quarta-feira, 18 de agosto de 2010

BALEIA ANÃ DÁ À COSTA NA PRAIA DE FARO






Uma baleia anã com cerca de cinco metros deu esta tarde à costa na Praia de Faro. O aninal, já em estado de decomposição, foi alvo da curisosidade de algumas dezenas de banhistas que se encontravam no local e alertaram as autoridades para o aparecimento da Baleia anã. Agora, como tem acontecido recentemente com outros animais marinhos, como golfinhos e tartarugas, que têm dado á costa algarvia já sem vida, alguns por razões desconhecidas e outros com sinais de terem embatido em redes de pesca ou embarcações, as autoridades desenvolvem esforços para retirar o animal de grande porte do local, até por questões de saúde pública.
M.L. - T
Fotos de BatX@apas

Moto Clube Oferece Duas Viaturas à Cruz Vermelha de Faro



29.ª Concentração Internacional de Faro Culmina com Oferta de Duas Viaturas à Cruz Vermelha da Capital Algarvia
Na mesma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, o Moto Clube de Faro (MCF) critica o que afirma ter sido a "actuação lamentávelda GNR para com os motociclistas"

"Resistindo à crise instalada um pouco por todo o mundo, o Moto Clube de Faro (MCF) conseguiu, uma vez mais, que a Concentração Internacional de Motos fosse um sucesso, onde cerca de 20 mil inscritos e 10 mil visitantes passaram pelo Vale das Almas.
Mais um ano e mais outra edição da Concentração Internacional de Motos de Faro que resultou num êxito absoluto. Se for considerado o panorama conjectural actual, e as dificuldades que muitas famílias atravessam, sob o ponto de vista económico e social, poderemos afirmar que o número de 20 mil inscrições, aproximadamente, num evento do género é um feito ao alcance de poucos, o que só reflecte o prestígio e a capacidade de mobilização e organização que o MCF ostenta.
Parte dos louros e ganhos da Concentração Internacional de Faro revertem não só para colmatar despesas com a logística do evento, mas também para projectos de cariz social que possam beneficiar a comunidade local e regional e a sociedade civil. Neste ano de 2010, e ao abrigo do protocolo existente com a Cruz Vermelha, o MCF canalizou o montante de 30 mil euros para a aquisição de duas viaturas equipadas para o transporte de pessoas portadoras de deficiência que foram, posteriormente, oferecidas à Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa, reforçando o papel de responsabilidade social que vem caracterizando o MCF ao longo destes últimos 30 anos de existência.
FORTES CRÍTICAS À ACTUAÇÃO DA GNR
Se a oferta das viaturas à Cruz Vermelha, a forte adesão ao certame, dada a crise existente, e o facto de mais uma vez não terem ocorrido acidentes mortais entre os visitantes da grande festa motociclista do Sul da Europa, no âmbito da campanha rodoviária “0 Killed”, onde pautou o genuíno espírito motard e a camaradagem entre os membros das diversas organizações diferentes, são aspectos extremamente positivos, a actuação da Guarda Nacional Republicana para com os motociclistas pode ser considerada de lamentável.
Numa campanha caracterizada de dissuasora por aquela força de autoridade, o excesso de zelo marcou a sua actuação, já que a acção, que decorreu nos dias da Concentração Internacional de Faro, distinguiu-se pela perseguição aos participantes na festa motociclista desde a Auto-Estrada do Sul (A/2) até, praticamente, à entrada do recinto. Se a falta de conhecimento do espírito que envolve um acontecimento desta envergadura pode ser apelidado de gritante, o impedimento para que a festa se prolongasse até à Praia de Faro manifesta requintes de absurdo e é altamente prejudicial ao evento em si e à própria economia local, que tanto necessita de acções deste género para fazer face à maior crise económica dos últimos 100 anos.
Numa opção dissuasora pouco compreensível e nada fundamentada, a GNR conseguiu que a imagem do evento ficasse manchada, não só perante outros motociclistas, mas, essencialmente, junto da opinião pública, já que nem todos os motociclistas são o que esta força de autoridade pretende fazer crer, porque se assim fosse, o desfile final pelas artérias da cidade de Faro não teria, todos os anos, milhares de pessoas a saudar efusivamente os participantes na Concentração Internacional de Faro e a desejar o seu regresso no ano seguinte", conclui a nota de imprensa do MCF.

