terça-feira, 23 de agosto de 2011

Stock-Out – 5ª Feira do Retalho

Arranca no dia 25 de Agosto a quarta edição da Stock-Out – Feira do Retalho, que pode ser visitada até ao dia 28 na Zona Ribeirinha da cidade, propondo as melhores compras a preços irresistíveis.

O evento tem a chancela da marca “Comércio de Portimão” e realiza-se no âmbito das actividades promovidas pela Associação de Desenvolvimento de Portimão Pró-Comércio (UAC), constituindo uma excelente oportunidade para a aquisição de muitos artigos de marca a preços de ocasião.

Um total de 35 lojistas locais apresentam propostas que vão do pronto-a-vestir à ourivesaria, passando pelo material óptico e saúde, alimentação e bebidas espirituosas, sapataria ou artigos de beleza, numa iniciativa que decorre na quinta e sexta-feira das 19h00 às 24h00, e no sábado e domingo entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.
A música marca presença diária, a partir das 22h00, com o seguinte alinhamento: dia 25 – Talentos da Canção de Portimão; dia 26 - Mel; dia 27 – Ultrasounds; e dia 28 – Projecto 70’s.

Alcoutim recebe mais de 100 barcos à vela

Alcoutim recebeu, este fim de semana, a vigésima sétima edição da Subida e Descida do rio Guadiana à vela, uma iniciativa da Associação Naval do Guadiana e do Club Náutico Isla Canela. A regata, entre Vila Real de Santo António e Alcoutim, contou com a participação de mais de 100 embarcações, que começaram a chegar a Alcoutim por volta das 17.00h, depois de uma viagem dificultada pela ausência de vento.

A Câmara Municipal de Alcoutim, que apoiou a iniciativa, ofereceu o jantar aos participantes, ao qual se seguiu o concerto da banda “Os Allmariados”, na Praça da República. Mais tarde, a já conhecida festa da espuma no cais animou os participantes e os visitantes madrugada dentro, numa despedida desta prova que regressou a Vila Real de St. António no domingo.

Tribunal de Faro condena Comida sobre Rodas, Lda. (Camané)

Segundo uma nota de imprensa que recebemos da autarquia farense,que transcrevemos na íntegra, "o Tribunal Judicial de Faro proferiu, recentemente, sentença a condenar a empresa Comida sobre Rodas, Catering e Serviços, Lda (Camané), responsável pela exploração do Bar do Centro Náutico, na Praia de Faro, entre Setembro de 2007 e Dezembro de 2009, ao pagamento da quantia de € 42.803, 37, acrescida de juros de mora à AmbiFaro – Agência para o Desenvolvimento Económico de Faro, E.M, entidade concessionária do espaço.

Recorde-se que o incumprimento do contrato, decorrente da falta de pagamento das rendas em atraso reporta-se a Setembro de 2007, tendo o mesmo sido denunciado em Novembro de 2009, dada a insustentabilidade de manutenção da relação contratual e a necessidade de lançar novo concurso público para a exploração do bar.
Trata-se de um equipamento imprescindível para assegurar o apoio à prática desportiva, aliado à formação e ao lazer, razão pela qual era imperativa a sua rentabilização por uma entidade responsável e cumpridora das relações contratuais com o Município.
Nesse sentido, é com bons olhos que verificamos que foi feita justiça", conclui a nota de imprensa da autarquia farense.

Festival Adentro em Faro invade zona histórica com músicas do mundo

Os Claustros do Museu e o Largo Afonso III, na cidade velha em Faro, recebem a 1ª Edição do Festival Adentro, com um alinhamento musical que traz, gratuitamente, à zona histórica da cidade grandes nomes e revelações das músicas do mundo
Promover e revitalizar esta zona nobre da cidade, divulgar e dinamizar a cultura e contribuir para o aproveitamento da riqueza arquitectónica da Vila Adentro são os objectivos gerais da realização deste festival.

A Cidade Velha de Faro, acolhe nos dias 2 e 3 de Setembro a 1ª Edição do Festival Adentro, numa celebração que promete despertar o encanto histórico e arquitectónico dos Claustros do Museu e do Largo Afonso III. Revitalizar esta zona nobre e histórica da cidade, divulgar e dinamizar a cultura, contribuindo em simultâneo, para o aproveitamento da riqueza arquitectónica da Vila Adentro, são as intenções da Autarquia de Faro que aposta num alinhamento musical multicultural, procurando proporcionar aos visitantes momentos de diversão, evasão e relaxamento.

A ampla programação inclui várias actividades a acontecer entre as 19h00 e as 02h00, de destacar, a Feira de Artesanato Contemporâneo e produtos reciclados, Sessões de Contos com os Piratas de Alexandria e a Orquestra de Ritmo do Algarve.

