domingo, 27 de fevereiro de 2011

GNR EM ACÇÃO CONJUNTA COM A ASAE, ACT, FINANÇAS, SEF e SPA.


A Guarda Nacional Republicana de Albufeira desencadeou, na noite de ontem, uma operação de combate à criminalidade, detecção de viaturas furtadas, armas ilegais, detecção de estrangeiros em situação ilegal, combate ao tráfico de droga e fiscalização rodoviária, com a participação da ASAE, ACT, FINANÇAS, SEF e SPA.
Foram fiscalizados 2 estabelecimentos de diversão nocturna e fiscalizados 38 condutores e respectivos veículos.
Foram levantados 3 autos de contra-ordenação por infracção à legislação da Segurança Privada, levantado processo-crime por usurpação e contrafacção e um auto de contra-ordenação por incumprimento de horário de funcionamento, levantados 2 autos pelas Finanças, levantados 3 autos por infracção à legislação das Condições do Trabalho (falta de seguro, falta de exame médico e falta de registo do tempo de trabalho) e levantados 6 autos por infracção à legislação rodoviária.
Na operação foram detidos 2 condutores pelo crime de condução sob efeito do álcool (TAS de 1,44 e 1, 86 g/l no sangue) e detido um indivíduo pelo crime de contrafacção.

Ford M-Sport terminou testes no Algarve…



A Serra de Tavira foi palco nas últimas duas semanas dos testes do novo Ford Fiesta WRC, da M-Sport.

Logo no principio do programa de testes em Tavira, um acidente do finlandês Jari-Matti Latvala, obrigou a suspensão dos mesmos ao ponto de ter de ser pedida nova unidade à sede. Segundo referência, de alguém dedicado a estatísticas, etc., o “PX60 AUW” usado em Tavira, era o de Khalid Al Qassimi!
Depois da chegada da nova viatura de testes, surgiram os “clientes”: Mikko Hirvonen, Ken Block, Mads Østberg e Federico Villagra, como também novamente Latvala, começando uma árdua semana de testes não só para os pilotos como particularmente para todos os técnicos da M-Sport…

Matthew Wilson e o português Bernardo Sousa, não chegaram a testar a viatura devido a sucessivos problemas técnicos com o tempo a contar, e contra a sua vontade.
Posteriormente, Bernardo Sousa declarou ao Auto Sport: "Infelizmente, um problema com a eletrónica do motor do Fiesta WRC impediu-me de ter o meu primeiro contacto com o Fiesta WRC da M-Sport, carro que irei utilizar no Rally de Portugal. No entanto, está já agendado um teste anterior à prova portuguesa, já perto da data, pelo que será em Portugal.
“Fanáticos do Rally” / Algarve Press- mais uma vez - estiveram presentes nos vários testes e fizemos foto-reportagem:

Lagos promove programa para dinamizar o turismo no concelho


“Em 2011 todas as Pontes vão dar a Lagos… Entre na rota da Caravela Boa Esperança e descubra os aromas, os sabores, as sensações e as emoções de uma verdadeira Cidade dos Descobrimentos!”
Este é o mote sob o qual a Câmara Municipal de Lagos está a organizar um programa de animação variado, coincidente com as principais pontes de 2011, onde não faltam a boa comida, a degustar nos 19 restaurantes que integram os Roteiros Gastronómicos, a História e a Cultura.

Através das visitas guiadas “À Descoberta do Património” serão dadas a conhecer melhor as marcas, culturais e patrimoniais, de uma cidade com uma história milenar.

Na Caravela Boa Esperança os visitantes serão transportados no tempo, até ao período áureo da história local, nacional e mundial, e aperceber-se do engenho, coragem e pioneirismo que permitiram aos navegadores (muitos deles lacobrigenses) cruzar mares e oceanos e dar novos mundos ao Mundo.
A animação de rua e os espectáculos no Centro Cultural serão outra constante ao longo destes dias.

A primeira escapadinha decorre já entre os dias 04 e 08 de Março. É neste âmbito que a autarquia, em colaboração com várias outras entidades, restauração e unidades hoteleiras do concelho, convida todos os interessados a visitarem Lagos e a embarcarem na “Rota do Carnaval”, já no final da próxima semana!
Os que fizerem a ponte até Lagos nesta época poderão beneficiar de condições especiais nas unidades hoteleiras aderentes e ainda usufruir de diversos descontos, bem como participar no “Concurso de Frases - Em 2011 todos os Caminhos vão dar a Lagos”, habilitando-se a ganhar fins-de-semana e refeições no concelho.

