quarta-feira, 10 de novembro de 2010

22 ENFERMEIRAS DESPEDIDAS DOS CENTROS DE SAÚDE DO ALGARVE


22 Enfermeiras que estavam a desempenhar funções nos Centros de Saúde do Algarve, em regime de subcontratação, segundo o Sindicato dos Enfermeiros Portugues (SEP), "foram esta segunda-feira informadas telefonicamente para não comparecerem nos centros de saúde a partir do dia seguinte, terça-feira".
Em nota de imprensa, que gtranscrevemos, o SEP continua: "o Tribunal de Contas detectou ilegalidades no acordo firmado entre a ARS do Algarve e a empresa que disponibiliza serviços de enfermagem, ditando o seu chumbo e consequentemente a rescisão imediata.
Para além de engrossar o volume de despedimentos que tem vindo a aumentar no nosso país, afecta gravemente os cuidados de enfermagem à população que se desloca aos Centros de Saúde, como se pode ver no quadro abaixo.
Os cuidados de enfermagem são afectados, quer directamente, pela interrupção do trabalho que estava a ser desenvolvido pelas enfermeiras agora despedidas, quer indirectamente pela sobrecarga de trabalho imposta aos outros enfermeiros dos Centros de Saúde.
CENTRO DE SAÚDE CONSEQUÊNCIAS
Lagos Afectados Cuidados Continuados, quer directamente ao utente quer nas actividades de suporte. saúde materna, infantil, saúde de adulto e tratamentos
Portimão Afectada Sala de tratamentos, Consulta aberta e departamento de Saúde Materna e Planeamento Familiar
Vila do Bispo Sala de tratamentos, e encerramento de extensões de saúde
Aljezur Extensões de saúde
Lagoa Afectadas consulta de saúde de adultos, saúde materna, saúde infantil, consulta de diabetes e planeamento familiar, consulta de Hipocoagulação, onde é imprescindível a existência de um enfermeiro
Loulé Extensão de Almancil fica a funcionar apenas com 1 Enf.ª em vez de 3.
Extensão de Quarteira perde 1 Enf.ª
A população de Alte ficará sem cuidados de enfermagem.
Na sede, ficam afectadas Consultas dos utentes sem médico de família: Hipocoagulação, Saúde Infantil, Saúde Materna e Planeamento Familiar. Fica o ficheiro de vacinação por actualizar, perdendo-se a promoção da adesão à vacinação.
Albufeira Comprometido o atendimento dos utentes sem médico de família, cerca de 12 mil, no que se refere a tratamentos e consultas de vigilância de saúde infantil/juvenil, saúde materna e de planeamento familiar e saúde reprodutiva.
Hoje foi encerrado onde se realizava marcação de consultas, pesos de bebes, vacinação gripe e testes de diagnósticos precoce
O SEP e os enfermeiros que se encontram nesta situação precária têm vindo a alertar a ARS do Algarve, bem como directamente o Ministério da Saúde (A última vez em reunião no passado dia 5 de Novembro), que, caso não fossem tomadas medidas urgentes, este cenário viria a ocorrer. MAS nada foi feito!
Num quadro em que:- Existe uma grave carência de Enfermeiros nos Centros de Saúde do Algarve; - Estes 22 Enfermeiros, hoje despedidos, estavam a exercer funções imprescindíveis ao regular funcionamento dos Centros de Saúde, prosseguindo respostas às necessidades das pessoas; - O Ministério da Saúde tem assumido que a reforma dos Cuidados de Saúde Primários é uma prioridade, e, mesmo no contexto de “crise”, é para continuar, aprofundar e ampliar;
Mais uma vez se comprova a contradição entre o discurso político do Ministério da Saúde e a ausência de medidas, e, a sua desresponsabilização perante a obrigatoriedade de prestação de cuidados de qualidade e em tempo útil às populações, assim como o total desrespeito pela forma como trata os seus profissionais". A concluir, "0 SEP exige o reingresso imediato destas Enfermeiras".

