quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Presidente da Câmara Municipal de VRSA entrega casa



O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, entregou hoje uma casa nova a José Silva, o ferido grave do acidente ocorrido na edição deste ano do Torneio do Guadiana.
No passado dia 30 de Julho, após o Jogo inaugural da X Edição do Torneio do Guadiana, uma prancha da bancada cedeu deixando feridas algumas pessoas. José Silva ficou gravemente ferido em virtude deste incidente, encontrando-se actualmente numa cadeira de rodas.
Desde esse dia, a autarquia de Vila Real de Santo António tem apoiado José Silva e toda a sua família, desde o transporte a obras de adaptação na casa da mãe onde esteve a morar nos últimos meses.
De forma a minorar os problemas de mobilidade reduzida de José Silva, e contribuir para eliminar algumas das barreiras físicas com que se depara no seu dia-a-dia, Luis Gomes, em nome da Autarquia de Vila Real de Santo António, entregou hoje uma casa nova e completamente adaptada à situação.
Segundo o autarca, seria impensável virar costas a uma situação destas. “O José Silva não está sozinho e não vamos deixar de o apoiar no que for necessário. Infelizmente não podemos fazer muito mais, mas esta é uma forma de lhe devolver um pouco de qualidade de vida”.
Para José Silva, esta casa vem ajudar em muito, pois tem tudo o que é necessário para que ele se possa movimentar, como portas mais largas e uma casa de banho preparada para a cadeira de rodas. “Tenho de agradecer à autarquia o apoio, pois esta casa veio ajudar muito, em especial por ter tudo o que necessito a nível de mobilidade”.

ENFERMEIROS DO INEM E CENTROS DE SAÚDE DO ALGARVE ENTREGAM “CARTA” AO PAI NATAL.


SERVIÇOS DE SAÚDE COMPROMETIDOS a partir de 31/Dezembro - SEP
"O funcionamento de vários Centros de Saúde e ambulâncias SIV podem estar comprometidos a partir de 31 de Dezembro pondo em causa as prestações de cuidados de saúde, e de enfermagem, às populações", afirma o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), direcção regional de Faro, em nota de imprensa, que transcrevemos.
"São 32 enfermeiros – 22 dos Centros de Saúde e 10 do INEM – que terminam os contratos naquela data sem que até agora, os responsáveis das duas instituições, tenham desenvolvido qualquer iniciativa com o objectivo de encontrar soluções que permitam a manutenção destes enfermeiros.
A inoperância do Ministério da Saúde/ARS Algarve e do INEM em encontrar uma solução definitiva para um problema que se arrasta há dois anos é inadmissível e inexplicável e, começa a ser importante perceber a quem interessa esta precariedade num sector cujos profissionais estão a fazer face a necessidades permanentes dos serviços.
A Ministra da Saúde decorrente das medidas anunciadas, cortes nas instituições de saúde e a possibilidade de não renovação de contratos, exige a manutenção das prestações de cuidados e da qualidade das mesmas.
Caso se verifique a saída dos enfermeiros dos seus postos de trabalho o SEP exigirá o encerramento de Unidades de Saúde/ unidades funcionais.
Para denunciar e responsabilizar publicamente quem de direito, os enfermeiros estarão a contactar a população de Faro, no próximo dia 18, Sábado, a partir das 10 horas da manhã, na rua de Santo António.
Entregarão comunicados à população onde explicam as consequências da falta destes cuidados de saúde.
Em seguida, deslocar-se-ão até ao Pai Natal, na “Aldeia Encantada”, na praça da Pontinha para entregar uma “carta gigante” com os “seus pedidos” na esperança que este problema, aparentemente insolúvel para os homens gestores possa ser resolvido pela fábula.
Na carta, e para além do contrato definitivo que lhes permita o desenvolvimento das suas competências e a aquisição de outras, os enfermeiros pedirão maior capacidade de decisão, responsabilidade e discernimento para os gestores dos serviços de saúde que continuam a optar por empresas de subcontratação contribuindo assim para o empobrecimento do país, da região e do Serviço Nacional de Saúde", conclui o documento.

