quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

VATe - Espectáculo "D. Quixote e Sancho Pança Atravessam o Universo", em Silves



O VATe - Serviço Educativo apresenta o espectáculo "D. Quixote e Sancho Pança Atravessam o Universo " durante a próxima semana no concelho de Silves:
8 de Fevereiro, às 14h30 para os alunos da Escola EB1/JI Algoz;
9 de Fevereiro, às 10h00 para os alunos da Escola EB1/JI Tunes e às 14h30 para os alunos da Escola EB1/JI Algoz;
10 de Fevereiro, às 10h00 para os alunos da Escola EB1/JI Tunes e às 14h30 para os alunos da Escola EB1/JI Algoz;
O Autocarro do Teatro estará estacionado na Escola EB23 de Algoz, onde os alunos se deslocarão para assistir ao espectáculo que tem a duração de 30 minutos, e é seguido do atelier “Vamos brincar ao Teatro – Os Cavaleiros Andantes” que se realiza na sala de aula. A partir das personagens do espectáculo “D. Quixote e Sancho Pança atravessam o Universo” são construídas com os alunos marionetas de vara e criadas novas histórias.
Este projecto composto por um espectáculo e um atelier foi concebido para crianças que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico e pretende criar um envolvimento com toda a comunidade escolar, desde professores e auxiliares ao país e amigos.
Trata-se de uma adaptação das aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança adaptadas por Deodato Inácio à linguagem infantil, num espectáculo de manipulação de bonecos.
Como muitos criadores de génio, Cervantes escreveu para se divertir. Os pensadores e os eruditos criaram depois o Quixotismo que tem atravessado as épocas, as culturas, os continentes. Atravessará o universo? Decerto que sim. O universo onde a vida visível esteja de acordo com o entendimento do homem. No universo da vida invisível, não se sabe; no estado actual da ciência ainda não se sabe.
A dupla, D. Quixote e Sancho Pança, vai e vem ao sabor dos combates, desafiando as cada vez mais sofisticadas armas do Mal com outras ainda mais sofisticadas: um raio que sai da mente e do coração.
O texto, a encenação e a construção dos bonecos ficou a cargo de Deodato Inácio, a interpretação é de Carla Dias e Jeannine Trévidic e a operação de luz e som de Luisa Gonçalves.

Com o tema “Sétima Arte” Angélico é o Rei do Carnaval de VRSA


O Carnaval em Vila Real de Santo António será este ano comemorado sob o tema “A Sétima Arte”. De 12 a 16 de Fevereiro serão muitos os momentos de festa que irão proporcionar alegria a todos os munícipes e visitantes.
O actor e cantor Angélico Vieira será o Rei desta festa dedicada ao cinema, e promete encantar todos aqueles que passem por Vila Real de Santo António e Monte Gordo, nos dias 14 e 16 de Fevereiro.
O corso, com entrada gratuita, irá percorrer Vila Real de Santo António no dia 14 de Fevereiro, a partir das 15 horas, e animará Monte Gordo no dia 16. Animados serão também os dias 13, 14 e 15 de Fevereiro, com a realização de bailes e concursos de máscaras de Carnaval, no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António.
Esta festa de Carnaval terá inicio já no dia 12 de Fevereiro, com a alegria de centenas de crianças que irão desfilar na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, junto ao Casino de Monte Gordo e no Largo Manuel Cabanas, em Vila Nova de Cacela, entre as 10h e as 12h.

