sexta-feira, 18 de junho de 2010

Galeria Municipal de São Brás de Alportel abre portas ao “Prazer de Pintar e Fotografar”




A exposição “O Prazer de Pintar e Fotografar”, inaugurada dia 16, pelas 17h00, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel dá a conhecer os trabalhos de mais uma artista são-brasense, Aurélia Parreira.
De regresso à Galeria Municipal, Aurélia Parreira dá a conhecer diversas vertentes artísticas que fazem parte do seu quotidiano, a pintura, com a aplicação de diversas técnicas e a fotografia, formas diferentes de captar a realidade, mas que revelam a sua grande paixão pelo mundo da imagem.
Natural de São Brás de Alportel, esta artista encontrou na arte uma forma de expressar as suas experiências e memórias e ocupar os seus tempos livres. Na exposição patente na Galeria Municipal entre 16 e 30 de Junho, Aurélia Parreira dá a conhecer trabalhos de porcelana, azulejaria e fotografia.
Paisagens, pessoas, tradições e cultura, pequenos fragmentos de realidade capturados pela objectiva que é também a forma como a artista vê o mundo. Na porcelana e azulejaria as cores e as flores marcam forte presença na decoração, desde os tradicionais azuis, ao brilho dos dourados as peças pintadas meticulosamente à mão reflectem bem o carinho da artista por cada peça que pinta.
Uma exposição de prazeres e paixões para descobrir até ao final do mês de Junho, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel.

BOXE OLIMPICO - ARENA FARO: SERGIO PESTANA PARTE HOJE PARA O CAMPEONATO EUROPEU DE JUNIORES

Sérgio Pestana (esqª) acompanhado do seu técnico Walter Pestana

O bicampeão nacional de Boxe e teta campeão de Kickboxing, Sérgio Pestana parte hoje com o seu treinador Walter Pestana para Lvov – Ucrânia, cidade anfitriã do Campeonato Europeu de Boxe – Juniores, a realizar de 19 a 27 de Junho.

O atleta “prodígio” do Clube Arena de Faro leva consigo a responsabilidade de representar a “força lusa” perante os melhores dos melhores pugilistas europeus. De acordo com o técnico Walter Pestana, “Sérgio tem a seu favor a sua fantástica morfologia (16 anos – 1,84m), a sua inteligência técnico-táctica e é claro, o sonho de integrar o projecto das Esperanças Olímpicas! Em Portugal, as escolas de formação dos Desportos de Combate são praticamente inexistentes, o que causa alguma fragilidade no trajecto desportivo dos jovens pugilistas. Países como França e Rússia apresentam escolas muito desenvolvidas e isto reflecte-se no curriculum dos jovens pugilistas, que se apresentam nos Campeonatos com mais de 200 lutas realizadas!”
O jovem campeão é observado a vários níveis, pois é um atleta multifacetado, com conquistas relevantes noutras áreas, como atletismo e futebol. A acrescentar à sua extraordinária apetência natural para a actividade física, Sérgio é proprietário de um perfil psicológico e social ideal para o Desporto, pois ele representa todos os valores que os jovens atletas deverão prosseguir: perseverança (8 anos de treino), dedicação (2 treinos diários), capacidade de sacrifício, humildade, espírito de equipa, fair-play, ética, respeito, formação e focalização nos objectivos (Participação nos Olímpicos).
Sérgio Pestana é nas palavras dos seus colegas de treino “um menino de ouro”, caracterizado pela sua postura humilde e respeitosa. “Sérgio está sempre a ajudar-nos e nunca perde a paciência!” dizem os mais novos do Clube.
Na opinião geral dos especialistas de Desportos de Combate, Sérgio Pestana é um atleta veloz, exímio tecnicamente e muito inteligente, reunindo todo o potencial físico e psicológico de um Campeão Olímpico. Os que já testemunharam a sua mestria em cima do ringue, dizem-se encantados com a “magia” deste grande e jovem pugilista e depositam nele a esperança de Portugal conquistar um lugar no pódio da Europa!

