quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DO OUTRO LADO: A SAÚDE MENTAL DOS MAIS VELHOS

- ASSOCIAÇÃO ÂNCORA PROMOVE CONCURSO “AVÔ, MELHOREI A CASA” Entrevista de: Geraldo de Jesus Inspirado no programa de TV “Querido, Mudei a Casa”, no âmbito do Projecto"Do outro lado: a saúde mental dos mais velhos" a Associação Âncora, está a promover o concurso "Avô, Melhorei a Casa". Para saber mais pormenores, fomos até Santa Luzia, falar com Marta Camacho, Psicóloga, da Associação:
Geraldo de Jesus (GJ) – O que pretendem exactamente com este concurso? Marta Camacho (MC) – Este concurso está inserido no Projecto financiado pelo Alto-comissário da Saúde, chamasse “Do outro lado. A saúde mental dos mais velhos” e pretende melhorar as condições das habitações dos idosos do concelho de Tavira. Nós sabemos que além da solidão, existem idosos a viver em condições pouco recomendáveis, acabando, por isso mesmo, por se desleixar um bocadinho e vivem em condições menos próprias, menos dignas. Nós queremos atacar isso, Tornar a casa deles um lar.
GJ – Uma equipa a ir visitá-los e convidá-los a ir viver do outro lado? MC – Exactamente. Tornar o outro lado, o deles, o mais agradável possível. GJ – Uma pessoa já na terceira idade que vive só, isolado, na cidade. Convive, mas passa muitas horas em casa, poderá inscrever-se nesse projecto? MC – Perfeitamente. Os únicos requisitos é que seja idoso – mais de 65 anos – e seja residente no concelho de Tavira. É só trazer a conta da água e da luz, dizer que gostava de ter um quartinho novo, porque a cama já magoa as costas ou então uma cozinha nova porque o esquentador já não funciona. Que precisa de um micro-ondas porque às vezes o gás avaria e tem de comer a comida fria. Ter uma casa mais simpática, mais acolhedora. É isso que nós pretendemos. GJ – O apoio a dar, estará dependente do rendimento?
MC – Sim, também. Vamos ter em consideração o rendimento das pessoas, o seu suporte social, mas também vamos ter em conta a comunidade. Nós pretendemos que os vizinhos ajudem. Que as empresas façam protocolos connosco. Queremos envolver toda a comunidade. Os vizinhos, a família, os amigos, vão ser sem dúvida parte do projecto GJ – Agregar outras pessoas que têm família, mas que está longe. Que visitam periodicamente ou talvez nem isso? MC – Sim. Muitas vezes deparamos com esses casos e daí a importância da rede social à volta. Os vizinhos, às vezes estão mais próximos de nós do que a família. Muitas vezes os vizinhos ficam só à porta de casa. GJ – Isso, constamos no dia-a-dia, mas as pessoas têm vergonha de apresentar o seu problema. MC – É verdade. Aqui não têm que ter vergonha. Nós vamos ser uma equipa bastante restrita. Vamos fazer uma visita e vamos fazer de tudo para que a pessoa se sinta bem. Possa receber família, vizinhos em casa, numa festa total. GJ – Vai ser um Natal todos os dias? MC – O nosso objectivo é isso mesmo. Dentro do mais curto espaço de tempo possível, apresentar a divisão da casa que for alterada, para ser um Natal o que seria o ideal.
GJ – Quanto tempo vai durar este concurso? MC – Por nós, queremos ampliá-lo e desenvolvê-lo, mas isso dependerá do número de inscrições e da vontade das pessoas. Neste momento, as inscrições estão abertas até 30 de Setembro, mas é possível que alarguemos o prazo um pouquinho mais. Se houver várias inscrições, vários pedidos, nós queremos dar resposta a todos, apesar do prémio ser só um. Temos a ambição de ficar com os outros na gaveta, nos corações e ir até eles um pouco mais tarde. GJ – Mesmo que não sejam contemplados, sentir a alegria de que alguém se lembrou deles? MC – Sem dúvida. Para além disso uma visita é garantida. Vamos conhecer a pessoa e o espaço. Eventualmente, vamos averiguar e poderá não ser a pessoa contemplada. Essa visita vai acontecer e essas informações vão ficar connosco, para um dia mais tarde conseguirmos intervir. É esse o nosso objectivo.
GJ – Falou-me em empresas. Todos sabemos que há crise e que as empresas se fecham nessa palavra. MC – É verdade. É sem dúvida uma realidade nacional. Felizmente a Âncora conta com a boa vontade de muitos voluntários que fazem de todos os nossos projectos um pequeno sucesso. Antes de mais, quero agradecer a todos eles. Basta uma pessoa para fazer a diferença. Por exemplo. Um pedreiro que esteja desempregado e dá o seu tempo. Alguém que tem um saco de cimento a mais. Todos nós em liberdade, vejo isso acontecer todos os dias na Âncora. GJ – A Âncora confiante no sucesso de mais este projecto? Esta entrevista poderá contribuir também para isso? MC – Esta entrevista já espalhou um sorriso numa cara e espero que seja um bom pronuncio do resto do projecto.