Em Lagoa: Workshop de Teatro


A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa, promove nos dias 06 e 07 de Março de 2010, um Laboratório de Interpretação Teatral, dirigido por Rui Mimoso (Encenador e Professor do Ensino Básico, Secundário e Universitário na área das Expressões e Teatro).
Esta formação é pensada para aqueles que já realizaram um curso de Iniciação de Teatro/alguma experiência em teatro e pretendam consolidar técnicas de interpretação teatral básicas na concepção do actor, a construção da personagem, e seleccionar eventuais interessados para um próximo projecto do grupo de Teatro Experimental Ideias do Levante a realizar no ano de 2010. Os temas propostos serão os pontos de irradiação, o corpo no espaço, o movimento como forma, a concentração/focalização da atenção, a procura do centro da personagem, o gesto psicológico, e os níveis de interpretação.
Rui Mimoso (Encenador) licenciou-se na Alemanha em Ciências de Educação- Área das Expressões Artísticas, ao abrigo de uma bolsa internacional. Concluiu uma Pós-Graduação em Artes do Espectáculo e Expressão Dramática em Educação, onde teve o privilégio de trabalhar com o encenador Roberto Merino. Actualmente defende a tese de mestrado na área do Teatro e Educação na Universidade do Algarve. Foi bailarino/professor de danças latinas na Alemanha e Lisboa (e.g., Inatel e Holmes Place). Em 1992/93 ganhou dois concursos internacionais na cidade de Gottingen (Alemanha) e chegou a dar workshops em Copenhaga e Bucareste. Em 1999 começa a preferir o trabalho atrás dos bastidores (encenação e coreografia) em troca das “luzes da ribalta” (e.g., trabalho em palco). Coordenou vários projectos sociais e educativos de teatro com grupos de exclusão social e dá formação a técnicos de Educação na área das Expressões artísticas. É professor de Teatro/Expressão Dramática e Corporal no ensino básico e secundário. Paralelamente tem acumulado funções como docente no ensino superior na área das Expressões artísticas/teatro (Instituto Piaget/Nordeste e Universidade do Algarve). É também formador acreditado na área pelo Conselho Cientifico de Braga. Prefere o trabalho de direcção de actores do que o de representar. Há uma década que tem tido encenações a seu cargo com grupos de teatro do Algarve, especialmente Lagoa, onde gosta de viver e inquietar o público com as suas ideias e adaptações de teatro. Tem um enorme respeito pelas correntes de teatro russo e, em termos de encenação é um admirador incondicional da coreógrafa alemã Pina Bausch e do encenador Inglês Peter Brook. Por isso mesmo, não gosta da palavra minimalista, mas não prescinde de um cenário limpo e integrante, dando maior importância ao à entrega do actor na transformação do texto.
Esta formação decorrerá na sede da associação em Lagoa e encontra-se aberta a um mínimo de 8 participantes e a um máximo de 16 participantes, com idade superior a 16 anos. A carga horária prevista totaliza as 10 horas distribuídas, pela manhã (10h-13h) e tarde (15h-19h) de Sábado, e pela manhã (10h-13h) de Domingo. O valor da inscrição é de 40 Euros para não sócios e 30 Euros para sócios. As inscrições poderão ser efectuadas através do site da associação em www.ideiasdolevante.net ou, em alternativa, através do número 282010080, das 18h00 às 20h00, de Segunda a Sexta-feira. Após a realização da formação, os formandos receberão um certificado de participação.

ALFA: O ANO COMEÇA EM PORTIMÃO!