BE- Olhão denuncia "ESCANDALOSOS MÉTODOS ANTI-DEMOCRÁTICOS DO PRESIDENTE" DA AUTARQUIA


O Vereador do Bloco de Esquerda de Olhão (BE), João Pereira, denuncia, através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, o que afirma ser "o verdadeiro escândalo que constitui a forma anti-democrática e absolutamente autocrática do presidente Francisco Leal na convocação para as reuniões de câmara".
"Agora que a composição da Câmara não está restringida ao bloco central dos interesses, ficaram patentes os métodos utilizados que colocam em causa a dignidade e os direitos de qualquer vereador, bem como a transparência dos actos. Esta prática da maioria absoluta do PS em Olhão envergonha a democracia local".
"Não foram incluídas na ordem de trabalhos para a reunião ordinária do dia 18 de Agosto, as várias propostas apresentadas pelo vereador João Pereira (BE), conforme previsto na Lei e no Regimento da câmara. Tem sido característica deste Presidente de câmara estes procedimentos anti-democráticos desde a primeira reunião de câmara".
"A maioria das propostas apresentadas pelo vereador do Bloco de Esquerda, eram de atribuição de casas camarárias e de subsídios de apoio à renda, prometidos há muito tempo, algumas com vários anos e divulgadas com pompa e circunstância, nos diversos órgãos de comunicação social que depois se mostraram ser simplesmente propaganda eleitoral".
"Uma das propostas é de uma senhora que vive numa caravana há anos, sem água nem luz e que recentemente lhe foi cortado o RSI. Outra é um casal que viram a sua casa consumida pelo fogo em 2008, que têm um filho deficiente e que desde dessa data, vivem na casa dos pais de um deles, sem a devida privacidade. O vereador do Bloco de Esquerda, compreende o constrangimento do Sr. Presidente da câmara e do PS, mas fazer declarações públicas que defendem o Estado Social e a Constituição, mas na prática o que assistimos é a sonegação dos direitos da oposição e dos munícipes mais desfavorecidos do concelho de Olhão".
"O vereador do Bloco de Esquerda, reafirma a sua luta pela reposição da democracia na câmara de Olhão e a defesa de todos os olhanenses principalmente dos mais fracos e desfavorecidos", conclui a nota de imprensa do BE.
N.D.R. - Algarve Press contactou, através de email e telefone, os serviços de relações públicas da autarquia olhanense para obter uma reacção às afirmações do vereador do BE-Olhão, ficando os mesmos de, posteriormente, dar, ou não, resposta após leitura atenta das afirmações do vereador bloquista.

Portimão: Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes


nos 150 anos de nascimento do escritor
A Câmara Municipal de Portimão está a promover a edição 2010 do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, concurso que tem como objectivo promover e estimular a criação literária.

Este ano, o certame realiza-se sob a égide das comemorações nacionais do 150º aniversário de nascimento do estadista e escritor, devendo os interessados desenvolver trabalhos na modalidade de novela, com um mínimo de 60 páginas, em língua portuguesa, inéditos e assinados com pseudónimo.

Três exemplares de cada obra a concurso deverão ser entregues até 30 de Novembro na Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal de Portimão, em envelope fechado com a menção exterior “Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes”, contendo no seu interior outro envelope fechado com a identificação e morada do concorrente, que só poderá propor uma novela.

As obras candidatas serão avaliadas por um júri constituído por três individualidades de reconhecido mérito e os resultados finais serão divulgados em Fevereiro de 2011.

Ao vencedor será atribuído um prémio monetário de dois mil euros e a obra poderá ainda ser publicada a expensas da Câmara Municipal de Portimão até 500 exemplares. O júri poderá ainda atribuir uma menção honrosa, no valor de mil euros.

As normas de participação neste concurso encontram-se disponíveis para consulta no sítio da Câmara Municipal de Portimão, em www.cm.portimao.pt.

3ª Campanha arqueológica no Cerro do Castelinho dos Mouros atesta antiguidade e grandiosidade de edifício romano



Terminou a terceira campanha arqueológica internacional (Universidade de Innsbruck, na Aústria, Universidade de Frankfurt na Alemanha e o Município de Alcoutim) na fortificação do Cerro do Castelinho dos Mouros. A segunda campanha de escavações pôs a descoberto áreas que indicam a antiguidade e monumentalidade do local, ao passo que esta expõe agora a grandiosidade do edifício em causa.

