quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CARROS DE 1930 A 1990 - 21 PROVAS - 13 GRELHAS – 20 CATEGORIAS

O III Algarve Historic Festival no Algarve, um dos quatro maiores eventos de automobilismo histórico na Europa, fora do Reino Unido, terá cerca de 320 carros das décadas de 1930 a 1990, em 21 corridas, 13 grelhas de partida para 20 categorias. A duas semanas do encerramento do prazo de inscrições – 7 de Outubro – os organizadores já receberam mais de 250 inscrições, com alguns recordes, como o da corrida FIA Lurani Trophy para carros de Fórmula Júnior com 36 inscritos, incluindo o madeirense Tito Noronha no seu Stanguellini; também os Single Seaters terão número de carro recorde, alguns verdadeiras preciosidades, como Fórmula V, de 1971 de John Bowles.
Grande cobertura internacional A elite da imprensa estrangeira estará em Portimão para cobrir este evento. Mais de 25 jornalistas e fotógrafos de seis países estarão entre nós representando pesos pesados da media especializada como Motor Sport e Autosport (Inglaterra), Coches Clasicos (Espanha), La Vie de l’Auto (França), La Manovella (Itália) e generalistas como o Daily Telegraph. Os organizadores estão em negociações com o programa Fifth Gear cujo apresentador, o ex-piloto de F1, Tiff Needell fará testes com dois Fórmula 1, e com a MotorsTV para abrirem espaço nas suas programações. Corridas especialmente interessantes para os concorrentes portugueses: - JD Classics Challenge – Carros dos grupos 1, 2, 4 e A, até 1986, com pneus slick, ou seja as mesmas máquinas que participam no Campeonato Nacional. - U2TC pré-1966 – Turismos com motor até 2 litros, e pneus radiais da época. - Sport-Protótipos pré-72, como vários das “barchettas” que correrem até o ano passado no nacional. - Formulas Ford, Vê, Vauxhall Jr e 1430 – Todos os monolugares com motores até 2 litros, sem apêndices aerodinâmicos.
Esta é uma oportunidade única para os pilotos portugueses correrem e conviverem com a elite internacional da competição histórica. Com mais de 450 pilotos de 23 nacionalidades, a “população residente” do paddock do AIA superará as 1200 pessoas, não contando com o pessoal de organização (mais de 300 pessoas). Pilotos de Fórmula 1 Pela primeira vez, o AIA e o AHF foram escolhidos pelo CIAPGPF1-Grand Prix Drivers Club para sediar a sua reunião anual e Assembleia Geral, o que implica a presença de grandes nomes da Fórmula 1, como Richard Attwood, Maria Teresa de Filippis – a primeira mulher a pilotar um F1 – Tony Brooks, Nanni Galli, Patrick Tambay e Mário de Araújo Cabral, entre outros, que darão ainda mais prestígio ao novo Drivers Club do AHF, às sessões de autógrafos no paddock e ao desfile que farão no domingo na pista. Desfiles e clubes clássicos No programa estão previstos vários desfiles de carros históricos, e os clubes clássicos têm lugar reservado no paddock em condições especiais para os seus membros Algarve Historical Festival – 20 a 23 de Outubro. Bilhetes - informação: 92 544 60 84 ou tickets@parkalgar.com