Portimão promove-se na Madeira


No âmbito da acção de lançamento da rota aérea da SATA entre Faro, Funchal e Ponta Delgada organizada pelo Turismo do Algarve, Portimão associa-se a esta iniciativa promovendo a ligação marítima semanal Portimão-Funchal, com acções em 2 centros comerciais do Funchal até domingo, 20 de Junho.

Esta parceria com o Turismo do Algarve tem como objectivo promover o destino Portimão junto da população madeirense, mas também junto dos operadores e agentes de viagens o reforço da ligação marítima no ferry Naviera Armas, um meio de transporte que permite viajar durante todo o ano e fazer umas férias em Portimão.

Para além do contacto directo nos centros comerciais onde vai ser dado a conhecer o destino Portimão através da oferta da brochura turística genérica, esta acção inclui o contacto porta-a-porta com 19 agências de viagem no Funchal e a distribuição de material informativo e promocional, bem como um jantar regional do Algarve para entidades oficiais, operadores, agentes de viagens e órgãos de comunicação social da Madeira, ocasião onde serão promovidos os vinhos da região vitivinícola de Portimão.

Marco Tábuas, Luís Boa Morte, Jorge Andrade e os “Anjos” inauguram Copa Foot21




V. Real Stº António - 20 a 26 Junho de 2010




É já no próximo Domingo, dia 20, às 16h00, que tem início, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, a Copa Foot21, o maior torneio nacional de futebol de 7. Para assinalar o arranque desta grande festa do futebol, que se estende até ao dia 26 de Junho, a cerimónia de abertura contará com um jogo de exibição que vai opor membros da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e funcionários do complexo desportivo a ex-jogadores profissionais que alinham numa formação da qual fazem ainda parte os “Anjos”.
A festa de abertura da Copa Foot21 terá início com mensagens de incentivo, deixadas aos jovens jogadores por parte de nomes sonantes do futebol nacional, que serão passadas no ecrã gigante do Estádio Municipal. Entre eles constam o patrono do torneio, Rui Costa, Deco, Simão Sabrosa, Tiago, Ricardo Costa, Miguel, Eduardo e Paulo Ferreira,
Segue-se o jogo de exibição em que a equipa capitaneada pelo presidente da câmara de Vila Real de Santo António, Eng. Luís Gomes, (constituída por vereadores e colaboradores do Complexo Desportivo) se opõe à equipa de jogadores e ex-jogadores profissionais como Marco Tábuas, Jorge Andrade, Luís Boa Morte, José Pedro e ainda o seleccionador nacional de Cabo Verde, João de Deus e Sérgio e Nélson Rosado, dos “Anjos”.
Terminado o jogo tem início o desfile das 120 equipas participantes, que promete encher de vida, com mais de 1800 jovens entre os 6 e os 12 anos, o Estádio Municipal de Vila Real de Santo António.

"As coisas no seu lugar" - CMF


"A Câmara Municipal de Faro levará a cabo, nos próximos meses, um plano de acção para ordenar e disciplinar o estacionamento em Faro, em conjunto com a PSP, FAGAR e com a colaboração das escolas e diversas associações na vertente da sensibilização dos munícipes para o cumprimento de regras de civismo na ocupação do espaço público", lê-se na nota de imprensa da autarquia, que transcrevemos:
"Para este efeito, serão formadas brigadas multidisciplinares que procederão à reposição dos pinos arrancados dos passeios, reparação de calçadas em avançado estado de deterioração, libertação de lugares de estacionamento atribuídos sem critério a particulares, demarcação de lugares de estacionamento, reforço da remoção de veículos abandonados, criação de novas bolsas de estacionamento ordenado, entre outras intervenções que visam requalificar o espaço público, promover a mobilidade dos peões, zelar pela protecção da população mais vulnerável (crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida) e erradicar a percepção de caos no parqueamento que é patente em muitas artérias da cidade. Esperamos libertar 500 lugares indevidamente atribuídos, contamos devolver os passeios aos peões.
A acção que inaugura este plano realizar-se-á, na próxima semana, na Rua de S. Luís e vias adjacentes, pelo que, desde já, pedimos a melhor compreensão para os condicionamentos que poderão vir a surgir no decurso destas inevitáveis intervenções.
Esta operação é absolutamente necessária. Todavia, nunca será suficiente se os automobilistas não cumprirem as regras. Esperamos que o façam e que dêem o seu contributo para que todos tenham orgulho numa cidade ordenada, marcada pelo civismo e com uma imagem restaurada. Faro tem outro ritmo", conclui o documento autárquico.