IMIGRANTES: O QUE FAZEM AS ASSOCIAÇÕES DE APOIO

Na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, Rita Bessa, do Gabinete de Apoio à Vítima Tavira – APAV, apresentou alguns dados sobre a actividade do Gabinete que tem em todo o País quinze Gabinetes de Apoio à Vitima, duas casas de abrigo para mulheres e crianças vitimas de violência (a linha de apoio à vitima é: 707 200 077), Uma unidade de apoio à vitima imigrante e discriminação racial ou étnica. Uma unidade de apoio à vitima migrante e de discriminação – Açores e um centro local de apoio à integração de imigrantes – Vila Real. Entre outros a APAV apoia vítimas de todos os crimes. Violência doméstica, contra as pessoas, humanidade, património, furto e abuso de confianças. Apoio focado na abordagem dos direitos humanos, cooperação com outras instituições e conduz o processo de apoio conforme o utente quiser.
Alguns dados da 1ª. Edição do projecto-sul região Algarve, período de 2008 a 2011, unidade móvel de apoio a imigrantes vitimas de crime. Apoio directo a imigrantes (900 atendimentos). Prevenção (140 intervenções. Dois mil destinatários profissionais e comunidade em geral. Produção de Campanha de sensibilização (TSH). Manual de Apoio a imigrantes vitimas de crime. Na 2ª. Edição Sul (2011 – 2013), há uma unidade móvel na região Algarve, estando prevista a disseminação kit de apoio imigrante (workshops de especialização). Prevenção nos agrupamentos escolares do Algarve (direitos humanos, discriminação). Apoio à vítima imigrante, especialidades: Língua, cultura, religião, ausência de rede social de apoio. Direitos e deveres, instituições de apoio “Homem Mulher”. Rita Bessa, acrescentou-nos que cada vez as pessoas se dirigem mais aos “nossos gabinetes, por telefone, e-mail, a dizer dos seus problemas. Não têm de ser só crimes de violência doméstica. Qualquer tipo de crime”. - Sobre os dados apresentados, pode esclarecer melhor? - Este projecto foi uma candidatura. Começou em 2008 e durou até final de 2010. Foi mais dirigido à população imigrante a nível do Algarve todo. A sede em Tavira tem uma unidade móvel que fazia o apoio directo a essas vitimas em todo o Sotavento e Barlavento. Nesse apoio directo trabalhamos muito as questões da prevenção, de informação junto dos profissionais. Neste momento estamos com a 2ª edição do projecto sul. Fixemos outra candidatura. Foi aprovada. Começamos em Setembro e vai até 2013, dando continuidade ao trabalho que foi feito na região em todo o Algarve.
- Em todo o País 15 gabinetes. No Algarve 5. - Sim. Dado que temos litoral, barrocal e serra. Estamos em Tavira, Faro, Albufeira, Loulé e Portimão. A primeira região com mais imigrantes é Lisboa e a 2ª. é o Algarve. Têm acontecido mais crimes contra o património, mais assaltos às habitações que estão mais isoladas e neste tipo de situações a APAV também pode prestar apoio. Dá ajuda em termos de apoio psicológico, social, apoia a fazer a queixa, apoia em termos de cartões bancários, seguros. Rita Bessa, disse-nos que a APAV tem 21 anos e que começa a apostar na comunidade escolar “para evitar certo tipo de situações, como racismo, descriminação social, religião”. O voluntariado de pessoas com aptidão na área é uma forma de colmatar a falta de meios humanos. - Algumas pessoas têm receio de que as suas declarações sejam tornadas publicas. Esse receio tem algum fundamento? - Não. As declarações são confidenciais. Nós apoiamos, mas temos sempre em atenção a vontade das próprias vitimas. Estava prevista a participação da Associação Tavirense de Apoio ao Imigrante, representada pelo presidente da direcção, José Gregório Gonçalves. Segundo informação obtida no local, apesar de terem sido feitas várias tentativas, não foi possível o contacto, nem foi dada qualquer justificação para a ausência. Geraldo de Jesus