As novas escavações revelaram uma muralha exterior, cujo perímetro atinge os 400m2, área ocupada pelo edifício central de dois andares, cujos muros se conservam até aos 3m de altura e 1m de largura. O acesso à fortificação era feito pela zona sul do edifício, onde aí se preserva uma escada, com alguns degraus directamente talhados na rocha. Nesta mesma zona, as escavações deixaram perceber muros correspondentes a construções exteriores à muralha.

Objectos encontrados no interior dos compartimentos revelam, cada vez com mais certezas, que a sua origem poderá ascender ao final do século II a.C., correspondente ao período republicano romano, diz Alexandra Gradim, arqueóloga da autarquia de Alcoutim. O espólio detectado durante este último ano, recipientes cerâmicos, enquadra-se cada vez mais na primeira metade do século I a.C., continua a arqueóloga, acrescentando que alguns fragmentos de ânforas vinárias, importadas de Itália, e a presença de cerâmica campaniense, poderão estender a baliza cronológica até meados da segunda metade do século II.

Este tipo de edifício, com características fortificadas e de época republicana romana, podem assumir diferentes designações na Península Ibérica, entre as quais a de “Castella”. Os dados até agora divulgados, permitem apontar o “Castella” de Alcoutim como o mais antigo de Portugal.

O trabalho desenvolvido contou, como os precedentes, com a colaboração de jovens voluntários do concelho e voluntários da Associação de Arqueólogos do Algarve. Os trabalhos de escavação no Cerro do Castelinho dos Mouros começaram no verão de 2008.

Albufeira SONS ARDENTES NO DIA DO MUNICÍPIO - 20 de Agosto




Espectáculo de música e pirotecnia está de volta ao concelho
Sexta-feira, dia 20 de Agosto, Albufeira celebra o Dia do Município. Do programa consta o espectáculo “Sons Ardentes”, uma superprodução que conjuga música clássica, cenografia e fogo-de-artifício.
No dia em que se celebra a entrega da Carta de Foral a Albufeira pela mão de D. Manuel I, o Município leva a cabo um programa à altura.
Depois das cerimónias agendadas para a tarde de dia 20, chega a vez da animação encerrar as comemorações com chave de ouro. O espectáculo “Sons Ardentes” regressa à Praça dos Pescadores para mais um momento memorável.
Cerca de 40 músicos da Orquestra do Algarve irão interpretar obras de diversos compositores, como Strauss, Lehàr, Kodaly ou Korsakov. A soprano Eduarda Melo dará voz a este concerto, orquestrado pelo maestro Osvaldo Ferreira.
Recorde-se que em edições anteriores, o evento causou momentos de grande impacto, recorrendo a elementos de pirotecnia e multimédia.

Sagres em festa em honra da Nossa Senhora da Graça



No passado fim-de-semana, 14 e 15 de Agosto, Sagres esteve em festa em honra da Nossa Senhora da Graça.

A tradicional festa com comes e bebes e quermesse decorreu no recinto junto à antiga Escola Primária, com um programa recheado de música. Assim, no dia 14 de Agosto a animação esteve a cargo do grupo “Estrela do Ritmo”, que aqueceu a noite que culminou com a actuação de “Xico Barata”.
No dia 15 de Agosto, ponto mais alto das festividades, cumpriu-se a tradição com a procissão por mar dos barcos engalanados em honra da padroeira Nossa Senhora da Graça, que partiram do Porto da Baleeira até ao Cabo de São Vicente. Seguiu-se a missa junto à DocaPesca. A noite reservou as actuações dos Grupos Corais do concelho: Henriquinas, Infantas da Raposeira e Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo; do Grupo Anima e da cantora Susana Félix, que encerrou da melhor maneira esta festa de dois dias na Vila de Sagres.
Em simultâneo, na antiga sala de aula da escola primária, esteve patente a Exposição de Fotografia de João Pedro Costa, as miniaturas em madeira do Sr. Joaquim Viegas e alguns trabalhos de Bricolage, Pintura de Pano e Croché.
Trata-se de uma festa de cariz popular e religioso organizada pela Comissão de Festas da Nossa Senhora da Graça que contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Município de Silves organiza: ORQUESTRA DO ALGARVE APRESENTA HAYDN E MENDELSSOHN NA SÉ DE SILVES


