quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CHEGADA DE PAI NATAL E INAUGURAÇÃO DAS LUZES EM LOULÉ

No próximo dia 1 de dezembro, quinta-feira, tem início o Programa de Animação de Natal que a Câmara Municipal vai levar a cabo até ao dia 6 de janeiro, nos principais centros comerciais do Concelho.
Para as 16h00 está prevista a chegada do Pai Natal, junto à Cerca do Convento, onde estarão, de certo, muitas crianças para o receber. Segue-se a atuação do Coro Infantil da Fundação António Aleixo e do Grupo Coral Infantil de Loulé, presenças habituais nesta ocasião, e que vão trazer as mais emblemáticas canções de Natal, para além do repertório próprio. Para as 17h00 está agendada a inauguração das iluminações de Natal. Este ano, com um orçamento substancialmente mais reduzido, as luzes vão continuar a dar brilho e a levar o espírito da época às mais importantes artérias do Concelho. Em Loulé, as luzes irão acender-se na Praça da República, Largo Gago Coutinho, Avenida 25 de Abril, Rua 5 de Outubro, Avenida José da Costa Mealha, Coreto na Avenida José da Costa Mealha, Avenida Marçal Pacheco, Largo de S. Francisco e três ruas envolventes, Largo Dr. Bernardo Lopes e Igreja de Nossa Senhora da Piedade (colocação de uma estrela). Para a cidade de Quarteira, vão estar iluminadas a Avenida Infante de Sagres, Largo do Mercado, Rua Bartolomeu Dias, Rua Vasco da Gama, Avenida Sá Carneiro e Avenida Mota Pinto (mais as quatro rotundas), Igreja S. Pedro do Mar, Praça do Mar e Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Também o coração do comércio da vila de Almancil volta a receber estas decorações natalícias, em particular a Avenida Duarte Pacheco/Avenida 5 de Outubro, Praceta Sá Carneiro, Rua do Vale Formoso, Rua da República e Igreja de S. Lourenço (árvore de Natal). Fonte de Boliqueime, Rua João Batista Ramos Faísca e fachada da Igreja são os pontos que vão estar iluminados em Boliqueime. Nas fachadas das igrejas das sedes de freguesia do Ameixial, Alte, Benafim, Salir, Tôr e Querença será colocado um elemento decorativo alusivo ao Natal e quatro elementos decorativos junto às sedes de freguesia. Refira-se que, durante este período de festas, haverá animação infantil, diariamente, na Cerca do Convento, em Loulé, e na Praça do Mar, em Quarteira, onde ficará instalado um carrossel de Natal, e no Largo do Tribunal de Loulé, onde as crianças e jovens poderão divertir-se nos carrinhos de choque que aqui estarão. O horário de funcionamento destas atrações é das 10h00 às 19h00. Incrementar o comércio tradicional, atraindo mais compradores às baixas comerciais das localidades, e simultaneamente, criar o espírito tão especial que esta quadra integra são os principais objetivos de mais estas ações da edilidade louletana.

Município de Olhão ajuda a Plantar Portugal

É já no dia 25 de Novembro que voltamos a Plantar Portugal em Olhão. O Município volta a aliar-se à iniciativa e participa na Semana de Reflorestação Nacional. Na sexta-feira vamos todos ajudar a plantar árvores no circuito de manutenção dos Pinheiros de Marim.
A Divisão de Ambiente e Recursos Naturais da Câmara Municipal de Olhão e a Autoridade Florestal Nacional uniram-se, mais uma vez, ao movimento de abrangência nacional Plantar Portugal para a preservação das florestas e para a defesa e promoção de espécies autóctones. Desta vez, comemora-se o Ano Internacional das Florestas e o Município de Olhão convida toda a população que queira participar na 2ª edição da Semana da Reflorestação Nacional e colaborar na plantação de pinheiros mansos (Pinus pinea) já nesta sexta-feira, dia 25 de Novembro, no circuito de manutenção dos pinheiros de Marim. O horário do evento é das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.