Os mercados, com os seus contrastes e multiplicidade de cores, tons, matizes e formas, são locais de “fotografia” – em toda a mais nobre acepção da palavra - por excelência. No ano passado, a 7 de Fevereiro, os associados da ALFA - Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, visitaram o Mercado de Olhão e essa actividade, que englobou uma visita ao estúdio da “madrinha” da Associação, Viviane, foi um sucesso. Precisamente um ano depois, no próximo dia 6 de Fevereiro (sábado), será a vez da visita ao Mercado de Portimão e descobrir o que por lá se vende, compra, cheira, come e… conversa. As inscrições terminam dia 5 (sexta-feira).
Portanto, mãos às máquinas e dedos no botão, preparados para a primeira actividade de 2010! Toda a minha gente vai a Portimão na manhã de 6 de Fevereiro.
A sessão fotográfica far-se-á em torno de motivos alimentares, sendo pois coisa de abrir o apetite. E quando ele está assim… aberto… nada melhor para o fechar, sobretudo nesta altura do ano, do que um belo cozido à portuguesa!
Pois ele espera por nós no Restaurante Viriato, junto à Praia da Rocha, por volta da 1 da tarde. O preço, com direito a tudo, incluindo bebidas e sobremesa, é de 15 euros. Crianças pagam metade.
O Mercado Municipal situa-se na Av. João de Deus (ver croqui em anexo) e a hora de concentração dos fotógrafos-comensais é “a partir das 6 da matina”. Enfim, portuguesmente falando, parece-nos que entre as 7 e as 9 será boa hora! Quem, de entre os inscritos, aparecer suficientemente cedo para tal, terá direito a um crachá e visita guiada, inclusivé a locais vedados ao público.
As coordenadas GPS aproximadas do Mercado são: 37°8'21.97"N - 8°32'33.21"W
Quem – ido de longe - preferir pernoitar mais perto do local de visita, evitando assim as terríveis piruetas das artes de madrugar, e suas remelosas e bocejantes consequências, poderá dormir no Hotel Luar, Praia da Rocha, ao preço amigo de 17 euros (single) e 21 euros (quarto duplo).
As inscrições, com indicação de eventual almoço e/ou alojamento, podem ser feitas nos sítios do costume, por site ou correio electrónico: info@alfa.pt
Uma última palavra para o Mercado propriamente dito: inaugurado em Dezembro de 2007, tem uma área bruta de 8500m2, dos quais 5700m2 estão vocacionados para actividades comerciais, incluindo escritórios e serviços no piso 1. Os espaços do Mercado distribuem-se pelos pisos -1 e 0.

Em Albufeira: “O SUL DOS MEUS SONHOS” na Biblioteca Lídia Jorge


TERESA RITA LOPES APRESENTA SEXTA-FEIRA O SEU MAIS RECENTE LIVRO
“O SUL DOS MEUS SONHOS” na Biblioteca Lídia Jorge
A escritora Teresa Rita Lopes apresenta o seu último livro “O Sul dos meus Sonhos”, na próxima Sexta-feira, dia 5 de Fevereiro, pelas 21H30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira.

A publicação contém poemas inéditos, numa homenagem que a autora rende a sítios algarvios, nomeadamente, a Faro, a Cacela e a Alcoutim, num "espírito que recusa tornar-se súbdito do esperanto televisivo e da massificação asséptica e insípida que os donos saxões do mundo servem em baixela que cintila mas é pura fancaria", refere Rogério Silva, no Prefácio. A apresentação desta mais recente obra de Teresa Rita Lopes estará a cargo de uma outra escritora, Luísa Monteiro.

A escritora nasceu em Faro, em 1937. Viveu 13 anos em Paris onde foi professora na Sorbonne e defendeu a tese de doutoramento "Fernando Pessoa et le drame symboliste – héritage et création". É professora catedrática na Universidade Nova de Lisboa, sendo um dos maiores especialistas contemporâneos em Fernando Pessoa, tendo centrado o seu trabalho académico na obra deste poeta, dedicando-se especialmente à divulgação dos seus textos inéditos.

No seu percurso literário, para além de inúmeras obras de conto e poesia, contam-se também peças publicadas e representadas em Portugal e no estrangeiro: França, Bélgica, Itália, Roménia, Alemanha. A sua peça Se Mentes (Wenn du lügst – Samen) foi escolhida para representar Portugal no Festival de Autores de Teatro na Bonner Biennale 94 – e posteriormente representada em Munique e em Roma.