O diversificado alinhamento musical trará exaltação e surpresa, com os Italianos Anónima Nuvolari a abrirem o Festival nos Claustros do Museu, 6ª feira, dia 2, às 22h00. A actuação deste grupo constituído por 5 italianos a residirem em Portugal, caracteriza-se pela boa disposição e pelo gosto comum de divulgar a herança musical italiana que resulta num “cabaret musical”, criando um ambiente amigável e relaxante.

Dias 2 e 3 de Setembro na Cidade Velha de Faro – 1ª Edição
Às 23h00 entram em acção e pela 1ª vez em Portugal no Palco Afonso III, os tão aguardados colombianos La Chiva Gantiva. Este grupo radicado em Bruxelas tem sido amplamente elogiado pela crítica estando o seu último trabalho a ser produzido pelo produtor Richard Blair, que trabalhou com Peter Gabriel. Os La Chiva Gantiva misturam os ritmos da Cumbia e da salsa com outros ritmos quentes menos conhecidos como a Champeta, Chirimia e Mapalé. Levados pelo desejo de elevarem as suas raízes e de reproduzirem o melhor que podiam o folclore Colombiano, bem como de mudarem a imagem generalizada dos "Latinos", os La Chiva Gantiva usam instrumentos tradicionais como a Tambura, o Alegre e Maracones. As suas influências não passam apenas pela música tradicional colombiana e podemos ouvir nas suas canções um pouco de Funk, jazz, Afro beat e claro, o rock.
No Sábado pelas 22h00, os Claustros do Museu recebem a maior revelação de 2011 do actual panorama musical português, Frankie Chavez. A música de Frankie Chavez conjuga diferentes tipos de sonoridades, reflectindo as influências musicais que ficam das suas viagens. O resultado é um Blues/Folk composto por ambientes limpos e por outros mais crus e psicadélicos. Apesar de se identificarem diferentes influências musicais, (Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps, Ry Cooder) é difícil encontrar num único termo a definição para a sua música.
Os espanhóis La Selva Sur fecham o Festival às 23h00 no palco do Largo Afonso III, com a apresentação do seu 1º Cd “La Gran Orquesta Kamástronica de la Zanfoña Galáctica”. A actuação propõe uma viagem por Havana, New Orleans, Londres, Belgrado, Bucareste e Jerez, um concerto de festa ao ritmo do swing, reaggea, ska, salsa, rap e tudo o que mais se possa imaginar. Os Dj’s Pargana e NoWay DJ completam o programa do Festival. A organização do evento está a cargo da Câmara Municipal de Faro e da Blind Note.

Associação Académica da UALG "indignada perante a indefinição do processo de atribuição de bolsas de acção social"


Associação Académica da Universidade do Algarve (UALG) enviou, hoje, para o Ministério da Educação e Ciência uma missiva onde manifesta a sua "indignação perante a indefinição do processo de atribuição de bolsas de acção social para o ano lectivo 2011/2012".

Assim, o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato e o Secretário de Estado do Ensino Superior, João Filipe Queiró, receberam o protesto, que transcrevemos na íntegra:

"A Associação Académica da Universidade do Algarve vem, por este meio, demonstrar a sua indignação perante a indefinição do processo de atribuição de Bolsas de Acção Social para o próximo ano lectivo.
Estamos a menos de um mês do arranque do ano lectivo 2011/2012 e continuamos sem saber quando é que haverá alteração às nefastas alterações ao Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo de Ensino Superior introduzidas pelo anterior Governo. Assistimos recentemente ao anúncio do corte de 66 milhões de euros para as Universidades Portuguesas, mas medidas que visem diminuir a injustiça social entre os estudantes do Ensino Superior tardam em ser definidas e divulgadas, prevendo a Associação Académica da Universidade do Algarve iguais atrasos na análise de processos e pagamento das bolsas de estudo que só prejudicam a normal frequência do Ensino Superior dos nossos colegas com mais dificuldades socioeconómicas. Preocupa-nos ainda a indefinição dos prazos aos quais os estudantes já inscritos no Ensino Superior, e que no passado não foram Bolseiros, se possam candidatar à bolsa de estudo de Acção Social.
A Associação Académica da Universidade do Algarve lamenta ainda a falta de respeito demonstrada por parte do Ministério da Educação e Ciência em não ter chamado os representantes dos estudantes desta Academia, facto que acontece pela primeira vez nos últimos anos, em que temos contribuído activamente e de forma construtiva para a melhoria do Ensino Superior Português.
A leitura que podemos fazer desta atitude, poderá ser o de existir uma relação privilegiada com as academias ouvidas que nos transcende e provavelmente transcenderá também a maioria dos estudantes do Ensino Superior que não se sentem ouvidos nem respeitados pelo actual Governo. Em matérias de melhoria da qualidade e igualdade no Ensino Superior não existem academias de 1ª e de 2ª classe, nem existem porta-vozes do movimento associativo predefinidos para estas questões que tanto afectam os estudantes do Ensino Superior Português", conclui o documento assinado por Guilherme Sabrosa Apolinário Portada, presidente da Direcção Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve

