quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Concurso público para construção do Porto de Pesca de Tavira lançado hoje


O Município de Tavira congratula-se pelo lançamento do concurso público para a empreitada de construção do porto de pesca de Tavira, pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. publicado, hoje, em Diário da República.
Cerca de dez milhões de euros serão investidos na construção desta obra tão esperada no concelho de Tavira e prioritária na estratégia do município de concretizar a vontade de virar a cidade para o rio e para o mar, num prazo estimado de execução de três anos.
O novo Porto de Pesca ficará localizado na margem direita do Rio Gilão, junto ao Mercado Municipal e à Ponte dos Descobrimentos, e ocupará uma área de 4,8 hectares, com capacidade para 72 embarcações, de 12 a 18 metros, e 10 pequenas embarcações.
A estrutura contempla ainda estaleiro, armazéns de aprestos, armazéns para comerciantes, lota, edifício administrativo, rampa varadouro e posto de abastecimento de combustíveis.
No âmbito desta empreitada está ainda prevista a dragagem do Rio Gilão, a alteração da via de acesso às Quatro-Águas e um cais para actividades marítimo-turísticas e carreiras fluviais regulares Tavira - Ilha de Tavira - Tavira.
Esta importante obra irá contribuir para a revitalização do sector das pescas no concelho e permitir explorar todas as potencialidades que o mar oferece, marcando o arranque do processo de requalificação das frentes ribeirinhas de Tavira.

ATA homenageia Campeões do Ténis Algarvio

A família do ténis algarvio voltou a reunir-se no passado sábado, no Hotel Dom Pedro em Vilamoura, para mais uma grande festa anual dos campeões, ocasião em que a Associação de Ténis do Algarve (ATA) entrega troféus de mérito aos atletas, treinadores e dirigentes que mais se destacaram durante a época transacta. Afinal, é o momento em que a comunidade tenística se une para consagrar e reconhecer todo o trabalho e sacrifícios investidos ao longo de uma época longa e desgastante.


FRANCISCO E NUNO DELFINO



Rui Machado, Marco Romão, C.T. de Portimão e Rocha e Plínio Ferrão foram os grandes vencedores de uma gala em que nunca há vencidos

Sem surpresa, Rui Machado foi condecorado com o galardão de atleta do ano. Com diversas vitórias, o tenista farense alcançou o que aqui há uns anos era impensável: tornou-se o 1º algarvio a entrar no top 100 e o português mais bem classificado do ano (89º).
O treinador do ano foi Plínio Ferrão, do Clube de Ténis de Portimão e Rocha, que alcançou diversos títulos regionais e nacionais em individuais e por equipas. Aliás, muito justamente, o clube portimonense arrecadou igualmente o troféu de clube do ano.
Marco Romão recebeu também uma homenagem especial uma vez que se trata do primeiro árbitro internacional algarvio a alcançar a categoria de bronze badge, a confirmar a excelente opção tomada pelo algarvio ao abraçar o profissionalismo.
A noite encerrou com uma emocionada homenagem à memória do Dr. Francisco Delfino, recentemente desaparecido, e que para além de uma enorme saudade, deixa um importante legado à família do ténis algarvio, como antigo atleta e dirigente – este reputado clínico foi um dos elementos pioneiros do dirigismo associativo na nossa modalidade. Para receber a condecoração especial, esteve presente o seu filho, Nuno Delfino.
De referir finalmente as presenças ilustres do Presidente da Câmara de Faro, Eng.º Macário Correia e do vereador da Câmara de Loulé com o pelouro do Desporto e Juventude, Dr. Joaquim Guerreiro. Com as suas simpáticas palavras, representaram bem as entidades oficiais que mais têm colaborado no desenvolvimento da nossa modalidade, o que de resto, foi bem reconhecido pelo nosso Presidente, Prof. José Rosa Nunes na sua intervenção.

2011: o Ano mais difícil

O ano que já começou antevê-se de enormes dificuldades para os clubes associados. Com menos provas, menor número de patrocinadores e menos prize-moneys, a nossa modalidade não escapa incólume ao ambiente de crise e retracção que se vive um pouco por todo o lado. Não obstante, a ATA compromete-se a continuar a apoiar e a fomentar o ténis no Algarve, com a organização das mais importantes provas; a negociação de melhores condições para os clubes quer ao nível do abastecimento de bolas quer de seguros desportivos e de todas as actividades de promoção previstas.