PSD Algarve questiona Governo sobre aplicação do Programa "Cheques-Dentista" na Região


O PSD Algarve através da deputada eleita pelo Distrito de Faro, Antonieta Guerreiro, interpôs ao Governo uma série de questões relacionadas com a aplicação do programa “Cheque-Dentista” na região.
Em causa está a necessidade de saber a dotação feita à região do referido programa, comparativamente com outras regiões do país, bem como a dotação efectuada concelho a concelho no Algarve. Simultaneamente, o PSD Algarve pretende saber qual a razão para existir uma disparidade entre os cheques emitidos e os cheques efectivamente utilizados, uma vez que, segundo informação pública, dos 1.036.352 cheques emitidos, apenas 65% foram utilizados, apesar de terem sido realizados 2.438.255 tratamentos.
O PSD Algarve pretende também que o Governo esclareça quantas autarquias algarvias solicitaram a subscrição do protocolo para o estabelecimento do Cheque-Dentista a nível local, bem como o ponto de situação quanto ao pagamento aos prestadores dos serviços do Cheque-Dentista.
Questões colocadas ao Governo pela deputada eleita pelo PSD no Distrito de Faro:
1. Comparativamente, qual foi a dotação, distrito a distrito, destinada ao Cheque-Dentista?
2. Qual foi a dotação atribuída ao Algarve, concelho a concelho, destinada ao Cheque-Dentista?
3. Da dotação, inicialmente, atribuída ao Algarve, concelho a concelho, qual foi o montante, efectivamente emitido em Cheques? Esse valor corresponde a quantos tratamentos efectuados?
4. Qual a razão para a disparidade entre os cheques emitidos e os cheques utilizados?
5. Do total dos Cheques-Dentista, quantos foram emitidos para cada um dos públicos alvo (crianças, grávidas, idosos e portadores de HIV), concelho a concelho, no Algarve?
6. Dos portadores de HIV que usufruíram do Cheque-Dentista, no Algarve, quantos tomaram ou tomam Metadona?
7. A nível do Algarve, concelho a concelho, como esta a ser efectuado o pagamento aos prestadores dos serviços do Cheque-Dentista e quantos casos estão por saldar?
8. Quantas autarquias algarvias solicitaram a subscrição do protocolo com o Estado para o estabelecimento do Cheque-Dentista a nível local?

Odeleite nos “Presépios nas Aldeias do Algarve”



Integrado na iniciativa da CCDR/Algarve, “Presépio nas Aldeias do Algarve”, a Junta de Freguesia de Odeleite realiza o Presépio de Natal, no antigo Largo da Casa do Povo, no Centro da aldeia.
O Presépio que recria o nascimento do menino Jesus, numa gruta em Belém, no sul da Judéia, estará visitável ao público, entre 16 de Dezembro e 6 de Janeiro.
A participação da Aldeia de Odeleite nesta acção da CCDR/Algarve ficará marcada com um convívio de Natal, dia 21 de Dezembro, às 15:00 horas, promovido pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal, que terá a participação do Grupo Coral Misto da Associação “Os Cardadores” de Castro Verde e o tradicional “Cante ó Menino”, caracterizado por um reportório natalício tipicamente alentejano.
Esta iniciativa da Junta de Freguesia do Odeleite e da Associação Social da Freguesia conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.

