terça-feira, 23 de março de 2010

VR Stº. António: Apresentação da Revista "Monumentos”



A Biblioteca Municipal Vicente Campinas em Vila Real de Santo António foi ontem palco da apresentação do nº 30 da Revista “Monumentos”, que contou com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Dra. Fernanda Carmo, do Presidente do IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Eng.º Nuno Vasconcelos, e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Eng.º Luís Gomes.
A Revista Monumentos é uma publicação periódica do Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana, de divulgação técnico-científica em torno do património construído, da sua valorização e salvaguarda no contexto das perspectivas de reabilitação urbana e das políticas para as cidades.
A referida publicação, que nesta edição aborda quase a cidade de Vila Real de Santo António, procura dar ênfase e realce ao centro histórico pombalino, mostrando a sua génese e a sua história.
Segundo Luís Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, esta publicação “é acima de tudo uma excelente oportunidade para que todos possam descobrir um pouco mais da história desta cidade”.
“Vila Real de Santo António é uma terra de projectos, de ambição e de futuro, com uma atitude activa, próspera e positiva acerca do futuro, pelo que temos vários projectos em curso, a pensar na reabilitação da cidade e de toda a zona histórica, que é o ex-líbris desta cidade pombalina”, acrescenta o autarca.
Luís Gomes, fez ainda referência ao fundo que está a ser criado, de forma a incentivar todos os proprietários a reabilitarem as suas casas pensando na valorização do património e no incentivo a viver no centro da cidade.
Fernanda do Carmo, Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, considera a revista “Monumentos” como um “projecto de qualidade com um importante contributo para o conhecimento profundo e para a construção de identidades das cidades e das populações”.
Pela secretária de estado foi ainda deixado um desafio ao autarca, para que continue o trabalho na reabilitação e requalificação de todo o centro histórico pombalino.
Luís Gomes aceitou o desafio mas, simultaneamente, considerou que o Estado tem de criar incentivos e apoiar quem quer investir, “pois não faz sentido, numa época de crise como a que vivemos, o Estado atrasar projectos e não ser mais célere nos respectivos processos de avaliação e aprovação”.

Tavirta apoia o Portugal Dakar Challenge - A corrida solidária mais louca do Mundo


Protocolo entre Fundação AMI e Global Share Eventos assinado durante a Conferência de Imprensa de apresentação nacional do projecto Portugal Dakar Challenge 2010 – A Corrida Solidária Mais Louca do Mundo.
Apadrinhado pelos embaixadores Francisco Mendes e David Megre, foi lançado, no passado Domingo, dia 20, o evento Portugal Dakar Challenge – A Corrida Solidária Mais Louca do Mundo. Este primeiro passo foi dado na presença de representantes dos municípios de Coruche e Tavira e ainda do Turismo do Algarve, durante a realização do Salão Motor Clássico na FIL em Lisboa.
A vertente solidária esteve em primeiro plano tendo-se procedido à assinatura do Protocolo entre a Fundação AMI e a produtora e autora do projecto, a Global Share Eventos, Rosário Castro e Gonçalo Terenas, respectivamente, formalizaram um acordo que marca o conceito de todo o projecto.
Dada a sua dimensão, este é um evento contará também com o envolvimento de importantes media partners que decidiram associar-se, destacando-se o grupo Motor Press e Controlinveste.
Durante a cerimónia de formalização do Protocolo, a representante da Fundação AMI sublinhou a relevância da parceria para os objectivos desta Organização. “O conceito que nos foi apresentado mereceu, desde a primeira hora, o nosso apoio, esta iniciativa contribuirá para ajudar quem mais precisa e principalmente para despertar consciências” . Afirmou Rosário Castro da Fundação AMI.
Foi com entusiasmo que Francisco Mendes, entrevistou os primeiros inscritos no evento e que deram o seu testemunho publicamente sobre a sua participação na edição de 2010 do Portugal Dakar Challenge.
Pela Global Share Eventos ficou registado a aposta num projecto que se pretende duradouro. “O Portugal Dakar Challenge é um conceito criado pela Global Share® Eventos e pretende assumir-se como “prova” de prestígio, investida pelo espírito solidário e de aventura de todos os participantes” sublinhou Gonçalo Terenas.
Marcaram presença os dois Municípios por onde a prova terá passagem, Coruche e Tavira quiseram associar-se a esta iniciativa e manifestaram o seu agrado pelo potencial que a mesma encerra, não apenas ao nível da responsabilidade social, mas também pelo capacidade de promoção e divulgação que o projecto possibilita aos parceiros envolvidos.
Razão idêntica motivou o envolvimento do Turismo do Algarve que considera esta iniciativa um veículo eficaz de promoção do Destino Portugal, em especial a região do Algarve que acolhe a 1ª Etapa.
Francisco Mendes realçou ainda a estratégia da produtora nas redes sociais, plataforma onde a aposta de marketing e divulgação tem obtido um forte impacto.
Participação no Portugal Dakar Challenge
Para participar no evento os candidatos devem proceder a um pré-registo online através do site oficial www.portugaldakar.com, onde pode ser consultada toda a informação relevante sobre os termos de participação.
A prova terá, nesta edição, um número limitado de inscrições para automóveis, motos e camiões e tem a partida agendada para dia 26 de Dezembro em Coruche de onde sairão os participantes em direcção a Tavira encerrando em Portugal a primeira etapa, seguindo depois em direcção ao continente Africano e à verdadeira aventura.