Albufeira: AUTARQUIA APOIA ASSOCIATIVISMO

Município firma Protocolos com Associações Desportivas e Culturais
Albufeira continua na linha da frente em matéria de apoio às associações locais. Foram já assinados vários Protocolos, num valor total que ascendeu os 24 mil euros.




A Câmara Municipal estabeleceu Protocolos de Colaboração e Desenvolvimento Cultural com a Associação de Motociclismo Vagabundos Lusitanos, o Moto Clube de Albufeira, o Rancho Folclórico de Olhos de Água e a Associação de Música Popular Portuguesa de Albufeira.
As parcerias com as associações desportivas destinam-se à promoção do desporto motorizado entre a população, nomeadamente do motociclismo. De salientar que tanto a Associação de Motociclismo Vagabundos Lusitanos como o Moto Clube de Albufeira participam activamente em várias acções de cariz desportivo, cultural e recreativo.
Já o apoio prestado às instituições de índole cultural tem como intuito dar continuidade às actividades desenvolvidas pelo Rancho Folclórico na recolha e divulgação das danças e cantares tradicionais da região, e da Associação Música Popular Portuguesa de Albufeira na promoção de música e cantares tradicionais portugueses.
Refira-se que o Rancho Folclórico de Olhos de Água, composto por 68 elementos das mais diversas idades, tem participado em vários festivais nacionais e internacionais, divulgando as tradições locais e levando o nome de Albufeira além fronteiras.
A Associação Música Popular Portuguesa de Albufeira, por sua vez, realiza actividades de formação cultural e de animação, nas áreas da dança e da música.

4ªs Jornadas de Desporto da Natureza


Com o intuito de promover a prática desportiva no melhor e maior recurso existente – a Natureza, a Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, IP (Dralg – IDP, IP) iniciou em 2007 as Jornadas de Desporto na Natureza, com o objectivo de realizar um ciclo de Jornadas com periodicidade anual, que abordassem os diferentes desportos da natureza, associando-se a diversos parceiros neste domínio.
Escalada, BTT, Programa Nacional de Marcha e Corrida e Associativismo Juvenil serão os temas abordados na 4ª edição desta iniciativa, que terá lugar no próximo dia 17 de Novembro, em Faro, realizada em parceria com a Direcção Regional do Algarve do Instituto Português da Juventude, IP (IPJ, IP).
O programa prevê a realização de prelecções teóricas em cada um dos temas acima referidos no Auditório do IPJ, IP, durante a manhã, tendo lugar na parte da tarde workshops práticos de BTT e Escalada. As inscrições são gratuitas e deverão ser efectuadas até ao dia 16, junto da Direcção Regional do Algarve do IDP, IP.

Câmara de Vila Real de Santo António faz cortes nas iluminações de Natal


A Câmara Municipal de Vila Real de Santo decidiu efectuar um corte nas suas despesas, começando já este ano pelo investimento nas iluminações de Natal.
O Município Vila-realense vai investir cerca de 1/4 do valor gasto anteriormente em iluminações e decorações de Natal. Esta atitude deve-se ao facto de o país estar a passar por uma situação económico-financeira difícil e como tal, também, a Câmara irá reduzir os gastos considerados de mais supérfluos.
“O Natal vai chegar a Vila Real de Santo António, com a tão reconhecida árvore de Natal e o presépio que tanto nos enche de orgulho. No entanto, tendo em conta a situação que o país vive é importante que todos tenhamos consciência desta realidade e, por isso mesmo, urge reduzir custos que serão alocados a outras áreas que sentimos serem mais necessárias, como o caso da acção social” – afirma Luís Gomes, Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António.
“A partir do dia 26 de Novembro as luzes natalícias irão acender-se, mas este ano apenas serão contempladas com iluminação, de forma simbólica, as zonas do centro histórico da cidade e as entradas das freguesias” acrescenta o autarca.
O executivo de Luís Gomes ainda não definiu o programa natalício, mas afirma que já foi definido para esta época “efectuar um corte em tudo o não for considerado como essencial, não se limitando esta questão à época que se avizinha”.