"ARDENTE – MEMORIAL PARA PEDRO E INÊS DE PORTUGAL” NO CINE-TETRO LOULETANO

Esta sexta-feira, 25 de novembro, pelas 21h30, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve sobe ao palco do Cine-Teatro Louletano para apresentar “Ardente – Memorial para Pedro e Inês de Portugal”.
A tragédia de D. Pedro I e D. Inês de Castro está entre os temas mais abordados pelas artes e literaturas de todo o Mundo. Parece que é mesmo o terceiro tema mais abordado - depois de Jesus Cristo, que é o primeiro, e de Napoleão, que é o segundo. Facto incontestável é que o tema ocupa um lugar de grande relevo e extraordinária curiosidade de pretexto não só histórico mas também mítico, filosófico, artístico... A ACTA aborda de novo este tema numa tripla perspetiva de novidade: primeira, a narrativa não segue a cronologia histórica dos acontecimentos – a história começa já Pedro e Inês estão nos túmulos; segunda, a história será contada apenas com recurso à imagem e à música – portanto, sem recurso à palavra dita; terceira, para dirigir este espetáculo foi convidado um dos mais proeminentes encenadores europeus, especialista neste género de realização teatral, o polaco Leszek Mądzik. Bruno Martins, Carlos Pereira, Glória Fernandes, Liza Veiga, Luís de A. Miranda, Luís Manhita, Tânia Silva e Zé Alegre são os intérpretes desta peça.

"Macário Correia e PS são responsáveis pela asfixia de muitas pequenas empresas" - CFC

A propósito da inauguração das instalaçãos da Decathlon em Faro, o movimento de Cidadãos com Faro no Coração (CFC), liderado pelo ex-edil, José Vitorino, critica a autarquia e o Partido Socialista (PS), através de uma nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra: "Por facilitarem a instalação de grandes superfícies, o Eng. Macário Correia e o PS são responsáveis pela asfixia de muitas pequenas empresas"
"Com a batuta do Eng. Macário Correia e do PS num licenciamento que várias entidades oficiais consideram ilegal, vai abrir amanhã uma grande unidade comercial com a insígnia Decathlon (junto ao Fórum Algarve), num terreno com 3.000 m2. Pela análise feita pelo CFC – Movimento Autárquico Independente “Com Faro no Coração” e conforme é opinião geral, tendo em conta as muitas grandes superfícies comerciais já existentes e previstas, o Eng. Macário Correia e o PS assumem-se como os principais responsáveis pela asfixia de numerosas pequenas empresas do Concelho. Está em causa o encerramento crescente de empresas do comércio, serviços e restauração e a progressiva “morte” da Baixa de Faro, bairros e localidades das Freguesias do Concelho. Irresponsavelmente, autorizam que se esteja a fazer um cerco com grandes superfícies e centros comerciais na periferia da cidade, que sufocam e “secam” tudo. O CFC diz basta e vem denunciar a situação. O que a autarquia está a fazer, é um atentado económico e um atentado social.
Mas o presente caso ainda é mais grave porque, segundo as informações disponíveis e face aos pareceres jurídicos das entidades oficiais, se está perante um atentado à lei, pois o projeto não respeita o PDM, não tem Plano de Pormenor aprovado que o permitisse e falta o Estudo de Impato Ambiental, ou aprovação da dispensa do mesmo. Mas há ainda outro atentado: para tentar argumentar contra as entidades oficiais, a Câmara apoia-se num parecer jurídico, imagine-se, encomendado e pago pela Decathlon a um escritório de advogados. O mínimo que se pode dizer é que se está perante uma imoralidade e um atentado à transparência, inconcebível numa entidade pública! O descalabro é total e é o vale tudo! O poder público municipal em Faro, mesmo quando tem pareceres jurídicos de entidades públicas, considera-se acima das leis da República e faz a “sua lei”. Umas vezes, decide coisas ilegais e estranhas. Noutras, também à margem da lei, recorre à PSP para intimidar cidadãos pacíficos", conclui o documento CFC.

