terça-feira, 10 de agosto de 2010

Virgem Suta e Diego Miranda Agitam Castro Marim



Na linha da programação de qualidade apresentada até à data, o Baesuris continua a apostar fortemente numa agenda diferenciada no Verão algarvio onde pauta a adrenalina nocturna e ao ar livre.
Assim, o Baesuris, Clube de Verão de Castro Marim, prepara mais duas grandes noites de arromba. Se os concertos de Martinho da Vila, André Sardet e Rita Guerra encantaram o público presente, a qualidade do evento “Enjoy the Spirit of Ibiza” ou a performance do DJ Zé Pedro, mítico guitarrista dos Xutos & Pontapés, surpreenderam pela classe e profissionalismo, as noites de dia 30 de Julho e de dia 6 de Agosto, culminaram nas grandes festas de abertura de Verão do Algarve, com a actuação do DJ Motiv8, elemento oficial de Black Eyed Peas, e de Mastiksoul, respectivamente.
Nos próximos dias 12 e 13 de Agosto as noites serão diferentes no Algarve, uma vez que Diego Miranda, DJ mundialmente reconhecido, e os já consagrados Virgem Suta, irão agitar as noites algarvias, em 2 eventos nunca antes presenciados pelos veraneantes que marcam presença pelas terras do Sul de Portugal.
Nos últimos anos, Virgem Suta, que actuarão no dia 13 de Agosto, 6ª-feira, têm-se afirmado como uma saudável lufada de ar fresco no panorama musical português, onde a qualidade melódica surge associada a uma constante boa disposição e inigualável presença em palco, facto constatado pelas inúmeras solicitações que a banda tem recebido e aceite. Neste desafio ímpar, que será actuar num espaço singular como é o Baesuris, Clube de Verão de Castro Marim, Virgem Suta promete um serão animado e de garantida boa disposição musical. À actuação do agrupamento alentejano seguir-se-á a performance de Flow 212, um projecto inovador que faz da irreverência e da boa disposição as suas imagens de marca. O single de apresentação, «Ritmo do Meu Flow», é já um sucesso, hit que, sucessivamente, leva ao rubro todas as pistas de dança, tendo transposto a envolvência das mais prestigiadas discotecas portuguesas para as rádios e para as televisões.
Relativamente a Diego Miranda, que actuará no dia 12 de Agosto, 5ª-feira, a sua presença dispensa apresentações, uma vez que é uma figura habitual nas noites algarvias e um pouco por todo o mundo musical, ora não fosse o mesmo, DJ oficial da afamada MTV e performer também nas loucas noites de Ibiza. Seguidamente à actuação de Diego Miranda, subirá ao palco de o Baesuris, o DJ Villanova que, entre outras marcas assinaláveis no panorama musical internacional, tem como responsabilidade, em parceria com Diego Miranda, a produção do hit de enorme sucesso, “Just Fly”, que tem marcado as pistas de dança um pouco por todo o planeta.
Recorde-se que o Baesuris, empreendimento promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim, através da empresa municipal NovBaesuris, fica situado no antigo parque aquático Aqua Line e irá estar aberto todos os dias da semana com animação constante e personalizada e festas temáticas de 5ª a Domingo, até ao final do mês de Agosto, sempre das 23 às 6 horas da manhã.
Um rol infinito de concertos também pautará o ritmo arrebatador do melhor espaço de sempre de animação do Algarve, onde a música de dança será uma constante nas noites quentes daquela localidade do Sotavento algarvio, nunca esquecendo que a estrutura VIP será uma das atracções do novo e moderno espaço de animação algarvio.
Num ambiente descontraído, o convívio e o entretenimento serão as palavras de ordem, uma vez que grande parte da animação decorrerá numa tenda totalmente inovadora e moderna, de forma orbital, complementada por um ecrã de 24 m2 e um sistema de som surrond, onde também um espaço lounge conferirá um requinte inigualável ao Baesuris – O Clube de Verão de Castro Marim, onde as zonas verdes terão o seu destaque num trilho que se quer para o Baesuris: Diversão em Paz com a Natureza!

