segunda-feira, 26 de setembro de 2011

XIII ENCONTRO DE MÚSICA ANTIGA DE LOULÉ

SONS ERUDITOS REGRESSAM AO CONCELHO De 30 de Setembro a 22 de Outubro, decorre o XIII Encontro de Música Antiga de Loulé, evento que se tem afirmado no panorama musical português como um pólo de referência para solistas e grupos que pretendem divulgar o repertório situado entre a Idade Média e finais do século XVIII. Nesta edição, o Encontro arranca com Carnet de Cuisine, um grupo formado por cinco estudantes do “Lemmensinstitute” e do “Conservatoire Royal de Bruxelles”, que apresenta “Coctail Barroco”, já na próxima sexta-feira, dia 30, no Cine-Teatro Louletano.
O Convento de Santo António, em Loulé, é palco, no dia 1 de Outubro, do concerto do norte-americano Hopkinson Smith, “Arco–Iris Renascentista”, com uma abordagem da Música Italiana e Inglesa para Alaúde. Em Quarteira, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, a 7 de Outubro, é a vez do grupo de música de câmara, Concerto Campestre, apresentar “EsserciziiMusici”, com um repertório de sonatas e trio sonatas com viola da gamba do compositor G. P. Telemann. “Dos esplendores de Veneza às brumas do Báltico” é o tema do concerto que o Ludovice Ensemble apresenta na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, a 16 de Outubro, onde será feita uma incursão pelos percursos da Seconda Pratica na Itália e Alemanha seiscentistas. O grupo reúne alguns dos melhores intérpretes portugueses com formação específica na Música Antiga, a par de artistas estrangeiros de excepcional qualidade, não só na Música mas também da Dança e da Representação. O Ensemble de Flautas de Loulé, que ao longo destes treze anos tem participado em todos os Encontros de Música Antiga de Loulé, marca de novo presença no evento. “Telemann e não só…”é a proposta para um espectáculo que acontece a 22 de Outubro, na Igreja Matriz de Alte. Todos os concertos têm início às 21h30. A entrada é livre, excepto o espectáculo que acontece no Cine-Teatro Louletano em que o preço dos bilhetes é de 5 euros. Na componente pedagógica do XIII Encontro de Música Antiga de Loulé, Hopkinson Smith vai orientar um masterclass de alaúde, no Centro de Expressão Artística de Loulé, no próximo domingo, dia 2 de Outubro 2011, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00 Refira-se que, ao longo destes anos, por Loulé têm passado alguns dos mais destacados valores nacionais e estrangeiros na área da Música Antiga. “Constituindo um dos raros exemplos de iniciativa cultural nacional exclusivamente dedicada à música da Idade Média ao Período Clássico, o Encontro de Música Antiga de Loulé tem continuado ininterruptamente de 1999 aos nossos dias, constituindo um dos eventos de relevo promovidos pela Câmara Municipal de Loulé”, refere Francisco Rosado, director artístico do Encontro.