UAlg acolhe 321 estudantes estrangeiros de 53 nacionalidades

Este ano a Universidade do Algarve (UALG) vai receber mais estudantes internacionais, não só no âmbito de programas de mobilidade e de intercâmbio, mas também no âmbito de protocolos. No 1º semestre esperam-se cerca de 321 estudantes de 53 nacionalidades de todo o mundo, estimando-se, para o 2º semestre, mais meia centena. Enquanto que o programa europeu Erasmus apresenta o maior número de estudantes em mobilidade (160), o programa Erasmus Mundus apresenta maior diversidade de nacionalidades (38).
De realçar o aumento significativo (75%) do número de estudantes no âmbito de protocolos, especialmente com o Brasil. A nacionalidade mais representada é, como já vem sendo hábito, a espanhola, e depois a brasileira. Seguem-se nacionalidades de outros países como a Polónia, a Roménia, a República Checa, a Moldávia e a Ucrânia. Durante esta semana, a todos os estudantes internacionais estarão envolvidos na “Orientation week” onde serão dadas informações sobre a Universidade, as suas instalações e funcionamento, bem como aspectos relevantes sobre Portugal, incluindo a sua história, língua, cultura e tradições.
A semana terminará com um passeio pela cidade velha de Faro, com o apoio da Câmara Municipal. Segundo a Pró-reitora para as Relações Internacionais e Mobilidade, Professora Teresa Borges, “apesar de a língua portuguesa poder ser considerada uma barreira, não podemos dizer que seja intransponível”. Saliente-se que a oferta de cursos internacionais, com ensino em inglês, tem vindo a aumentar, como acontece com os programas de mestrado Erasmus Mundus. “No entanto, a Universidade do Algarve está a leccionar, desde Agosto, cursos intensivos de língua portuguesa para estrangeiros, continuando depois com oferta de cursos semestrais”, explica a mesma fonte. Teresa Borges acrescenta ainda que, “depois de um semestre ou mesmo de um ano, não se espera que os estudantes saibam falar Português, mas sim que saibam o básico e fiquem, pelo menos, a reconhecer a nossa língua”.

“ASSOCIAÇÃO DE CICLISMO DO ALGARVE NA HOMENAGEM A BRUNO GUERREIRO”

Pelo 8º ano consecutivo, a ACA vai participar na homenagem ao atleta louletano, Bruno Guerreiro, falecido em França, vitima de um acidente de viacção durante um dos seus treinos de ciclismo, aos 17 anos de idade.
foto Google A homenagem vai realizar-se no dia 25 de Setembro na vila francesa de Epinay Sursena, e consiste numa corrida de ciclismo com a duração de 10 horas, abrangendo todos os escalões de competição. A ACA far-se-à representar com 8 atletas louletanos, entre os juvenis e os sub-23. A comitiva, liderada pelo presidente-adjunto da ACA, Bernardino Caliço, partirá de Faro dia 23 de Setembro e regressará dia 26, viagem possível pelo apoio da Câmara Municipal de Loulé.