Fundação do Gil à procura de voluntários para as Pediatrias dos Hospitais de Faro e Portimão


A Fundação do Gil chegou ao Algarve há cerca de um ano e caminha, desde então, semanalmente para as pediatrias dos hospitais de Faro e Portimão, com a Hora do Conto, a Hora da Música e a Hora da Descoberta. O Dia do Gil é o nome deste projecto que abre semanalmente aos meninos internados uma janela para o mundo exterior. Neste momento a Fundação está à procura de voluntários que se disponibilizem para assegurar algumas das sessões. Cada voluntário dará o máximo de uma hora por mês, de dois em dois meses ou até mesmo uma vez por ano, conforme a sua disponibilidade.
A fundação lança o apelo “Se queres contar histórias, se tocas algum instrumento musical, se queres dar um pouco de ti, junta-te a esta onda mágica!”. Todos os interessados em fazer parte deste projecto participarão numa acção de formação agendada para o dia 29 de Janeiro de 2010, das 10h00 às 20h00 em Faro.
A Fundação do Gil é uma instituição de solidariedade social, e tem como fins principais contribuir para o bem-estar, a valorização pessoal e a plena integração social das crianças e dos jovens que, por razões de natureza diversa, se encontrem internados, por períodos prolongados, em unidades hospitalares, prisionais ou outras.
Todos os interessados em associar-se a esta causa e contribuir para a felicidade destas crianças, poderão solicitar mais informações através dos contactos 968203814/916907471 ou consultar o website www.fundacaodogil.pt.

Cantares de Janeiras no Centro Multiusos do Azinhal


Com o objectivo de comemorar a tradição dos Reis, a Câmara Municipal de Castro Marim promove no Centro Multiusos do Azinhal, dia 09 de Janeiro, às 16.00 horas, um espectáculo pelo “Grupo de Cantares de Janeiras – A Força da Tradição, da freguesia de Paderne, Albufeira.
Trata-se de um convívio com entrada livre que visa recriar o espírito da festa dos Reis, uma tradição com pergaminhos na nossa terra e, ao mesmo tempo, assinalar o encerramento do Presépio de Natal do Rancho Folclórico do Azinhal, que se tem revelado um êxito, atendendo à grande afluência de visitantes.
Cantares de janeiras é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia do Azinhal e Rancho Folclórico.

Turismo de Albufeira Promove Reveillon na Andaluzia e Estremadura Espanhola



A APAL – Turismo de Albufeira, lançou no passado dia 15 de Dezembro, uma campanha promocional de rádio dirigida ao mercado emissor espanhol, mais concretamente em Sevilha, Huelva, Granada, Córdoba, Cádiz, Badajoz e Cárceres, tendo por objectivo a promoção do Reveillon em Albufeira.
Trata-se de uma campanha de rádio com a duração de uma semana, num total de 309 anúncios que apelam à passagem de ano em Albufeira.
Paralelamente a esta campanha, no próximo dia 26 de Dezembro, como reforço de comunicação começará uma outra campanha, desta vez de televisão no Canal Sur.
A APAL elegeu na sua estratégia promocional a Andaluzia e Estremadura Espanhola como um dos mercados turísticos alvo e tem realizado durante todo o ano de 2010, diversas acções promocionais dirigidas àqueles mercados mantendo uma presença promocional constante ao longo do ano. O potencial do mercado espanhol como mercado de proximidade é enorme e estratégico para ajudar a esbater a diminuição da procura turística, dado o actual quadro económico, especialmente durante pequenos shorts breaks.
De referir ainda, as acções promocionais que a APAL tem realizado recentemente na Galiza e na Estremadura Espanhola, com a participação nas feiras de turismo FERPALIA e FEHISPOR, bem como com a realização de workshops dirigidos aos operadores turísticos e agências de viagem destas províncias.
Trata-se de um grande investimento que tem vindo a ser assegurado pelos Associados da APAL e pelo Município de Albufeira, com o apoio da Associação de Turismo do Algarve, através de um protocolo de comparticipação financeira nas acções elegíveis ao nível dos mercados externos, investimento este, que tem tido excelentes resultados, a comprovar está o aumento significativo das taxas de ocupação hoteleira em Albufeira, no que se refere a turistas espanhóis.
Desidério Jorge da Silva, Presidente da APAL - Agência de Promoção de Albufeira, alerta no entanto, que com a introdução das portagens na A22 e em geral nas SCUTS, pode ser um factor negativo para a competitividade do destino, pois pode travar o fluxo turístico de Espanhóis para a região.