10º aniversário do Zoo de Lagos


Dia 20 de Novembro o Zoo de lagos comemora o 10º aniversário. O tempo passou a correr, mas embora ainda jovem, o projecto do Zoo de Lagos ganhou bastante maturidade nestes dez anos de existência. Tem mais de 140 espécies animais e 200 botânicas. Protege e preserva os que estão ameaçados.
A taxa de reprodução tem tido um sucesso acima da média. O Zoo de Lagos é mais do que um projecto de lazer, sempre alternativo ao sol e praia. Marca a diferença, está aberto aos visitantes todos os dias do ano.
Pelo trabalho desenvolvido o Zoo de Lagos é hoje um projecto reconhecido pelas entidades oficiais e privadas do nosso país e também estrangeiras. Tem cuidado extremo na concepção dos espaços dos residentes, a progredir na filosofia dos zoos modernos.
Para celebrar o décimo aniversário, NO próximo dia 20 de Novembro (sábado), vai haver festa, com um brinde entre autarcas, empresas, padrinhos dos habitantes do Zoo e amigos aliados aos vários projectos desenvolvido.
Os responsáveis do Zoo de lagos vão aproveitar a presença de alguns convidados com responsabilidades políticas e financeiras, para os sensibilizar para algumas questões pendentes, tão importantes para a boa continuação do trabalho desenvolvido ao longo destes 10 anos.

VI FESTIVAL DOS DESCOBRIMENTOS “550 ANOS – HENRIQUE, O NAVEGADOR DE LAGOS”


Até ao próximo dia 14 de Novembro estará a decorrer, em Lagos o VI Festival dos Descobrimentos, este ano subordinado ao tema “550 Anos – Henrique, o Navegador de Lagos”.
Recorde-se que nos séculos XV e XVI os portugueses lançaram-se na maior epopeia jamais conhecida: as viagens marítimas, que haviam de levar-nos para além das fronteiras do conhecimento, dando-nos a descobrir novas terras, povos e culturas.
Mais de 5 séculos depois a Câmara Municipal de Lagos voltou a lançar o desafio de relembrar esse período histórico marcante na evolução da humanidade e divulgar o papel importantíssimo desta cidade algarvia em todo esse processo de revolução económica, social e cultural, bem como a figura marcante do Infante Dom Henrique.
Desde 24 de Outubro que está a decorrer o VI Festival dos Descobrimentos, que integra, entre outras actividades, o Cortejo Histórico (a ter lugar no dia 12), a Feira Quinhentista, Exposições, Visitas à Caravela Boa Esperança, Roteiro Gastronómico e actividades desportivas.
As iniciativas irão prolongar-se até 14 de Novembro, altura em que se assinala a Celebração dos 550 anos sobre a Morte do Infante D. Henrique, uma organização conjunta da Associação de Municípios “Terras do Infante” e Município da Batalha.
Os interessados poderão conhecer em detalhe o Programa Geral do VI Festival, o Programa da Feira Quinhentista, os restaurantes aderentes ao Roteiro Gastronómico e o percurso do Cortejo Histórico em www.cm-lagos.pt (Secção Eventos).

