quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Campeonato do Mundo da Juventude ISAF 2014 Tavira Vai Receber Jovens Estrelas


Portugal vai ser o anfitrião do Campeonato do Mundo da Juventude ISAF 2014. A prova vai realizar-se, entre 17 e 26 de Julho, na cidade algarvia de Tavira, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Vela e do Clube Náutico de Tavira. A candidatura nacional foi escolhida, recentemente, no Congresso da ISAF (Federação Internacional de Vela) e superou uma proposta israelita.
O Presidente da Federação Portuguesa de Vela, José Manuel Leandro, mostra-se muito
satisfeito com esta vitória: “O Mundial da Juventude ISAF é uma prova fundamental no
calendário da Federação Internacional e um dos mais importantes da modalidade. O sucesso da nossa candidatura residiu num projecto sólido e que promete deixar um legado de futuro para a Vela nacional”, afirma.
José Leandro realça o trabalho dos responsáveis do Clube Náutico de Tavira: “É uma
demonstração de empenho e competência, por parte de um clube que tem experiência na
organização de eventos internacionais e que em 2011 vai receber os Europeus de Optimist e 420.”
Em Tavira, vão marcar presença cerca de 350 velejadores, de 60 países, que competirão nas seguintes classes: Laser Radial Masculino e Feminino, 420 Masculino e Feminino, 29er, Hobie Cat 16 e Neil Pryde RS:X Masculino e Feminino.
Esta será a quarta vez que Portugal recebe o Mundial da Juventude ISAF. Sines (1981),
Vilamoura (1992) e Madeira (2003) foram os locais em que foi disputada a prova. Em Istambul 2010, a dupla João Villas Boas/Tomás Camelo sagrou-se Vice-Campeã do Mundo ISAF na classe 420, António Mourão foi 4º classificado em Laser Radial e Patrícia Costa/Filipa Barros terminaram em 9º nos 420 femininos.

Tavira: Visita guiada à exposição “Cidade e Mundos Rurais”


Para terminar o ano de 2010 a viver cultura, o Museu Municipal de Tavira convida a participar numa visita guiada à exposição “Cidade e Mundos Rurais”, patente no Museu Municipal de Tavira/ Palácio da Galeria, no dia 30 de Dezembro, pelas 16 horas, sob a orientação de Marta Santos (arquitecta).

“Cidade e Mundos Rurais” é uma exposição sobre as transformações do território, a evolução das sociedades agrárias do barrocal e da serra, das suas relações com a cidade de Tavira.

Durante séculos cidade e campo influenciaram-se reciprocamente. Observam-se transformações físicas e sociais, ocupações e influências civilizacionais, povoamentos e abandonos, tecnologias de construção e de cultivo, formas de vida comunitária e festividades, em suma património múltiplos, materiais e imateriais.

Encontramos ruralidades nas hortas urbanas, na coroa de conventos de Tavira, nos mercados agrícolas, nas habitações citadinas dos proprietários, nas celebrações cíclicas e convivialidades.

Esta exposição é um breve relance por dez séculos de história, acompanhando a proposta da Rede de Museus do Algarve, de ser construído, conjuntamente, o projecto expositivo “Do Reino à Região”, mas também na continuidade do estudo e investigação sobre Tavira e o seu contexto geográfico e humano.

A participação na visita é gratuita.