CARROS DE 1930 A 1990 - 21 PROVAS - 13 GRELHAS – 20 CATEGORIAS

O III Algarve Historic Festival no Algarve, um dos quatro maiores eventos de automobilismo histórico na Europa, fora do Reino Unido, terá cerca de 320 carros das décadas de 1930 a 1990, em 21 corridas, 13 grelhas de partida para 20 categorias. A duas semanas do encerramento do prazo de inscrições – 7 de Outubro – os organizadores já receberam mais de 250 inscrições, com alguns recordes, como o da corrida FIA Lurani Trophy para carros de Fórmula Júnior com 36 inscritos, incluindo o madeirense Tito Noronha no seu Stanguellini; também os Single Seaters terão número de carro recorde, alguns verdadeiras preciosidades, como Fórmula V, de 1971 de John Bowles.
Grande cobertura internacional A elite da imprensa estrangeira estará em Portimão para cobrir este evento. Mais de 25 jornalistas e fotógrafos de seis países estarão entre nós representando pesos pesados da media especializada como Motor Sport e Autosport (Inglaterra), Coches Clasicos (Espanha), La Vie de l’Auto (França), La Manovella (Itália) e generalistas como o Daily Telegraph. Os organizadores estão em negociações com o programa Fifth Gear cujo apresentador, o ex-piloto de F1, Tiff Needell fará testes com dois Fórmula 1, e com a MotorsTV para abrirem espaço nas suas programações. Corridas especialmente interessantes para os concorrentes portugueses: - JD Classics Challenge – Carros dos grupos 1, 2, 4 e A, até 1986, com pneus slick, ou seja as mesmas máquinas que participam no Campeonato Nacional. - U2TC pré-1966 – Turismos com motor até 2 litros, e pneus radiais da época. - Sport-Protótipos pré-72, como vários das “barchettas” que correrem até o ano passado no nacional. - Formulas Ford, Vê, Vauxhall Jr e 1430 – Todos os monolugares com motores até 2 litros, sem apêndices aerodinâmicos.
Esta é uma oportunidade única para os pilotos portugueses correrem e conviverem com a elite internacional da competição histórica. Com mais de 450 pilotos de 23 nacionalidades, a “população residente” do paddock do AIA superará as 1200 pessoas, não contando com o pessoal de organização (mais de 300 pessoas). Pilotos de Fórmula 1 Pela primeira vez, o AIA e o AHF foram escolhidos pelo CIAPGPF1-Grand Prix Drivers Club para sediar a sua reunião anual e Assembleia Geral, o que implica a presença de grandes nomes da Fórmula 1, como Richard Attwood, Maria Teresa de Filippis – a primeira mulher a pilotar um F1 – Tony Brooks, Nanni Galli, Patrick Tambay e Mário de Araújo Cabral, entre outros, que darão ainda mais prestígio ao novo Drivers Club do AHF, às sessões de autógrafos no paddock e ao desfile que farão no domingo na pista. Desfiles e clubes clássicos No programa estão previstos vários desfiles de carros históricos, e os clubes clássicos têm lugar reservado no paddock em condições especiais para os seus membros Algarve Historical Festival – 20 a 23 de Outubro. Bilhetes - informação: 92 544 60 84 ou tickets@parkalgar.com

"JDM PROMOVE TAÇA SERRA DEMONCHIQUE"

Pelo terceiro ano consecutivo, a Juventude Desportiva Monchiquense vai realizar no próximo sábado, dia 24-Set, o torneio quadrangular Algarve/ Alentejo, denominado "Taça Serra de Monchique". O torneio em causa é disputado entre duas equipas algarvias e duas alentejanas, sediadas em locais serranos ou periféricos e, conforme refere Victor Santos, presidente do JDM «preconiza sensibilizar os agentes desportivos e a comunidade em geral, para a existência, a resistência e a persistência de colectividades em território fortemente marcados pelas problemáticas da interioridade e da periferia».
Adianta o dirigente que «o torneio assinala também a abertura da época desportiva para as equipas que se baterão nos campeonatos distritais de Beja e do Algarve, no escalão de seniores e na modalidade de futebol 11». A edição deste ano conta com a presença das equipas alentejanas do Grupo Desportivo Renascente, da freguesia de São Teotónio, do concelho de Odemira e do Ourique Desportos Clube, da freguesia e concelho de Ourique e com as algarvias do Serrano Futebol Clube, da freguesia de São Marcos da Serra, do concelho de Silves e da anfitriã Juventude Desportiva Monchiquense, da freguesia e concelho de Monchique. No período da manhã, com início às 10:00 horas o GD Renascente defronta o Serrano FC e às 11:30 horas o JD Monchiquense enfrenta o Ourique DC. Pelas 16:00 horas jogarão as equipas vencidas na manhã, para apuramento do 4.º e 3.º classificados, seguindo-se o jogo entre as equipas vencedoras nos jogos da manhã, tendo em vista o apuramento do campeão e vice-campeão da Taça Serra de Monchique'2011. Os jogos terão lugar no campo sintético do Parque Desportivo do JDM, sito em Cruz dos Madeiros, Monchique.