A Câmara Municipal de Silves (CMS) organiza, no próximo dia 27 de Agosto, pelas 21h30, na Sé de Silves, um concerto com a Orquestra do Algarve, dirigida pelo maestro João Tiago Santos. A entrada é livre.
Do programa constam a Sinfonia Nº 104 em Ré Maior Londres, de Joseph Haydn (quatro andamentos: I. Adagio – Allegro; II. Andante; III. Menuetto – Allegro; IV. Finale Spirituoso) e a Sinfonia Nº 4 em Lá Maior, Op. 90, Italiana, de Felix Mendelssohn (atambém, com quatro andamentos: I. Allegro; II. Andante; III. Com moto moderato; IV. Presto).

João Tiago Santos, que dirigirá a Orquestra, é finalista do curso de Direcção de Orquestra no Conservatório de São Petersburgo, na classe do maestro Vassily Sinaisky. Participou em masterclasses com Kurt Masur, Jorma Panula, Victor Yampolsky e Osvaldo Ferreira.

Apresenta-se regularmente em concertos em várias cidades da Rússia e Brasil, tendo dirigido a Orquestra Sinfónica Kapella de S. Petersburgo, Orquestra Sinfónica de Estado de S. Petersburgo, Orquestra Sinfónica de Tomsk (Sibéria), Orquestra de Câmara de Arkhangelsk e as orquestras sinfónicas dos festivais de Campos do Jordão e Curitiba.

Enquanto maestro de ópera, dirigiu Così fan tutte e Die Zauberflote de Mozart e Eugene Onegin de Tchaikovsky.

Desde 2007, João Santos tem desenvolvido com a Embaixada de Portugal em Moscovo e o Instituto Camões projectos de divulgação da música portuguesa na Rússia. Estes projectos têm trazido música coral e sinfónica portuguesa a diversas cidades como Moscovo, S. Petersburgo, Tomsk e Arkhangelsk.

Em Portugal, João Santos foi membro do Coro Gulbenkian entre 1997 e 2004 e maestro assistente da Orquestra do Algarve (2004).

Companhia espanhola B612 interpreta “Todo Concuerda” DANÇA AÉREA NO TORREÃO DAS PORTAS DA CIDADE DE SILVES



Integrado no calendário de eventos do Allgarve, o Torreão das Portas da Cidade, em Silves, irá ser palco, no próximo dia 21 de Agosto, pelas 22 horas, do espectáculo de dança vertical “Todo Concuerda” da Companhia espanhola B612.
Tratando-se de uma modalidade de dança aérea, as cordas assumem-se como a essência deste espectáculo, com coreografias interpretadas por David Gutiérrez e Alexandra Prada e composição musical a cargo do Trio Entrecuerdas, formado por Eloisa Cantón (violino), Carmen Moreno (violoncelo) e Jasio Velasco (viola de arco).

De referir que a Companhia B612 - fundada em Sevilha, há 11 anos, por David Gutiérrez, e dirigida conjuntamente com Alexandra Prada, desde 2004 - foi vencedora do Certame de Dança Burgos - Nova York 2008, com o espectáculo que ora apresenta em Silves, “Todo Concuerda”. Foi, também, galardoada com os prémios do Festival ARCA 07 de Aguilar Campos e MUECA 07 de Tenerife.

Para mais informações, os interessados poderão contactar a Divisão de Educação, Cultura, Turismo e Património da Câmara Municipal de Silves, através do telefone 282 440 800.
A entrada é livre.

Portimão volta a ser porto de partida e chegada do navio de cruzeiros "Princess Danae"


Pelo segundo ano consecutivo, o Porto de Cruzeiros de Portimão vai servir de ponto de partida e chegada para o navio “Princess Danae”, que inicia no dia 22 de Agosto uma viagem turística com escalas em Casablanca e Tânger, regressando no dia 25 a águas algarvias.
Esta operação de turnaround realizada por aquele navio da Classic International Cruises surge no seguimento da experiência bem sucedida do ano passado e atesta as capacidades do Porto de Portimão para o início e fim de cruzeiros.