Ciclo de Exposições do Instituto Geográfico Português do Exército em Castro Marim



O Regimento de Infantaria nº 1 de Tavira, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, promove um Ciclo de Exposições do Instituto Geográfico Português do Exército, na vila de Castro Marim, que decorre ao longo dos meses de Fevereiro, Março e Abril.
O Ciclo temático inaugura, dia 01 de Fevereiro, com a exposição “Operações Militares no Norte de Portugal durante as invasões Francesas”, que vai estar patente ao público, na Igreja do Castelo, durante o mês de Fevereiro, de segunda a domingo, das 09.00 às 17.00 horas.
A primeira das três exposições integrou as comemorações do bicentenário da Guerra Peninsular realizadas pelo Exército Português e retrata as efemérides ocorridas no período da segunda Invasão Francesa, entre Fevereiro e Maio de 1809.
“Finis Portugalliae”é a segunda mostra do IGeoE que aborda acontecimentos determinantes na delimitação da fronteira terrestre e os conflitos inerentes, divulgando o excelente trabalho a nível da cartografia e da arquitectura militar em Portugal. Estará visitável, no Centro de Interpretação do Território do Revelim de Santo António, no mês de Março, diariamente, entre as 10.00 e às 19.00 horas.
A encerrar o ciclo de exposições do Instituto Geográfico Português do Exército Português em Castro Marim, estará patente ao público no Revelim de Santo António, “Cursos e Percursos para o Mar Oceano”, durante o mês de Abril, todos os dias, das 10 às 19.00 horas. Através desta exposição, o visitante ficará a perceber a importância dos rios portugueses e o seu contributo na delimitação natural e consolidação da nossa extensa região fronteiriça.
Esta iniciativa do Regimento de Infantaria nº 1 do Exército Português é um testemunho da maior importância para um melhor conhecimento do país do ponto de vista cartográfico e militar, mas também a sua acção na estratégia militar, durante as invasões Francesas.

Exposição em Monchique: “A ÁGUIA DE BONELLI NO SUL DE PORTUGAL”


No Espaço Jovem de Monchique, desde 17 de Janeiro a 11 de Fevereiro, está patente a Exposição «A Águia de Bonelli no Sul de Portugal», numa organização do Centro de Estudos da Avifauna Ibérica e o apoio do Município de Monchique.
O projecto de conservação da Águia de Bonelli, dinamizado pelo Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, visa melhorar as condições dos habitats para a reprodução da espécie, diminuindo a mortalidade dos adultos e juvenis e aumentando a produtividade dos casais, de modo a influenciar positivamente a dinâmica populacional desta que é uma das aves de rapina mais raras de Portugal.
As fotografias em exposição são da autoria de João Cosme, Joaquim Pedro Ferreira e Luís Quinta, três fotógrafos de natureza de méritos reconhecidos, que gentilmente cederam os seus trabalhos para melhor dar a conhecer esta tão discreta quanto distinta ave de rapina.
A inauguração terá lugar no dia 17 de Janeiro, pelas 17, e vai contar com uma pequena apresentação sobre a ave de rapina.

Horário da Exposição: De Segunda a Sexta-feira das 11H00 às 17H00.

O Concelho de Monchique tem a particularidade de ser um território extenso com árvores de grande porte, regista-se a presença de cerca de 30 casais a residir no concelho.

Município de Castro Marim celebra Protocolo com farmácias do Concelho



No âmbito do Regulamento Municipal de Acção Social, a Câmara Municipal de Castro Marim celebrou com as farmácias do concelho, Farmácia Moderna em Castro Marim e Farmácia da Avenida, em Altura, um Protocolo relativo à Comparticipação no Pagamento de Medicamentos.
O presente protocolo visa regular a comparticipação, por parte do Município, em 50% do valor não comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde, na medicação adquirida, mediante receita médica, pelos beneficiários do Cartão do Idoso ou do Cartão do Idoso Especial aprovado pelo Regulamento Municipal de Acção Social Publicado em Diário da República, II Série, Nº 154 de 13/08/2009, com entrada em vigor a 10 de Setembro de 2009.
São beneficiários do presente protocolo todos os titulares do Cartão do Idoso ou do Cartão do Idoso Especial mediante a apresentação do mesmo no acto de aquisição dos medicamentos nas farmácias aderentes.
Com esta medida que se considera de grande alcance social, a Câmara Municipal de Castro Marim teve em linha de conta, por um lado, as dificuldades que o país atravessa e, por outro, as necessidades vivenciadas pelas famílias carenciadas e desprotegidas do concelho, atendendo ao facto da aquisição de medicamentos representar, junto dos agregados familiares mais desfavorecidos uma, fatia significativa na redução dos rendimentos, nomeadamente, daqueles que são portadores de doenças crónicas e idosos.

Prevenção de fogos - Município de Aljezur já iniciou os trabalhos!