GNR Combate o Tráfico de Estupefacientes


A Guarda Nacional Republicana de Albufeira deteve ontem, 9 de Novembro, na Estrada de Santa Eulália, junto ao Bar “Rotações”, em Albufeira, 5 indivíduos, sendo 4 cidadãos portugueses (três de 18 e um de 28 anos) e um cidadão ucraniano de 17 anos, todos residentes na cidade de Albufeira, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.
Os suspeitos foram detectados no interior de uma viatura, estacionada num local frequentado por consumidores e traficantes, pelo que de imediato os militares procederam a fiscalização da viatura e à identificação dos seus ocupantes.
Ao aperceberem-se da presença da patrulha, um dos indivíduos de imediato abandonou a viatura, o que levantou suspeita, pelo que foi pedido aos restantes indivíduos que saíssem da viatura, para serem fiscalizados.
Ao serem fiscalizados, a um dos suspeitos de 18 anos de idade, foram-lhe apreendidas 35 doses de haxixe e no interior da viatura, caído no chão, foram aprendidas 535 doses de haxixe, sem que fosse possível determinar o seu proprietário.
O primeiro indivíduo foi detido e os restantes constituídos arguidos, sujeitos a Termo de Identidade e Residência e notificados para comparecerem no Ministério Publico de Tribunal Judicial de Albufeira.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Albufeira, para primeiro interrogatório e aplicação da medida de coacção, tendo-lhe sido aplicação da medida de Termo de Identidade e Residência.

Em Portimão: Programa DoNaEmpresa superou todas as expectativas


121 mulheres apresentaram as suas ideias de negócio
Dirigido a mulheres inactivas ou desempregadas, o Programa DoNaEmpresa, dinamizado pelo Município de Portimão e pela APME - Associação Portuguesa das Mulheres Empresárias, registou um eco muito positivo junto das mulheres algarvias, num total de 121 candidaturas apresentadas.
Cumprindo a primeira fase deste Programa, foram seleccionadas 16 candidaturas, com base no potencial empresarial e no perfil das candidatas, em áreas de negócio como o artesanato, organização de eventos, restauro de mobiliário, exploração turística de apartamentos, comercialização de artigos de prazer, armazenagem segura de documentos, consultoria e apoio técnico de instalação e manutenção de espaços verdes, agro-turismo e produção de alimentos bio e gourmet, ou comércio de roupa em segunda-mão, entre outras.
O grupo seleccionado é composto por mulheres com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos, sendo que metade são residentes em Portimão e outra metade oriunda de outras localidades algarvias (Lagoa, Faro, Odeceixe, Loulé, Lagos e Castro Marim).
Neste momento e até Dezembro, está a ser ministrado o plano de formação, composto por um conjunto de sessões com vista a fomentar o espírito empreendedor e a desenvolver as competências básicas à elaboração do plano de negócio e à gestão do mesmo.
Segue-se uma segunda fase de consultoria, que passa por um apoio individualizado e especializado em diferentes áreas funcionais, essenciais à concretização de cada plano de negócio, ao seu arranque e posterior monitorização.
O Programa DoNaEmpresa contempla ainda um prémio de apoio ao arranque do negócio, no valor de 5.030 euros, aquando do inicio da actividade das futuras empresárias.
Ao contrário dos tradicionais cursos de formação, o DoNaEmpresa é um projecto integrado, que vai muito além da formação intensiva e consultoria especializada, porque durante e após este trajecto as formandas terão um apoio continuado por parte da APME e passam a estar inseridas numa rede nacional de empreendedoras.
Associação sem fins lucrativos com a missão de promover o empreendedorismo, as empresas e as empresárias portuguesas, reforçando o seu papel e intervenção nas esferas económica, política, cultural e social, a APME celebrou um protocolo com o Município de Portimão para a concretização deste Programa, no âmbito da aposta local em promover o empreendedorismo e dinamizar o tecido empresarial.

Na CCDR/Faro: Seminário “A Agricultura Biológica”