Museu de Portimão prolonga “Arte Submersa” até 25 de Setembro

Devido ao grande interesse que tem suscitado, o Museu de Portimão prolonga a temporada da exposição “Arte Submersa” até 25 de Setembro, visando proporcionar a um maior número de visitantes a oportunidade de verem as duas centenas de peças moldadas à mão pelo suíço Sylvain Bongard e pintadas com uma mistura de vidrados naturais.
Na escolha das esculturas, o artista centrou-se em objectos do quotidiano, desde os mais modernos até aos que já caíram em desuso, ampliados e esculpidos como se tivessem saído do fundo do mar, ao mesmo tempo que sugerem formas fantasiosas.

Na verdade, a acção do mar e a passagem do tempo são os elementos inspiradores desta mostra de Sylvain Bongard, radicado no Algarve há cerca de 40 anos, e em que objectos simples do nosso quotidiano adquirem uma segunda vida, outras formas, cores e texturas, sugerindo um regresso ao fundo do mar.
Por outro lado, encontra-se patente até 11 de Setembro a exposição “O Fantástico Mundo das Formas e Seres Marinhos”, relativa ao programa de Férias de Verão no Museu de Portimão, dirigido a jovens entre os sete e os 12 anos.
A mostra resultou de oficina educativa para ocupação dos tempos livres das crianças, com um conjunto de actividades pedagógicas de carácter lúdico relacionadas com a envolvente marítima de Portimão.
Outra proposta irrecusável é a exposição permanente “Portimão – Território e Identidade”, onde se apresentam os principais momentos da sociedade local a nível histórico, geográfico e natural, ao mesmo tempo que são evocados os muitos cruzamentos de povos e culturas que passaram pela região.
Até 31 de Agosto, o Museu de Portimão abre as portas à terça-feira das 19h30 às 23h00, e de quarta-feira a domingo das 15h00 às 23h00, enquanto a partir de 1 de Setembro funciona à terça-feira das 14h30 às 18h00, e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

Faro: Câmara oferece floreiras

Em 2003, o Município de Faro lançou concurso público para a Requalificação das Zonas Pedonais da Cidade de Faro, com a introdução de 850 floreiras, nas ruas e largos da cidade de Faro.
A colocação de laranjeiras nas floreiras representou um investimento de cerca de 430 mil euros. Muitas não chegaram a ser usadas. Outras foram votadas ao abandono em caminhos rurais.

As popularmente conhecidas "laranjeiras do Zé" Vitorino são agora oferecidas pelo outro "Zé" Macário

Volvidos todos estes anos, verifica-se que o investimento efectuado não logrou alcançar os objectivos de requalificação do ambiente urbano da cidade, antes promoveu o seu desprestígio, sendo hoje notória a sua degradação e fraca utilidade para a cidade.

Nesse sentido, dado o assinalável custo de manutenção associado a este tipo de equipamento não mecanizável, pretende a edilidade lançar um procedimento de oferta de 250 floreiras, que na sua maioria não chegaram sequer a ser utilizadas, com vista a permitir uma melhoria dos jardins particulares, de estaleiros e outras instalações.

O material será fornecido para levantamento no Cais Comercial e no Montenegro, sendo o transporte por conta dos beneficiários. Excepcionalmente, poderá a carga ser suportada pelo Município.

Todos os interessados, poderão contactar directamente o Gabinete de Apoio ao Presidente, através do e-mail: gap@cm-faro.pt ou do telefone 289 870 036.

Sporting e Benfica decidem Supertaça de Futsal no Portimão Arena

O Portimão Arena recebe no dia 3 de Setembro o jogo da Supertaça Nacional de Futsal, que colocará frente a frente o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica, partida agendada para as 17h00 e que terá transmissão televisiva na RTP 1.

A partida inaugural da nova época oporá o Sporting, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, ao Benfica, finalista vencido em ambas as competições, num duelo que promete muita emotividade e que irá atrair a Portimão os fervorosos adeptos dos mais emblemáticos clubes da modalidade.

Os bilhetes poderão ser adquiridos a partir de 29 de Agosto nas sedes dos clubes, na Associação de Futebol do Algarve e nas bilheteiras do Portimão Arena, custando 5 euros (bancada de topo) ou 8 euros (bancada central).