Sábado, dia 6, começa o ciclo de Passeios de Natureza LPN Algarve 2010



COSTA VICENTINA MERIDIONAL
À descoberta da costa sul entre Sagres e a Praia do Barranco, ao longo das arribas com a sua bela flora e interessante avifauna, passando pela Ponta dos Caminhos e pelo Monte Peniche e terminando na Praia do Martinhal (um chocante exemplo “pintado de verde” de densa urbanização em pleno parque natural...)
Caminhada circular, guiada por Isabel Lima Araújo (tlm 96 691 2103).
Início : 10h00 na Praia do Martinhal (Restaurante Nortada).
Dificuldade: média, devido ao piso pedregoso em metade do percurso e travessia de ribeira.
Extensão: aprox. 10 km. - Duração: aprox. 3h30
Equipamento: botas de caminhada e impermeável para a (possível) chuva.
Água e pequeno farnel.
Para participar neste passeio, os interessados deverão enviar um email para lpn_algarve ou um sms para o número de telemóvel indicado acima, contendo o nome, o nº de BI ou Cartão de Cidadão e ainda a data de nascimento (dados para fins de seguro obrigatório).
Só serão aceites inscrições até às 12h00 de sexta-feira, dia 5 de Fevereiro.

"Música de Pais para Filhos" em Portimão



3.º Ciclo de Concertos "Música Pais para Filhos"
Sábado, dia 06 de Fevereiro de 2010, RUI AFONSO (Percussões Tradicionais) estará no 3.º Ciclo de Concertos "Música de Pais para Filhos" em Portimão.
As inscrições são limitadas e deverão ser efectuadas para o seguinte contacto: 282480490 (Divisão da Acção Cultural da Câmara Municipal de Portimão).
O 3.º Ciclo de Concertos "Música de Pais para Filhos" é uma organização do Município de Portimão e produção da Associação Cultural Música XXI.
Idealizada por Paulo Cunha, esta iniciativa artística/pedagógica destinada a bebés teve início em 2001. Músicos conceituados ligados à Associação Cultural Música XXI têm vindo a desenvolver um trabalho meritório no estímulo musical através da vivência e interacção com os seus diferentes instrumentos e formas de tocar.
Entre os muito objectivos destes concertos destaca-se o de, através dos filhos, cativar e motivar os pais para a importância e necessidade de os estimular de forma continuada e persistente.
Estes concertos focalizam a sua atenção nos bebés de tenra idade por se saber que é nos primeiros meses de vida que, através de audições activas e jogos musicais, se trabalham muitas competências e capacidades musicais. O contacto com todas as qualidades do som leva a que estes concertos de cerca de meia hora sejam um forte atractivo para estes futuros apreciadores de música.

Tavira: [AL-MaSRAH Teatro] Teatro no Inverno - Último fim-de-semana, a não perder!


Teatro das Beiras apresenta: A NEVE. Construído a partir de cinco contos de Vergílio Ferreira. Memórias de um tempo em que o coração dos homens era frio como a neve.Os contos de Vergílio Ferreira são de amarga ternura lírica, uma certa visão quase irónica, quase desoladora, mas onde o homem solitário tende para o Homem Total, onde o eu particularíssimo se aproxima do Eu Universal.
Sex. e Sáb. | 5 e 6 Fevereiro | 21h30 - M/ 6

Encerrado para Obras apresenta: Feito ao Lume. Somos convidados a entrar na cozinha de um restaurante, excepcionalmente gerido por 2 ajudantes de cozinheiro/clowns: Sebastião Pimenta e Ramón Comelón. Durante a ausência do chefe, os ajudantes terão de enfrentar sozinhos, um arrojado e perigoso desafio: confeccionar uma Sopa soberba que vença o concurso mundial das sopas terrestres!Dom. | 7 Fevereiro |16h e 18h - M/4

Sáb. | 6 Fev. | 16h30 | Biblioteca municipal
Metamorfoses aborda o quotidiano da Companhia Crinabel Teatro, instituição com duas décadas de existência. Assistimos à encenação do perturbante texto de Kafka por este colectivo, cujo elenco é constituído quase exclusivamente por pessoas portadoras de deficiência.O filme abandona-nos à observação, espectadores das relações do grupo e da forma como se desafiam os limites individuais. Metamorfoses mostra-nos as pessoas para além dos corpos. É um filme comovente mas não paternalista, com alguns momentos difíceis de esquecer.