Associação aconselha cabeleireiros sobre psoríase

A PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase alerta os cabeleireiros para os principais cuidados a ter perante casos de psoríase do couro cabeludo, uma das formas mais predominantes da doença. A psoríase do couro cabeludo não causa quaisquer lesões nos folículos capilares, por isso a queda de cabelo não costuma ser permanente. Este tipo de psoríase caracteriza-se pelo aparecimento de placas espessas que se estendem até à testa, à volta, e dentro das orelhas. As áreas do couro cabeludo mais afectadas pelas placas são as orelhas (lóbulos das orelhas), a base do pescoço (nuca), a testa e a linha do cabelo, na parte em que se separa o cabelo.
Ao contrário da caspa, que não se sente quando se passam os dedos, na psoríase, as protuberâncias podem ser sentidas devido à acumulação de escamas entre os fios de cabelo. “Os doentes de psoríase que apresentam placas na zona do couro cabeludo devem tratar o cabelo com cuidado e evitar coçarem-se para não aumentar a irritação”, aconselha Vítor Baião, presidente da direcção da PSOPortugal. É importante lavar e secar o cabelo sempre com suavidade. Para ajudar o couro cabeludo a recuperar o seu equilíbrio natural, pode usar-se um champô normal ocasionalmente, alterando com um champô medicinal recomendado pelo médico.
“Perante um cenário de psoríase do couro cabeludo, os cabeleireiros devem ter cuidado para não escovar o cabelo com demasiada força, pois pode agravar a inflamação e desacelerar o processo de cicatrização”, alerta Paulo Ferreira, dermatologista. Certifique-se que seca bem atrás das orelhas e em ambos os lados dos lóbulos das orelhas. Não deve utilizar o secador no calor máximo e mantenha-o a 30 centímetros da cabeça, quando seca o cabelo. Evite usar rolos e frisadores que puxam o cabelo e secam o couro cabeludo. Use uma escova de cabelo com cerdas naturais em vez de uma escova de plástico. Se existirem placas muito severas no couro cabeludo, um corte de cabelo curto poderá ser mais confortável e prático. Quando uma pessoa tem uma crise no couro cabeludo, é melhor adiar pintar o cabelo ou fazer uma permanente até as placas sararem. Em relação ao tipo de corte de cabelo, é preferível evitar os cortes que colocam muita tensão no cabelo e obrigam a uma escovagem no sentido contrário. Os acessórios de cabelo (ganchos, fitas) não são recomendados. O couro cabeludo e as orelhas devem permanecer expostos ao ar e à luz. Se suspeitar que uma pessoa tem psoríase, é aconselhável encaminhá-la para um dermatologista. O diagnóstico e tratamento correctos podem ajudar a manter a psoríase numa fase de remissão. A psoríase é uma doença auto-imune que se manifesta no maior órgão – a pele, não sendo contagiosa, é crónica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal esta doença afecta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo. fotos google

Concerto de Encerramento do V Festival de Órgão – Faro 2011

A 26 de Novembro, pelas 21h30, a Igreja da Sé encerra com chave-de-ouro o Festival deste ano com José González Uriol, reconhecido no mundo inteiro como especialista em Música Antiga de Tecla.
Participou nos mais prestigiados Festivais e Concursos Internacionais, tendo realizado numerosas gravações discográficas em Órgãos Históricos. É organista titular de vários Órgãos Históricos e Director Artístico do Curso e Festival de Música Antiga de Daroca desde 1979. Possui diversas condecorações oficiais, pelo seu trabalho ao serviço da Música.
Num programa concentrado em obras do século XVII-XVIII, o destaque vai para a interpretação das composições de Buxtehude e de Pablo Bruna. Este concerto tem um donativo de entrada de 2€, a reverter integralmente para apoio a uma instituição social do concelho de Faro.
O V Festival de Órgão – Faro 2011 é organizado pela Associação Cultural Música XXI, em parceria com o Município de Faro e a Direcção Regional da Cultura do Algarve. Dada a qualidade das edições anteriores, foi reconhecido este ano o Interesse Cultural da iniciativa pelo Secretário de Estado da Cultura.