Olhão ajudou a Limpar Portugal



recolhendo 30 toneladas de lixo

Olhão foi um dos concelhos que ajudou a “Limpar Portugal” no passado dia 20 de Março. Cerca de 400 voluntários aderiram ao projecto e percorreram dezenas de locais do concelho, recolhendo 30 toneladas de lixo.

Os cerca de 400 voluntários olhanenses chegaram bem cedo aos locais previamente definidos para começar a tarefa desse dia: limpar Olhão; e nem o tempo nublado e alguma chuva os demoveu da tarefa.
Locais como a Zona Ribeirinha ou a Praia dos Tesos (Fuseta), a Mata do Pavilhão Municipal (Pechão), a zona junto ao Porto de Recreio, o Porto de Pesca, o Circuito de Manutenção do Parque Natural da Ria Formosa (Olhão), o acesso à A22 e as bermas da EN125 (Quelfes) ou algumas estradas municipais (Moncarapacho) foram ‘invadidas’ por voluntários que, durante todo o dia, recolheram toneladas de resíduos.

Olhão ficou mesmo mais limpo e a prová-lo estão as cerca de 30 toneladas de lixo recolhido, entre o qual se encontrava muito plástico, vidro, cartão, pneus e monos. Da união e da solidariedade fez-se a diferença e, durante este dia, os olhanenses trabalharam em prol de um objectivo comum: tornar a sua terra mais bonita. Apesar do cansaço, sentiam-se satisfeitos, sobretudo pela acção de sensibilização em que participaram. “O balanço é muito positivo, apesar do mau tempo, as pessoas aderiram”, disse Soraia Fitas, uma das coordenadoras do grupo de Olhão.

Em paralelo, e durante a semana anterior, de 15 a 19 de Março, realizou-se iniciativa semelhante junto das escolas de Olhão, envolvendo cerca de 800 crianças que, sobretudo nas imediações das suas escolas, puseram mãos à obra e recolheram o lixo existente: “Foi uma forma de envolver as escolas, que adoraram participar na iniciativa, que julgo ter sido pioneira pelo menos no Algarve”, frisou Soraia Fitas. Aquela responsável destacou ainda o apoio dado pela Câmara Municipal de Olhão, sem o qual “não teríamos conseguido levar a actividade para o terreno. Desde a impressão de cartazes e material publicitário, até as viaturas para transporte de voluntários e lixo, toda a ajuda foi dada”, enalteceu Soraia Fitas.

Ao ter aderido ao projecto "Limpar Portugal", a Câmara Municipal de Olhão, para além de prestar todo o apoio à iniciativa deste grupo de cidadãos conscientes dos actuais problemas relacionados com o lixo acumulado em determinados espaços verdes e zonas protegidas do concelho, pretendeu igualmente sensibilizar todos os utentes destes espaços para uma melhor utilização da natureza e dos ecossistemas, com o intuito da sua preservação.