Com reconhecimento unânime, por todos os especialistas na matéria, que o mais importante no combate aos fogos florestais é a prevenção, principalmente na redução de carga combustível com trabalhos realizados nas épocas de Inverno e de Primavera.





Em Aljezur já se iniciaram os trabalhos de prevenção, estando já no terreno as maquinas e os homens a trabalhar na manutenção da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível, que foram implantadas no concelho em 2007 e 2008, criando uma Rede Primária ao longo dos três concelhos que integram a Associação Intermunicipal Terras do Infante numa área total de 1.850,96 ha.
No concelho de Aljezur os trabalhos de manutenção serão efectuados com a utilização de meios mecânicos – grade de discos e corta-matos e meios moto-manuais para o controlo da vegetação espontânea, desramação do arvoredo e eliminação de árvores secas e caídas e vão decorrer ao longo de todo o concelho nas faixas com 120 metros de largura, numa área total de 1.015,96 hectares que representa um custo total de 329.169,90 euros, para o qual foram apresentadas 4 candidaturas (Câmara Municipal, Junta de Freguesia da Bordeira, Junta de Freguesia de Aljezur e Junta de Freguesia de Odeceixe) ao PRODER Medida 2.3.1. com a comparticipação de 80%.

Em Albufeira: Nuclegarve celebra 8.º aniversário


No próximo sábado, a Nuclegarve completa oito anos. Para assinalar a data, o Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve vai realizar um jantar comemorativo, no EMA, cuja receita reverterá a favor do maior projecto social da região algarvia: a Aldeia da Solidariedade.
A Nuclegarve – Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve -vai comemorar o seu 8.º aniversário no dia 29 de Janeiro, com um jantar no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA), pelas 19h30.
O evento vai contar com a actuação dos fadistas Nuno da Câmara Pereira, Amélia Pereira, Ana Veterano, Francisco Godinho e Sara Raquel. Após a sessão de fados, terá lugar um baile ao som do artista regional Valter Cabrita.
O jantar de solidariedade, que conta com o apoio da autarquia, permitirá angariar fundos para o projecto social “Aldeia da Solidariedade”.
Os interessados em participar na Gala de Aniversário podem efectuar a sua reserva via e-mail nuclegarve@gmail.com, ou através dos telefones 96 541 0771 / 92 780 3591 / 289 582 397.

Vaqueiros com ligação ao Sistema de Abastecimento de água da Águas do Algarve



A construção das condutas de abastecimento de água à aldeia de Vaqueiros já começou.
Com o financiamento do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), integrado no Quadro de Referência Nacional (QREN), o investimento da Câmara Municipal de Alcoutim na obra diminuiu de cerca de 940.000 euros para cerca de 495.000 euros.
Os trabalhos iniciados prevêem a construção de uma conduta adutora entre o reservatório apoiado, a construir em Martim Longo, e o reservatório apoiado já existente em Vaqueiros. Os 7513 metros de conduta irão permitir que o abastecimento de água à aldeia passe a ser feito a partir do sistema em “alta” das Águas do Algarve, em detrimento das actuais captações subterrâneas. Futuramente, esta obra permitirá o abastecimento de água aos empreendimentos turísticos de Finca Rodilhas e Herdade das Ferreiras, previstos, respectivamente, para as freguesias de Martim Longo e Vaqueiros.
Esta obra vai beneficiar os moradores da aldeia de Vaqueiros e simultaneamente criar melhores condições para o estabelecimento de actividades económicas na aldeia.