Toda a informação sobre o programa da Escapadinha Cultural “Em Lagos na Rota do Carnaval” está disponível para consulta em www.cm-lagos.pt, onde brevemente daremos igualmente notícias sobre a Escapadinha Cultural “Em Lagos na Rota da Páscoa”.

Saúde: CARROS ESTACIONADOS AO SOL - LEIAM OS PERIGOS QUE CORREMOS


Um carro estacionado na sombra durante um dia com as janelas fechadas pode conter de 400-800 mg. de Benzeno. Se esta no sol a uma temperatura superior a 16º C., o nivel de Benzeno subirá a 2000-4000 mg, 40 vezes mais o nivelaceitável...
A pessoa que entra no carro mantendo as janelas fechadas inevitavelmente aspirará em rápida sucessão, excessivas quantidades desta toxina.
O Benzeno é uma toxina que afeta o rim e o figado. E o que é pior, é extremamente dificil para o organismo expulsar esta substância tóxica.
Ar condicionado ou ar simples dos Automóveis
O manual do condutor indica que antes de ligar o ar condicionado, deve-se primeiramente abrir as janelas e deixá-las assim por um tempo de dois minutos, porém não especificam "o porquê", só deixam entender que é para seu "melhor funcionamento".

Aquí vem a razão médica:

De acordo com um estudo realizado, o ar refrescante antes de sair frio, manda todo o ar do plástico quente o qual liberta Benzeno, que causa cancer (leva-se um tempo para dar-se conta do odor do plástico quente no carro). Por isto é a importância de manter os vidros abertos uns minutos.
"Por favor não ligar o ar condicionado ou simplesmente o ar, imediatamente ao entrar no carro.
Primeiramente deve abrir as janelas e depois de um momento, ligar o ar e manter as janelas abertas durante uns minutos.
Além de causar câncer, o Benzeno envenena os ossos, causa anemia e reduz as células brancas do sangue.
Uma exposição prolongada pode causar Leucemia, incrementando o risco de câncer.
Também pode causar um aborto. O nível apropriado de Benzeno em lugares fechados é de 50 mg/929 cm2.
Assim amigos, por favor, antes de entrar no carro, abra as janelas e a porta para assim dar tempo a que o ar interior saia e disperse esta toxina mortal.

GNR DÁ CAÇA A "LARÁPIOS" EM RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS


EM MONTECHORO-ALBUFEIRA

Na sequência de furtos no interior de residências e em estabelecimentos comerciais, a Guarda Nacional Republicana de Albufeira, levou a efeito uma busca domiciliária em Montechoro/Albufeira, onde residiam 3 indivíduos, sendo 2 homens, de 22 e 18 anos e 1 senhora de 24 que se suspeita se dedicassem à prática de actividades criminosas.
Os 2 homens foram detidos e a senhora, em virtude de se encontrar grávida, foi notificada para comparecer em Tribunal.
Como resultado da busca domiciliária foram apreendidos vários artigos: 1 arma de fogo e 4 munições de calibre 6,35 mm, 80 doses de heroína, 85 doses de haxixe, várias jóias em ouro e prata e 177 euros em dinheiro.
Os detidos encontram-se já referenciados em processos-crime por furto e por tráfico de estupefacientes.
Com esta acção a Guarda Nacional Republicana de Albufeira espera ter posto fim às actividades criminosas deste grupo que desde algum tempo vinha praticando ao tráfico e ao furto na cidade de Albufeira.
Os detidos foram presentes, no dia de hoje (ontem), ao Tribunal de Turno em Lagos, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação, tendo-lhe sido aplicado a medida de Termo de Identidade e Residência e apresentações semanais ao indivíduo de 18 anos.

EM PADERNE

Na sequência de furtos no interior de residências e em estabelecimentos comerciais, a Guarda Nacional Republicana de Paderne e o Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Albufeira, procederam a busca domiciliária na cave de uma residência, em Paderne, frequentada por jovens que se suspeita se dedicassem à prática de actividades criminosas.
Foram constituídos Arguidos dois jovens de 18 e 16 anos e identificado um outro de 15 anos, todos moradores em Paderne.
Como resultado da busca domiciliária foram apreendidos vários artigos: 5 relógios de pulso, 1 microfone de cor preta, 9 cartões de telemóvel, 4 colunas de som, vários anéis, pulseiras e fios em ouro, 1 PLAYSTATION 2, 1 PC, uma caixa de gaveta de caixa registadora, 1 telemóvel e cerca de 20 doses de haxixe.
Com esta acção a Guarda Nacional Republicana de Paderne espera ter posto fim às actividades criminosas de um grupo de jovens que desde algum tempo vinha praticando alguns furtos naquela localidade.
Os suspeitos foram constituídos Arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência, ficando a aguardar a conclusão das investigações.