quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mercadinho de Natal em Cacela Velha

Campanha de recolha de livros (novos ou usados) A ADRIP (Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela) e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, organizam mais um Mercadinho de Natal, que decorrerá em Cacela Velha, no dia 11 de Dezembro, das 10h00 às 17h00.
Nas ruas de Cacela Velha poderá contar com animação ao longo do dia e com a presença do artesanato tradicional (cestaria, latoaria, empreita, cortiça, trapologia...), produtos alimentares (mel, pão caseiro, bolos, licores, vinhos algarvios, doces, vinhos, chocolates), cerâmica, bijutaria, sabonetes naturais, brinquedos, novas criações e um espaço destinado a velharias e antiguidades.
Como já vem sendo hábito nos Mercadinhos de Natal, é lançada uma campanha de solidariedade. Este ano a campanha é dedicada à recolha de livros (novos ou usados) que serão posteriormente entregues a instituições locais, nomeadamente: Projecto Escolhas Vivas, Centro de Acolhimento Gente Pequena, Casa do Avô e Centro de Acolhimento A Gaivota. A partir do dia 3 de Dezembro, poderá entregar o seu donativo na ADRIP (Cacela Velha) ou no CIIPC (Antiga Escola Primária Santa Rita) ou deixar o seu livro junto à árvore de Natal, decorada com materiais reciclados, construída com a colaboração das crianças dos Centros de Acolhimento Gente Pequena e A Gaivota e dos jovens do Projecto Escolhas Vivas, que estará situada no centro de Cacela Velha, no decorrer do Mercadinho de Natal.

Visita oficial a Faro

De 8 a 10 de Dezembro, o presidente da Câmara Municipal de S. Filipe, em Cabo Verde, irá efetuar a sua primeira visita oficial a Faro. Esta visita reveste-se de especial simbolismo, dada a existência de uma forte comunidade proveniente da Ilha do Fogo e, mais concretamente, de S. Filipe, residente na freguesia da Conceição de Faro.
Aproveitando a ocasião, o programa da visita contemplará um encontro com a comunidade cabo verdiana, seguida de missa e procissão na freguesia da Conceição de Faro, assim como visita a diversos equipamentos municipais e empresas ligadas ao setor agrícola e alimentar. Atenta a diversidade de comunidades emigrantes no concelho de Faro, a autarquia entende que "é mister promover a inclusão e estreitar relações com os seus países de origem". Nesse sentido, "congratulamo-nos com a visita oficial do dr. Eugénio Veiga, Presidente da Câmara Municipal de S. Filipe a Faro, na qual será firmada um acordo de amizade que irá permitir lançar as bases de uma cooperação profícua em termos sociais e culturais e servir de garante dos valores, referências e património imaterial que unem ambas as cidades", salienta o município.

Vila do Bispo recebeu material hospitalar doado pela Associação Coração Sem Fronteiras

O Município de Vila do Bispo recebeu equipamento hospitalar doado pela ONGD – Associação Coração Sem Fronteiras, no âmbito do projeto “Coração em Portugal”. O material doado é composto por oito camas hospitalares em duas versões articuladas (manual ou eletrónicas) e visa melhorar as condições de apoio e qualidade de vida da população do concelho que se encontra institucionalizado ou acamado no seu domicílio, constituindo uma mais-valia para a população e para os beneficiários de apoio domiciliário que não raras vezes, dispõem de fracos recursos económicos.
Neste âmbito, o presidente da autarquia, Adelino Soares, assinou, no dia 6 de dezembro, o protocolo de colaboração com a ONGD, a ACES do Algarve II – Barlavento, o Centro Cultural e Social da Figueira – IPSS e a Junta de Freguesia de Barão de São Miguel. O documento formaliza a colaboração entre as várias entidades no que respeita à gestão e aproveitamento do referido equipamento. Assim os equipamentos, cedidos a título gratuito pelo Município a instituições do concelho, serão geridos pelo Centro Cultural e Social da Figueira – IPSS e o Centro de Saúde de Vila do Bispo (rede de cuidados continuados) que dará parecer técnico de saúde da necessidade de atribuição de camas e o respetivo encaminhamento de casos identificados. À Junta de Freguesia de Barão de São Miguel compete disponibilizar as instalações para o armazenamento dos referidos equipamentos hospitalares.

