domingo, 3 de julho de 2011

Portimão: GNR apreende tabaco

Hoje, 03 de Julho, militares do Destacamento de Acção Fiscal de Faro da Unidade de Acção Fiscal da Guarda Nacional Republicana, no decorrer de uma acção de fiscalização, no âmbito do controlo e fiscalização de mercadorias, detectou na área próxima a Portimão, uma viatura ligeira de passageiros, de matrícula espanhola que transportava em infracção 60380 cigarros das marcas Chesterfield e Slims Merlyn e Marlboro.

A mercadoria em infracção tem um valor de venda ao público de 11053,80€, sendo o valor de impostos devido ao Estado português superior a 8700€ e era objecto da contra-ordenação de introdução irregular no consumo, prevista e punida pelo artigo 109º do Regime Geral das Infracções Tributárias, aprovado pela Lei 15/2001, conjugado com o artigo 111º do Código de Impostos Especiais de Consumo aprovado pelo Decreto-lei 73/2010.

Na viatura fiscalizada seguiam dois cidadãos estrangeiros de sexo masculino, com idades de 29 anos e 44 anos.
Na fiscalização realizada foi detectado o transporte de uma elevada quantidade de caixas de bolachas de origem búlgara, apresentando as mesmas, sinais de já terem sido abertas.
Em virtude da forte suspeita da existência de mercadoria ilegal camuflada no interior das caixas, procedeu-se a uma fiscalização mais pormenorizada, tendo as caixas sido abertas e verificando-se que no seu interior, para além da existência de bolachas encontrava-se acondicionado o tabaco em infracção.

Dia de Tavira com marchas - condecorações e inaugurações

A comemoração do Dia da Cidade, começou pela exibição, na Praça da República, onde se concentraram milhares de pessoas, das três marchas – Fundação Irene Rolo, Banda Musical de Tavira e Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo – sendo assinalado a entrada do dia 24 de Junho, com fogo de artifício.


Logo pela manhã, depois do hastear solene das Bandeira no Edifício dos Paços do Concelho, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos decorreu a cerimónia oficial, tendo sido distinguidos dezoito funcionários, cinco cidadãos e a Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa que se destacaram na sociedade pelo seu percurso de vida.

Dos funcionários homenageados, seis foram distinguidos com a medalha de mérito municipal de bons serviços e dedicação, grau cobre, pelos 20 anos de empenho, enquanto que aos restantes doze foi-lhes atribuída a medalha municipal de bons serviços e dedicação, grau prata, pelos 30 anos de trabalho exemplar.
Os funcionários distinguidos foram:

- Aldomiro da Silva Conceição, João Luís Godinho Carvalho, Adriano de Oliveira Rodrigues de Figueiredo, Carlos Alberto Pires Diogo, Jorge Manuel Pereira Afonso, Maria Filipe Martins Viegas Lopes, António Pedro Estêvão Gonçalves, Maria Helena Martins da Silva Pereira, Virgílio da Silva Conceição, João Manuel da Conceição Bento, José Francisco Duarte e António Romão, medalha de prata.
- Carlos Manuel Costa de Jesus, João Carlos Gregório Lopes, José Miguel Padinha Rosado, Natália da Conceição Viegas Fernandes, Cidália Maria Domingues e João Filipe Melita Ribeiro, medalha grau cobre.

Quanto à entidade e cidadãos foram:
- A Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa (grau prata), Maria Angelina Cartó (grau prata), Apolinário Cândido d’ Andrade (grau prata – título póstumo), Damião Cândido d’ Andrade, João Cândido d’ Andrade, Carlos Manuel Santos Baracho (grau prata) e Bjarne Waerdahl (grau cobre).

Jorge Botelho, Presidente do Município referiu o porquê das distinções e depois sobre as obras em curso ou projectadas “Tavira precisa de investimento e há muito para fazer aqui, para que a nossa terra seja o centro do Sotavento do Algarve, com uma economia mais forte e mais oportunidades para os residentes”.
Citou as obras a inaugurar nesse dia. “As redes de acessibilidades da serra ao mar ascendem a alguns milhões de euros. A título exemplo, a conclusão da beneficiação da estrada de Santa Luzia”, referindo as do interior, prosseguindo: - “Vamos fazer obras de beneficiação em todas as escolas do concelho para dar mais condições às nossas crianças para os pais e professores” Botelho referiu que o Parque de Feiras e Exposições já se encontra na posse plena da Câmara Municipal, por ter sido rescindido o contrato com a empresa que o explorava.
“Trabalhamos com o Governo, como o IPPM para que o Porto de Pesca de Tavira seja uma realidade, depois de tantas promessas e conversas. O concurso foi lançado. Foi cabimentado. Concorreram catorze empresas e as propostas estão neste momento na fase de análise. Aguardamos a adjudicação com expectativa e o início das obras que nós queremos e é possível acontecer, até ao fim do corrente ano.
Mas há muito para fazer. Iremos fazê-lo progressivamente. Precisamos de tempo para implementar as nossas propostas. Ajudava muito na melhoria da situação económica e a confiança dos investidores é fundamental para que a economia ligada à actividade turística em todas as suas vertentes associem Tavira ao que melhor existe no Algarve. Os tavirenses podem melhorar o futuro com mais oportunidades. Tivemos de ser muito rigorosos nos gastos da Câmara ao longo deste tempo. Gastamos menos e gastamos melhor.
As nossas ideias e projectos já estão programados. A partir de Setembro todas as crianças do concelho terão, nas escolas, refeições confeccionadas diariamente nessas instalações, com produtos frescos, cozinhados na própria hora e dia. Iremos reforçar a Acção Social para as famílias mais carenciadas. Todos somos importantes porque todos queremos o melhor para Tavira”.
Autarcas e convidados, visitaram e presenciaram as inaugurações e tomaram conhecimento pelas explicações dadas pelos técnicos do andamento das obras em curso.

Geraldo de Jesus