Águas do Algarve: O Ambiente no Mundo, é o nome da fotografia vencedora da 1ª Edição do Concurso de Fotografia Ambiental


1º. Prémio - Fotografia: O Ambiente no Mundo de HIMEKA - Alicia Gonçalves Junior


2º. Prémio - Fotografia: Nora 1 de TISSOT - José Manuel da Ascensão Espadinha


3º. Prémio - Fotografia: Os cântaros da Vida - SERENA: Nicole Cavaco Vito


Cerimónia de entrega de prémios

Conforme previsto, decorreu no dia 02 Fevereiro, no Teatro das Figuras em Faro, a Cerimónia de entrega de prémios dos trabalhos trazidos a concurso para esta que foi a 1ª Edição do Concurso de Fotografia Ambiental promovido pela Águas do Algarve, SA . O Ambiente no Mundo, é o nome da fotografia vencedora do concurso.
Inserido nas comemorações do 10º Aniversário da Águas do Algarve, SA, ficou a promessa de que este Concurso seria o 1ª de outras edições deste âmbito.
Esta Cerimónia contou com a presença, do Governo Civil de Faro, Teatro Municipal de Faro, Câmara Municipal de Faro, CCDRAlgarve, Câmara Municipal de Tavira, Centro da Unesco em Faro, CM Design, entre muitas outras.
Foi com orgulho que efectuámos a exposição fotográfica que contou com a presença de mais de 400 fotografias, todas elas captadas na nossa Região, e com temáticas muito diversificadas na temática ambiental.
Foi uma sessão muito interessante e que trouxe até ao Teatro das Figuras, muitos apreciadores da arte fotográfica, para além dos participantes deste iniciativa ambiental.
Para além dos 3 principais prémios monetários anunciados, houve 2 surpresas não anunciadas previamente.
Um 1º Prémio no valor de 700 euros. E ao 2º e 3º Prémio, foram atribuídos não a 2 concorrentes, mas a 4, havendo 2 segundos lugares, com prémios no valor de 500 euros cada, e dois 3º lugares com prémios de 200 euros cada. Esta dupla atribuição justifica-se pela excelência de trabalhos que nos foram trazidos a concurso, sendo com orgulho que a Águas do Algarve, SA os atribui!

Assim, os premiados e galardoados foram:

Menções Honrosas - 7
1º Prémio - Valor 700,00 EUROS

LA MINUTE - António Augusto F. Marques B. Correia
HIMEKA - Alicia Gonçalves Junior