O “Princess Danae”, com capacidade para 640 passageiros e uma tripulação de 250 elementos, tem navegado por todo o mundo, combinando o luxo com uma atmosfera agradável e descontraída. Os seus sete conveses acolhem um restaurante e um salão de festas, uma discoteca, jardim de inverno, biblioteca e internet, auditório/cinema, ginásio, sauna, um pequeno casino e uma piscina.

As principais características técnicas do navio são um comprimento de 162,3 metros, uma boca de 21,3 metros, um calado de 7,7 metros e uma arqueação bruta de 16.531 toneladas, podendo atingir uma velocidade de operação de 17 nós.

Em 2009, Portimão consolidou a sua posição de terceiro porto de cruzeiros nacional em número de passageiros, cerca de 51 mil, repartidos pelos cruzeiros e pela ligação regular semanal à Madeira e Canárias por ferry-boat, afirmando-se como a maior plataforma logística de transporte de passageiros entre a Península Ibérica e as ilhas atlânticas.

Face a 2008, quando contabilizou 26 escalas e 11.217 visitantes, o Porto de Cruzeiros de Portimão recebeu no ano passado um total de 38 escalas e de 23.588 visitantes, correspondendo a um crescimento de 46%, nas escalas, e de 110%, no número de passageiros.

As expectativas para 2010 são igualmente bastante positivas e deixam antever um ano de crescimento, na medida em que estão confirmadas 68 escalas, mais 30 do que no ano transacto, representando um acréscimo de 79%, enquanto no que concerne ao número de passageiros prevê-se que o mesmo quase triplique, passando dos 23.588 para próximo dos 60 mil visitantes, o que significará um aumento de 154%.

Lagos: Autarquia lança Concurso Artístico "Retratos do Infante Dom Henrique"


No âmbito da evocação dos 550 anos sobre a morte do Infante D. Henrique, que se assinalará no dia 13 de Novembro de 2010, a Câmara Municipal de Lagos está a promover um concurso / exposição no área das Artes Visuais, sob o título "Retratos do Infante Dom Henrique".
Pretende-se com esta iniciativa que os artistas apresentem obras artísticas nas quais – mais do que uma alegada representação física do Infante - a qual, de resto, tem sido alvo de alguma polémica – abordem o mito do "Infante Navegador" (na sua simbologia, no contexto da sua época, na sua importância histórica) e apresentem uma releitura contemporânea desta figura ímpar da história mundial.
Pretende-se que as obras a concurso apresentem diversos "retratos” artísticos do Infante (do mito e do homem), e que simultaneamente reflictam sobre o papel desta figura na história dos descobrimentos portugueses e na evolução do conhecimento do mundo. Pretende-se ainda que as obras apresentadas a concurso sejam motivadoras de reflexão sobre esta temática, contribuindo com novas ideias para novos descobrimentos.
São aceites a concurso, e até ao dia 1 de Setembro de 2010, todas as obras no âmbito das Artes Visuais: pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, multimédia e performance.
Serão distinguidos com prémios de aquisição três trabalhos, tendo cada prémio de aquisição um valor unitário de 3.000,00 euros. Será igualmente instituído o prémio Jovem Artista de Lagos, atribuído ao melhor trabalho apresentado por um jovem natural do concelho de Lagos (ou aqui residente há mais de três anos), com idade igual ou inferior a 30 anos. Este prémio consiste na atribuição de um conjunto de materiais artísticos no valor de 500,00 euros.

Monchique na FATACIL 2010




De 20 a 29 de Agosto, realiza-se a mais uma Edição da Fatacil, Feira de Artesanato, Turismo, agricultura, Comércio e Industria de Lagoa, onde por mais um ano consecutivo vai a Câmara Municipal de Monchique marcar presença.
Este ano o stand de Monchique foi alvo de uma remodelação e, para além das provas de produtos tradicionais da Serra (enchidos, bolos típicos, licores, mel, medronho) vai também proporcionar a todos os visitantes a oportunidade de aprender algumas técnicas com mestres artesãos de Monchique, no stand da Fatacil.
Diariamente estão abertas as inscrições para a realização de workshops, no stand da Câmara Municipal de Monchique:
•Tear – 19h00
•Verga – 20h00
•Olaria – 21h00
Para além destas actividades vão também realiza-se as habituais provas de produtos típicos da região de Monchique.
Todos os visitantes do stand de Monchique vão poder ainda habilitar-se a ganhar um Fim-de-semana na Villa Termal das Caldas de Monchique ou no Longevity Welness Resort.