Concerto de Natal pelo Coro de Santo Amaro de Oeiras


A Igreja Matriz de Olhão acolhe na noite de 18 de Dezembro, às 21h00, o habitual Concerto de Natal. Este ano, o grupo convidado para que olhanenses e visitantes do nosso concelho possam apreciar música coral de Natal é o Coro de Santo Amaro de Oeiras. A entrada é livre!
Este grupo foi fundado a 5 de Outubro de 1960 pelo Maestro César Batalha, dedicando-se a servir o País, inicialmente, com a sua experiência na área da música coral.
Com um repertório diversificado, o grupo de dezenas de elementos é conhecido em todo o País como um dos que tem maior qualidade neste conceito, distinção que também acontece fora de portas.
Os seus elementos já participaram em programas de rádio e televisão, gravaram música para filmes e novelas e interpretam trechos para peças de teatro, entre outros trabalhos.
Em 1980 foi atribuído ao grupo o troféu do Melhor Coro do Ano pela revista Nova Gente, em 1981 recebeu a Medalha de Mérito Artístico da Câmara Municipal de Oeiras em 1984 a Casa da Imprensa de Lisboa distinguiu-o com o Prémio de Popularidade. Em 1991 foi agraciado com a Medalha de Agradecimento da Cruz Vermelha Portuguesa e em 1997 a Ordem Soberana e Militar de Malta atribuiu-lhe o seu Diploma de Agradecimento.
Mais uma vez no concelho de Olhão, os elementos do Coro de Santo Amaro de Oeiras vão interpretar canções alusivas à quadra que se avizinha, sempre com a qualidade como nota dominante.

HPP SAÚDE PROMOVE NATAL SOLIDÁRIO



Colaboradores do Grupo juntam-se para proporcionar um Natal diferente a pessoas carenciadas de Faro, Lisboa e Porto, oferecendo o tradicional jantar e prendas a quem mais necessita.
Numa época festiva, o Grupo HPP Saúde vai proporcionar um Natal diferente a quem mais precisa.Preocupada com o bem-estar dos mais carenciados e face aos desafios sociais que o país enfrenta, o Grupo HPP Saúde e os seus colaboradores juntaram-se numa iniciativa de solidariedade.
Numa iniciativa única, o Grupo HPP Saúde abdicou do seu tradicional convívio de Natal interno, que será substituído pela organização e dinamização de três acções dirigidas a instituições de solidariedade social nas zonas de influência dos seus hospitais, Algarve, Lisboa e Porto. A HPP Saúde irá proporcionar uma refeição de Natal a pessoas sem-abrigo e famílias carenciadas, em parceria com a C.A.S.A. Instituição de Solidariedade Social (a decorrer em Faro, a 18 de Dezembro, na Escola Secundário Pinheiro e Rosa), a Comunidade de Santo Egídio (Lisboa, 25 de Dezembro, na Praça da Ribeira) e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Porto, 29 de Dezembro)
Para além do apoio na organização, a HPP Saúde irá contribuir com trabalho voluntário dos seus colaboradores para a operacionalização e desenvolvimentos dos projectos. Em paralelo a esta iniciativa de responsabilidade social, o Grupo HPP Saúde irá lançar uma campanha de sensibilização junto de todos os seus Colaboradores, procurando incutir-lhe um espírito semelhante, de ajuda ao próximo. Nesse sentido, até 17 de Dezembro todas as Unidades Hospitalares da HPP Saúde (HPP Hospital dos Lusíadas, HPP Hospital de Cascais, HPP Hospital da Boavista, HPP Hospital da Misericórdia de Sangalhos, HPP Hospital Santa Maria de Faro, HPP Hospital São Gonçalo de Lagos) vão proceder à recolha de alimentos, roupas e de brinquedos para ajudar as pessoas apoiadas por estas instituições de solidariedade social.
Com esta iniciativa, a HPP Saúde reforça a sua política social, envolvendo todos os colaboradores no seu projecto de Responsabilidade Social Interna “Ser HPP Saúde”.