Museu de Portimão integra rota de cruzeiros



O Museu de Portimão vai integrar o roteiro cultural de todos os navios de cruzeiros da companhia Windstar Cruises que aportarem à cidade durante o próximo ano, estando desde já asseguradas as visitas aos seus passageiros.
Depois dos protocolos já estabelecidos com algumas das maiores cadeias hoteleiras e com o INATEL, o acordo agora estabelecido entre o Município de Portimão e a empresa reforçará o impacte positivo do Museu na atracção de turistas para a cidade e surge da importância que tem vindo a conquistar enquanto equipamento cultural de referência, captador de turistas e visitantes e, consequentemente, como gerador de receitas e dinamizador da economia local.
O constante aumento de escalas no Porto de Cruzeiros de Portimão tem estimulado decisivamente a atractividade do município em termos turísticos, com a procura por parte dos visitantes de muito mais que apenas sol e praia, uma vez que o turista de cruzeiros caracteriza-se por desejar conhecer melhor a realidade sociocultural dos destinos por onde passa, em particular visitando museus, monumentos e espaços históricos.
Situado na foz do rio Arade, o principal elemento identificador do Museu reside na reconversão bem sucedida de uma antiga fábrica de conservas de peixe em estrutura museológica que reproduz a rica herança desta indústria, durante largas décadas tão importante em termos socioeconómicos para a população activa de Portimão.
Inaugurado em Maio de 2008, em apenas dois anos de funcionamento este equipamento municipal recebeu duas distinções nacionais e outras duas internacionais, com destaque para o importante Prémio Museu do Conselho da Europa 2010.
Na origem desta prestigiante distinção do European Museum Forum está o trabalho realizado em prol da melhoria qualitativa das exposições e das colecções do Museu de Portimão, com destaque para a exposição permanente “Portimão – Território e Identidade”, que traça a interacção do homem com o meio ambiente durante um período de cinco milénios, tendo sido realçada também a extensão e qualidade do seu programa educativo, em benefício da comunidade.
A arqueologia subaquática desempenha outro papel de relevo, através de uma extensa colectânea de apetrechos recuperados do fundo do rio Arade em sucessivas campanhas, que trabalharam sobre embarcações representativas de diversas civilizações.
Também merecem uma atenção muito especial a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, exibindo-se um importante acervo de objectos pessoais deste estadista e escritor natural de Portimão, de quem o Município está este ano a comemorar o 150º aniversário.

Sporting Clube Farense: Hassan e Hugo Gomes movem acção contra o Farense e clube fica impedido de inscrever jogadores



Os ex-atletas da Farense SAD, Hassan Nader e Hugo Gomes, moveram nova acção cível contra o Sporting clube Farense, reclamando cada um, 100 mil euros e 26 mil euros, respectivamente, por quantias devidas pela Farense SAD.
Esta nova acção destes dois ex-jogadores, implica que o Sporting Clube Farense fica impedido de, a partir de hoje, inscrever novos jogadores.
Disso mesmo já o clube foi notificado pela Federação Portuguesa de Futebol.
Por isso, o jogador Gallardo, que iria reforçar a defesa do clube, está impedido de ser inscrito.
Embora o Departamento Jurídico do clube já esteja a preparar a impugnação a esta acção, a direcção do Sporting Clube Farense, não pode deixar de lamentar a oportunidade e os motivos desta atitude, movida por “perfeitos conhecedores” da realidade financeira do Sporting Clube Farense.
Se todas as receitas e bens do clube estão penhorados por via das dívidas antigas, este tipo de procedimentos só pode ser considerado como uma tentativa de prejudicar o clube desportivamente, impedindo-o de participar no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.
Contudo, tal não irá acontecer, e o Farense continuará o seu rumo, e estará presente na primeira jornada, no nosso estádio, dia 12 de Setembro, para defrontar o Louletano.