Em Loulé: SEMINÁRIO “COMO FINANCIAR A MINHA EMPRESA?”


A 1 de Julho, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, Edifício Engº Duarte Pacheco, realiza-se o Seminário “Como financiar a minha empresa?”, uma iniciativa da Câmara Municipal que pretende proporcionar informação, debate e networking para as PMEs do Concelho de Loulé, potenciando o progresso e desenvolvimento empresarial.

O Seminário arranca às 14h30, com a sessão de abertura pelo presidente da Autarquia, Seruca Emídio, e pelo Director Regional da Economia do Algarve, José Leite Pereira.

Às 15h00, o vereador Aníbal Moreno, que tem também larga experiência na área empresarial, fará uma introdução às “Fontes de financiamento para as empresas”. Pretende-se, através desta apresentação, responder a questões como quais as opções disponíveis para o financiamento das empresas ou se o factoring e o leasing podem ser úteis na expansão dos negócios.

Rui Almeida, CEO do Grupo Moneris, apresenta, pelas 15h15, “O balanço da empresa pode ser a solução ou o problema…”. A estrutura do balanço da empresa é geralmente a chave que permite o acesso ao crédito. É possível alterar a imagem de um balanço e assim conseguir crédito? O que é mais importante num balanço para quem o analisa?

Após o intervalo, às 16h00, Samuel Azinhais e Clarinda Chagas, ambos directores da “Decisões e Soluções” irão falar sobre o “Estudo de Viabilidade”. Não basta ter uma boa ideia de negócio, é indispensável planear e demonstrar que é possível obter bons resultados. O Estudo de Viabilidade pode ser decisivo para uma correcta avaliação do projecto e convencer o financiador.

“O Capital de Risco e os Business Angels” é a temática que António Carvalho de Barros, partner da BDO&Associados SROC, Lda e Revisor Oficial de Contas vai trazer à discussão a partir das 16h30. O que tem de fazer para aceder ao capital de risco? As grandes ideias podem conduzir ao sucesso empresarial, com o apoio de um Business Angel. Como atrair um “anjo” para o seu negócio?

Por último, às 17h00, a directora comercial da região “Algarve Central” da Caixa Geral de Depósitos, Sónia Alexandre, falará das “Opções de Crédito”, numa apresentação onde estará em destaque o financiamento às empresas no contexto actual.

Ainda antes da sessão de encerramento, haverá um debate.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do Gabinete de Apoio ao Empresário da Câmara Municipal de Loulé, e-mail gae@cm-loule.pt ou telefone 289 400.

Universidade peruana atribui doutoramento Honoris Causa a docente da UAlg

Professor Carlos Vieira ao centro


Carlos Vieira ensina na UAlg desde 1999 na área do empreendedorismo




O professor Carlos Vieira, docente na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UAlg), vai receber um doutoramento Honoris Causa entregue pela Universidade Inca Garcilaso de La Vega no próximo dia 24 de Junho em Lima, no Peru. Antes da cerimónia, que terá lugar na Faculdade de Direito e Ciências Políticas daquela universidade, Carlos Vieira fala sobre o que significa este reconhecimento do seu país de origem e como criou, em Portugal, laços de confiança com os seus alunos e com o tecido empresarial da região algarvia enquanto professor de estratégia e teoria organizacional na UAlg.

