terça-feira, 22 de junho de 2010

CONTRA PROIBIÇÃO DE ENTRADA DE CARROS NA ILHA - CFC


"Tudo está a ser “cozinhado nas costas da população” e é absurda a hipótese da Câmara proibir a entrada de viaturas particulares no Verão. Em defesa da população e seus direitos, CFC exige que essa hipótese seja afastada e que a Câmara venha a público tranquilizar a população", afirma o movimento Cidadãos Com Faro no Coração, através de uma nota de imprensa, que transcrevemos:

1. Desde 2005, o processo que na Câmara estava em curso para resolução do acesso à Ilha de Faro por terra tem-se arrastado penosamente. Não está resolvida a construção de uma nova ponte, que é indispensável; não existe parque de estacionamento exterior infraestruturado; e não estão definidas as condições de acesso e circulação do transporte público e das viaturas particulares.
Para a Associação Cívica CFC, este é mais um lamentável caso de falta de realismo, respeito pelas pessoas e clareza, que temos denunciado.

2. Sem transparência e muita propaganda, a Câmara tem dito que o parque de estacionamento está a avançar e que haverá transporte público para a Ilha.
A Ilha de Faro é propriedade coletiva dos munícipes farenses, e CFC denuncia que tudo está a ser “cozinhado nas costas da população”.
A situação é especialmente grave, porque altos responsáveis têm confidenciado que a proibição da entrada de carros na Ilha durante o Verão é uma hipótese, em simultâneo ao parque e transportes públicos. Só entrariam os residentes, deficientes e outros casos excepcionais.

3. Por isso, CFC faz eco e dá voz pública às preocupações da população em geral e do comércio e restauração da Ilha em particular, conforme inquéritos de opinião que realizámos.
É opinião consensual que o acesso deve ser misto, com entrada de transportes públicos e viaturas particulares, devidamente coordenados e com segurança garantida face aos problemas da ponte. Esta posição coincide com as propostas CFC desde sempre, contra a proibição da entrada de viaturas particulares.

4. Perante este risco, pelos direitos da população e bom senso, CFC exige que a absurda hipótese de proibição de viaturas particulares na Ilha de Faro no Verão seja eliminada.
A Câmara tem que vir a público informar com clareza qual o ponto da situação e tranquilizar a população. Conclui a nota de imprensa do CFC