terça-feira, 22 de junho de 2010

Tavira: Empreitada de Acabamentos no Edifício ex-BNU


Teve início, na passada semana, a empreitada de acabamentos no Edifício ex-BNU, que irá contemplar o Núcleo Museológico Islâmico, o Posto de Turismo e uma Galeria de Exposições.

Na primeira fase desta obra, foram realizados trabalhos a nível estrutural, com dois tipos de actuação distintos, nomeadamente, o reforço de alguns elementos existentes e execução de novos elementos estruturais.

A segunda fase, que agora se inicia, implicando um investimento no valor de 544.000,00€ e um prazo de conclusão de seis meses, compreende os acabamentos interiores do edifício, que darão lugar, no piso térreo, ao Posto de Turismo, uma galeria de exposição, bem como um pequeno núcleo expositivo, onde poderá observar-se materiais turdetanos exumados no local.

Nos pisos superiores, localiza-se o Núcleo Museológico Islâmico do Museu Municipal de Tavira, onde estarão expostas não só as peças recolhidas no local, como também materiais islâmicos descobertos noutros pontos da cidade, designadamente, o Vaso de Tavira.

Festival de Ginástica de Loulé




Teve lugar no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, no dia 19 de Junho pelas 20.30Horas, o Festival Anual do Ginástica Clube de Loulé. Este evento que é referência da Ginástica Regional, contou com mais de uma dezena e meia de Instituições que se fizeram representar nas várias áreas gímnicas, bem como nas Danças Modernas no Hip-Hop e Danças Populares.
Na Ginástica Rítmica, na Ginástica Acrobática, nos Trampolins e no Tumbling, ginastas de vários escalões etários, alguns deles campeões regionais e nacionais, mostraram do que são capazes.
Não foram esquecidos nem os mais novos nem os mais veteranos, que com bastante alegria, cor e movimento deram a observar aquilo que de melhor se faz nestas áreas nas suas autarquias.
O Pavilhão esteve composto por uma assistência muito apreciável, cifrando-se em mais de milhar e meio de espectadores.
O Vereador do Desporto da autarquia Louletana Joaquim Guerreiro esteve presente acompanhando com bastante interesse os trabalhos apresentados.

Vila Real de Santo António acolhe Encontro de Cultura Cubana


Vila Real de Santo António acolhe, a partir desta segunda-feira até ao próximo dia 30 de Julho, o Encontro de Cultura Cubana 2010, destacando-se a exposição de fotografia e pintura “Sencillamente Korda” que pela 1ª vez se apresenta fora de Cuba.
Esta exposição consiste numa homenagem de artistas cubanos de renome ao fotógrafo Alberto Díaz Gutiérrez (conhecido como Alberto Korda) que nos deixou as mais impressivas imagens da revolução cubana e se tornou mundialmente conhecimento pelo retrato que fez de Che Guevara.
Na inauguração desta exposição, que terá lugar no dia 23 de Junho, pelas 18h, no Arquivo Municipal de Vila Real de Santo António, será apresentado o documentário “Sencillamente Korda”, com a presença do realizador, o conhecido cineasta Roberto Chile. Nesta ocasião estarão ainda presentes o Embaixador de Cuba, Eduardo Gonzalez Lerner, e dois dos artistas que fazem parte da exposição, Mabel Poblet y Ernesto Rancaño.
Com um programa bastante diversificado, o Encontro de Cultura Cubana 2010 inclui ainda várias outras iniciativas, como conferências, exposições de pintura e fotografia, espectáculos musicais e cinema, que serão apresentadas na Sessão de Abertura que se realizará hoje, dia 21 de Junho, na Sala dos Actos da Casa da Câmara.
De acordo com Luis Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, “este encontro vem fortalecer a relação de parceria existente entre Vila Real de Santo António e Cuba, sendo para nós uma honra e um orgulho recebermos este ano uma exposição que pela primeira vez é apresentada na Europa. Este intercâmbio cultural é muito benéfico para ambas as partes, pela partilha de experiências e pela mostra de trabalhos de importantes e conceituados autores locais”.
O Encontro de Cultural Cubana é uma iniciativa do Município de Vila Real de Santo António, e tem como objectivo promover e divulgar os valores da cultura de Cuba, não só junto da população do concelho, como dos visitantes.