OBRAS DA VARIANTE NORTE A FARO

No âmbito da empreitada da Variante Norte continua encerrada ao trânsito a Estrada Municipal 519 (Estrada da Penha) entre as instalações da EDP e a rotunda nova da Conceição de Faro. De acordo com as previsões da empresa concessionária, esta situação irá manter-se até final do ano. Para fazer face aos incontornáveis constrangimentos que a situação provoca no escoamento de tráfego, em particular nas horas de ponta, a alternativa é utilizar a Estrada Nacional 2 (EN 2) ou a Estrada Municipal 518 (Estrada Caldeira do Neto).
Após a conclusão destes trabalhos será encerrada ao trânsito a EM 518, desde a EN 125/Rio Seco até à rotunda nova da Conceição. Em alternativa os utentes já poderão utilizar a EM 519 e continuar a utilizar a EN 2. É de realçar que este segundo encerramento só será efectuado quando terminados os trabalhos na Estrada da Penha. Para os utilizadores do serviço de Minibus informamos que as alterações que foram efectuadas no Circuito 1 (Alto Rodes > EN 2 (Junto ao Motoclube de Faro) > Centro de Saúde), nos horários em que servem a Conceição de Faro, irão manter-se até ao normal restabelecimento de utilização das vias em causa. O Município de Faro pede a melhor compreensão pelos constrangimentos causados mas estas obras servirão para dotar o concelho de melhores ligações na sua envolvente. Faro vai conhecer uma considerável melhoria: novas estradas e melhores condições de acesso à cidade.

VRSA premiada na véspera de mais uma edição do Dia Europeu sem Carros

A Câmara de Vila Real de Santo António (VRSA) foi hoje distinguida pelo «incentivo da utilização da bicicleta como forma de mobilidade alternativa», na categoria «autarquias», no âmbito do Prémio Nacional «Mobilidade em Bicicleta». A autarquia vilarrealense partilhou o galardão com a edilidade da Moita, por estar «empenhada na construção de ciclovias e em desenvolver uma mobilidade sustentável».
Esta é já a VI edição do Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, criado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta. A provar esta aposta na utilização das duas rodas, a Câmara de VRSA vai amanhã, Dia Europeu sem Carros, promover a utilização da bicicleta, convidando, para o efeito, o senhor Jorge Aquilino, um castromarinense que tem desenvolvido protótipos de bicicletas não convencionais, adaptadas e transformadas. As várias «máquinas» vão estar em exposição durante todo o dia, na Avenida da República, e podem ser experimentadas de forma gratuita. A programação da Semana Europeia da Mobilidade termina amanhã com as celebrações do Dia Europeu sem Carros, durante o qual será simbolicamente encerrado ao trânsito automóvel um troço da Avenida da República, entre o Torreão Sul e a bomba de combustível. Das 9h00 às 17 horas, será feita a monitorização do ruído naquela artéria, para que possa ser estabelecido um ponto de comparação entre a acústica de um dia com circulação automóvel e um dia sem carros.
Durante o dia, haverá animação de rua, insufláveis para os mais novos e pinturas em papel de cenário. A Semana Europeia da Mobilidade em VRSA é organizada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, pela Freguesia de VRSA e pela Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (Acral). Conta com o apoio da cadeia de supermercados Pingo Doce. O Dia sem Carros teve a primeira edição a 22 de Setembro de 1998, com a iniciativa francesa «Na cidade, sem o meu carro», depois lançada à escala europeia em 2000. Dois anos mais tarde foi criada a Semana Europeia da Mobilidade, anualmente organizada entre 16 a 22 de Setembro. Em VRSA, o Dia sem Carros é celebrado pela décima vez consecutiva.

