domingo, 13 de novembro de 2011

NOITES DE FADO ALMADRAVA (3ªEDIÇÃO)

Um total de doze fadistas amadores participa na III edição das "NOITES DE FADO ALMADRAVA". A iniciativa decorre nos dias 18 e 19 de Novembro, no salão nobre da Junta de Freguesia de Santa Luzia, em Tavira.
A Almadrava - Rede Cultural e Social de Santa Luzia promete um ambiente "de taberna tipicamente lisboeta", não faltando o tradicional caldo verde (com pão frito) e tapas de queijo e chouriço. E é nesta atmosfera que, no primeiro dia, sobem ao palco FILIPA MALTIEIRO do Cartaxo, AURORA GONÇALVES de Cabanas de Tavira, MAYTÉ SALGUEIRO de Sevilha, MÁRCIO GONÇALVES de Santa Luzia, ARGENTINA FREIRE de Faro e EMANUELA FURTADO de Tavira. Os músicos serão Aníbal Vinhas, Ricardo Martins e Nuno Martins.
Já na noite de 19 de Novembro, os fadistas serão TERESA VIOLA de Moncarapacho, ARCÍLIO SILVA de Lisboa, INÊS GONÇALVES de Moura, MIGUEL MARTINS de Almodovar, ELSA JERÓNIMO de Vila Real de Santo António e HÉLDER COELHO de Faro. Os músicos serão Vítor do Carmo, José Santana e António Correia. A Almadrava explica a organização desta terceira edição pelo "enorme sucesso do ano transacto". Foram escolhidos fadistas de uma nova geração e alguns fadistas com muita experiência, uma mistura entre o tradicional e a nova abordagem ao típico estilo musical português. Os bilhetes para o evento custam 4 euros por pessoa (2 € para sócios) e 12 euros por mesa (10 € para sócios). Inscreva-se já! Contactos: 91 859 53 29 | 92 583 22 34 geral@almadrava.pt

DIA DE S. MARTINHO EM TAVIRA

Numa iniciativa do Município, no Mercado da Ribeira, decorreu uma mini-feira de artesanato e um convívio sénior, com degustação de castanhas.
Música para dançar a que “os moços e as moças” não viraram costas e sem darem conta da idade ou das dores que os afligem foi vê-los a recordar outros tempos…
Em outros pontos também o dia foi recordado com castanhas e água-pé.
A TRADIÇÃO DAS ESCOLAS Os alunos das Escolas do Ensino Básico e infantários, mantendo a tradição, rumaram ao Jardim Público e a fogareiro do Teodósio teve de ser reforçado para servir a todos. “Dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho”, no caso, vai ao Jardim Público e come castanhas.
Que alegria para miudos e graudos. Geraldo de jesus

Liga homenageia combatentes

LIGA DOS COMBATENTES-Tavira organizou Comemorações do 11 de Novembro
O Núcleo de Tavira, da Liga dos Combatentes, realizou junto ao Monumento aos Combatentes, em pleno coração da cidade, uma cerimónia militar em homenagem aos combatentes que deram a vida pela Pátria ou que vieram a falecer depois de a ter servido.
Uma Força do Regimento de Infantaria 1, a dois pelotões, prestou as honras militares tendo efectuado salva de tiros.
As entidades presentes colocaram flores na base do monumento e foi observado um minuto de silêncio.
Neste dia comemora-se a assinatura do Armistício, que pôs termo à Primeira Guerra Mundial(14-18). Geraldo de Jesus

Embaixador de França em Portugal visitou VRSA

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA), Luís Gomes, recebeu esta quinta-feira, na Casa da Câmara, o Embaixador de França em Portugal, Pascal Teixeira da Silva. Na ocasião, o autarca e o Embaixador avaliaram e debateram as melhores formas de Vila Real de Santo António ampliar o protocolo de geminação já estabelecido com o município francês de La Baule, nomeadamente ao nível do turismo e desporto.
O encontro serviu ainda para abordar a actual situação europeia, nomeadamente o quadro político-económico suscitado pela crise das dívidas soberanas, e respectivos impactos na gestão autárquica e no poder local. No final da cerimónia, ficou estipulado manter e reforçar os laços de proximidade entre a cidade pombalina e França, através da promoção de intercâmbios escolares com os alunos do pólo de VRSA da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Desde Dezembro de 2010, a cidade francesa de La Baule já dá nome à antiga estrada da Ponta da Areia, que se chama agora «Avenida Ville de La Baule».

Teatro em Pechão e Faro: "Querida Mamã"

No dia 19 de Novembro, às 22h, na Junta de Freguesia de Pechão, e no dia 26 de Novembero, às 21h30, no IPJ de Faro, vai á cena a peça de teatro "Querida Mamã". Um texto de Ana Cristina Oliveira sobre as relações pessoais no séc. XXI, "Querida Mamã" é o último trabalho da recém criada companhia DoisMaisUm, de Faro, em co-produção com a associação A Gorda, de Olhão.
Relações abertas, casamentos modernos, abolição total de valores. O ciúme como categoria infra humana. Onde nos irão levar estes pressupostos na vida de quatro pessoas? Com: Ana Cristina Oliveira, António Gambóias, Nádia Gonçalves e João Evaristo Sinopse: O texto tem como pontos de força três personagens que orbitam à volta de uma outra: Margarida. Margarida é uma mulher que abdicou da responsabilidade de mãe e educadora em prol de um projecto de vida diferente. Quando o seu filho atinge a idade de 25 anos é a altura de fazer um balanço do que foi a sua decisão. Rodrigo é o seu companheiro, o seu cúmplice na relação sui generis que criaram. De que forma Rodrigo encara, passados 26 anos, a sua companheira e mãe do seu filho? Será que mesmo os casamentos menos convencionais resistem à rotina e ao peso do quotidiano? Paula é uma jovem fotógrafa, com metade da idade de Margarida. Constroem uma relação cordial onde se pode comparar a diferença de valores e de projectos em relação à vida. O sonho de um lar, por parte de quem não teve os referenciais de uma família entra em choque com o sonho de uma carreira e a impossibilidade construída de criar um filho. Frederico é o filho de Margarida e Rodrigo. Perdido entre a ausência da mãe e a preocupação excessiva do pai apaixonou-se por uma mulher mais velha, que lhe substitui a figura maternal. Estas são as quatro personagens num jogo de afectos, memórias, equívocos e acusações. Como conseguirão gerir os quatro universos?