Fotografia: Aguadeiro Serrano
Fotografia: O Ambiente no Mundo


2º Prémio - Valor 500,00 EUROS

VEKASI-Verónica Cabrita Silva
TISSOT - José Manuel da Ascensão Espadinha

Fotografia: " Corre Água Corre"
Fotografia: Descolagem

POSEIDON -António Morgado Valente

XANDRA - Sandra Marta Batista Xavier
Fotografia: Nora 1

Fotografia: SPLASH


3º Prémio - Valor 200,00 EUROS

ABISSINIA - Daniela Patricia Bispo Grelha
SERENA: Nicole Cavaco Vito

Fotografia: A água é um monumento a preservar
Fotografia: Os cântaros da Vida

OLHAR: Iva Goreti Nunes Froita

CHARNECO: Maria Julieta Marques
Fotografia: Água, Pedras, Vegetação, Brincando…

Fotografia: Narciso


MANUEL CUCO: Francisco Manuel das Neves Martins

Fotografia: De molho


VETERANO: Sebastião de Sousa Chaveca

Fotografia: Cegonha de Tirar Água

“A CRISE” É A CONVIDADA ESPECIAL DO CARNAVAL DE LOULÉ 2010


A poucos dias do Carnaval, a Câmara Municipal de Loulé, entidade promotora do evento, anuncia o nome da convidada especial do mais antigo corso do país. Depois de grandes estrelas da televisão e do mundo artístico terem já desfilado na Avenida José da Costa Mealha, este ano o centro das atenções vai ser “A Crise”, artista de renome internacional que está a dar muito que falar por esse mundo fora.
Naquele que será “o cachet mais elevado de toda a história do Carnaval de Loulé”, “A Crise” que está a afectar o país surge aqui ao jeito de sátira ao actual panorama económico internacional, mas sobretudo português.
Esta convidada vai desfilar entre os 15 carros alegóricos cuja decoração remete para o tema escolhido para esta edição - “No Mundo do Espectáculo”. O Fado, o Samba, o Ilusionismo e outras vertentes do espectáculo estarão retratados nestes carros onde a criatividade é uma imagem de marca.
Cabeçudos, gigantones, escolas de samba, grupos de animação trarão a alegria, cor e ritmo à artéria principal da cidade, nos dias 14, 15 e 16, num corso marcado pelo humor e pela sátira social e política.
Mas este ano a Câmara Municipal de Loulé pretende reviver o passado em que festa era feita sobretudo graças à participação da comunidade, que se reunia para criar os carros e trajes dos tripulantes, numa manifestação de orgulho pela sua festa, num período anterior à profissionalização do Carnaval. Nesse sentido, algumas associações desportivas, culturais e sociais do Concelho formaram grupos de animação que estão a confeccionar os seus fatos carnavalescos e a ensaiar coreografias e animações que servirão de base à sua participação no corso.
Ao mesmo tempo, é feito um apelo aos residentes na Avenida para que participem, colorindo e decorando as suas varandas com motivos alusivos ao Carnaval e ao tema deste ano.
Refira-se que para além de ser uma das mais enraizadas tradições louletanas, ao longo dos tempos o Carnaval de Loulé tornou-se no maior cartaz turístico da região durante a época baixa e um período do ano importante para a dinamização comercial da cidade.

Programa diversificado

A animação na cidade começa logo na sexta-feira, 12 de Fevereiro, pelas 22h00, com um Arraial de Carnaval organizado pelos estudantes do INUAF e que terá lugar na Cerca do Convento. O grupo Axé Baía vai animar a festa com o ritmo da música brasileira.
No sábado, 13, no Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, o Motoclube de Loulé organiza o 19º Encontro Motard Cidade de Loulé, um evento que marca também o programa de animação de Carnaval.
Àtarde, a partir das 15h00, a Avenida José da Costa Mealha recebe um mini-corso, naquela que é mais uma edição do Carnaval Infantil. As escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do Concelho participam nesta festa e as crianças terão a oportunidade desfilar com os fatos criados para o propósito e inspirados nas mais diversas temáticas. Ao longo da tarde, os mais novos vão poder assistir ainda a um espectáculo infantil e brincar nos insufláveis.
Esta tarde é também de folia para os idosos, já que a Divisão de Acção Social, Saúde e Família da Câmara de Loulé organiza um Baile de Carnaval Sénior, no Salão de Festas de Loulé, às 16h00, integrado no Projecto “Bem Me Quer, com vista a promover o convívio entre a população desta faixa etária.
A partir das 22h00, o Convento de Santo António recebe a Festa de Carnaval dedicada aos “Ícones do Cinema”. Este é o mote para uma noite animada por DJ’s, em que quem aqui vier poderá mascarar-se de acordo com a temática e encarnar uma das personagens que marcaram a história da sétima arte.
O Domingo Gordo começa com o Grande Prémio Carnaval de Atletismo Loulé Concelho, que se realiza na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 10h00. Esta prova destina-se a vários escalões - Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.
E às 15h00 arranca o desfile do corso, que voltará à Avenida na segunda-feira (dia 15) e na terça-feira (dia 16).
Na véspera de Carnaval, segunda-feira, a partir das 22h00, o Palácio do Nera, na Zona Industrial de Loulé, vai engalanar-se para receber os foliões num Baile de Gala dedicado ao Cinema. A “Arte & Música Big Band com Quarteto de Cordas” e “Revolution” são os artistas convidados.
Neste programa de animação de Carnaval há ainda a referir mais duas iniciativas: a 7ª Prova Internacional de Velocidade em Patinagem, no dia 16, às 10h00, na Avenida José da Costa Mealha, e a 36ª Semana Internacional de Vela, que acontece na Marina de Vilamoura, nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro.
RECEITAS DO CARNAVAL DE LOULÉ 2010 REVERTEM A FAVOR DA INSTITUIÇÂO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DA SERRA DO CALDEIRÃO

A Câmara Municipal de Loulé deliberou atribuir a receita proveniente da realização da edição de 2010 do Carnaval de Loulé à Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão.