No próximo Domingo: Olhanense - Nacional com campanha de sensibilização sobre doenças respiratórias


Campanha «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» presente, no próximo dia 19, no jogo Olhanense - Nacional da 14º Jornada da Liga Zon Sagres.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) encerra o Ano do Pulmão com uma acção de sensibilização sobre doenças respiratórias durante os jogos da 14ª Jornada da Liga Zon Sagres. «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» é a mensagem que vai ser visível nas várias acções a decorrer nos estádios.
«Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» é uma campanha que durante o ano de 2010, com o apoio de Cristiano Ronaldo, foi activada com inúmeras acções de informação e sensibilização junto da população para a importância da prevenção de doenças respiratórias, as quais já afectam cerda de quatro milhões de portugueses. As doenças respiratórias estão entre as cinco principais causas de morte em Portugal. A terceira causa de morte em Portugal é o cancro do pulmão, a quarta as pneumonias e a quinta a doença pulmonar obstrutiva crónica.
Para encerrar o Ano do Pulmão, a SPP e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional associaram-se, e durante alguns jogos da 14ª jornada – Braga/Académica, Beira-Mar/Vitória de Guimarães, Benfica/Rio Ave, Paços de Ferreira/Porto, Olhanense/Nacional e Vitória de Setúbal/Sporting - a mensagem «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» vai estar presente em vários suportes:
Entrada da equipa de arbitragem em campo com t-shirts alusivas à campanha;
Colocação de uma tarja alusiva à campanha (18 x 1m) no momento de formação oficial das equipas;
Colocação de 2 pendões (bandeiras) alusivas à campanha, atrás de cada uma das equipas;
Durante os flashes interview os jogadores vão envergar uma t-shirt com a mensagem da campanha.
Segundo Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da SPP «os problemas respiratórios constituem um dos principais entraves à qualidade de vida de todos nós. A prevenção continua a ser a melhor forma de fazer face às doenças respiratórias e como tal é nas acções de sensibilização que consideramos ser importante investir de modo a fomentar estilos de vida saudáveis, como seja a prática desportiva.»

“LUZ DA PAZ” AQUECE NATAL DE ALBUFEIRA



Nesta quadra festiva, o Município de Albufeira associa-se, uma vez mais, à “Luz da Paz”, numa cerimónia que representa a defesa dos ideais de paz, fraternidade e igualdade entre os povos.
Pelo quinto ano consecutivo, Albufeira recebe a “Luz da Paz”, símbolo da irmandade entre os povos, representada por uma chama proveniente da Igreja da Natividade, em Belém.
A cerimónia vai ter lugar já no próximo fim-de-semana, nas freguesias de Albufeira e Ferreiras.
Sábado, pelas 18h00, realiza-se na Igreja Matriz, em Albufeira. No domingo, dia 19 de Dezembro, será a vez da Igreja Paroquial de Ferreiras acolher a “Luz da Paz”, pelas 16h00.
Esta é uma tradição iniciada há cerca de 20 anos, por uma televisão austríaca, que resolveu convidar uma criança que se tivesse destacado por algum feito humanitário, a fim de acender uma lamparina no local de nascimento de Jesus Cristo, para a partilhar com outras pessoas. De início, a Luz era apenas levada para a Áustria, mas mais tarde foi decidido espalhar esta iniciativa por outros países. Hoje, 25 nações acolhem anualmente a “Luz da Paz”.
A chama foi entregue à cidade de Albufeira em 2005, tendo o Município, desde então, acolhido o evento, nesta quadra festiva.
A Luz vai estar no concelho até ao dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, no primeiro andar dos Paços do Concelho para que todos quantos queiram, possam acender uma vela pela Paz.