MUNICÍPIO DE LOULÉ APROVA IMPOSTOS PARA O ANO DE 2012

A Assembleia Municipal de Loulé aprovou os impostos para o ano de 2012, durante uma sessão extraordinária realizada na passada sexta-feira, 18 de novembro.
Assim, no que concerne ao IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) a taxa a aplicar aos prédios urbanos será de 0,70%, duas centésimas acima do que foi fixado para 2011. Em relação à Taxa do IMI a aplicar aos prédios urbanos avaliados nos termos do CIMI, a taxa estipulada é de 0,40%, ou seja, um aumento de 0,04. No entanto, e não obstante este agravamento fiscal, a edilidade vai manter a redução até 30% nas taxas de IMI nas freguesias do interior – Alte, Ameixial, Benafim, Querença, Salir e Tôr – e que visa combater a desertificação, apoiando todos aqueles que se queiram fixar nestas zonas deprimidas do Concelho.
É também com este objetivo de reverter o decréscimo populacional que, à semelhança do que aconteceu no ano transato, foi aprovada a isenção do pagamento do IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) nestas seis freguesias do interior, nas aquisições efetuadas por jovens, com idade compreendida entre os 18 e os 35 anos, de prédio ou fração autónoma de prédio urbano situado nas áreas beneficiárias, destinado exclusivamente à primeira habitação própria e permanente, desde que o valor sobre o qual incidirá o imposto não ultrapasse os valores máximos de habitação a custos controlados, acrescidos de 50%.
Refira-se que, desde 2007, ano recorde das receitas arrecadadas no Município (74,3M€), os dividendos para os cofres da Câmara Municipal têm vindo a baixar: 60,8M€, em 2008; 52,3M€, em 2009; 47,1M€, em 2010; 41M€, até novembro deste ano. Num momento difícil para as famílias, o executivo da Câmara Municipal de Loulé assegurou que a verba que será arrecadada com este aumento dos impostos será investido na área da ação social cuja rubrica prevista para 2012 é de 4,5 milhões de euros, e que engloba a construção de três lares, o apoio às instituições particulares de solidariedade social e a criação do Fundo de Emergência Social, mas também na Educação, com o apoio à alimentação e transportes escolares dos alunos.
Lançamento de derrama Foi ainda aprovado nesta Assembleia Municipal o lançamento de uma derrama no Município de Loulé, no valor de 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC) e aplicável aos sujeitos passivos com volume de negócios no ano superiores a 150 mil euros. As empresas com volume de negócios inferior aos 150 mil euros, a esmagadora maioria das empresas louletanas, fica isenta deste pagamento.

INTERNATIONAL POLICE ASSOCIATION ABRE SEDE DA DELEGAÇÃO SUL EM LOULÉ

Foi inaugurada no passado sábado, dia 19 de novembro, a nova delegação da International Police Association (IPA), na cidade de Loulé.
Esta Casa IPA / Sede da Delegação do Sul fica localizada no Largo Professor Cabrita da Silva, junto à Igreja Matriz de Loulé, num edifício cedido pela Câmara Municipal de Loulé, com escritura de constituição do direito de usufruto, cabendo à Secção Portuguesa da IPA a remodelação e requalificação do prédio. Em Portugal, os estatutos da Secção Nacional da Associação Internacional conhecida sob a denominação, em língua inglesa, de International Police Association (IPA), foram aprovados em Assembleia Constituinte, a 24 de outubro de 1979, e registados por escritura pública de 18 de março de 1980. A IPA é a maior organização policial no mundo e foi formada em 1 de janeiro de 1950, está reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas e UNESCO, onde tem estatuto de observador, e faz parte da lista de Organizações Não Governamentais (ONG). Em Portugal usufrui do estatuto de pessoa coletiva de utilidade pública.
A Associação adota a designação “Secção Portuguesa da IPA”, tem a sua sede em Lisboa, e compreende nove delegações a nível nacional (Continente e Ilhas). A Delegação do Sul abrange os distritos de Faro, Beja e Évora.
A IPA tem como fins, entre outros: estabelecer, manter e desenvolver relações de amizade entre os seus membros, assim como com os membros das secções nacionais de outros países; organizar esquemas de férias económicas e promover a organização de viagens de estudo bem como outras iniciativas suscetíveis de fortalecer os laços de amizade; promover quaisquer outras iniciativas ou atividades que se compreendam nos objetivos da IPA. Esta Associação tem como divisa “Servo Per Amikeco”, expressão em esperanto que significa “Servir pela Amizade”.

Campos de férias de Natal “para recordar”

A Divisão de Desporto do Município de Olhão organiza, mais uma vez, na próxima pausa escolar, os habituais campos de férias de Natal, sob o lema "Férias para Recordar". Realizam-se dois campos, de 19 a 22 e de 27 a 30 de dezembro. As inscrições devem ser feitas entre os dias 5 e 7 de dezembro.
O Município de Olhão convida todas as crianças do concelho, com idades entre os 6 e os 10 anos, a participarem nos Campos de Férias de Natal 2011, organizados pela Divisão de Desporto. Durante a pausa escolar do período de Natal, as agendas de tempos livres promovidas pelo Município voltam, com o objetivo de ocupar as crianças do concelho de uma forma lúdica e pedagógica. Sob o lema “ Férias para Recordar!”, serão realizadas ações que apelam à criatividade e ao espírito de equipa. Para inscreverem as crianças, os pais devem comparecer no Complexo das Piscinas Municipais de Olhão, entre os dias 5 e 7 de dezembro, no horário das 08h30 às 20h00. Calendarização: Campo 1 - 19 a 22 Dez. Campo 2 - 27 a 30 Dez. Informações Divisão de Desporto: Tel. 289 700 100 ou e-mail: desporto@cm-olhao.pt