Entradas no presépio gigante de VRSA revertem a favor da Guadi – Centro de Animais

A Guadi – Centro de Animais, associação que tem por finalidade a defesa de animais abandonados no concelho de Vila Real de Santo António, será este ano a responsável pela montagem e manutenção do já tradicional presépio gigante de VRSA, beneficiando, em contrapartida, das receitas que vierem a ser geradas com as entradas. O protocolo foi aprovado na passada terça-feira, em reunião de Câmara, e permite à Guadi obter algumas verbas para fazer frente às despesas com alimentação, cuidados de saúde e manutenção dos animais acolhidos no canil intermunicipal de Vila Real de Santo António e Castro Marim.
Para cumprir esta meta, foi fixado um preço por entrada de 50 cêntimos, valor que, apesar de simbólico, permitirá ainda a realização de uma campanha de sensibilização para a problemática dos animais de estimação abandonados. De acordo com o vereador com a pasta da cultura, José Carlos Barros, «a iniciativa tem em consideração a actual situação económica nacional, que exige um esforço conjunto de todos, onde a união de sinergias é uma das formas mais eficazes na superação de obstáculos e na dinamização da economia e sociedade em geral». O presépio gigante de Vila Real de Santo António estará patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, entre os dias 6 de Dezembro e o dia 8 de Janeiro de 2012. Em média, é visitado por cerca de 60 mil pessoas, ocupa uma área de 160 metros quadrados e ascende às 3500 figuras. Nos termos do artigo 64.º, da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º5-A/2002, de 11 de Janeiro, compete à Câmara Municipal, no âmbito da organização e funcionamento dos seus serviços, proceder à captura, alojamento e abate de canídeos e gatídeos, nos termos da legislação aplicável. A Guadi – Centro de Animais tem por finalidade a defesa de animais abandonados no concelho de VRSA, levando a cabo um conjunto de iniciativas para assegurar a manutenção do canil/gatil sem abate.

ALGARVIO NO EVEREST

O Maratonista e atleta de Triatlo Filipe Conceição já está em viagem para Katmandu, no Nepal, de onde voará para o conhecido aeródromo de montanha em Lukla, para iniciar a sua participação na Maratona do Everest.
foto google Esta corrida de dificuldade extrema terá uma distância de 42 Km com a particularidade de ser realizada sempre acima dos 5000 metros.
foto Wikipedia Como é sabido, a uma altitude destas o ar já é de tal modo rarefeito que estes atletas enfrentarão riscos consideráveis. Antes de iniciarem a Maratona, os participantes farão um período de aclimatação à altitude realizando um Trek entre Lukla e o acampamento base do Everest, situado a cerca de 5300 metros, no Vale de Khumbu e de onde partirão para a prova após realizarem complexos testes médicos. Ao nosso atleta algarvio votos de felicidades. texto Luís Nadkarni

Olhão: Miguel Freitas Visita ACASO

Amanhã, pelas 9h15, o deputado do PS, Miguel Freitas, visita a zona de armazenagem e distribuição de alimentos da ACASO, associação de apoio social de Olhão, como forma de assinalar o início da discussão na Comissão Europeia do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, que é responsável pelo apoio a cerca de 400 mil portugueses todos os anos.
A Assembleia da República aprovou por unanimidade, na passada terça-feira, o relatório do PS que apela à "defesa intransigente" da manutenção do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados.
Francisco Leal (esqª) e António Pina (drtª)participam na iniciatíva Esta visita contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Fernandes Leal e do Presidente da ACASO, António Pina.

KCC de Olhão em destaque no XII Torneio Nacional da Liga Nacional de Karate Do

Realizou-se no passado dia 06 de Novembro de 2011, o XII Torneio Nacional da Liga Portuguesa de Karate Do, no Complexo Desportivo de Alcabideche.
O evento contou com 461 atletas de Norte a Sul do pais e com cerca de 524 participações na Geral (Kata e Kumite). O Karate Clube Capristano de Olhão teve em sua representação, doze atletas (Inês Lopes, Ruben Guerreiro, André Augusto, Catarina Rodrigues, Serghei Odajui, Laetitia Barra, Miguel Rodrigues, Francisco Minga, Iuri Cruz, Marco Santos, Pedro Horta e Albino Sousa) um treinador (Adriano Capristano) e um árbitro (Filomena Horta).
Um torneio de elevada dificuldade, devido à qualidade dos atletas presentes (Vários atletas Campeões Nacionais e Regionais em Kata e Kumite, referentes aos vários escalões) onde os atletas do Karate Clube Capristano de Olhão dignificaram com grandes prestações desportivas e de humildade a Cidade de Olhão.
Destacaram-se nesta prova, os seguintes atletas: Albino Sousa – 1º Kumite (Combate) Juvenil Open Masc. Serghei Odaijui – 2º Kumite (Combate) Cadetes +­­­67 Kg Masc.
Inês Lopes - 3º Kata (Forma) Sénior Fem. Laeticia Barra – 3º Kumite (Combate) Cadetes + 55 Kg Fem.