Portimão Arena recebe 8ª Algarve Noivos

Portimão prepara-se para receber a oitava edição da Algarve Noivos, a única e maior feira de artigos e preparativos para casamentos e festas a sul do Tejo, marcada para os dias 20, 21 e 22 de Janeiro de 2012.
O certame realizar-se-á no Portimão Arena, um equipamento que reúne todas as condições para esta tipologia de eventos, com uma multifuncionalidade que lhe permite atender aos mais diversificados requisitos e expectativas dos expositores. Esta infra estrutura possui 4.000m2 de área coberta com uma nave principal, salas de reuniões, auditório, cafetaria, e ainda um espaço exterior de 10.000m2. Está a ser preparado um programa que inclui desfiles, demonstrações de penteados, actuações de bandas e músicos, espectáculos de animação e DJs, karaoke, demonstrações de doces, animação infantil e muito mais.
Nesta linha, está ainda prevista a realização de workshops temáticos ligados ao tema, nomeadamente, “Como organizar o meu casamento”, “Auto-maquilhagem para noivas e convidadas”, “Questões legais do casamento”, assim como o concurso “Casamento de Sonho”. A Algarve Noivos conta com a presença das empresas mais representativas do sector de casamentos e deverá receber milhares de visitantes, em busca das melhores ofertas e das propostas mais inovadoras para a realização de um casamento de sonho. fotos google

Sul é a zona do país que mais utiliza subsídio de Natal para comprar presentes

Um inquérito recente do Observador Cetelem revela que 90% dos consumidores do sul do país utiliza o subsídio de Natal para comprar presentes, uma percentagem superior à média nacional (82%). É também nesta zona do país que mais inquiridos referem que o corte no subsídio de Natal irá ter impacto nas suas poupanças.
O mesmo inquérito mostra no Sul se encontra o maior número de consumidores (68%) que pretendem aumentar as suas poupanças e diminuir as suas despesas (3%) – a média nacional situa-se nos 37% para a poupança e nos 12% para o consumo. Mais especificamente sobre o consumo para a época natalícia, a maioria dos consumidores do Sul do país (73%) afirma que o valor que irá gastar em presentes de Natal será inferior ao do ano passado. Quando questionados sobre os presentes de Natal, os residentes do Sul elegem o vestuário como o presente ideal, tanto para oferecer (66%) como para receber (35%), contrariando a tendência nacional que prefere os chocolates (76%). No entanto, à pergunta “pensa fazer alguma compra importante para si este Natal”, a maioria opta por telemóveis (21%) e electrodomésticos (16%).
Na análise segmentada por regiões do estudo sobre as intenções de compra para o Natal 2011 elaborado pelo Observador Cetelem, a questão “em que locais costuma fazer as suas compras de Natal” teve como resposta de 64% dos inquiridos da zona Sul do país “centros comerciais” e de 61% “super e hipermercados”. 68% afirma fazer as compras de Natal com duas semanas de antecedência. Apenas 17% referiram que preferem esperar pelas promoções e saldos após o Natal (Vs. 25% - média nacional). 12% dos inquiridos do Sul têm por hábito consultar a Internet antes de fazer as suas compras de Natal. Um valor idêntico à média nacional e superior ao verificado no resto do país (8% a Norte e 7% no Centro). Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Festa de Natal dos Idosos de Castro Marim

Com o intuito de dar atenção e carinho aos idosos do concelho nesta quadra natalícia, a Câmara Municipal de Castro Marim realiza a tradicional Festa de Natal dos Seniores do concelho, no dia 18 de Dezembro (domingo), na Quinta do Sobral, pelas 13.00 horas. Nesta festa, que desejamos que constitua um belo momento de paz e de amizade entre os menos novos que residam no concelho, terá lugar um almoço de Natal, onde o folclore e a música de baile também estão convocados para esta jornada de confraternização.
Num tempo de dificuldades e de austeridade, é motivo de particular orgulho e contentamento para o Município reunir à mesa a população menos jovem dos quatro cantos do concelho, fazendo renascer a esperança na partilha dos valores da solidariedade, da fraternidade e da generosidade. Os castromarinenses com mais de 60 anos que desejem participar na Festa de Natal dos Seniores devem inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM), nas Juntas e Freguesia do Azinhal e Odeleite ou no Espaço Internet de Altura (situado no Edifício do Clube Recreativo Alturense).