Carlos Vieira, que na próxima semana receberá em Lima um doutoramento Honoris Causa, considera que esta distinção não se deve aos seus conhecimentos, mas sim à sua vontade de aprender mais. «É a minha intenção de descoberta que está a ser reconhecida e estimulada», acredita o homenageado, acrescentando que «este reconhecimento vindo do Peru, o meu país de origem, significa que na minha terra não fui esquecido e isso para mim é fantástico, pois trabalhei muito lá, tanto ao nível do ensino superior como no campo da política».
Docente na ESGHT desde 1999, Carlos Vieira – de origem peruana mas com nacionalidade portuguesa desde 1997 – é actualmente director do Núcleo de Gestão Estratégica e Secretariado daquela escola superior e dá aulas em cursos de mestrado da Faculdade de Economia da UAlg, sendo igualmente investigador no Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações (CIEO) da UAlg. Desde 2003 é professor convidado no programa Global Village da Universidade de Lehigh, nos Estados Unidos da América (EUA), e entre 1982 e 1987 levou a cabo uma destacada actividade docente na universidade peruana Inca Garcilaso de La Vega.

Uma carreira repleta de salas cheias e alunos atentos
«Tenho a certeza de que não poderia ser um bom professor se não fosse feliz e sei também que sou feliz porque sou docente e conferencista, actividades que me preenchem absolutamente.» Para Carlos Vieira «ser professor é transformar pessoas» e, portanto, encara-se como um agente de transformação junto dos seus alunos, «aos quais procuro dar sempre o melhor de mim».
Algo de que Carlos Vieira se orgulha é de ter sido sempre bem avaliado pelos seus alunos e de ter tido sempre salas de aula cheias e atentas ao longo da sua carreira de docente na UAlg. «Acredito que o segredo está na linguagem da emoção, que prefiro à linguagem gramatical: valorizo os meus alunos, ouço-os, apoio os seus passos e transporto para as aulas a minha própria história de vida com o objectivo de estimular a mentalidade empreendedora destes jovens com quem tenho tido o privilégio de me cruzar ao longo destes mais de 10 anos em ambiente de aprendizagem, tanto em Portugal como nos Estados Unidos».
Desde 2003 Carlos Vieira dá aulas na Universidade de Lehigh, na Pensilvânia, no programa Global Village, onde, todos os anos, se encontra, em Julho, com estudantes de mais de 50 países. «Lá as minhas aulas são sobre estratégia competitiva, onde abordamos novos critérios e novos padrões de pensamento. É muito interessante pois eu sou um provocador de ideias e, neste contexto, fico a saber como pensa a juventude dos diversos países, o que é fascinante: sinto que aprendo muito e ensino alguma coisa também.»

Relação com tecido empresarial beneficia região e alunos
A par desta relação de proximidade e incentivo que mantém com os seus alunos, Carlos Vieira tem dado extrema importância à relação com o tecido empresarial da região algarvia. «Sempre trabalhei com empresas e empresários, no Algarve mas também fora da região, pois considero que não se pode falar de estratégia ou teoria organizacional sem conhecer o mundo das empresas e a mente dos empresários», explica o docente da UAlg, sublinhando que actualmente tem muitos amigos empresários que «sabem quem eu sou, acreditam no meu trabalho e nas minhas intenções de fazer tudo para ajudar a melhorar as suas organizações».
Neste contexto, Carlos Vieira tem vindo a organizar desde há 8 anos consecutivos o seminário internacional «Empresa e Futuro», que traz ao Algarve várias personalidades nacionais e internacionais de renome no mundo dos negócios. O organizador do evento sublinha que «não teria sido possível trazer, ao longo dos anos, todos estes especialistas de renome internacional à região para partilhar experiências e estabelecer novos laços de cooperação sem o apoio dos nossos patrocinadores, todos empresários com os quais tenho vindo a amadurecer relações sólidas de confiança e proximidade, que assim cumprem a sua missão de valorizar as iniciativas do domínio académico com significado para o desenvolvimento do Algarve».