DIA MUNDIAL DO TURISMO ASSINALADO NO CONCELHO DE LOULÉ

“Pequeno-almoço Algarve” apresentado aos hoteleiros é uma das iniciativas previstas. Na próxima terça-feira, 27 de Setembro, Loulé, um dos mais importantes municípios portugueses em termos da dinâmica turística, assinala o Dia Mundial do Turismo com diversas actividades. O programa arranca pelas 8h30, no Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura, com um pequeno-almoço para os directores hoteleiros do Concelho, servido com produtos locais. Neste momento serão apresentados os produtos e um conjunto de produtores representativo e que garante alguma capacidade de produção/fornecimento não só para o pequeno-almoço diário, como para a realização de eventos de carácter pontual.
Com esta iniciativa, pretende a Autarquia evidenciar a possibilidade das unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas poderem vir a proporcionar aos seus clientes uma oferta diferenciadora, capaz de contribuir para a qualificação do destino Algarve, possibilitando ao mesmo tempo o escoamento da produção local de qualidade. O Projecto “Pequeno Almoço Algarve” induz um importante estímulo a sectores de actividade económica fundamentais para a sustentação do ambiente, da paisagem e da identidade do território, permitindo à hotelaria evidenciar no seu exercício responsabilidade social e ambiental, ao contribuir para a viabilização e desenvolvimento de sectores económicos mais frágeis mas essenciais à manutenção e regeneração do território da Região, e para a redução de emissões C02 consumindo produtos de proximidade.
Auto-caravanismo no Ameixial Na parte da tarde, as actividades do Dia Mundial do Turismo decorrem no interior do Concelho, na freguesia do Ameixial, onde às 15h30 são inaugurados os Percursos Pedestres desta localidade. Às 16h00, vai ter lugar a inauguração do Estacionamento de Auto-Caravanas do Ameixial, com lotação para 10 lugares. Este equipamento fica localizado na antiga fábrica da cortiça e pretende ser um importante contributo para promover o auto-caravanismo nestas zonas deprimidas do interior, uma componente do turismo aliada ao ambiente, que está a ganhar cada vez mais adeptos em todo o mundo. Pelas 18h00, no Auditório do INUAF - Instituto Superior Dom Afonso III, em Loulé, Cristina Ventura, directora do Longevity Wellness Resort Monchique, vai apresentar uma conferência subordinada ao tema “Turismo Sustentável”. As comemorações do Dia do Turismo encerram com um cocktail de produtos regionais, às 19h00, no Castelo de Loulé, onde serão apresentados cocktails inovadores elaborados com produtos tradicionais como o figo, alfarroba ou amêndoa. Refira-se que, ao longo do dia, a Autarquia de Loulé oferece aos visitantes dos Postos de Turismo, provas de licores e bolos regionais.

PS e Coligação PSD/CDS-PP/Macário Correia Mais juntinhos que a “areia” - CDU

"No seguimento da luta que os moradores dos Bairros Sociais do concelho de Faro estão a travar, contra os desmesurados aumentos de rendas que a Câmara PSD/Macário Correia pretendem aplicar, e em reunião com os moradores, os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Faro, comprometeram-se a requerer uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal para apresentarem uma proposta de recomendação ao Executivo Camarário, para que fosse suspenso o actual regulamento, aprovado há cerca de um ano, com os votos a favor do PS e da coligação PSD/CDS-PP e com os votos contra dos eleitos da CDU", explica a CDU através de uma nota de imprensa, que transcrevemos. "
A proposta de suspensão do regulamento, baseava-se no facto deste ter por base uma Leiquadro completamente desajustada, geradora de profundas injustiças na aplicação das rendas, aliás facto reconhecido por todos os Partidos com assento na Assembleia da República, o que deu origem a um processo legislativo, que se inicia no dia 22-9-2011, com a apresentação de um projecto de lei do PCP, tendo como objectivo a aprovação de uma nova Lei-quadro que corrija as injustiças e introduza critérios de justiça social na aplicação das rendas apoiadas. O PS, partido que votou a favor do actual regulamento, perante o descontentamento manifestado pelos moradores, ensaiou uma manobra, propondo aos eleitos da CDU a discussão de formas de acção que levassem à alteração do regulamento. Para além de não ter cumprido a palavra dada, escolheu mais uma vez o lado errado, o lado dos que só consideram o povo gente e com direitos, em altura de campanhas eleitorais.
A manobra envolveu também o Presidente da Assembleia Municipal, o senhor Luís Coelho que, evocando a Lei, optou por não dar cumprimento ao Regimento, não convocando assim a reunião extraordinária requerida pelos eleitos da CDU. Desta forma optando pela Lei e não pelo Regimento, seria necessário a petição de um terço dos eleitos da Assembleia Municipal. Como facilmente se percebe a solução do imbróglio passava pela vontade política do Partido Socialista. Tal como em relação a outras matérias de grande importância na vida das pessoas, como por exemplo as portagens na Via do Infante, o PS ou diz “nim”, ou então alinha com o lado que, como Partido de esquerda que diz ser, era sua obrigação combater. Como o povo diz, contra factos não há argumentos, o PS mais uma vez” virou o bico ao prego”, permitindo assim que as injustiças, neste caso aplicadas pela coligação PSD/CDS-PP/Macário Correia, possam continuar. Contra as injustiças, só há uma solução! A luta tem que continuar!", conclui o documento dos comunistas de Faro.

