, uma PME, um museu de ciência e vários grupos de teatro e vai acontecer em várias cidades do país. Consiste num conjunto de actividades planeadas para acontecerem durante a noite. São dirigidas a um público de todas as idades, interesses, níveis sociais e de conhecimento científico.
Os grandes objectivos desta iniciativa são aproximar o público da Ciência em geral e dos cientistas em particular e envolver os investigadores na construção de uma nova imagem dos cientistas, mais real e humanizada, descolando-os dos estereótipos da ficção e aproximando-os dos cidadãos.
A Noite vai acontecer em 4 cidades de Portugal: Porto, Coimbra, Lisboa e Olhão. Em cada cidade e ao longo destes meses até ao dia 24 de Setembro vão ser criadas e encenadas peças de teatro, performances e muitas outras actividades, incluindo actividades desportivas.
Porto – Praça das Leões (15h00 às 0h00)
Coimbra – Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (15h00 às 0h00)
Lisboa – Jardim Botânico Tropical (18h00 às 0h00)
Olhão – Ria Shopping (10h00 às 23h00)
Algumas das actividades estão sujeitas a inscrição.
O Centro Ciência Viva do Algarve encontra-se presente nesta iniciativa.

Olhão: Feira de São Miguel começa sexta-feira


Tem início na próxima sexta-feira, dia 24, mais uma edição da centenária Feira de S. Miguel, um dos eventos com mais tradição no concelho. Até 30 de Setembro, na Quinta João de Ourém, haverá divertimentos e artigos para todos os gostos. A feira funciona das 13h00 às 00h00.
A Feira de São Miguel realiza-se anualmente no concelho de Olhão há cerca de 127 anos. As primeiras referências ao nome de São Miguel surgem por volta do ano de 1968. Quanto ao espaço ocupado pela Feira, em 1924 a mesma teve lugar no Largo das Prainhas e em 1928 estava localizada no largo anexo à litografia velha e Avenida Bernardino da Silva. Em 1983 funcionou junto ao estaleiro de Olhão. Posteriormente, tem-se realizado noutros locais, devido às condições do terreno não serem as melhores para o seu estabelecimento, como também devido à grande afluência de feirantes e visitantes que anualmente acorrem a esta tradicional feira.

Lagos comemora Dia Internacional do Idoso


Seniores do concelho voltam a juntar-se em tarde animada
Em Outubro assinala-se o Dia Internacional do Idoso, efeméride que pretende chamar a atenção para as especificidades desta importante fase da vida, por vezes excessivamente associada aos problemas de saúde ou de solidão.
As inúmeras histórias de vida conhecidas provam que a Idade Sénior também pode e deve ser vivida com alegria, esperança e a sabedoria que só as rugas e os cabelos brancos proporcionam.

Para assinalar esta data, a Câmara Municipal de Lagos organiza uma Matine Dançante com Lanche Convívio, a ter lugar no dia 09 de Outubro, a partir das 15h00, no Pavilhão Municipal de Lagos.

Recorde-se que esta é mais uma medida que a autarquia promove com o intuito de combater a tendência das pessoas com alguma idade para o isolamento e solidão, promovendo igualmente, não só as condições para que os munícipes desenvolvam estilos de vida mais saudáveis, como também o convívio entre os mesmos. Neste âmbito, organiza regularmente os bailes seniores, o projecto “Saúde em Movimento”, peddy papers, entre outras actividades.

Esta Matine Dançante, que se destina à população sénior do concelho, contará com vários momentos de animação repartidos por diversas actuações a cargo da Associação de Dança de Lagos, Grupo de dança da Santa Casa da Misericórdia de Lagos “Projecto Pular”, Teatro Sénior, Grupo de alunos de “Danças Tradicionais” do Centro de Estudos de Lagos e muita música com o artista Humberto Silva.

Para inscrições (abertas até ao próximo dia 4 de Outubro) e informações mais detalhadas, os interessados devem contactar a Junta de Freguesia da sua zona de residência.
As Comemorações do Dia Internacional do Idoso são organizadas pela Câmara Municipal de Lagos (DSAS – Serviço de Apoio Sénior).