Reconhecimento além fronteiras multiplica-se
Fora de Portugal o professor Carlos Vieira foi recentemente agraciado com o Presidential Award in Leadership & Business Excellence, atribuído em 2009 pela Statewide Hispanic Chamber of Commerce (SHCC) de Nova Jersey (EUA), organização que congrega mais de 70 mil empresas de origem hispânica no estado de Nova Jersey.
Na altura, o líder daquela organização, Daniel Jara, explicava em comunicado de imprensa esta decisão, sublinhando que escolheu o professor Carlos Vieira para receber esta distinção da SHCC «pelo mérito e excelência do seu percurso profissional e também pela projecção internacional que alcançou do ponto de vista académico, através das conferências que tem dado em diferentes países e da sua actividade enquanto docente na Universidade do Algarve, onde é professor na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.»
No ano anterior, em 2008, Carlos Vieira foi convidado para ir à Casa Branca, em Washington, pela Peruvian American National Roundtable (PANR), onde participou, no âmbito da 2.ª Sessão Plenária da PANR, nos debates sobre o Tratado de Livre Comércio entre os EUA e o Peru, encabeçando um painel composto por oradores de prestígio mundial como David Cotlear, economista principal do Banco Mundial no Departamento de Desenvolvimento Humano para a América Latina e para a região do Caribe, Francisco Durand, professor na Universidade do Texas em Santo António (EUA) e autor do célebre livro Riqueza Económica, Pobreza Política, e Manuel «Manny» Rosales, dirigente da The Latino Coalition, umas das mais poderosas organizações de latinos nos EUA.
A próxima distinção que o professor Carlos Vieira vai receber será na sua terra natal, em Lima, no Peru, a 24 de Junho: a decisão de atribuir o grau de Doutor Honoris Causa ao professor Carlos Vieira foi tomada unanimemente pelo Conselho Universitário da Universidade Inca Garcilaso de La Vega, em reunião plenária no dia 13 de Abril, «pelo mérito do seu percurso pessoal, profissional e académico», como se pode ler no documento que oficializa esta decisão daquele Conselho Universitário.

Novela: "MAR DE PAIXÃO" DESPEDE-SE DE ALBUFEIRA
















As gravações da novela Mar de Paixão chegaram ao fim, em Albufeira. Ao longo de 4 meses, vários foram os pontos do concelho que foram alvo das objectivas desta novela que ocupa o horário nobre da TVI.





Foram cerca de 4 meses de gravações, em locais tão diversos como a Herdade dos Salgados, o Cais Herculano, o Castelo de Paderne, a Praia dos Pescadores, a Praia da Falésia, a Rua 5 de Outubro, o Largo Eng. Duarte Pacheco, o Parque das Alfarrobeiras, a Praça dos Pescadores, para além de diversas unidades hoteleiras e campos de golfe. A equipa de produção da novela “Mar de Paixão”, actual líder de audiências na TVI, terminou as suas gravações em Albufeira.

Todo este trabalho permitiu recolher imagens de grande beleza, facto importante para promover Albufeira junto dos milhões de espectadores da TVI. Refira-se que todas as imagens serão cedidas à autarquia, o que possibilitará a actualização dos actuais suportes comunicacionais aproveitando as magníficas filmagens recolhidas ao longo deste tempo.

Após esta colaboração, Município de Albufeira, APAL e Plural Entertainment – responsável pela produção da novela - mostraram já disponibilidade em desenvolver projectos futuros que possam continuar a dar notoriedade ao concelho de Albufeira, através da produção de outros conteúdos de ficção.

