sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mais de 600 Pessoas no 1º Festival de Birdwatching de Sagres




Mais de 600 pessoas participaram no Festival de Birdwatching de Sagres. Entre crianças das escolas locais, a observadores de aves de todo o país e estrangeiro, a um grupo sénior, a adesão às actividades foi imensa, tendo esgotado por completo a oferta prevista. Os resultados superaram as expectativas da organização que anuncia desde já, a realização do 2ª Festival em 2011, no 1º fim de semana de Outubro.
Durante três dias, a presença de observadores de aves e entusiastas da ornitologia foi muito sentida na vila de Sagres. Centenas de pessoas estiveram presentes nas diversas actividades, incluindo saídas de campo, passeios de barco, palestras, cursos, corrida fotográfica, acções de educação ambiental, tertúlia, entre outras. Em todas elas as inscrições esgotaram rapidamente e houve até a necessidade de preparar actividades extras para dar resposta à grande procura, nomeadamente ao nível das saídas pelágicas ao mar.
Esta grande adesão é o resultado de um trabalho articulado de divulgação por parte das entidades promotoras, designadamente o Município de Vila do Bispo, a SPEA e a Almargem, bem como de todos os parceiros envolvidos, nomeadamente do Turismo do Algarve ou o ICNB.
Os participantes vieram de várias partes do país, sobretudo da zona de Lisboa, bem como do estrangeiro, em particular de Espanha. Houve ainda, muitos ingleses e alemães que aproveitaram a estadia no Algarve para visitar esta região. Tal afluência traduziu-se numa maior procura dos serviços locais de alojamento e restauração que, com os descontos e menus específicos para os participantes do festival, aumentaram as suas vendas.
No que respeita às aves observadas, contabilizaram-se cerca de 90 espécies, entre as quais se destacam o Abutre-do-egipto, a Cegonha-preta, a Águia-calçada, o Buteo-vespeiro, o Milhafre-preto, nas marinhas a Pardela-de-bico-amarelo, o Moleiro-grande, o Alcatraz, entre muitas outras. Destaque ainda para algumas raridades que atraíram o interesse dos mais aficionados por esta actividade: o Falcão-da-rainha, o Falaropo-de-bico-grosso e a Tarambola-carambola.
O sucesso do evento foi bastante notório e nesse sentido o Município de Vila do Bispo aproveita a oportunidade para anunciar que o 2º Festival de Birdwatching de Sagres já está marcado e irá decorrer no primeiro fim de semana de Outubro de 2011.

Gestores de escolas e de centros de formação reúnem em Congresso Nacional na Praia da Rocha


O X Congresso Nacional de Centros de Formação e Associação de Escolas vai ter lugar no Hotel Júpiter nos dias 14, 15 e 16 de Outubro, sob o lema “Por uma visão estratégica de formação”, reunindo na Praia da Rocha alguns especialistas na matéria.

São objectivos do congresso abordar o desenvolvimento organizacional das Escolas e dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), numa perspectiva de planeamento estratégico e de gestão sustentável, contribuindo para a reflexão sobre concepções e dinâmicas de formação, enquanto dispositivos de inovação educativa na sociedade do conhecimento e da aprendizagem ao longo da vida, e partilhar boas práticas de gestão e animação da formação e estratégias alternativas de desenvolvimento da autonomia dos CFAE, promovendo ainda uma perspectiva de futuro para a formação contínua, como pilar do desenvolvimento educativo.

O encontro, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, destina-se a directores e equipas de gestão de escolas/agrupamentos, consultores de formação e membros de comissões pedagógicas de CFAE e de conselhos pedagógicos, assim como se dirige a professores e educadores, investigadores e especialistas em Educação, associações profissionais de professores e estruturas nacionais e regionais do Ministério da Educação, entre outros interessados.

As inscrições, abertas até 6 de Outubro, devem ser feitas no sítio da Comissão Organizadora CFAE do Algarve: www.cfaeportimao-monchique.com pt/congresso/ ou dirigidas ao secretariado: Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique – Escola Secundária Poeta António Aleixo, Av. 25 de Abril – 8500-501 Portimão, telefone 282 414 110, telemóvel 968 560 588, e-mail: xcongressocfae@gmail.com.

LUÍSA SCHMIDT APRESENTA CONFERÊNCIA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SOCIAIS


“Horizontes do Futuro”, 28 de Outubro, Loulé
No próximo dia 28 de Outubro, pelas 21h00, a socióloga Luísa Schmidt vai estar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé para apresentar mais uma conferência integrada no ciclo “Horizontes do Futuro”, subordinada ao tema “Mudança climática, mudança social - uma reflexão ao Sul”.