VRSA: Entidades e empregadores procuram soluções para desemprego no concelho

Realizou-se hoje, em Vila Real de Santo António, a segunda reunião sobre o Plano Local de Emprego, que juntou diversas entidades locais e regionais, com vista ao desenvolvimento da actividade e apoio da mesma, por parte da autarquia e do IEFP aos desempregados do concelho. O referido Plano surgiu no seguimento do acordo assinado no dia 13 de Maio, Dia do Município, entre a autarquia e o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), com o objectivo de ajudar quem se encontra em situação de desemprego a criar formas de facilitar a procura e posterior integração no mercado de trabalho.
A primeira reunião decorreu no início do mês de Junho, onde as entidades lançaram alguns desafios e propostas para desenvolvimento do plano, numa óptica de maior rapidez e proximidade com a realidade e onde também foi estabelecido um plano de trabalho. Nesta segunda reunião, foram apresentadas as conclusões de um estudo, levado a cabo pelo IERU – Instituto de Estudos Regionais e Urbanos da Universidade de Coimbra, no qual foi possível constatar que o desemprego aumentou consideravelmente no concelho nos últimos meses, assim como o facto de este número ser muitas vezes incrementado por existir, por parte dos desempregados, uma grande oposição quer à mobilidade, quer à aposta em formação. Ao longo da reunião, as entidades e empresas empregadoras foram apresentando algumas dificuldades sentidas, assim como medidas a ter em consideração para resolver essas mesmas dificuldades, como por exemplo a organização de estágios com Cuba e Cabo Verde (no seguimento dos protocolos da autarquia com estes dois países), ou ainda a imposição de contratar uma percentagem de desempregados do concelho na elaboração de obras públicas que tenham início no mesmo. O Plano pretende implementar acções concretas que visem a melhoria das condições do mercado de emprego em VRSA, nomeadamente o estímulo ao empreendedorismo, incentivar o recurso ao microcrédito para a criação de pequenos negócios, a criação de emprego pelas empresas locais, entre outras. A autarquia, em conjunto com o IEFP, vai tentar criar uma estratégia de relançamento do mercado de emprego em VRSA, por forma a alcançar soluções mais eficientes e favoráveis à reintegração do mercado de emprego de VRSA, assim como criar parcerias com o intuito de diminuir o número efectivo de desempregados.

ALBUFEIRA CELEBRA DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Estreia mundial de Concerto para Piano e Orquestra A 1 de outubro celebra-se, desde 1975, o Dia Mundial da Música. A efeméride não passa ao lado de Albufeira, que vai acolher um espetáculo inteiramente dedicado à música clássica, no Auditório Municipal. No próximo sábado, a Academia de Música de Lagos vai realizar em estreia mundial o Concerto em Dó, para Piano e Orquestra, do compositor e maestro Armando Mota, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Albufeira.
O evento, apoiado pela autarquia albufeirense, vai contar com interpretação ao piano do solista Armando Mota, e da OCDA -Orquestra Clássica da Academia, que realiza a sua apresentação oficial, sob a direção do professor João Miguel Cunha. Será a primeira vez na história da música portuguesa, que um compositor nacional escreve uma obra sinfónica que versa sobre um tema algarvio. O maestro Armando Mota, residente há largos anos na região, utiliza o tema popular “Baile Mandado” no concerto para piano e orquestra, encomendado pela Delegação Regional da Cultura e pela Academia de Música de Lagos. De referir que o Dia Mundial da Musica foi instituído em 1975, por uma organização não governamental (International Music Council) sob o patrocínio da UNESCO. Pretendia-se deste modo promover os valores da Paz e da Amizade por intermédio da Música. PROGRAMA Abertura: “As criaturas de Prometeus” op 43 de Beethoven Concerto em Dó para piano e orquestra op 6 nr 1 de Armando Mota Sinfonia op 21 n1 de Beethoven

Observação de aves em dois passeios pela Ria de Alvor

No âmbito do Fim-de-Semana Europeu de Observação de Aves, a Câmara Municipal de Portimão promove dois passeios pedestres pela Ria de Alvor, marcados para o dia 2 de Outubro, domingo, e dia 5, feriado nacional que comemora a implantação da República. Com ponto de encontro agendado para as 09h30 no parque de estacionamento da Quinta da Rocha, os participantes poderão apreciar uma zona de elevado interesse ecológico e natural, aproveitando para observar algumas aves que escolhem este valioso ecossistema como seu habitat.
Para estas caminhadas com cerca de duas horas e meia de duração, aconselha-se o uso de vestuário e calçado confortáveis, protecção solar, binóculos e água. A partir das 07h30, os interessados podem tomar parte numa sessão de anilhagem de aves, que tem lugar na sede d’A Rocha - Associação Cristã de Estudo e Defesa do Ambiente. As inscrições para os dois passeios já se encontram abertas e devem ser feitas até às 17h00 do dia 30 de Setembro para Câmara Municipal de Portimão – Departamento de Ambiente, telefone 282 480 412.