Época de Incêndios: Governadora Civil está "Extremamente Preocupada"




A governadora civil do Distrito de Faro reconheceu ontem estar “extremamente preocupada” com o perigo de incêndios no Verão, porque o extenso Inverno aumentou o material combustível, como o crescimento de pastos, um autêntico rastilho na ignição de fogos florestais, destacando a serra de Monchique como um dos locais onde a situação se pode mostrar complexa.
“Eu continuo muito preocupada, porque tudo leva a crer que possamos ter um ano complicado. O Inverno muito chuvoso também não permitiu fazer as queimadas preventivas na região”, sublinhou a governadora aos jornalistas no Governo Civil, acompanhada do responsável pela Protecção Civil do Algarve, Vaz Pinto .
“Em Março houve uma reunião com as diversas entidades da protecção civil em Monchique, para estudar as medidas adequadas e foram criados alguns corredores de contenção”, recordou Isilda Gomes, salientando “o importante papel das autarquias em todo o dispositivo montado”.
Aliás, a governadora salientou que “a segunda geração do Plano Distrital de Emergência de Protecção Civil está em consulta pública até 25 de junho” .
Visivelmente satisfeita pelo facto de, em 2010, entre janeiro e 07 de junho, ter havido “ um decréscimo de área ardida no Algarve na ordem dos 55 por cento em relação a igual período de 2009, o que correspondeu, em termos de ocorrências, a uma diminuição de 67,6 por cento”, a governadora enfatizou: “Em 2009 havia registos de 136 ocorrências relacionadas com incêndios até à data, e este ano há apenas registo de 44 situações, o que corresponde a uma percentagem insignificante de 0,0010 hectares”.Apesar de considerar que o dispositivo integrado regional previsto para 2010, que vai estar ativado entre 12 de Lulho e 30 de Setembro, “está muito bem organizado”, contando com um ativo de “506 elementos, três meios aéreos e 129 veículos, para abranger uma área de 310 700 hectares de área florestal”, Isilda Gomes e Vaz Pinto apelaram ao civisdmo da população, lançando mesmo um desafio: “Que cada cidadão seja um agente de protecção civil e ajude a proteger a floresta, adoptando um procedimento preventivo”.
A este propósito, a governadora civil de Faro anunciou o arranque de “uma campanha de sensibilização a nível nacional, de incentivo à auto-protecção dos bens e cuidados com a floresta”.
Perante a insistência dos jornalistas sobre o mal estar que se está a gerar entre as populações pelas coimas levantadas aos proprietários de habitações e terrenos que, a custas próprias, substituindo-se às entidades responsáveis, levam a efeito a limpeza de ribeiras como prevnção contra incêndios, Isilda Gomes garantiu que, “na próxima reunião da comissão de Proteção Civil Distrital, onde têm assento todas as entidades, políticas (autarquias), militares (GIPS da GNR) e ambientais (ICN e ARH), com intervenção nesta área”, vai “levantar a questão para um melhor esclarecimento da situação”.
“As tropas estão no terreno, mas continuo muito preocupada, porque tudo leva a crer que possamos ter um ano complicado", rematou a governadora.
Por seu turno, Vaz Pinto admitiu que, para prevenir os incêndios, “ainda há muito trabalho a fazer no plano de ordenamento do território e no plano das limpezas de material combustível”, pois para aquele responsável “estão criadas as condições para uma tragédia como a de 2004”, recordando que 2003 e 2004 foram os piores anos de incêndios florestais da década no Algarve.
Vaz Pinto admitiu que “os meios que se encontram no terreno são os adequados”, apesar do reforço das viaturas ainda não estar concluído, já que “faltam cinco viaturas, quatro de combate a incêndios florestais e um urbano”, sendo que, quatro das quais estão já adjudicadas.
“O concurso nacional para aquisição destas viaturas ficou deserto (sem empresas a concorrerem), por isso atrasou um pouco”, explicou ainda Isilda Gomes.

GNR MOSTRA BRIGADAS CINOTÉCNICAS NAS ESCOLAS




Ontem, dia 17 de Junho de 2010, a Guarda Nacional Republicana levou a efeito 2 demonstrações cinotécnicas em escolas, no âmbito do seu programa de Policiamento de Proximidade, designadamente, no Agrupamento Vertical das Escolas de Monte Gordo, onde participaram cerca de 250 alunos e 30 professores, enquanto na Escola EB2/3 de Castro Marim participaram 110 crianças e 20 professores.
As acções basearam-se na apresentação do trabalho desenvolvido pelos binómios de detecção de estupefacientes e binómios de patrulha, nomeadamente, em exercício de obediência e transposição de obstáculos e envolveram a participação de 8 militares e 5 canídeos.
Ambas as demonstrações ultrapassaram as expectativas perante toda a assistência, mas principalmente a todos os alunos.