São Brás de Alportel convida a desvendar as memórias da Estrada Nacional Nº2




O Município de São Brás de Alportel, com a colaboração das Estradas de Portugal convidam a redescobrir a EN n.º 2 com um programa de actividades.
Classificada como Estrada Património, desde 2003, abrangendo o itinerário que liga São Brás de Alportel a Almodôvar, como reconhecimento pelo valor desta via e pelo riquíssimo património que a envolve, a Estrada Nacional n.º 2 marcou uma época, conduziu a História e tem por isso uma história por contar…
Uma história de desenvolvimento económico do Algarve e do país, uma história de gente que a calcorreou, que trabalhou, que deixou uma Memória… Uma história de cantoneiros que a esta estrada dedicaram o seu saber e a sua vida, uma história de caixeiros viajantes, de comerciantes, de trabalhadores, de estudantes
É esta história que pode ser redescoberta com uma visita à exposição “EN n.º2, século XIX – século XXI, uma história por contar”, patente ao público na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, desde 18 de Junho a 15 de Agosto.
E no próximo dia 27, domingo, é também esta a história que convida a mais um Passeio Natureza, “EN n.º2. um caminho, uma Memória”, que desta feita conduzirá os caminhantes, por esta via secular, ao longo de quilómetros e fragmentos de um passado que marcou gerações.
O Ciclo de Passeios Natureza 2010 “Por Veredas e Caminhos” dá as boas vindas ao Verão com um refrescante passeio por uma das mais antigas vias do país. O passeio inicia-se pelas 17h30, com ponto de encontro na Biblioteca Municipal, para apreciar a exposição ali patente. Depois, pela fresquinha do fim de tarde, segue-se o passeio, que convida a apreciar os pormenores que escapam à velocidade dos nossos dias apressados, as casas de cantoneiros, os velhos marcos que acompanham o trajecto, a sinalização típica da época de construção, e muitos outros pequenos grande pormenores, que diferenciam esta estrada património e que têm muito por contar.
O passeio conta com interpretação e acompanhamento, ao longo de 6 quilómetros, subdivididos em 3 troços diferentes, por uma especialista das Estradas de Portugal, da Delegação Regional de Faro, a quem caberá desvendar curiosidades deste caminho com memória, numa viagem até ao Barranco do Velho.

Goleada de Portugal vista ao ar livre por milhares




A Praça da Pontinha em Faro, a Sociedade Recreativa Olhanense em Olhão, a Alameda da Praça da Republica em Portimão e a Praça Amut’Amid em Silves receberam ontem uma enchente de adeptos portugueses que aproveitaram para assistir à histórica goleada de Portugal por 7-0 frente à Coreia do Norte.
Os golos de Portugal foram festejados de forma efusiva e nem faltaram as já conhecidas vuvuzelas para animar a festa. Todos os presentes tiveram a possibilidade de assistir ao jogo em ecrãs com uma qualidade acima da média e desfrutar de toda a animação que a ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve reservou para estes espaços.
Durante todo o Mundial de futebol da África do Sul os mesmos espaços terão a transmissão de todos os jogos e um vasto leque de acções de animação, exibições, torneios de escolinhas, provas de skills e alguns passatempos onde os presentes podem ganhar prémios.
Para além dos jogos de Portugal estes espaços têm tido muita afluência de público e têm sido largamente elogiados por todos aqueles que lá se deslocam. A ACRAL orgulha-se de, numa época de crise, proporcionar a milhares de pessoas assistirem aos jogos do Mundial, de uma forma totalmente gratuita, e viverem de perto a maior festa do futebol.
A organização destes espaços está a cargo da ACRAL com o apoio logístico das Câmaras Municipais dos 4 concelhos e patrocínio de várias empresas. Esta iniciativa é co-financiada pelo MODCOM, Ministério da Economia e Inovação, IAPMEI e Direcção Geral das Actividades Económicas.

Cartão-jovem Municipal de São Brás de Alportel alargou o período etário e também as vantagens!