ALBUFEIRA CELEBRA DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO COM MEGA CAMINHADA

A Mega Caminhada pelo coração está de volta ao concelho e promete juntar centenas de participantes nas ruas de Albufeira. Alertar a população para os benefícios do exercício físico e da adoção de estilos de vida saudáveis são os principais objetivos. No próximo domingo, 25 de setembro, a autarquia de Albufeira vai levar a cabo uma mega caminhada pelas ruas da cidade, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração.
Consciente de que as doenças cardíacas e o Acidente Vascular Cerebral são as principais causas de morte em todo o mundo, a Câmara Municipal procura promover a adoção de estilos de vida saudáveis e incutir na população o gosto pelo exercício físico. A caminhada terá início às 9h30, no Largo dos Paços do Município, e terminará na Praça dos Pescadores, onde decorrerão outras atividades desportivas. A partir das 14h00, os amantes do Futevólei e do Voleibol de Praia têm a oportunidade de participar nos respetivos torneios, no areal da Praia dos Pescadores. As inscrições são feitas no local. Os interessados em participar na caminhada poderão inscrever-se na Divisão de Desporto da Câmara Municipal (289 580 250 ou desporto@cm-albufeira.pt) ou no local da concentração.

“NOITE DE ESTRELAS VII”: DIA INTERNACIONAL DO IDOSOS ASSINALADO EM LOULÉ

A Câmara Municipal de Loulé, através da Divisão de Gestão Social e Saúde, promove pelo sétimo ano consecutivo o evento “Noite de Estrelas”, com vista a celebrar o Dia Internacional do Idoso que se assinala a 1 de Outubro. Direccionado ao grupo etário da terceira idade, esta iniciativa realiza-se no Casino de Vilamoura, Salão Miralago, onde será servido um jantar pelas 20h30, para cerca de 500 participantes, durante o qual o grupo de idosos poderá assistir ao espectáculo “Golden 80’s”. No final do jantar, os participantes terão ainda direito a um pezinho de dança, proporcionado pela animação musical do Casino.
Nesta iniciativa em que a Autarquia conta com a colaboração do Grupo Solverde – Casinos do Algarve, os encargos são suportados pela edilidade. Para o local estará mobilizada uma equipa técnica que prestará todo o apoio necessário aos utentes inscritos neste evento. A “Noite de Estrelas VII” pretende proporcionar uma noite agradável e divertida aos idosos residentes nas 11 freguesias do Concelho de Loulé, e é mais uma acção que pretende contribuindo para minorar o isolamento e solidão deste grupo etário, promovendo a dignificação e melhoria da sua qualidade de vida.

ALBUFEIRA ASSINALA JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

No próximo fim de semana, Albufeira promove, em diversos espaços culturais, as Jornadas Europeias do Património 2011. Ao longo de três dias, o público tem ao seu dispor mostras sobre a temática na Biblioteca Municipal e Museu de Arqueologia, e visitas guiadas à Zona Antiga da cidade.
O Município de Albufeira associa-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património 2011, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. De 23 a 25 de setembro, o concelho vai ser palco de várias atividades. Já na sexta feira, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe a projeção do documentário científico “Preservação de Revestimentos Exteriores Tradicionais”, que constitui uma reflexão sobre o contributo que podemos prestar para a sua preservação. Após o visionamento da película, os participantes serão convidados a visitar a exposição sobre a temática “Património e Paisagem”, patente na Biblioteca Municipal. Relembramos que ao longo dos três dias, o Museu Municipal de Arqueologia vai realizar visitas orientadas à Zona Antiga da cidade. No dia 23 setembro, abre ao público a mostra documental de projetos arquitetónicos de antigos edifícios marcantes para a evolução urbana de Albufeira. A exposição ficará patente no Museu de Arqueologia até ao final do ano.
No dia 24 de setembro, sábado, terá lugar a visita-descoberta "Fragmentos de edifícios, fragmentos de histórias", que convida o público a lançar um novo olhar sobre a paisagem urbana e o património que a constitui. Com partida da Praça da República, os participantes vão contemplar alguns dos edifícios mais representativos da zona antiga de Albufeira, em dois horários disponíveis: das 10h30 às 12h30 ou das 14h00 às 16h00. Na sexta feira, dia 23, esta visita é direcionada às escolas.