Portadores do Cartão LagoaSocial têm acesso gratuito à Fatacil 2010


Face ao actual quadro socioeconómico, é premente a necessidade de desenvolver mecanismos que promovam a acessibilidade de todos aos bens e aos serviços, independentemente da sua idade, da sua condição de saúde ou situação económica e as respostas municipais disponíveis, como o é a resposta social do Município associada ao Cartão LagoaSocial, que visa proporcionar benefícios a todos os munícipes em situação de maior vulnerabilidade social por velhice, doença, incapacidade, mobilidade reduzida ou isolamento.

Assim e considerando que este ano se realiza mais uma edição da FATACIL, Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, que constituiu um dos mais importantes certames generalistas e uma das maiores feiras de Portugal, organizada pela FATASUL (Feiras e Exposições do Sul) que decorre de 20 a 29 de Agosto de 2010, e cuja entrada tem custos inerentes, o que não está acessível a todos os munícipes, concretamente os 70 munícipes portadores do cartão LagoaSocial, este ano os mesmos terão acesso gratuito ao evento.

Através deste benefício, consolida-se o direito de todos à acessibilidade a um evento que é uma marca no município de Lagoa.

Faro: 77 associações recebem subsídios


A Câmara deliberou, em reunião realizada no passado dia 11 de Agosto, a atribuição de subsídios a 77 associações de cariz cultural, desportivo e de saúde do concelho no valor global de 352.000 euros, anuncia a autarqui em nota de imprensa, que transcrevemos:
Não obstante, a autarquia assume, sem rodeios, em face da elaboração do Plano de Reequilíbrio Financeiro e à semelhança do que outras autarquias com constrangimentos análogos têm vindo a deliberar, que o montante consignado corresponde a 50 % do valor técnico recomendado para que estas instituições levem a cabo as suas iniciativas em condições óptimas. Todavia, como é público e notório, tal não é praticável. Exige-se, a todos sem excepção, que procurem fazer mais com menos. É esse o exemplo da autarquia. Não pode ser de outra forma.

Por último, a Câmara decidirá no último trimestre do ano a possível atribuição das verbas remanescentes, conquanto a execução orçamental lhe consinta proceder a transferências de capital para estas instituições cujos valiosos serviços prestados à comunidade constituem um alicerce insubstituível para promover o bem-estar dos munícipes.

Câmara de Faro garante mais lugares de estacionamento para todos


Após um levantamento minucioso, os serviços da autarquia apuraram que, ao longo dos anos, se foram desmedidamente acumulando lugares de estacionamento reservados nas artérias do concelho de Faro. Hoje são 804. Muitos destes não têm justificação, anuncia a autarquia através de nota de imprensa, que transcrevemos:
Importa libertar lugares para fomentar a rotatividade das viaturas e, por essa via, favorecer a mobilidade dos automobilistas e o dinamismo da actividade económica. Além disso, devemos desembaraçar as autoridades policiais de ocorrências relacionadas com lugares reservados de escassa utilização e que são ocupados por terceiros, bem como assegurar que os lugares reservados são atribuídos criteriosamente em face das necessidades diagnosticadas e que casos de tratamento preferencial sem fundamento plausível são suprimidos.
Neste sentido, no propósito de reordenar, organizar e disciplinar o parqueamento estão a ser tomadas medidas que visam minimizar o agravamento das condições de estacionamento no concelho resultante da exponencial dilatação do parque automóvel desacompanhada do correspondente acréscimo de infra-estruturas. Por conseguinte, em linha com os critérios delimitados pela Comissão Municipal de Trânsito e Segurança Rodoviária, órgão consultivo que congrega diversos organismos públicos com vista a propor medidas neste domínio em articulação com a edilidade, foi decidido, atribuir lugares reservados de estacionamento a, pessoas com mobilidade reduzida, unidades de emergência, viaturas oficiais de organismos públicos, farmácias e clínicas (1 lugar Parque de cargas e descargas), hotelaria e parque escolar (1 lugar Parque de Utentes), por ordem de hierarquização das necessidades.
Esperamos libertar centenas de lugares, pois não se afigurava justo e fundado multiplicar os regimes de excepção de molde a conceder lugares a eito a partidos políticos, sindicatos, associações, entre outros, alguns com mais de uma dezena de lugares atribuídos, sendo que muito destes espaços se avistam desocupados em períodos em que o cidadão comum anseia por um lugar para parquear a sua viatura.