“PRIMAVERA DE SABORES”: RESTAURANTES E CÂMARA DE LOULÉ PROMOVEM GASTRONOMIA



Onze restaurantes da cidade de Loulé participam na 4ª Mostra Gastronómica “Primavera de Sabores” que irá decorrer de 28 de Março a 18 de Abril, uma das iniciativas da Autarquia de Loulé que pretende potenciar a gastronomia enquanto componente cada vez mais importante para as actividades turísticas.
Bica Velha, A Moagem, Paralelo 38, Museu do Lagar, Naturalmente, Monte da Eira, 3 Wonders, Calypso, O Avenida, L`Auberge e Atelier do Bacalhau são os restaurantes aderentes que irão apresentar menus exclusivos para esta iniciativa, baseados na gastronomia regional mas com um toque de inovação. Tanto o peixe fresco e o marisco do litoral, como os pratos de carne mais típicos do interior, e os doces e licores algarvios, várias são as propostas gastronómicas dos anfitriões desta mostra.
Esta iniciativa, que durará três semanas, pretende contribuir para a valorização cultural e turística da cidade e, ao mesmo tempo, para mostrar a diversidade de pratos que os vários restaurantes apresentam a todos os que visitam Loulé.
Com um leque temático variado, esta mostra gastronómica proporciona ao público um melhor conhecimento sobre um modelo de restauração que, na região algarvia, é um exemplo de qualidade.
Refira-se que a gastronomia tem sido uma das áreas de acção da Câmara Municipal de Loulé com a realização de eventos gastronómicos como esta “Primavera de Sabores” ou o “Sabores à Beira-Mar”, que tem lugar na cidade de Loulé.
Depois da “Primavera de Sabores”, de 22 de Abril a 2 de Maio, o Concelho acolhe a primeira edição do “Loulé Restaurant Week”. Trata-se de evento com um conceito inovador, que irá possibilitar o acesso democrático à restauração, oferecendo a todos o acesso à gastronomia de qualidade sob um preço convidativo, tornando acessíveis restaurantes muitas vezes inacessíveis.

ALBUFEIRA TEM “MAR DE PAIXÃO”



Albufeira foi uma das cidades escolhidas para gravar a nova novela da TVI
Albufeira foi uma das cidades escolhidas para a gravação da nova novela “Mar de Paixão”, que a TVI transmite em horário nobre desde o passado dia 15 de Março.
Uma história emocionante e um elenco de luxo, entre os quais se destacam Eunice Muñoz, Rogério Samora, Paula Lobo Antunes, Jose Carlos Pereira, Delfina Cruz, Almeno Gonçalves, Helena Laureano, Jorge Corrula, Marcantonio Del Carlo, Marta Melro, Mafalda Pinto, entre muitos outros.
Uma parte da acção irá ser gravada na cidade de Albufeira, dando a conhecer aos espectadores da TVI alguns locais emblemáticos da nossa cidade como: o Cais Herculano, o Castelo de Paderne, a Praia dos Pescadores, a Praia da Falésia, a Rua 5 de Outubro, o Largo Eng. Duarte Pacheco, o Parque das Alfarrobeiras, unidades hoteleiras e campos de golfe.
A estreia de “Mar de Paixão” obteve uma audiência média de 1,7 milhões de indivíduos, o que permitiu garantir uma quota de audiência de 57,2%. A audiência total da novela foi de 3 milhões de indivíduos
A novela foi líder clara em todos os segmentos populacionais: regiões, idades, género, classe social.

Veja o vídeo promocional de Mar de Paixão em:
http://www.tvi.iol.pt/mediacenter.html?mul_id=13233158&load=1&pos=0&pagina=5
http://www.tvi.iol.pt/novelas/mardepaixao/

FARO ACTIVA CONSELHOS E COMISSÕES MUNICIPAIS


A Câmara Municipal de Faro reuniu nas últimas duas semanas com várias Comissões e Conselhos Municipais, nomeadamente, com o Conselho Cinegético Municipal, o Conselho Municipal de Segurança, o Conselho Municipal de Juventude, com a Comissão Municipal de Trânsito e Segurança Rodoviária, a Comissão Municipal de Pescas e a Comissão Municipal de Toponímia.
O objectivo do Executivo é restabelecer a funcionalidade de algumas comissões/conselhos há muito inactivos e, noutros casos, com a criação de novos organismos, dar resposta às diferentes realidades do concelho.
Por decisão municipal, foram criadas a Comissão Municipal de Trânsito e Segurança Rodoviária, a Comissão de Pescas e a Comissão Municipal de Toponímia.
A primeira é composta por 17 entidades externas e tem por objectivo desenvolver um trabalho estruturado, com vista à adopção de medidas que representem uma melhoria nas condições de segurança das pessoas, na fluidez do tráfego urbano e nas condições de estacionamento de veículos no concelho.
A Comissão de Pescas, constituída em Janeiro, pretende promover a cooperação institucional entre os diversos agentes do sector, potenciando o apoio aos pescadores e aquacultores, com vista à adopção de soluções que promovam o dinamismo económico que a actividade possui no concelho e na região.
Já a Comissão Municipal de Toponímia, surgiu no seguimento da aprovação do Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia. Um das suas principais missões passa, designamente, pela propositura e elaboração de pareceres sobre a atribuição de novas designações a arruamentos e/ou alterações das actuais, garantindo que as decisões têm fundamentação técnica avalizada.
Foram ainda restabelecidas as reuniões de trabalho no âmbito do Conselho Cinegético Municipal, criado em 2001 mas que nunca tinha reunido até à data, bem como do Conselho Municipal de Segurança e do Conselho Municipal de Juventude.
Estão já previstas, a breve trecho, as reuniões da Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios e do Conselho Municipal de Educação.