quarta-feira, 27 de julho de 2011

"Luís Gomes tenta iludir Munícipes acusando o PS como responsável da Dívida do Município"


Resposta do socialista e ex-edil vilarealense António Murta, que transcrevemos na íntegra:
"Será que a Câmara Municipal foi correctamente defendida neste processo?
O Sr. Engenheiro Luís Gomes tem engenho e arte para iludir as pessoas. É possível que esteja a ser injusto. Talvez haja menos charlatães na astrologia do que em cargos políticos na Câmara de Vila Real de Santo António.
Como é possível tentar confundir os munícipes dizendo: a responsabilidade do estado de penúria e de pré falência que se vive na Câmara Municipal é do processo que a opôs a um empreiteiro. O Sr. Presidente foi rápido em afirmar que o estado de dificuldade económica do Município é do anterior executivo do PS. Onde estaria o Sr. Presidente, quando lhe foi pedido para comentar a condenação do Tribunal arrestando os bens da empresa municipal, SGU? “Silêncio”.

António Murta (esq.) responde a Luís Gomes (drt)
A Câmara Municipal de VRSA tem a medalha de ouro de ser a 1ª do país a ver os seus bens arrestados na praça pública.
Quanto ao processo recente de condenação da Câmara Municipal de pagar 1,3 milhões a um empreiteiro, quero esclarecer que actuei na defesa intransigente do interesse municipal e do seu património.
Quero afirmar que a decisão de não pagar ao empreiteiro estava salvaguardada por pareceres técnicos e jurídicos de que tais importâncias não eram devidas ao empreiteiro. Talvez seja de perguntar se os múltiplos assalariados políticos e assessores jurídicos que proliferam pelos Paços do Concelho defenderam capazmente o processo de modo à Câmara Municipal o ganhar.
Pergunto-me: Será que a Câmara Municipal foi correctamente defendida?
O Sr. Presidente que foi rápido em enviar para a imprensa a decisão do tribunal, poderia igualmente informar os Munícipes dos milhões de euros que recebeu da União Europeia e da Empresa de Águas do Algarve pela realização desta obra. Seria agora de perguntar o que fez a tanto dinheiro?
Já agora, quero informar que o projecto do Interceptor de Esgotos referente à obra em questão foi da responsabilidade da Direcção Regional do Ambiente, órgão dependente do Governo Central.
Aproveito igualmente para informar que o Governo era do PSD sendo o 1º ministro o Dr. Durão Barroso.
A crítica das anomalias do projecto irão necessariamente e directamente para o responsável pelo projecto, ou seja, o Governo do PSD.
Já agora, um conselho, por favor não levem a Câmara Municipal à falência. Não esbanjem o dinheiro público. Salvaguardem a geração vindoura. Façam o trabalho para que foram eleitos: Gerir os dinheiros públicos com o mesmo cuidado com que se gere o privado", conclui o documento.

ANTÓNIO MURTA

20 mil visitaram exposição sobre azeite no Museu de Portimão

Um total de 20 mil pessoas viram as exposições “Sabores da Europa” e “Azeite – Saberes com sabor”, patentes desde Janeiro transacto no Museu de Portimão e que encerram neste sábado, 30 de Julho.

Para assinalar a ocasião, será feita nesse dia uma degustação de azeites provenientes das seis regiões portuguesas de Denominação de Origem Protegida (DOP), que decorrerá entre as 18h00 e as 23h00, patrocinada pela Casa do Azeite.

Construída a partir dos nove produtos alimentares, escolhidos por cada museu, a exposição “Sabores da Europa” insere-se no projecto com o mesmo nome e realça diferenças e semelhanças na alimentação de cada país, para estimular o conhecimento e a reflexão sobre a comida, o património, o ambiente, a produção e o consumo diário, tendo-se centrado o contributo do Museu de Portimão no tema “Azeite – Saberes com sabor”, como forma de focar um produto tão característico de Portugal, não só a nível gastronómico, mas também como componente essencial da cultura e da dieta mediterrânicas, sem esquecer as suas implicações para a saúde.
No que toca ao azeite, em Portugal as regiões DOP são Trás-os-Montes, a Beira Interior, o Ribatejo, o Alentejo Interior, o Norte Alentejano e Moura, estando devidamente identificadas no site www.idrha.min-agricultura.pt/ as suas características, variedades de azeitonas e áreas geográficas abrangidas.

Sarruga invadem Olhão com insectos gigantes e intensas experiências

A Avenida 5 de Outubro, em Olhão, recebe, no dia 29 de Julho pelas 22h00, o espectáculo ‘Sarruga Insects’.

Trata-se de uma parada de insectos gigantes que invadem o espaço urbano e o transformam com a ajuda do som e da luz.