O Centro Europe Direct do Algarve vai realizar, em parceria com o Centro de Documentação Europeia da Universidade do Algarve, um seminário subordinado ao tema “A Agricultura Biológica”, o qual terá lugar no próximo dia 17 de Novembro, pelas 14h30, no auditório da CCDR Algarve, na Praça da Liberdade, em Faro.
O seminário conta com a presença dos oradores: Luís Neto, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve; António Marreiros e Maria Mendes Fernandes da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.
Agricultura biológica ou orgânica é o termo usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados. A agricultura orgânica está directamente relacionada ao desenvolvimento sustentável.
A agricultura biológica baseia-se numa série de objectivos e princípios, assim como em práticas comuns desenvolvidas para minimizar o impacto humano sobre o ambiente e assegurar que o sistema agrícola funciona da forma mais natural possível.
Através do sítio da Internet, http://ec.europa.eu/agriculture/organic/organic-farming/what-organic_pt, a Comissão Europeia disponibiliza, a todos os cidadãos interessados, informações sobre como a agricultura biológica contribui para a protecção dos nossos recursos naturais, para a biodiversidade e o bem-estar animal e como fomenta o desenvolvimento das zonas rurais. Neste sítio da Internet pode-se encontrar, também, informação sobre todos os aspectos da política comunitária relativa à agricultura biológica e descarregar material informativo, tal como brochuras e folhetos.
Por toda a UE os consumidores estão cada vez mais cientes dos benefícios da agricultura biológica como um sistema de agricultura sustentável.
Para consultar o programa e fazer inscrição neste evento basta aceder a www.ccdr-alg.pt.

PCP: Ground Force/SPDH despede 300 trabalhadores em Faro


"A Ground Force/SPDH prepara-se para despedir 300 trabalhadores em Faro com o pretexto de o mercado estar ocupado por outras empresas concorrentes.
As taxas de juro sobem, apesar do acordo PS/PSD para o Orçamento de Estado, por falta confiança dos mercados. Despedem-se 300 trabalhadores por causa do mercado.
O secretariado da DORAL do PCP pergunta: onde ficam as pessoas, os trabalhadores, no meio de tanto mercado? Para mais quando ao mesmo tempo se arrasam os apoios sociais.
O secretariado da DORAL exige da parte das autoridades uma intervenção urgente que trave tal desenvolvimento.
Conforme afirmámos, as medidas constantes dos sucessivos acordos entre o PS e PSD trariam graves consequências para a já debilitada situação social no Algarve. Tudo sem que o Governo mexa um dedo para responder situação.
O secretariado da DORAL, manifestando a sua solidariedade a todos os trabalhadores, exorta-os ao reforço da unidade e coesão, luta pelos seus legítimos direitos, dos quais o direito ao trabalho fundamental. Luta essa que tem no próximo dia 24 de Novembro Greve Geral um momento para a qual todos podem e devem convergir, ampliando um Basta! à politica de direita, politica que favorece a banca e arrasa o tecido produtivo, os salários, as reformas e pensões, a soberania nacional", conclui o documento do Secretariado da DORAL do PCP.

Celebração dos 550 Anos Sobre a Morte do Infante Dom Henrique: Presidente da República em Lagos


O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai estar em Lagos no próximo dia 13 de Novembro, pelas 16h00, na Praça do Infante, para presidir às Cerimónias Protocolares a decorrer no âmbito da Celebração dos 550 Anos Sobre a Morte do Infante Dom Henrique.
Constitui já tradição do Município de Lagos prestar homenagem à memória do Infante Dom Henrique na data do aniversário da sua morte, que se assinala a 13 de Novembro.
As razões desta prática prendem-se com a relação histórica indiscutível existente entre Lagos e o Príncipe Henrique, o Navegador, devido ao papel central desta localidade nos acontecimentos que testemunharam as viagens dos Descobrimentos. Foi também em Lagos que o Infante D. Henrique teve a sua primeira sepultura, sendo hoje uma figura recordada quer na estatuária, quer nos núcleos museológicos da cidade, quer ainda nas manifestações culturais e científicas que, com regularidade, o Município realiza.
Este ano, e porque se trata de celebrar os 550 Anos Sobre a Morte do Infante, a homenagem terá um carácter nacional, pretendendo-se assinalar esta data com a dignidade que a mesma merece, através da realização de cerimónias presididas por Sua Excelência, o Presidente da República.
Esta Celebração é uma organização conjunta da Associação de Municípios Terras do Infante (Aljezur – Lagos – Vila do Bispo) e o Município da Batalha, com diversas iniciativas a decorrer nos 4 municípios, entre os dias 12 e 14 de Novembro.
Mais informações em www.infantedomhenrique.com.