terça-feira, 29 de dezembro de 2009

SNS lança Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade

À semelhança do Programa de Intervenção em Oftalmologia, também este programa visa melhorar a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aos portugueses.

É lançado hoje o Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade (PTCO), no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Av. Padre Cruz, Lisboa).

A obesidade, considerada já pelas autoridades internacionais de saúde como um sério problema de saúde pública, é, em muitos casos, reversível através de cirurgia. Desta forma, o Ministério da Saúde criou o programa (ao qual vão aderir vários hospitais públicos do país) que prevê a optimização da capacidade instalada no SNS.

A sessão de lançamento e apresentação do Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade é presidida pela Ministra da Saúde, Ana Jorge, e conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, do Secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, bem como do coordenador do programa, Pedro Gomes.

msn

Operação Ano Novo 2009/2010 arranca às 00h de quarta-feira


A operação Ano Novo 2009/2010 da GNR terá início às 00h horas do dia 30 e terminando às 00h horas do dia 3 de Janeiro de 2010.

A GNR vai colocar nas estradas portuguesas na Operação Ano Novo o mesmo número de homens que na Operação Natal, ou seja, 2600 militares por dia. Os militares preparam já a Operação Ano Novo e redobram atenções para a noite de dia 31.

Nesta operação a GNR estará particularmente atenta à condução agressiva dos condutores que coloquem em causa a sua segurança e a de terceiros, ao uso de cintos de segurança e/ou sistemas de retenção nos bancos dianteiros e traseiros, à utilização indevida de auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos, para além do controlo da velocidade e da alcoolemia.

Ordem dos Médicos: “não existe tratamento para homossexualidade”

O Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos emitiu hoje um comunicado em que reitera que a homossexualidade não tem tratamento.

Apoiado num parecer do Colégio de Psiquiatria, a Ordem dos Médicos deu assim a conhecer a sua posição, considerando que a homossexualidade não é uma doença, mas sim uma variante do comportamento sexual.

Recorde-se que o comunicado foi emitido na sequência de uma petição lançada em Maio em que se exigia que a Ordem dos Médicos tomasse uma posição sobre o assunto, depois de alguns especialistas terem referido a existência de tratamentos para a homossexualidade.

msn

Os vírus do ano 2009


Como já vem sendo tradição, a Panda Security encerra o ano de 2009 publicando o anuário dos códigos maliciosos que mais se destacaram ao longo deste ano, pelos mais diversos motivos.

Mais do que um mero ranking das ameaças com maior propagação ou maior número de infecções, a Panda seleccionou aquelas que, pela utilização de engenharia social ou pelos efeitos visíveis nos computadores, se demarcaram nos últimos meses. Como tal, algumas das mais conhecidas ameaças deste ano (como o Koobface) encontram-se ausentes desta lista.

O mais problemático

Não há dúvidas de que o Conficker.C foi o vírus mais odiável dos últimos 12 meses. Surgiu pela primeira vez em 31 de Dezembro de 2008, e passou o ano a causar sérias infecções, tanto em empresas como em utilizadores particulares. A natureza astuta e persistente deste código malicioso atribuiu-lhe o primeiro lugar no nosso ranking.

O mais ilusório

Apesar de não fazer referências ao famoso feiticeiro da ficção, as mensagens do Samal.A têm tudo a ver com magia. Ao infectar um computador, mostra a mensagem “Ah ah you didn't say the magic word” e o cursor pisca aguardando que o utilizador introduza uma palavra. A verdade é que independentemente do que se introduza, após três tentativas é mostrada a frase “Samael has come. This the end”, e o computador é reiniciado.

O mais vingativo

Ainda não sabemos quem é o verdadeiro destinatário desta vingança, mas o DirDel.A espalha a sua vingança pelos utilizadores infectados, substituindo progressivamente pastas das diferentes directorias com cópias de si mesmo. O worm é distribuído num ficheiro com o nome Vendetta.exe, com o típico ícone de pastas do Windows.