Escolas de Formação vão apresentar-se dia 1 de Setembro, com novos treinadores

As Escolas de Formação do Sporting Clube Farense, vão começar as suas actividades no dia 1 de Setembro, com a apresentação aos pais dos atletas do plano desportivo definido para esta época, e também para dar a conhecer os novos treinadores.
Petizes (atletas nascidos em 2004/5, ex-Escolinhas) – Treinador: Luís Afonso
Traquinas (atletas nascidos em 2002/3, ex-Escolinhas) – Treinador: Francisco Florindo
Benjamins (atletas nascidos em 2001, ex-Escolas B) – Treinador: Rui Belo (ex-Louletano)
Benjamins (atletas nascidos em 2000, ex-Escola A) – Treinador: Paulo Vicente (ex-Olhanense)
Infantis B (atletas nascidos em 1999) – Treinador: Francisco Fernandes
Infantis A (atletas nascidos em 1998) – Treinador: Ricardo Condado (ex- Academia Sporting Faro)
Treinador de guarda-redes: Miranda
Directores: Hugo Costa, José Carlos Santos, Vítor Martins, João e Nuno Mendonça.

SCF – Gab. De Imprensa

Aves, Cetáceos e Ilustração em destaque no Bioblitz: Alvor 2010



Aves, Cetáceos e Ilustração vão estar em destaque no Bioblitz: Alvor 2010, que se realiza nos dias 4 e 5 de Setembro, em Alvor. Organizado pela Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (SCIAENA) e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, o Bioblitz: Alvor 2010 já tem as inscrições abertas em www.bioblitzportugal.com
A base fundamental do Bioblitz: Alvor 2010 é a inventariação de todos os seres vivos ao longo da Ria de Alvor. A inventariação decorre durante 24 horas, permitindo a identificação de organismos nocturnos e diurnos. Como tal, cada grupo de inventariação/identificação é acompanhado por especialistas nacionais de topo e é constituído por 15 participantes num trabalho de equipa intensivo seguindo uma metodologia proposta pelo especialista. Para além destas actividades, de inscrição obrigatória, estarão disponíveis no Bioblitz Alvor palestras, exposições, debates, oficinas, cinema e teatro.

Aves, Cetáceos e Ilustração…

Neste contexto, a bordo do “Oceanus” vai ser possível observar e inventariar as aves da Ria de Alvor, numa actividade dinamizada pelas empresas Ecoceanus e Gobius.
Por sua vez, a associação A Rocha tem agendada uma saída de campo para 30 participantes que vão cobrir três percursos em simultâneo ao longo da Ria de Alvor, para monitorização da Avifauna Aquática neste espaço natural. A Rocha tem ainda programada, para os curiosos da avifauna, uma segunda actividade de Captura, Anilhagem e Biometria de aves.
Já fora da Ria de Alvor, na zona marinha contígua à Ria, será realizada uma saída de mar para observar aves e mamíferos marinhos, dinamizada pela associação CIRCÉ, que promove ainda duas oficinas sobre estes grupos de animais.
“A observação da fauna e a habilidade para a sua identificação estiveram desde sempre relacionadas com o desenho de campo e com as suas características. Por isso, neste Bioblitz, dá-se também destaque às actividades de ilustração e captação de imagens da fauna e flora”, explica a organização do evento.
O Grupo do Risco, que actua no domínio do desenho de campo com uma equipa experiente e pluridisciplinar, trazendo para o desenho uma dinâmica interpessoal, também vai marcar presença no Bioblitz: Alvor 2010, através da projecção de imagens, desenhos e fotos do trabalho de ilustração científica e desenho de campo realizado pelo Grupo em espaços naturais do continente (Berlengas, Douro Internacional e Ria Formosa) e recentemente na Amazónia.
O Grupo do Risco vai ainda orientar uma oficina de Desenho de campo na Ria de Alvor, que permitirá explorar e aplicar as técnicas de desenho científico que este grupo utiliza no seu trabalho, tendo a paisagem, flora e fauna da Ria como motivos para a criação de registos.
Ilustração biológica para todas as idades, numa abordagem sucinta aos objectivos da ilustração, é a proposta da empresa Gobius – Comunicação e Ciência, com a realização de uma Oficina-relâmpago.
Um “Big brother” da fauna marinha, dinamizado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, que utiliza o vídeo subaquático como ferramenta para a identificação, é outras das actividades em destaque no Bioblitz: Alvor 2010. Nesta oficina explicar-se-á como se faz a identificação, como se processam e utilizam estes dados, e qual a sua utilidade na produção de mapas dos habitats costeiros algarvios.
O Bioblitz é um estímulo à aprendizagem e ao espírito de equipa, com o objectivo de não só comunicar a ciência e o trabalho científico mas também apelar à troca de experiências e conhecimento entre todos.