Alcoutim: Homenagem às Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria

Depois de 28 anos de trabalho, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria despediram-se desta sua missão, numa homenagem organizada pelas populações das freguesias de Cachopo, Martim Longo e Vaqueiros no sábado passado, dia 24 de setembro, em Martim Longo, com a presença do representante do Sr. Bispo e da representante da Provincial.
A viver em Martim Longo desde 1983, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria chegaram com a missão de ajudar a população local no combate às dificuldades que os tempos lhes impunham. Há 28 anos atrás, o concelho de Alcoutim carecia de muitos cuidados básicos, nomeadamente de saúde. Em homenagem ao trabalho das Franciscanas Missionárias de Maria, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, presente na despedida, sublinhou a necessidade de “(…) não nos esquecermos do que era o concelho de Alcoutim há 28 anos atrás. Eu exercia medicina nas freguesias de Vaqueiros e Martim Longo. Nem sequer havia enfermeiros. E foi precisamente esta comunidade que trouxe a 1ª enfermeira, na altura a Irmã Rosa e mais tarde a Irmã Isilda. Hoje há várias enfermeiras no concelho, apoiadas pela autarquia, há transportes camarários de doentes para Faro, há a Unidade Móvel de Saúde, que percorre todos os montes do concelho, há apoio de enfermagem domiciliário. Hoje até há consultas de especialidade gratuitas, como fisioterapia, medicina dentária, dermatologia, oftalmologia, consultas de cessação tabágica e brevemente consultas gratuitas de reumatologia. É bom que não esqueçamos o que se passava há mais de 20 anos e saibamos reconhecer e dar valor a quem, de uma forma desprendida e por amor ao próximo, nos soube ajudar, como as Irmãs Franciscanas de Maria (…) ”.
Como homenagem à missão das Irmãs, a população local mandou preparar uma placa toponímica, colocada na casa onde viveram durante estes 28 anos e descerrada neste dia de despedida. Foi ainda produzida uma brochura, oferecida às Irmãs, que perpetua, com fotografias e poemas, bons momentos destes quase 30 anos de missão. As paróquias de Cachopo, Martim Longo e Vaqueiros agradeceram todo o trabalho pastoral desenvolvido pelas Missionárias Franciscanas de Maria e assumem agora a missão de “manter a chama acesa e legar às gerações vindouras toda a recordação do bem que nos fizeram”.

TAVIRA/PRIO AGRACIADA NA FESTA DO DESPORTO

Realizou-se no passado dia 23 de Setembro, a XII Festa do Desporto Tavirense, cuja cerimónia teve como finalidade a atribuição dos diplomas de mérito, das medalhas bronzeadas, prateadas e douradas, assim como pela entrega dos prémios “Os Melhores do Ano”.
Mais uma vez o Clube de Ciclismo de Tavira foi agraciado em várias vertentes. Assim, a formação profissional Tavira/Prio foi agraciada com o prémio de Melhor Equipa do Ano. Vidal Fitas recebeu também o prémio de Melhor Treinador do Ano, bem como Ricardo Mestre e Nelson Vitorino que também foram agraciados. Dedicação, empenho, e espírito de sacrifício foram algumas das palavras utilizadas para caracterizar toda a equipa, e que justificou assim a entrega das respectivas distinções.

VRSA: “Protecção e Promoção da Infância” em debate

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vila Real de Santo António (VRSA) está a organizar o seminário subordinado ao tema “Protecção e Promoção da Infância: Políticas Públicas Nacionais, Regionais e Locais”.
foto google O Seminário decorrerá no próximo dia 30 de Setembro, no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António e pretende assinalar o 10º aniversário da instalação desta CPCJ, uma data relevante no âmbito do desenvolvimento da protecção da infância no concelho. Entre os palestrantes encontrar-se-ão representantes de instituições de âmbito nacional, como a CNPCJR e o ACIDI, bem como regionais que reflectirão sobre a problemática da protecção da infância. O seminário terá entrada livre e é dirigido a toda a população, nomeadamente aqueles que tenham interesse pessoal ou profissional no tema.