O mais viajado O trojan Sinowal.VZR

infectou milhares de computadores disfarçado de bilhetes de avião supostamente adquiridos pelos utilizadores.

O mais multi-facetado

Falamos do Whizz. Após infectados, os computadores emitem uma série de “bips”, o ponteiro do rato move-se incontrolavelmente por todo o ecrã, e o tabuleiro da unidade de CD/DVD abre-se e fecha-se contínuamente, enquanto o ecrã é “decorado” com uma coluna de barras.

O mais bisbilhoteiro

O Waledac.AX engana as suas vítimas afirmando tratar-se de uma aplicação gratuita para ler mensagens de SMS dos telemóveis de terceiros. Ideal para os que pretendem espiar os seus parceiros. Talvez por isso tantos utilizadores se tenham tornado vítimas desta inteligente ameaça.

O mais afectivo

O BckPatcher.C coloca-se no topo desta categoria, ao modificar a imagem de fundo do ambiente de trabalho para uma imagem onde se lê “virus kiss 2009”

Os mais hipocondríacos

Não podiamos deixar de mencionar o WinVNC.A e o Sinowal.WRN que lançaram o pânico em torno da Gripe A de modo a enganar os utilizadores e infectar os seus sistemas.

O mais incompetente

O Ransom.K é um trojan que encripta documentos nos computadores infectados, exigindo 100 dólares de resgate para os libertar. No entanto o seu criador, provavelmente por falta de experiência, incluiu um erro de programação que permitia aos utilizadores libertar os ficheiros com uma simples combinação de teclas.

O mais enganador

Este ano, o vencedor desta categoria é o FakeWindows.A que infecta os utilizadores fazendo-se passar por um processo de activação de licença do Windows XP.

O mais festivo

O Banbra.GMH chega num promissor e-mail com fotografias de festas Brasileiras (com dançarinas incluídas)… Quem consegue resistir?

msn

38% dos recursos hídricos estão extremamente poluídos

38 por cento dos recursos hídricos monitorizados em 2008 pelo Sistema Nacional de Informação do Instituto encontram-se extremamente poluídos e inadequados para a maioria dos usos.

Segundo o Instituto da Água (Inag), apesar de em anos anteriores a percentagem de recursos hídricos classificados como extremamente poluídos não ter ultrapassado os 30 por cento, a má qualidade da água tem sido uma constante desde 2005, sempre muito próxima dos 40 por cento.

Segundo o portal Esquerda.net que refere os dados avançados pelos

Inag, a Ponte da Ribeira, no rio Alviela, o Porto da Carvoeira, no rio Lizandro, ou Monte Real e Ponte Arrabalde, ambas no rio Lis, são alguns dos 12 locais do país com água classificada de "muito má".

Para a associação ambientalista Quercus houve um agravamento da qualidade das águas dos rios portugueses, e é urgente acabar com as fontes de poluição que persistem ao longo de décadas. Diante do facto do Inag ainda não ter apresentado dados relativos a 2009, a Querqus realizou, de forma independente, um conjunto de análises pontuais em alguns rios portugueses ao longo do ano, diz o portal. Os resultados obtidos apontam que a classificação "Má" aumentou dez por cento e a "Boa" ou "Excelente" passou de 25 para 40, em comparação com os números de 2008.

msn

Mau tempo causou 63 milhões de euros em prejuízos


Os estragos e prejuízos materiais causados pelo mau tempo dos últimos dias já ascendem aos 63 milhões de euros, segundo um levantamento efectuado por vários municípios do país.

Nos concelhos de Alenquer, Cadaval, Lourinhã, Mafra e Sobral de Monte Agraço os prejuízos rondam os 10 milhões de euros e segundo o levantamento efectuado pelo Município de Torres Vedras os prejuízos ascendem aos 53 milhões de euros no concelho.

O levantamento já foi enviado para o Governo Civil de Lisboa, aguardando-se que o ministro da Administração Interna se pronuncie sobre os apoios e ajudas do Governo.

msn