À semelhança do que aconteceu no ano transacto com a Santa Casa da Misericórdia de Loulé, pretende-se apoiar as actividades desta instituição particular de solidariedade social, nas suas áreas de intervenção.

A iniciativa vai de encontro à génese do Carnaval, num período em que o evento tinha um cariz marcadamente social, o chamado “Bodo dos Pobres”. Durante muitos anos, foi a Santa Casa da Misericórdia a organizadora e beneficiária dos proveitos retirados da sua realização, podendo desta forma prosseguir os seus objectivos ligados à assistência, benemerência e intervenção social alargada.

Agora, a Autarquia de Loulé recupera esta tradição, que ganha uma maior relevância num período de crise, onde são muitas as dificuldades por parte das ipss em dar resposta aos problemas das populações mais desfavorecidas.

O preço das entradas no Carnaval é de 2 euros, e em média, em cada ano, entram no corso cerca de 90 mil visitantes.

A Instituição de Solidariedade da Serra do Caldeirão, com sede no Barranco do Velho, tem levado a cabo um assinalável trabalho de beneficência nas freguesias de Salir e Ameixial, envolvendo actividades como a ocupação saudável de tempos livres, apoio domiciliário a idosos e incapacitados e até apoio alimentar. A instituição trabalha sobretudo junto da terceira idade, numa área territorial marcada pelo envelhecimento da população e pela desertificação.

Recorde-se que está em curso o projecto desta instituição para a construção de um Lar para Idosos e Lar Residencial para Deficientes, equipamentos que surgem como uma extensão funcional de valências do Centro Comunitário de Nossa Senhora da Conceição. As receitas do Carnaval serão, de certo, um pequeno mas importante contributo para esta obra.

Professor do Conservatório do Algarve é o Único Português Seleccionado para Programa Europeu


O professor e director pedagógico do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC), Nuno Rodrigues, foi seleccionado para integrar o programa Grundtvig, que se consubstancia por ser uma iniciativa que pretende estimular a formação de profissionais em contexto europeu.
Através do Grundtvig, Nuno Rodrigues, beneficiará de duas bolsas de estudo, onde alguns dos objectivos primordiais são melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação de adultos, através da promoção de diversos tipos de actividades de cooperação a nível europeu, dirigindo-se às necessidades de ensino e de aprendizagem dos intervenientes em todas as formas de educação de adultos, quer esta seja formal, não formal ou informal, bem como às dos estabelecimentos e organizações que oferecem ou promovem essa educação.
O professor Nuno Rodrigues, o único seleccionado português, estará presente em Malta, entre 15 a 21 de Março do presente ano, para uma formação na área do Folclore e nas Tradições Mediterrânicas, e ainda em Estrasburgo, entre 17 a 24 de Abril, desta feita para uma formação na área da Percussão e das Pedagogias associadas.

Vila do Bispo: Obras de melhoramento na rampa de varadouro da Praia da Salema




Face ao mau estado de conservação em que se encontrava a rampa de varadouro da Praia da Salema, a Câmara Municipal de Vila do Bispo procedeu recentemente à reparação da mesma.
Esta intervenção que consistiu na colocação de betão em toda a zona envolvente à rampa, vem dar resposta a uma reivindicação, com cerca de dois anos, dos pescadores daquela localidade que enfrentavam sérias dificuldades para sair para a faina marítima com os seus barcos.
Refira-se que quando o estado do mar estava em condições adversas, era de todo impossível a saída pela rampa existente a nascente da Praia da Salema, impedindo assim a saída para o mar dos homens que dedicam a sua vida à actividade piscatória.