Da ideia inicial de transformação de insectos em gigantes, a companhia espanhola vai ampliando a intensidade das máquinas que parecem vivas e a interagir com o público.

VR Stº. António: VIII Congresso Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, aceitou presidir à Comissão de Honra do VIII Encontro Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo, que terá lugar em Vila Real de Santo António, no mês de Outubro do corrente ano.
No VIII Congresso Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo, o Presidente da República integra comissão de honra. Oevento realiza-se em Vila Real de Santo António, nos dias 6, 7 e 8 de Outubro próximo.

Tendo como ponto de partida o património urbanístico do Iluminismo, o Congresso de Vila Real de Santo António propõe-se discutir os problemas e condicionalismos que actualmente se colocam aos processos de requalificação urbana dos centros históricos, mas simultaneamente as novas oportunidades que se abrem a estes processos de reabilitação, enquanto pilares de desenvolvimento económico, social e cultural.

Havana, Madrid e S. Luís do Maranhão são apenas exemplos de cidades que confirmaram já a sua presença no Congresso, através da apresentação de comunicações sobre as experiências de actuação neste domínio, num espaço privilegiado de reflexão sobre os obstáculos e a as novas oportunidades económicas, sociais e habitacionais que hoje se colocam num equilíbrio que se procura entre as práticas de manutenção e rentabilização na recuperação do património edificado dos centros históricos, e a inserção destes espaços na economia de cada cidade ou país.

Além das cidades referidas, o núcleo central de conferências do Congresso contará ainda com a participação e a partilha de experiências desenvolvidas em Lisboa, no Porto, em Madrid e em Vila Real de Santo António.

O VIII Congresso Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo insere-se na actividade da AiCEi (Associação Internacional de Cidades e Entidades do Fórum do Iluminismo), da qual faz parte integrante um conjunto alargado de cidades e entidades tais como o Município de Vila Real de Santo António, o Ayuntamiento de Madrid, o Institut Municipal Del Paisatge Urbá I La Qualitat de Vida (Barcelona), o MUVIM (Museu Valencià De La Il.Ilustació I La Modernitat – Valência), o Ayuntamiento de Cartagena, o Centro de Investigacón para El Desarrollo (Cartagena), o Ayuntamiento de San Fernando, a Universidad de Cádiz, o Ayuntamiento del Real Sítio de San Ildefonso, a Fundación Ferrol Metrópoli (Ferrol), o Ayuntamiento de Almacelles, o Instituto Feijoo del Siglo XVIII de La Universidad de Oviedo, o Ayuntamiento de Es Castell (Menorca) e a cidade de Nueva Guatemala de La Asunción (Guatemala), num movimento que tende a alargar-se a outras cidades e entidades do Iluminismo.
Vila Real de Santo António, que assume actualmente a presidência desta Associação, está apostada em promover um diversificado debate sobre os novos desafios que se colocam à regeneração urbana, no quadro de um desenvolvimento sustentável e de coesão territorial.
O VIII Encontro propõe-se assim ser um espaço de reflexão sobre as novas oportunidades económicas, culturais, sociais e habitacionais que hoje se colocam num equilíbrio que se procura entre as práticas de manutenção e rentabilização na recuperação dos centros históricos, e a inserção destes espaços na economia de cada cidade ou país.
De facto, a recuperação dos Centros Históricos, a sua manutenção e vivências, ou a desertificação humana e económica que noutros casos apresentam, colocam novos problemas e não poucas interrogações sobre que percursos seguir quanto à sua administração.
Continuidades ou rupturas, obstáculos e novas oportunidades, eis os lemas de partida para uma reflexão ampla, procurando o envolvimento e as experiências práticas de cidades e entidades que constituem exemplos de intervenção diversificada e incontornável em qualquer processo alargado de discussão sobre o tema em causa. Os parcos recursos disponíveis actualmente por parte das administrações públicas para enfrentar os elevados custos da manutenção e recuperação do património de que dispõem, a que acrescem as dificuldades na articulação de soluções entre património público e privado, serão, necessariamente, outros dos aspectos em debate.

Moncarapacho recebe XXI Feira de Arte, Artesanato, Agricultura e Recreio de Moncarapacho (FARM)

De 4 a 7 de Agosto realiza-se a 21ª edição da FARM que, pelo segundo ano consecutivo, terá lugar no recinto da Escola E.B. 2.3 Dr. António João Eusébio em Moncarapacho.

Como em anos anteriores, a organização está a cargo do Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense e da Fesnima (Empresa Pública de Animação de Olhão).

Sempre com o objectivo de proporcionar aos seus visitantes agradáveis momentos de lazer, boas oportunidades de negócio ou simplesmente o poderem desfrutar de um ambiente acolhedor e familiar, o evento oferece este ano um programa variado e aliciante.
O certame conta com cerca de 100 expositores E artesãos trabalhando ao vivo.