O Cartão-jovem Municipal desafia todos os jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos, a participar mais nas actividades e eventos que o município de São Brás de Alportel tem para oferecer, a um preço especial.
Todos os jovens são-brasenses podem adquirir o Cartão-jovem Municipal, na Secção de Taxas e Licenças, da Câmara Municipal e passar a usufruir das vantagens que o Cartão-jovem Municipal tem para oferecer, além dos habituais benefícios do Cartão Jovem.
Esta parceria entre a autarquia e a Movijovem permite conceder aos portadores de Cartão-jovem Municipal um conjunto de benefícios na utilização de infra-estruturas, equipamentos e serviços do município.
Recentemente, a Câmara Municipal aprovou a actualização das vantagens somando novos benefícios para os portadores deste cartão.
> O uso deste cartão oferece 50% de desconto na aquisição de ingresso nas Piscinas Municipais Descobertas, e também na obtenção de cartão de utilizador nas Piscinas Municipais Cobertas e ainda no futuro Complexo Municipal de Ténis.
> Na aquisição de ingressos para as sessões de Cinema do Cine-Teatro São Brás, os jovens portadores de cartão beneficiam também de 50% de desconto.
> A maré de vantagens continua com 25% de desconto em todos os ingressos para espectáculos e actividades integradas nos Programas de Animação dirigidos à população juvenil, como por exemplo na Primavera Jovem.
> Nos espectáculos promovidos pelo município, no Cine-Teatro São Brás, os jovens portadores de Cartão Jovem Municipal beneficiam de um desconto de 15% nos ingressos.
> Os jovens portadores beneficiam ainda de uma redução de 10% no valor dos ingressos para todas as actividades promovidas pela autarquia, tais como workshops e ateliês.
> O Cartão-jovem Municipal favorece ainda a aquisição de edições municipais, colocando ao dispor dos jovens um conjunto de livros, sobre diversas áreas de interesse, sempre com 10% de desconto do valor de venda ao público em geral.
A adesão do Município de São Brás de Alportel a esta modalidade de Cartão Jovem tem por objectivo contribuir para a participação social dos jovens nas actividades e eventos do próprio município, uma forma simples de criar novas oportunidades de participação e enriquecimento cultural aos são-brasenses.

Escola de Dança Municipal de São Brás de Alportel celebra 10.º aniversário


O Município de São Brás de Alportel celebra o 10º aniversário da Escola de Dança Municipal, com um espectáculo que reúne em palco mais de uma centena de jovens bailarinas e bailarinos.
No próximo sábado, dia 26de Junho, pelas 16h00, o Cine-Teatro São Brás abre as cortinas ao Espectáculo de Final de Ano da Escola de Dança Municipal 2009/2010, que este ano sobe ao palco, com 5 diferentes modalidades de dança, para soprar as 10 velas de aniversário desta escola de dança.
A Escola de Dança Municipal tem ao dispor de todos os jovens, a partir dos 3 anos de idade, formação na área da dança nas várias modalidades: Dança Educativa, Iniciação à Dança Clássica, Dança Clássica, Gimnodança e Dança Jazz Contemporâneo.
O espectáculo que apresenta o trabalho desenvolvido ao longo do ano nesta academia de expressão corporal estará a cargo de mais de uma centena de jovens bailarinos e respectivos professores: Marta Morais, Sandra Alves e Simone Marçal, e contará ainda com a participação de alguns dançarinos convidados, num total de 12 interpretações.
Criada em 2000 pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a Escola de Dança Municipal resulta de um projecto de dança apresentado pelas professoras de dança Sandra Alves e Marta Morais, que incluiu posteriormente a Professora Simone Marçal. Esta escola tem por objectivo enriquecer a diversidade de formação para os jovens em São Brás de Alportel, abrindo portas à área da dança, bem como fomentar a igualdade de oportunidades para todos.
No ano em que a Escola de Dança Municipal completa 10 anos ao serviço da comunidade, o Espectáculo de Final de Ano ganha um significado maior para todos aqueles que desenvolvem ou já desenvolveram esta arte.
Uma noite repleta de emoção, onde o palco é ponto de encontro entre alunos e mestres numa bonita homenagem à bonita arte do corpo, a dança.