Diz a conferencista: «Ainda há poucos anos, as alterações climáticas eram um assunto reservado a algumas elites científicas. Hoje o tema alcançou a consciência pública e está presente em todos os programas e agendas económicas, políticas, sociais e até religiosas. O quadro dos problemas é dramaticamente reconhecido (atmosfera, água, solos, biodiversidade…) e as suas implicações sociais, agravando todas as desigualdades, tornaram-se cada vez mais evidentes.

A demonstração científica dos limites planetários deixa muito pouca margem para dúvidas: já não é possível manter os níveis de crescimento económico baseados na exploração dos recursos naturais, nem há condições para expandir o modelo da sociedade de consumo ocidental tal como hoje o conhecemos. Esta situação requer um programa complexo: restaurar os sistemas ambientais e mobilizar as sociedades para a mudança. Se o restauro dos sistemas ambientais pode ser aventado na base do saber científico e tecnológico, já a mudança social - sobretudo num contexto de urgência e movida pelo voluntarismo (mesmo que esclarecido) - parece altamente problemática. Com efeito, as dimensões sociais das alterações climáticas têm recebido uma atenção crescente. As sociedades estão na origem do problema e a solução deste passa inevitavelmente por elas. Mas as mudanças sociais rápidas constituem um desafio político preocupante.

Como abordar fenómenos de vasta dimensão social como a erosão costeira e a pressão sobre os aquíferos? Como gerir territórios em contextos de mudança tão rápidos e tão profundos? Neste quadro, torna-se decisivo um conhecimento científico capaz de integrar dimensões naturais e sociais e uma abertura a novas vias de activação da cidadania».

Luísa Schmidt é socióloga e investigadora principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Dedica-se actualmente a duas áreas de investigação principais: Sociologia da Comunicação e Sociologia do Ambiente, em que se doutorou. No ICS-UL coordena a Linha de Investigação “Sustentabilidade: Ambiente, Risco e Espaço”. Integra o Comité Científico do Programa Doutoral em “Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável”, resultante de uma parceria entre as três Universidades de Lisboa (UL, UNL e UTL), cuja primeira edição se iniciou em 2009.

É membro do CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e do Working Group EEAC - European Environment and Sustainable Development Advisory Councils. Integra o Conselho Consultivo do Programa Gulbenkian Ambiente, FCG - Fundação Calouste Gulbenkian.

Faz parte da equipa de investigadores que criaram e montaram em 1996 o OBSERVA - Observatório Permanente de Ambiente, Sociedade e Opinião Pública, onde desenvolve vários projectos de investigação que articulam ciências sociais e ambiente. Principais projectos em curso: “CHANGE: changing climate, changing coast, changing communities – glocal erosion, risk conceptions and sustainable solutions in Portugal”; Netzero Energy School – reaching the community”; "Inquéritos Nacionais às Representações e Atitudes dos Portugueses face ao Ambiente e à Energia"; "Riscos Ambientais e Processos Mediáticos"; "Ecoline - Conhecer mais para Mudar melhor" e "Conflitos Urbanos da Água".

Entre as suas mais recentes publicações, destacam-se os livros "Educação Ambiental – balanço e perspectiva para uma agenda mais sustentável", com J. Gil Nave e J. Guerra; "Ciência e Cidadania - homenagem a Bento de Jesus Caraça", coord. com João de Pina Cabral; "País (in)Sustentável - Ambiente e Qualidade de Vida em Portugal"; "Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) – Contribuições da sua implementação em Portugal (coord); “Autarquias e Desenvolvimento Sustentável - Agenda 21 Local e novas estratégias ambientais”; "Ambiente no Ecrã - emissões e demissões no serviço público televisivo".

Outubro é melhor mês de sempre no Porto de Cruzeiros de Portimão


Dez navios, 19 escalas e 20 mil passageiros
O mês de Outubro vai ser o melhor de sempre em termos de movimento no Porto de Cruzeiros de Portimão, com 19 escalas repartidas por dez navios de cruzeiro e um total muito próximo dos 20 mil passageiros.

O porto algarvio, que é cada vez mais procurado pelas principais companhias a operar neste segmento, terá escalas dos navios “Empress” (dias 1, 5, 9, 13, 17, 21,25 e 29), “Ocean Countess” (dias 5 e 13), “Marco Polo” (dia 12), “Grand Voyager” (dias 12 e 16), “Braemar” (dia 22), “Silver Spirit” (dia 22), “Seadream II” (dia 24), “Nieuw Amsterdam” (dia 27), “Royal Clipper” (dia 27) e “Sea Cloud II” (dia 29).

Destas escalas, algumas delas com dois navios em simultâneo, destaques para o dia 22 de Outubro, com a presença do “Silver Spirit”, o novo navio da companhia de luxo Silversea que fará a segunda escala do ano em Portimão, e para o dia 27, quando o “Royal Clipper”, o maior veleiro do mundo com os seus cinco mastros, voltar a escalar este porto de cruzeiros.