FAROL FICA SEM A BANDEIRA AZUL

NO FAROL TAMBÉM EXISTEM AS INSTALAÇÕES DO ISN - INSTITUTO DE SOCORROS A NÁUFRAGOS (SALVA VIDAS) E A CASA DOS PILOTOS
CAIS DO NÚCLEO HISTÓRICO DOS HANGARES - ASSIM CHAMADO PORQUE NA I GUERRA MUNDIAL O ESTADO PORTUGUÊS ALUGOU AQUELE TERRITÓRIO AOS FRANCESES PARA LÁ AMARAREM OS SEUS HIDROAVIÕES



...E CARREIRAS FLUVIAIS ENTRE FARO E OS NÚCLEOS DOS HANGARES E CULATRA AINDA NÃO SE INICIARAM - PS-Faro

A Câmara Municipal de Faro não foi autorizada a hastear a Bandeira Azul na praia da Ilha do Farol, "devido a vários incumprimentos, relativos aos requisitos obrigatórios para obtenção daquele galardão de Excelência balnear, facto que é da exclusiva responsabilidade da actual Vereação Municipal de Faro", critica o PS-Faro, aatravés de nota de imprensa que transcrevemos:
"O Partido Socialista lamenta profundamente este acontecimento que, certamente, prejudicará a imagem e a notoriedade de uma das mais bonitas praias do Algarve e do País. Os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista alertaram, atempadamente, o actual Executivo Municipal da necessidade de serem iniciados, desde logo, todos os procedimentos obrigatórios para a obtenção da Bandeira Azul nas várias praias do Concelho. Os Farenses sabem que, ao longo dos anos, sempre se exibiu com orgulho aquela distinção de Excelência.
Recorde-se que naquela mesma ocasião os Vereadores do PS propuseram também que os Serviços da Autarquia preparassem o terreno adquirido pelo anterior Executivo do Partido Socialista, situado no limite Norte da Pista do Aeroporto de Faro, a fim de se utilizar como parque de estacionamento à Praia de Faro. Lamenta o Partido Socialista de Faro que nesta data, em que já se iniciou a época balnear 2010, aquele terreno ainda não esteja em condições de serviço e de ser utilizado pelos Farenses".
Já sobre os transportes públicos para os núcleos do Farol, Hangares e Culatra, desde o cais de Faro, o PS acrescenta: "As carreias fluviais tiveram inicio só a 12 de Junho, mas uma das promessas do actual Presidente da Câmara de Faro não está a ser cumprida. Na Campanha eleitoral foi prometido por Macário Correia, que iria passar a existir carreiras para os Hangares e Culatra, situação que até á data não severificou.
Por existir uma falta de profissionalismo e coordenação de serviços, resultando num prejuizo para a população Farense e de quem nos visita nesta época de Verão. O PS/Faro pede ao Executivo do PSD mais rigor", conclui o documento dos socialistas farenses.
NDR: A propósito das carreiras fluviais, Algarve Press sabe que Macário Correia se deslocou há cerca de uma semana ao núcleo dos Hangares para explicar que, pelo facto das carreiras fluviais passarem a ser feitas do Cais Comercial (Novo) de Faro, que terá de receber obras de adaptação para o efeito, o núcleo dos Hangares voltará a receber carreiras fluviais dentro de quatro semanas, como aconteceu, recordemos, até há cerca de 45 anos, quando a Marinha construíu no local um novo cais acostável, onde existia um cais que servia para barcos da carreira e os da então JAPSA - hoje IPTM, para receber os seus navios e delimitou grande parte da ilha de Santa Maria - do núcleo da Culatra, passando pelos Hangares, até ao Farol, com um polígono de exercícios militares, constituído por uma cerca de arame farpado. M.L.