em Faro: Instalação para campo de PADEL

A autarquia deliberou em Reunião de Câmara celebrar um contrato de comodato com a Associação Desportiva do Centro de Ténis de Faro com vista à instalação de um campo de padel. O espaço disponibilizado localiza-se no denominado Parque de Lazer das Figuras e a cedência foi acordada para um período de 10 anos a contar da data de assinatura do contrato.
foto google A área de 264 m2, necessária para a instalação de um campo de padel de 12X24 metros, "vem dotar o município de melhores condições para esta prática desportiva", lê-se na nota de imprensa da autarquia. O documento refere ainda que "a Associação Desportiva do Centro de Ténis de Faro é responsável por todos os encargos financeiros necessários para a instalação, manutenção e funcionamento do equipamento de acordo com as normas de segurança exigíveis por lei, bem como, pela contratação de um seguro adequado para a área cedida". A Câmara Municipal conclui garantindo que "continua a sua aposta nas sinergias com o associativismo desportivo permitindo a sua afirmação e crescimento dentro do território acrescentando, consequentemente, riqueza e desenvolvimento desportivo do Concelho".

Marcha lenta “ A Luta Continua Sempre” contra as portagens na Via do Infante

Novamente reunidas em Loulé este fim-de-semana, as 4 organizações - a Comissão de Utentes da Via do Infante, o Grupo Algarve (Facebook) – Portagens na A22 Não, o CFC - Movimento Com Faro no Coração e o Moto-Clube de Faro - promotoras da nova marcha lenta contra as portagens na Via do Infante, intitulada “A Luta Continua Sempre”, delinearam os pormenores desta grande jornada de luta no Algarve.
Como foi anteriormente anunciado, a marcha lenta envolvendo diversos tipos de viaturas, como carros ligeiros, motas e veículos pesados irá ocorrer no próximo dia 8 de Outubro (aniversário da 1ª marcha lenta em 2010), entre as 14,00 e as 20,00 horas, numa extensão de 120 klm, envolvendo a EN 125 e a Via do Infante.
UM CARTAZ HISTÓRICO Haverá 4 pontos principais de partida: Altura (Castro Marim) – junto à rotunda do Restaurante “O Infante”, na EN 125, pelas 14.00 h; Portimão, no Parque das Feiras, pelas 14.30 h; Tavira, rotunda dos Moinhos, (acesso à Via do Infante), pelas 15.00h; e Albufeira, em Valparaíso, pelas 15.00h. Todo este grande movimento irá confluir para o Parque das Cidades (Estádio do Algarve), daqui arrancando pelas 16.00 h a caminho de Faro, passando pelo Patacão, rotunda do aeroporto, rotunda do Fórum Algarve e rotunda do Teatro Municipal, estando prevista uma grande concentração final do protesto frente ao Fórum, entre as 17.00 e as 18.00 h.
Também irão ter lugar reuniões com associações e diversas entidades, distribuição de folhetos e cartazes, colocação de faixas e divulgação da acção com recurso às redes sociais. No dia 8 de Outubro a luta social contra a injustiça irá acontecer no sul do país e toda a divulgação e mobilização serão necessárias.
Os promotores encontram-se em contacto permanente com os espanhóis de Andaluzia, nomeadamente associações empresariais e principais partidos políticos, para a sua participação na referida marcha lenta. Como é sabido, os andaluzes da província de Huelva têm estado ativamente empenhados contra as portagens na A22 – que afectará muito negativamente a economia e a sociedade nestas duas regiões transfronteiriças Algarve – Andaluzia. A Esquerda Unida fez aprovar uma resolução no Parlamento Regional da Andaluzia e apresentou uma queixa no Tribunal de Justiça Europeu; e a Esquerda Unida, o Partido Popular e o PSOE também apresentaram uma Moção na Deputação Provincial de Huelva e na Câmara de Ayamonte contra as portagens na A22. Estas 4 entidades promotoras da marcha congratulam-se e saúdam vivamente os nossos vizinhos andaluzes dessas forças políticas, e condenam profundamente os responsáveis políticos nacionais e regionais do PSD, CDS/PP e PS por, continuamente, traírem o Algarve e os seus eleitores, ao defenderem a colocação de portagens na Via do Infante.
Portajar a Via do Infante é condenar à morte o Algarve – mais falências de empresas, mais desemprego, mais mortes na EN 125. Será a destruição da sociedade e da economia do Algarve – a região, que só vive do turismo, a viver uma gravíssima e a maior crise a nível nacional. Os organizadores apelam a todas as entidades, cidadãos e sociedade civil em geral do Algarve, para que se mobilizem e participem nesta grande marcha, constituindo uma poderosa frente de luta contra as portagens na Via do Infante. No dia 8 de Outubro é proibido ficar em casa, pois o tempo é de ação e não de resignação. Só com coragem, determinação e luta será possível a vitória, derrotando todos aqueles que, por interesses vários, defendem as portagens na Via do Infante. A luta contra as portagens no Algarve irá continuar sempre. Custe o que custar e doa a quem doer.