Mas a grande estreia deste período pertencerá ao novíssimo navio “Nieuw Amsterdam”, a ‘jóia da coroa’ da companhia Holland America, lançado à água em 4 de Julho transacto e que passará por Portimão na sua viagem transatlântica inaugural até Fort Lauderdale, nos Estados Unidos da América, transportando mais de dois mil passageiros e 929 tripulantes.

Em 2009, Portimão recebeu cerca de 30 mil passageiros via cruzeiros e outros 26 mil via ligações marítimas por intermédio do ferry Volcan de Tijarafe, números que deverão ser amplamente ultrapassados este ano, na sequência do crescimento exponencial desta infra-estrutura portuária.

ANPC ACCIONA ALERTA LARANJA DEVIDO À PRECIPITAÇÃO INTENSAVENTO MUITO FORTE E AGITAÇÃO MARÍTIMA




De acordo com as informações disponibilizadas pelo IM, o estado do tempo no Território de Portugal Continental está influenciado por uma depressão muito cavada e pela passagem de uma frente fria de grande actividade, aproximando-se pelo litoral e estendendo-se às restantes regiões.
Assim, chama-se a atenção para a ocorrência de chuva persistente e forte em todo o
território, com maior incidência entre as 14:00 horas de hoje, sexta-feira, e as 12:00 horas de amanhã, sábado.
Os períodos com precipitação mais elevada poderão ocorrer entre as 15:00 e as 21:00
horas de hoje na região litoral oeste e entre as 18:00 de hoje e as 06:00 horas de
Sábado nas regiões do interior.
Em relação às marés, a preia-mar será hoje cerca das 16:00 horas e na madrugada de
Sábado cerca das 04:00 horas.
A ocorrência da precipitação será acompanhada por uma intensificação do vento e da
agitação marítima, tanto no Litoral Oeste como na Costa Sul.
Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil determinou a
passagem de Alerta Amarelo para ALERTA LARANJA para os todos os distritos do
continente, das 14:00 horas de dia 08, sexta-feira, até às 12:00 horas de dia 09 de Outubro,Sábado.
A ANPC recomenda especial atenção:
Às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas
pelos órgãos de comunicação social;
À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de
inertes que possam ser arrastados;
À limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento;
Aos cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar,
nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e
estacionamento de veículos na orla marítima;
À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à existência de piso
escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou arrastamento de materiais
sólidos para a via.
À adequada fixação de estruturas soltas, nomadamente, andaimes, placards e outras
estruturas suspensas.

Albufeira marca presença na Bolsa de Contratação Turística de Pontevedra e reforça relações institucionais com aquela província

A APAL – Turismo de Albufeira marcou presença na FERPALIA - Bolsa de Contratação Turística de Pontevedra, na Galiza, a qual teve lugar no recinto de feiras daquela cidade, de 29 a 30 de Setembro.




A comitiva de Albufeira, composta de 27 elementos, entre eles membros da direcção, técnicos e associados da APAL, representando várias áreas de negócio, nomeadamente hotelaria, actividades marítimo-turísticas e assistência ao cliente, deslocaram-se a Pontevedra, para participar naquela que é a mais importante Bolsa de Contratação Turística para profissionais da Galiza.
Tratando-se de um certame que para além de reunir a totalidade dos Operadores Turísticos da Galiza, congrega também vários Operadores de outras regiões de Espanha, nomeadamente de Madrid, Barcelona e Málaga, a participação do Turismo de Albufeira naquela Bolsa de Contratação teve por objectivo a apresentação do destino e da oferta turística de Albufeira aos operadores turísticos ali presentes, complementando o trabalho individual de cada associado, na sua maioria representantes de unidades hoteleiras, que por sua vez também apresentaram os seus empreendimentos aos referidos operadores turísticos com o objectivo de os contratualizar.
Por outro lado, Desidério Jorge da Silva, em representação do Município de Albufeira, integrando a comitiva de Albufeira, realizou diversos contactos institucionais, permitindo que a Comitiva de Albufeira fosse recebida pelo Patronato das Rías Baixas e pela Deputación de Pontevedra, e ainda que participasse em vários actos públicos protocolares, que tiveram por objectivo levar mais além o nome de Albufeira, através da comunicação social galega aí presente.
A visita de Desidério Silva a Pontevedra, realizou-se no âmbito do protocolo de colaboração existente entre Albufeira e Pontevedra, tendo por objectivo reforçar as relações institucionais entre aquelas duas cidades, mas que de uma forma muito concreta e directa complementa o trabalho que a APAL - Turismo de Albufeira foi realizar a Pontevedra, permitindo que Albufeira actuasse na Galiza em três níveis diferentes: no campo institucional, através do Município de Albufeira; no campo promocional, através da APAL – Turismo de Albufeira e no campo empresarial, através dos contactos directos e individuais que cada associado realizou junto dos operadores turísticos presentes na FERPALIA.