MENDES BOTA REELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA A IGUALDADE NO CONSELHO DA EUROPA


O deputado Mendes Bota acaba de ser reeleito, por unanimidade, presidente da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, cuja sessão de Janeiro está a decorrer durante esta semana até à próxima sexta-feira.
Mendes Bota tem desenvolvido uma intensa actividade no domínio da igualdade de género, dos direitos das mulheres e do combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica. Foi nomeado recentemente relator para emissão do parecer obrigatório sobre a proposta de uma Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica, cuja aprovação está prevista para o próximo mês de Maio, em Istambul, a concluir a presidência da Turquia, nesta organização internacional.
Devido ao seu cometimento com estas causas, Mendes Bota é frequentemente orador convidado para falar sobre estas matérias nos mais diversos países da Europa, e até fora dela, na América ou no Médio Oriente, sem esquecer Portugal.
Ainda esta semana, levantou a voz no plenário de Estrasburgo, para contestar a aceitação das novas credenciais das delegações parlamentares da Sérvia, do Montenegro e de S. Marino, por as mesmas não respeitarem a regra recente do Regulamente, que obriga a incluir, pelo menos, um representante do sexo sub-representado (leia-se, mulheres) entre os seus lugares efectivos (em vez da remissão para lugares de suplência, como tem acontecido na esmagadora maioria dos casos até agora).
Como resultado dessa contestação, aquelas delegações irão ver o seu direito de voto suspenso até resolverem o problema da representação.
Mendes Bota viu esta semana aprovada a sua ideia de criação de um Observatório Europeu das Mulheres Assassinadas, uma estrutura virtual sem custos, que funcionará na órbita da comissão a que preside, e que mobilizará a rede de parlamentares de referência para os assuntos da violência contra as mulheres (um por cada Estado membro do Conselho da Europa) e Organizações Não Governamentais (uma também por cada Estado membro).
A ideia é a de replicar noutros países europeus o modelo que a ONG portuguesa UMAR tem desenvolvido com êxito, na recolha e divulgação de informação quantitativa e qualitativa sobre o número de mulheres assassinadas ou vítimas de tentativas de assassínio com intenção expressa de matar, no âmbito da violência doméstica.
Fazendo a agregação da informação recolhida, a Comissão para a Igualdade divulgará trimestralmente, em cada sessão parlamentar, as tendências à escala europeia, dando-se maior visibilidade a este lamentável fenómeno, sabendo-se que o Conselho da Europa compreende 47 Estados membros, com uma população de cerca de 800 milhões de cidadãos e cidadãs.
Neste sentido, Mendes Bota convidou a presidente da UMAR, Maria José Magalhães, durante o passado mês de Dezembro, em Paris, a expor o projecto português, e o seu “modus operandi”, tendo recolhido uma grande aceitação por parte dos deputados e deputadas presentes.

Workshop EFQM no Hospital de Faro



Está hoje, dia 26 de Janeiro, a decorrer, desde as 11:00 horas, no auditório do Hospital de Faro, o workshop de apresentação dos resultados da implementação do Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM).
A iniciativa conta com a presença de peritos internacionais em sistemas de qualidade e tem como objectivos apresentar as principais actividades e os procedimentos implementados neste âmbito, durante o ano 2010, no Hospital de Faro.
A Qualidade é um indicador cada vez mais presente nos processos de gestão das instituições públicas que têm como objectivo primordial a satisfação das necessidades dos utentes. Ciente da importância desta componente e, no âmbito do seu plano estratégico, o Hospital de Faro está actualmente a desenvolver um conjunto de acções que visam garantir uma melhoria bastante significativa nos serviços e na prestação de cuidados de saúde.
Trata-se de um modelo de qualidade integrada que se destina a medir e a promover a excelência nas organizações prestadoras de serviços. Conhecido pela sua capacidade de auto-avaliação, este modelo pretende ser um instrumento regulador de avaliação das actividades e dos resultados desta instituição de saúde.

Zona comercial de VRSA terá mais estacionamento


A Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António acaba de aprovar a abertura do procedimento que visa a construção de um parque de estacionamento coberto (silo) no centro da cidade. A zona comercial vila-realense será, assim, futuramente dotada de uma infra-estrutura que aumentará a sua atractividade comercial, incrementando o seu potencial económico.
Este equipamento virá responder à manifesta necessidade de aumentar o número de estacionamentos de viaturas que diariamente acorrem à cidade, permitindo, para além disso, que sejam disciplinados os estacionamentos nos espaços públicos que servem a cidade.
Foi encontrada, aliás, a melhor via para dotar a cidade desta infra-estrutura tão necessária. Isto porque, nos termos do procedimento, o investimento na realização deste projecto será levado a cabo sem quaisquer custos para a edilidade sendo que, simultaneamente, será conseguido um encaixe financeiro significativo.
Vindo responder a uma carência ao nível das infra-estruturas e equipamentos, esta aprovação insere-se no trabalho que tem vindo a ser feito no concelho no que diz respeito à disponibilização de cada vez melhores condições de comodidade, não só para os munícipes, como para os visitantes que se deslocam a Vila Real de Santo António para efectuar as suas compras. É, de facto, objectivo da Autarquia dispor o centro da cidade de melhores condições competitivas e incrementar o seu nível de atractividade em termos comerciais.
Para o actual Presidente da Câmara, Luís Gomes, “será dado um passo decisivo para prover a cidade pombalina de uma importante infra-estrutura e para um ordenamento mais disciplinado do estacionamento nas ruas de Vila Real de Santo António. Futuramente, vamos poder receber ainda com melhores condições todos aqueles que se deslocam diariamente à nossa cidade, e que procuram uma zona comercial e de lazer de excelência”.
Recorde-se que, em 2002, quando o Partido Socialista presidia a Câmara Municipal, esteve para avançar um projecto semelhante. No entanto, não foram encontrados os meios técnicos e financeiros adequados para o desenvolver, visto que todos os custos teriam de ser suportados pela autarquia.