Peixe fresco à porta de casa

Peixaria online disponibiliza o melhor peixe fresco do Oceano Atlântico
A Talent acaba de lançar um projecto totalmente inovador - “Peixe do Mar” - que pretende disponibilizar o melhor peixe fresco do Oceano Atlântico ao preço do peixe vendido nas grandes superfícies. O “Peixe do Mar” garante aos consumidores refeições frescas e saudáveis com o conforto de receber o peixe no local indicado e já pronto a cozinhar. Todo o peixe comercializado é comprado à medida da encomenda do cliente e as entregas são feitas tendo por base os mais altos níveis de higiene e temperatura, assegurando, assim, a qualidade e frescura dos produtos. O peixe depois de preparado de acordo com as indicações do Cliente é embalado individualmente e colocado numa caixa de esferovite isotérmica com gelo no interior. Garantindo uma temperatura ideal durante 24 horas, sem libertação de cheiros ou líquidos.
A distribuição é optimizada de forma a diminuir o tempo de transporte da peixaria até ao local de entrega. O cliente pode ter a garantia que o peixe que lhe está a ser entregue foi pescado no dia anterior. O peixe comercializado através do “Peixe do Mar” é proveniente do Oceano Atlântico, chegando de madrugada das lotas de Sesimbra, Peniche e Setúbal. Existe uma equipa criteriosa que selecciona todo o pescado, privilegiando desta forma a pesca artesanal em prol da pesca industrial. Desta forma, o “Peixe do Mar” procura responder às necessidades dos seus clientes, principalmente daqueles que querem ter uma alimentação saudável e sem preocupações de tempo, tanto de compra como de preparação. Para aceder a este serviço basta ir a www.peixedomar.com, fazer o registo e beneficiar de um serviço rápido e de alta qualidade.

UALG: Alunos, docentes e empresários reúnem-se em Vilamoura

A direção do curso de mestrado em Gestão das Organizações Turísticas vai realizar uma sessão de abertura do ano letivo, às 16h00 do dia 26 de novembro, no Tivoli Marina Vilamoura.
Neste encontro, estarão presentes os diretores gerais dos Hotéis Real Portugal, Tivoli Vitória e Tivoli Marina, para debater conjuntamente com mestrandos e docentes experiências e perspetivas do setor turístico, aproximando a realidade académica da realidade empresarial. Esta iniciativa poderá ser uma forma de se descobrirem novos temas de dissertação para os mestrandos e de se estabelecerem novas parcerias entre as cadeias hoteleiras envolvidas e a Universidade do Algarve.
Sobre o mestrado em Gestão das Organizações Turísticas As organizações turísticas são entidades que operam em contextos complexos e que, por isso, exigem dos seus responsáveis uma formação científica sólida e multidisciplinar. O curso de mestrado em Gestão das Organizações Turísticas pretende: a) transmitir o conhecimento mais recente e as best-practices na gestão e desenvolvimento das organizações turísticas, aprofundando os conhecimentos adquiridos nos primeiros ciclos; b) integrar num ensino rigoroso e exigente os resultados da investigação e da prestação de serviços à comunidade para estimular a inovação e a criação de novas formas de empresariado; c) formar profissionais e investigadores capazes de articularem o processo de gestão das organizações turísticas e o correto ordenamento do território com o desenvolvimento socioeconómico das áreas-destino; d) desenvolver nos estudantes a capacidade de analisar situações e encontrar soluções integradas para os problemas, apostando na criação de competências diversificadas.

Autarquia de Alcoutim entrega escola primária de Farelos a associação local

A Câmara Municipal de Alcoutim e a Associação de “Amigos de Farelos e Clarines” assinaram um protocolo de colaboração que estabelece que a antiga escola primária dos Farelos será agora usada como sede da associação.
Mediante o protocolo, os “Amigos de Farelos e Clarines” comprometem-se a conservar e preservar o edifício e a dinamizar o espaço com eventos recreativos, culturais e desportivos. O edifício da escola primária acolhe há já alguns anos o núcleo museológico “Tecer e Usar”, que agora ficará sob a responsabilidade da associação e mais facilmente visitável. A entrega deste espaço à associação “Amigos de Farelos e Clarines” integra-se na política de apoio e incentivo às associações do concelho, no sentido de potencializar o desenvolvimento cultural e desportivo das povoações.