Portugal em palco no VIII Festival de Folclore de São Brás de Alportel



O VIII Festival de Folclore de São Brás de Alportel, realizado no passado sábado, dia 19 de Junho, deu início à edição de 2010 do Programa de animação do Centro Histórico “Noites da Verbena”.
O Jardim da Verbena, que deve o seu nome à planta com o mesmo nome, que perfumava outrora aquele espaço, antigo jardim do palácio Episcopal, que servia de estância de veraneio aos bispos do Algarve, voltou a florir ao som da música tradicional portuguesa, com os passos de dança dos 5 grupos de folclore, que passaram por aquele palco, provenientes de norte a sul do país.
O VIII Festival de Folclore de São Brás de Alportel é uma iniciativa do Rancho tipico Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, da Junta de Freguesia e de um vasto conjunto de entidades locais, que tem por objectivo valorizar e preservar as tradições culturais, os usos e costumes das gentes, através do folclore.
Na edição deste ano, o Festival contou com a participação do grupo anfitrião - Rancho Típico Sambrasense - , Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Rancho Folclórico e Etnográfico Casal Sentista, Rancho Folclórico “Os Saloios de D. Maria” e Rancho Folclórico de Elvas.
Ao longo de mais de duas horas de espectáculo, o público pôde apreciar mostras etnográficas distintas que ilustraram o modo de vida de cada região representada. Nas letras, as histórias de vida de outrora e nos passos um regresso ao passado feito através de um trabalho de recolha de modas e danças de outros tempos.
Esta 8ª edição integrou mais de uma centena de dançarinos de todo o país que vieram a São Brás de Alportel reviver as raízes da cultura portuguesa, dando a conhecer usos e costumes que perduram na memória das gerações através do Folclore.

CONTRA PROIBIÇÃO DE ENTRADA DE CARROS NA ILHA - CFC


"Tudo está a ser “cozinhado nas costas da população” e é absurda a hipótese da Câmara proibir a entrada de viaturas particulares no Verão. Em defesa da população e seus direitos, CFC exige que essa hipótese seja afastada e que a Câmara venha a público tranquilizar a população", afirma o movimento Cidadãos Com Faro no Coração, através de uma nota de imprensa, que transcrevemos:

1. Desde 2005, o processo que na Câmara estava em curso para resolução do acesso à Ilha de Faro por terra tem-se arrastado penosamente. Não está resolvida a construção de uma nova ponte, que é indispensável; não existe parque de estacionamento exterior infraestruturado; e não estão definidas as condições de acesso e circulação do transporte público e das viaturas particulares.
Para a Associação Cívica CFC, este é mais um lamentável caso de falta de realismo, respeito pelas pessoas e clareza, que temos denunciado.

2. Sem transparência e muita propaganda, a Câmara tem dito que o parque de estacionamento está a avançar e que haverá transporte público para a Ilha.
A Ilha de Faro é propriedade coletiva dos munícipes farenses, e CFC denuncia que tudo está a ser “cozinhado nas costas da população”.
A situação é especialmente grave, porque altos responsáveis têm confidenciado que a proibição da entrada de carros na Ilha durante o Verão é uma hipótese, em simultâneo ao parque e transportes públicos. Só entrariam os residentes, deficientes e outros casos excepcionais.

3. Por isso, CFC faz eco e dá voz pública às preocupações da população em geral e do comércio e restauração da Ilha em particular, conforme inquéritos de opinião que realizámos.
É opinião consensual que o acesso deve ser misto, com entrada de transportes públicos e viaturas particulares, devidamente coordenados e com segurança garantida face aos problemas da ponte. Esta posição coincide com as propostas CFC desde sempre, contra a proibição da entrada de viaturas particulares.

4. Perante este risco, pelos direitos da população e bom senso, CFC exige que a absurda hipótese de proibição de viaturas particulares na Ilha de Faro no Verão seja eliminada.
A Câmara tem que vir a público informar com clareza qual o ponto da situação e tranquilizar a população. Conclui a nota de imprensa do CFC