JSD/VRSA termina primeiro projecto social com sucesso


A Juventude Social Democrata de Vila Real de Santo António lançou um projecto de índole social, que consistia na recolha de bens de vestuário e de brinquedos para depois virem a ser doados à IPSS local “Mão Amiga”.
Ontem, dia 15 de Dezembro, a JSD local realizou ainda um jantar de beneficência em prol desta mesma IPSS, mas agora com o objectivo de reunir fundos para serem doados, em forma de cheque de compras.
Com a presença de personalidades do PSD e da JSD, como Bruno Inácio, presidente da JSD/Algarve, Duarte Marques, presidente da Comissão Política Nacional da JSD, Antonieta Guerreiro, deputada à Assembleia da República, e Luís Gomes, presidente do PSD/Algarve, o jantar organizado pela Secção de Vila Real de Santo Antóinio da “Jota” laranja reuniu cerca de 40 pessoas.
Entre o valor que reverteu do jantar de cada participante e donativos que neste jantar foram feitos, a JSD local irá doar cerca de 200€ a esta instituição de solidariedade social.
Nas intervenções da noite, André Oliveira, presidente da JSD local, regozijou-se pelo sucesso desta campanha que, segundo o jovem social-democrata, mostrou que “o mundo muda a cada gesto nosso.”. O Presidente da JSD/Algarve, Bruno Inácio, também fez questão de marcar presença nesta iniciativa e de deixar a sua palavra de apreço para com esta acção.
Duarte Marques, presidente da estrutura nacional da JSD, não poupou elogios à iniciativa e ainda referiu que “esta geração é vista como uma geração pouco solidária e poucoresponsável, mas esta é aquela que maior património solidário tem vindo a desenvoler”. Referiu ainda que “o património da política social não tem cor, nem religião, e é irresponsável a atitude de algumas instituições que quando a JSD lhes quer doar bens recolhidos não os aceitam com a desculpa de que não querem receber nada de partidos políticos!”.O Presidente da JSD referiu que “é importante que as juventudes partidárias façam a sua acção política mas que não se esqueçam de sair à rua e trabalhar em prol da população, sem o objectivo de se mostrar políticamente.”
Já o presidente do PSD/Algarve, Luís Gomes, não deixou de sublinhar a importância da iniciativa, o sucesso desta e de reiterar algumas das palavras proferidas por Duarte Marques, dizendo “O património da política social não cabe exclusivamente aos partidos de esquerda! O PSD sempre teve uma matriz defensora de um Estado que apoie quem mais precisa, o PSD sempre teve uma matriz defensora de uma justiça social”. Luís Gomes também não poupou críticas aos “profetas da desgraça” que “têm vindo a promover a maldiscência sobre aqueles que trabalham por amor à camisola, em prol da sua terra e das suas gentes.”
A entrega do cheque de compras, bem como das mais de 30 caixas com bens recolhidos serão entregues hoje, dia 16 de Dezembro, pela Juventude Social Democrata de Vila Real de Santo António na sede da Associação de Beneficência “Mão Amiga”

“Almareado” será o novo cocktail de Alcoutim




Decorreu na passada quarta-feira, na Casa dos Condes de Alcoutim, o lançamento de quatro cocktails inspirados no concelho. Os protagonistas do evento foram os cinco alunos do curso de Restauração, variante Restaurante/Bar, da Escola Básica Integrada de Alcoutim.
O curso, de três anos, apresentou à comunidade alcouteneja o seu trabalho final, deixando aos comerciantes locais a sugestão de rentabilizar as novas bebidas, do ponto de vista turístico.
Os cocktails eram quatro, todos confeccionados a partir de produtos locais e regionais – “Almareado”, “Pazes de Alcoutim”, “Alcoutenejo” e “Algarviano”. O “Almareado” acabou por se destacar. Feito com mel, laranja, aguardente de figo e amarguinha, o cocktail começara a ser confeccionado nos cafés e bares do concelho e associado à “marca” Alcoutim.
O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral, sublinha a importância deste cursos e refere, a propósito da formação profissional, que “é o caminho para contrariar o despovoamento do concelho. Ensina aos nossos jovens novas formas de investir e rentabilizar os nossos produtos”.

