domingo, 5 de setembro de 2010

Festas em Honra de Nossa Senhora da Visitação em Odeleite


Durante este fim-de-semana,dias 4 e 5 de Setembro, a aldeia de Odeleite está a celebrar a padroeira com as Festas em Honra de Nossa Senhora da Visitação.
O programa das festas teve início ontem, sábado, com um Encontro de Ciclomotores (50cc) e almoço convívio, seguindo-se o Jogo da Malha. Ao cair da noite, a animação musical marcou presença com a actuação do Rancho Folclórico de Moncarapacho, baile com Silvino Campos e um espectáculo com o grupo de artistas “Bombocas”.
Hoje, Domingo, as festas iniciam-se com provas desportivas, no Torneio de Futsal. Às 20h00 a celebração da Missa na Igreja de Odeleite, seguida da Procissão em Honra de Nossa Senhora da Visitação, pelas ruas da aldeia. A encerrar as festividades um espectáculo com o artista da música popular portuguesa TOY.
As Festas em Honra de Nossa da Visitação têm a organização conjunta da Junta de Freguesia de Odeleite e da Associação Social da Freguesia, o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e a colaboração do Clube Desportivo Recreativo e Cultural de Odeleite.

Castro Marim: Campanha de Adopção de Animais “Leve um Amigo para Casa”



No passado mês de Agosto, a Câmara Municipal de Castro Marim iniciou uma campanha de adopção de animais, sob o lema “Leve um Amigo para Casa”. A campanha contou com quatro acções locais na Zona de Lazer junto à Avenida 24 de Junho em Altura, o­nde foi possível dar em adopção 10 cães adultos e bebés, adoptados tanto por residentes como por visitantes.
Esta acção tem como principal objectivo dar para adopção animais que actualmente se encontram no Canil Intermunicipal de Castro Marim e Vila Real de Santo António e sensibilizar a população para um maior respeito pelos animais. Como incentivo à adopção é oferecida vacinação anti-rábica, bem como, o boletim sanitário e a identificação electrónica do animal adoptado.
Actualmente o Canil Intermunicipal acolhe um número elevado de cães e gatos, que podem ser acolhidos por quem desejar proporcionar-lhes uma vida mais feliz.
Para levar um amigo para casa basta entrar em contacto com a Câmara Municipal através do número 281 510 749 ou 281 510 778 ou visitar o Canil Intermunicipal que se encontra aberto de Segunda e Sexta-feira entre as 9h00 e as 15h00.

Alcoutim: Lendas na Casa dos Condes



O pátio da Casa dos Condes foi palco de mais uma tertúlia, à luz da iniciativa “A Palavra Sexta à Noite”. Desta vez a conversa girou em torno das lendas, que preenchem o nosso imaginário desde a infância.
O pátio encheu-se de gente e a conversa foi-se desenrolando. Numa homenagem ao escritor e historiador Alexandre Herculano, autor de um universo de lendas, foi lida a lenda “A Dama do Pé-de-Cabra ”, no ano em que se comemora o bicentenário do seu nascimento. A narração de mais duas lendas de Alcoutim, pelo Sr. Ascensão Nunes, marcou a noite – “O Pezinho de Nª Senhora” e “A Saia Curta da Pateira”.
O grupo de teatro de Alcoutim, TEA, animou o serão com a apresentação da rábula Ai… ai ai Sô Dotôr”, de Francisco Amaral.
Maria de Lourdes Almeida, membro do TEA e presença assídua nas tertúlias, encerrou a noite com um texto de sua autoria intitulado “O Meu Sonho”, uma abordagem original ao tema da noite.

Coral Ideias do Levante regressa aos ensaios


O grupo coral tem como objectivo, a progressão gradual quer técnica como artística do grupo, e paralela promoção cultural do Concelho de Lagoa e do Algarve, através da música coral polifónica. Interpreta um repertório bastante ecléctico visando não só diversos tipos de público, como meio de intervenção pedagógica. Dada a manifesta flutuação de meios humanos verificada variavelmente em cada ano lectivo, o seu director artístico procura adequar o nível e as características das peças a trabalhar em cada temporada, às especificidades do grupo.

Para integrar o grupo coral, não é necessária experiência a nível da música.


Francisco Brazão (director artístico do coral) salienta que os ensaios do coral não se destinam somente a trabalhar peças para apresentar ao público. Segundo o director, "o trabalho realizado durante os ensaios abrange, não só, o desenvolvimento da técnica vocal (individual e colectiva), como também, a consciencialização e aplicação da mesma".
Roberto Estorninho (presidente da direcção), congratula-se pelo trabalho desenvolvido pelo director artístico (e pelos coralistas) e convida a todos os interessados(as) com idade superior a 16 anos, a participar nos ensaios que decorrem uma vez por semana (Quintas), das 21h00 às 22h30, na sede da associação em Lagoa.
Para mais informações, sobre o grupo coral e as suas actividades, basta visitar o site da associação em www.ideiasdolevante.net .

Casa da Juventude de Olhão recebe Exposição de desenhos de jovem farense!




Cristiana Carneiro desde muito cedo despertou para a arte, pelo que garante, a sua formação académica e será sempre nesta área…
A jovem Cristiana Carneiro, natural de Faro (31 de Julho de 1988), expõe pela primeira vez em público, na Casa da Juventude de Olhão – Corredor das Artes -, «um trabalho que considero único” – confessou a jovem pintora, «… sem influências externas, quer objectivas ou emocionais. Foi um desenvolvimento de técnicas, uma descoberta de materiais e suas potencialidades que vieram convergir no que agora é exposto», acrescentou Cristiana.
De 6 a 30 de Setembro visite a Casa da Juventude e veja a exposição de desenhos da jovem artista farense, que nos disse: «considero-me “aprendiz” de artista, pois ainda tenho muito que ver, muito para aprender e principalmente muito que sentir, este é um mundo em constante mutação, ao qual agradeço pertencer!»