Portagens na Via do Infante: CFC apela à luta, mas legal e digna

O pagamento das portagens na Via do Infante foi, a partir de hoje, imposto pelo Governo. "Portagens são más para tudo e todos. EN 125 vai entupir e a sinistralidade aumentar. As gerações atuais e a história condenarão a conduta dos poderes públicos regionais e de quase todas as organizações da sociedade civil, porque “desertaram” da luta", afirma o movimento Cidadãos com Faro no Coração (CFC), liderado pelo antigo autarca José Vitorino, através de nota de imprensa, que transcrevemos na integra:
José Vitorino (CFC) e José Amaro (Moto Clube Faro) juntos na luta "Conforme o Decreto-Lei 111/2011 de 28 de Novembro, é já amanhã dia 8, a partir das 00 horas, que está previsto o início da cobrança de portagens na Via do Infante. Em coerência com as posições de luta permanentemente assumidas (como Movimento Autárquico Independente e Associação Cívica, bem como pelo combate travado desde 2004 por muitos dos seus membros), o CFC regista o dia como a data da indignação. O CFC constata que durante os 7 anos de luta (2004/2011), o poder de Lisboa sempre esteve a favor e a população algarvia sempre esteve contra. Por outro lado, entre traições político-partidárias ao eleitorado por vassalagem aos “chefes”, interesses corporativos e oportunismos, quase todas as entidades públicas e a maioria das organizações da sociedade civil da região, foram abandonando o campo de batalha. A conduta de quem desertou ou “virou a casaca” é condenável pelas gerações atuais e pela história, por esse mau serviço à região. Poucos se mantiveram firmes.
Comissão de Utentes da Via do Infante promete não parar a luta Mas o CFC não tem dúvidas em como face aos pesados e injustos custos que pretendem impor à população e às empresas, infelizmente, a realidade demonstrará que as portagens na Via do Infante são más para tudo e para todos, a EN 125 vai entupir e a sinistralidade vai aumentar. Em si mesmo e pelas consequências, constituem um atentado ao Algarve e ao próprio país. Nesta oportunidade, o CFC faz questão de expressar que a luta e critica firme deve continuar, mas com inequívoco respeito pela ética e princípios do Estado de Direito da nossa democracia parlamentar ocidental, consagrada na Constituição. Aí se enquadrarão novas iniciativas que o CFC tem em estudo, adequadas à nova fase. Sem ambiguidades, o CFC reafirma o seu código de conduta na luta contra as portagens. O CFC será sempre contra o radicalismo e não comungará nem incentivará, implícita ou explicitamente: a violência, seja de que tipo for; a desobediência civil e o desrespeito ou atos menos dignos, em relação a instituições públicas e seus representantes. É no respeito por este código que a luta continuará!", conclui o documentio CFC

Estudos de Televisão: diálogos Brasil-Portugal na UALG

Seminário Internacional Estudos de Televisão: diálogos Brasil-Portugal O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e o Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (Ualg)organizam, nos dias 12 e 13 de dezembro, o Seminário Internacional Estudos de Televisão: diálogos Brasil-Portugal.
O evento, promovido pelo CIAC, em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Globo Universidade, tem como objetivo mapear o que tem sido debatido e publicado sobre os estudos de televisão no Brasil e em Portugal, bem como oferecer elementos para propor uma reflexão e uma agenda de investigação conjuntas. Tendo como ponto de partida a troca de experiências, os temas discutidos abordam as mudanças e as tendências nos estudos televisivos em termos dos modelos, dos canais, da programação, dos públicos e da produção de conteúdos digitais. De realçar que esta iniciativa teve, em outubro, a sua primeira fase com a realização de um seminário na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Deste encontro resulta a publicação de um livro, com artigos de especialistas portugueses e brasileiros - Estudos de televisão: diálogos Brasil Portugal, organizado pelos professores Gabriela Borges (UAlg) e João Freire Filho (UFRJ). O seminário é aberto ao público.