Museu de Portimão recebe espólio da antiga mercearia "Bia Flóro" de Alvor




O património do Museu de Portimão acaba de ser reforçado com a doação do espólio da antiga mercearia “Bia Flóro”, que durante muito tempo funcionou em Alvor, numa decisão dos herdeiros de Maria dos Ramos Xavier e Joaquim João Xavier, seus antigos proprietários.
O acervo, composto por mobiliário e um vasto conjunto de peças, vem contribuir de forma significativa para o espólio etnográfico e para as colecções do Museu, em particular no que toca a este tipo de comércio tradicional que ainda existia não há muitos anos no município de Portimão.
Entre as peças doadas por Joaquim Ramos Xavier, seu actual depositário, figuram as duas estantes de mercearia, o balcão, as medidoras manuais de azeite e de petróleo, um pote de azeite, duas balanças, cinco medidas em metal, dois funis em metal, duas colheres de madeira com furos para azeitonas, nove pesos, 52 sacos de papel para venda de café e um carimbo da mercearia “Bia Flóro”, entre largas dezenas de outros objectos, notas e moedas, algumas delas do primeiro quartel do século XX.
Este gesto de grande altruísmo representa mais um bom exemplo da interacção contínua da comunidade portimonense com o seu Museu municipal, porque surge da vontade espontânea dos doadores da família Xavier em valorizar o património cultural do município, contribuindo para a compreensão da história recente de Portimão.
Através de diversas doações de materiais relacionados com as artes e ofícios, transportes, equipamentos, peças industriais e navais, obras artísticas,, objectos e artefactos arqueológicos, fotografias, filmes, documentos e outros, tem vindo a see valorizado o espólio do Museu de Portimão, que continua receptivo a receber acervos para que, desta forma, algumas colecções consideradas muito importantes para o enriquecimento da memória e da história colectiva possam ser recuperadas e divulgadas, ao serviço da comunidade local e dos muitos milhares de visitantes nacionais e estrangeiros que frequentam esta estrutura cultural.

Tavira: VISITA À EXPOSIÇÃO “A PRIMEIRA REPÚBLICA EM TAVIRA: TRANSFORMAÇÕES E CONTINUIDADES”


No âmbito das comemorações do Centenário da República Portuguesa, decorre no dia 21de Dezembro, pelas 16h00, uma visita guiada à exposição “A 1ª República em Tavira: transformações e continuidades” patente, até dia 31 de Dezembro, no Palácio da Galeria - Museu Municipal de Tavira.
A exposição percorre os últimos anos da Monarquia, os dias da Implantação da República e as principais transformações operadas, em Tavira, nas duas décadas seguintes. Várias personalidades tavirenses destacaram-se no movimento republicano, na região e no país (Zacarias Guerreiro, Silvestre Falcão, António Padinha, Tomás Cabreira, Frederico Chagas …) até ao derrube da 1ª República e ascensão do “Estado Novo”.
Descubra documentos e imagens inéditas de Tavira nesta viagem ao início do século XX. Estão presentes na exposição algumas das mais antigas fotografias da cidade, espólio original do antigo Centro Republicano de Tavira (cotas, jogos e listas dos candidatos às eleições), equipamento da 1ª Grande Guerra Mundial retirados dos “baús” de muitos tavirenses, documentos do Triângulo Maçónico de Tavira, entre outros.