sexta-feira, 11 de junho de 2010

Loulé: “MANCHA BRANCA”JÁ ESTÁ NO TERRENO




A cidade de Quarteira ficou hoje mais limpa graças ao trabalho de todos os intervenientes no projecto “Mancha Branca” que arrancou esta manhã. O executivo municipal de Loulé juntou-se aos muitos voluntários e trabalhadores da Câmara de Loulé, Junta de freguesia de Quarteira e das “Infras” do Concelho que, munidos de pincéis e trinchas, começaram a dar uma nova imagem às paredes dos edifícios degradados e grafitados.

O autarca louletano, Seruca Emídio, lamentou a imagem degradante das localidades, não obstante “o esforço que tem sido feito na qualidade de vida das pessoas, na requalificação das nossas cidades e vilas, enquanto imagem de marca que queremos para aquilo que é a grande fonte de receitas do nosso concelho - o turismo”.

Nesse sentido, de acordo com o edil, a sensibilização junto dos jovens será um factor determinante para que este processo tenha pernas para andar. “Não queremos pôr em causa a veia artística destes jovens que se dedicam aos grafitis; queremos antes dar a possibilidade de, em articulação com outras entidades, encontrarmos locais onde possam praticar a sua imaginação, mas de forma a que não degradem a imagem das nossas cidades, pois essa é uma situação negativa para todos nós”, explicou.

Apesar de considerar que a “vivência democrática também passa por aqui”, Seruca Emídio mostrou-se contra acções punitivas junto daqueles que praticam estes actos. “Temos de encontrar formas de dar a volta sem ser com punições”, frisou.
Já o vereador do Ambiente e coordenador do projecto, Aníbal Moreno, reportou-se ao protocolo celebrado com o Grupo Policromia e que vai de encontro a esta sensibilização junto dos jovens.

Depois de Quarteira, a “Mancha Branca” irá actuar noutras localidades do Concelho, sobretudo aquelas onde estas situações são mais sensíveis, como Almancil, Loulé ou Boliqueime.

O tempo previsto é indeterminado e, segundo o edil, “este será um trabalho de persistência, que terá de ter o envolvimento de toda a comunidade”.