Uso inadequado de computadores prejudica coluna

Semana de Sensibilização para a Coluna celebra-se de 10 a 16 de Outubro A utilização de computadores sem as precauções necessárias pode ser prejudicial à saúde, particularmente no que diz respeito à coluna, alerta a Campanha Olhe pelas Suas Costas. “Uma postura corporal correcta frente ao computador é a melhor maneira de prevenir dores nas costas e eventuais problemas de coluna e lesões músculo-esqueléticas. É fundamental, por exemplo, ter em atenção ao posicionamento do monitor do computador que deve estar ao nível dos olhos do utilizador”, explica o neurocirurgião Paulo Pereira, coordenador nacional da campanha Olhe pelas Suas Costas.
O pescoço, a parte inferior das costas e os punhos são as zonas do corpo mais afectadas pela utilização inadequada de computadores, especialmente se esta acção for repetida e continuada, por longos períodos. “É importante que os ombros estejam descontraídos, as costas direitas e os cotovelos e joelhos dobrados em ângulos rectos. A altura da cadeira deve ser regulada para que os pés possam estar bem apoiados no chão e o ideal é usar uma cadeira que tenha apoio para a parte inferior das costas, ou experimentar usar uma almofada nessa região”, aconselha Paulo Pereira. E acrescenta: “Lembre-se também que é preciso levantar-se pelo menos de duas em duas horas, para uma breve caminhada, por exemplo ir beber água, de forma a promover a actividade dos músculos da coluna e membros inferiores”.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral promove, pela 2.ª vez em Portugal, a Semana de Sensibilização para a Coluna, de 10 a 16 de Outubro. Um estudo, realizado no âmbito da campanha Olhe pelas Suas Costas, indica que sete em cada 10 portugueses sofrem de dores nas costas e 28,4 por cento sentem que a sua actividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de ter dores nas costas. Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.

Loulé > recebe ralis nacionais!

Com estrutura definida, o Rali de Loulé/Casino de Vilamoura, a 8 e 9 de Outubro, marca o regresso dos Ralis do Nacional Open ao Algarve. A prova recebe, mais uma vez, concorrentes do Campeonato Open de Ralis numa luta acesa na definição do título na oitava e antepenúltima prova da competição. O programa tem início no sábado com os reconhecimentos e verificações técnicas. A prova, essa vai para a estrada no domingo a partir das 09 horas, com os troços em terra de Loulé, Salir e S. Brás, pelos quais as equipas terão de realizar uma dupla passagem. O secretariado e o gabinete de imprensa serão nas instalações do Clube Automóvel do Algarve, o Parque de Assistência situa-se no terreno anexo ao centro de inspecção automóvel de Loulé, o Parque Fechado, bem como o pódio, frente ao Casino de Vilamoura. Mais informações em www.clubeautomovelalgarve.pt. Ou no Facebook O evento conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, da SOLVERDE – Casinos do Algarve, da CARMIM e o apoio da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel.
(Fanáticos do Rally)

SuperMoto > GP de Portugal

Como noticiámos anteriormente, realizou-se no passado fim-de-semana, no Kártodromo Internacional do Algarve (AIA), o FIM World Championship SuperMoto, ">Fantáticos do Rally Report” divulga uma pequena sequência fotográfica do importante evento:
clique em: http://www.flickr.com/photos/25867719@N04/sets/72157627627487489/show/