Albufeira: As Danças de Salão brilham no centro da cidade


Hoje, dia 18 de Agosto, no Largo Eng.º Duarte Pacheco, pelas 22h00, terá lugar um espectáculo de danças de salão pela Associação LUEL - Arte em Movimento.
A Associação LUEL, fundada em Outubro de 2006, é a ultima etapa de um trabalho, no âmbito da actividade física em geral e da dança em particular, iniciado em 1997, em Albufeira. As suas principais áreas de intervenção são as Danças de Salão, a Aeróbica, a Ginástica, Hip Hop e Cantares.
O gosto pelas modalidades, a evolução técnica, a prática regular, contínua e orientada da actividade física, o convívio, o esforço, a dedicação, o empenho, mas principalmente, o respeito por si, pelos outros e pelas regras das actividades, são os aspectos principais que norteiam a sua intervenção, na perspectiva mais vasta da Arte em Movimento.
O Programa de Animação da época balnear que faz parte do cartaz "Albufeira Anima", vai decorrer de Junho a Setembro, todas as Quartas-feiras no Largo Eng.º Duarte Pacheco, e integra um repertório que privilegia a música tradicional e etnográfica, assim como a actuação de grupos locais.

Inaugurada Capela de S. Domingos, de Giões





A cerimónia foi conduzida pelo bispo diocesano do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, que se congratulou pela dedicação da população à recuperação da ermida, cujo valor patrimonial é reconhecido.
Dr. Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal, agradeceu ao bispo diocesano a sua presença em Giões num momento tão importante para a população local e sublinhou o esforço de todos na recuperação da capela de S. Domingos, um marco na identidade da aldeia.
Depois da missa na igreja matriz de Giões, a população, conduzida pelo bispo D. Manuel Quintas e pelo pároco local, Atalívio Rito, seguiu em procissão até à ermida reconstruída e devolveu a imagem de S. Domingos ao lugar original.
A reconstrução da Capela de S. Domingos, cujos primeiros registos de existência são anteriores ao ano de 1534, nasceu de um acordo entre o Município de Alcoutim, a Junta de Freguesia de Giões, a Fábrica da Igreja Paroquial de Giões e a Sociedade Civil, representada pelo Sr. José dos Santos Dias. Em consequência deste acordo, a autarquia de Alcoutim atribuiu à Fábrica da Igreja Paroquial de Giões, proprietária da Capela e responsável pela obra de reconstrução, uma comparticipação no valor de 20.000 euros. O custo total da obra rondou os 31.000 euros.

Parque empresarial de Alcoutim será promovido na Fatacil


A CCDR Algarve, está a dinamizar na zona coberta da Nave principal da FATACIL, que este ano irá realizar-se de 20 a 29 de Agosto, em Lagoa, um stand destinado a promover as Áreas Empresariais do Algarve.
A Comissão de Coordenação convidou os Municípios algarvios que dispõem de espaço programado em Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE), Zonas Industriais, Parques, empresários com interesse na imobiliária industrial, parceiros públicos e privados na Região, a associarem-se a esta iniciativa, que procura evidenciar que o Algarve é muito mais que Turismo.
Tendo como mote a frase "encontre um espaço para a sua empresa", vão estar em destaque no stand, 8 das 72 Áreas existentes na região, a saber:
- Área Empresarial de Tavira;
- Parque Industrial da Feiteirinha, em Aljezur;
- Parque Tecnológico Avant Garde Innovation Center, no Autódromo de Portimão;
- Parque Empresarial de Ribeirinho Meirinho, em Silves;
- Loteamento Municipal, Área Empresarial de Almancil e a Zona Industrial de Boliqueime, em Loulé;
- Zona Industrial das Quatro Estradas, em Alcoutim;
Estes empreendimentos, visam contribuir para a relocalização das actividades, a captação de novos investidores e a criação de novas oportunidades de negócio para a região.
O stand terá atendimento personalizado, conta com a colaboração de parceiros e com o apoio do PO Algarve 21_QREN.