Macário Correia quer: Modernizar o Mercado com contas sérias






INAUGURAÇÃO DOS SERVIÇOS DAS FINANÇAS NA LOJA DO CIDADÃO DE FARO
"A transferência das Finanças para o Mercado Municipal é uma boa notícia, dado que valoriza este edifício e as suas múltiplas funções, com vantagens para os cidadãos e para as actividades comerciais da zona, todavia a localização desta nova actividade não gera receita imediata à empresa do Mercado, dado que as rendas são uma forma de pagamento de uma dívida fiscal. Assim será durante cerca de dois anos e meio", divulgou hoje Macário Correia, através de nota de imprensa, após a inauguração dos serviços de Finanças na Loja do Cidadão de Faro, evento presidido pelo Director-geral dos Impostos, José Azevedo Pereira, que não quis prestar declarações.
Os novos serviços substituem os que existiam num edifício na conhecida Avenida "do Liceu", tendo Algarve Press, único meio de informação presente no acto, apurado que os responsáveis dos impostos ponderam a aquisição do antigo edifício da ex-JAE (Junta Autónoma de Estradas, actual IEP - Instituto de Estradas de Portugal), junto ao Cemitério(velho) de Faro, para lá instalarem a Direcção de Finanças, instaladas num edifício vizinho do Governo Civil de Faro.
Aliás, a Governadora Civil, Isilda Gomes, aproveitou a ocasião para propor ao director -geral de impostos a "cedência de três gabinetes daquele edifício para os serviços do Governo Civil".  
Algarve Press apurou ainda que o serviço de finanças do Distrito de Faro, dirigido por Amâncio Guerreiro, foi, em 2009, o primeiro a nível nacional na cobrança de algumas dívidas fiscais, por isso foi alvo de um louvor da direcção geral de impostos.

José Vitorino denuncia “CLIMA GERAL DE MEDO E APARECIMENTO DOS INFORMADORES DO CHEFE” na Câmara de Faro


«Somos contra os despedimentos. O presidente da Câmara tem em curso uma campanha pública de ataque aos funcionários, através de um clima geral de medo e o aparecimento dos informadores do chefe e de caça às bruxas, ao qual é preciso dizer basta”, denunciou hoje, em conferência de imprensa, o ex-presidente da Câmara Municipal de Faro, José Vitorino.
Muito crítico para com as recentes declarações do edil sobre a possibilidade de não renovar 200 ou 300 contratos que estão a chegar ao fim na Câmara, o líder do movimento CFC – Cidadãos com Faro no Coração, recordou que, na campanha eleitoral, Macário garantiu que não colocaria em causa os lugares dos trabalhadore, mas agora «dá a ideia de que a Câmara de Faro é uma bandalheira em que a maior parte pouco faz».
Acusando Macário Correia de ser «perito em demagogia popular», pois “é popular falar-se mal dos funcionários públicos”, Vitorimo considera que o ofício de Maio passado sobre a proibição das pausas para café é um “despacho difamador do pessoal e um erro de gestão colossal”.
Sempre em tom muito crítico, o antigo autarca acusa ainda actual edil de “má gestão” e “crimes de humilhação” as declarações públicas que Macário Correia fez sobre funcionários da Câmara “com problemas físicos e alcoolismo”, o ex-autarca repudiou a “conduta abominável”, desafiou o edil a que “não“traga para o público o que deve ser tratado internamente”.

“Somos a favor da disciplina, trabalho e produtividade, mas contra difamações, criando a ideia pública de que a Câmara de Faro é uma bandalheira”, salientou Vitorino, assumindo que os CFC “só não o põem (Macário Correia) em tribunal por se tratar de injúria em abstracto, pondo todos no mesmo saco”. “Se há casos pontuais, então há processos disciplinares para cada um dos casos, nos termos da lei, e não esta coação psicológica”.
Em conclusão, falando em “grande esbanjamento do erário público”, o ex presidente da Câmara de Faro diz que o actual edil “deve anunciar publicamente quem são e quanto ganham os “compadres” que estão à frente das empresas municipais, Mercado Municipal, Fagar ou Teatro Municipal” - “deve dizer publicamente, em nome da transparência que tanto apregoou em campanha eleitoral”, desafiou o líder do CFC.