segunda-feira, 19 de abril de 2010

Alcoutim erradica surdez



Cerca de 200 munícipes carenciados do concelho de Alcoutim voltaram a ouvir. Anos e anos de isolamento e solidão, provocados pela deficiência auditiva, tiveram um ponto final com o programa de combate à surdez, lançado pela autarquia desde Abril de 2009.
O sucesso da iniciativa, com a fase experimental na freguesia de Vaqueiros, levou a Câmara Municipal de Alcoutim a alargar o programa a todo o concelho e hoje é um exemplo já seguido por outros Municípios.
Uma população envelhecida, que encara a surdez como inevitável “fardo” da idade, o desconhecimento das soluções para o problema e a impossibilidade prática de as alcançar, acrescidas à comparticipação lamentável do Estado de 22 euros na compra de uma prótese auditiva, cujo valor ascende aos 1.000 euros, foram as principais razões que levaram esta Câmara a agir. A solução encontrada, que passou por um acordo entre o Município de Alcoutim e a Misericórdia local com uma empresa da especialidade, já diagnosticou e resolveu a surdez de centena e meia de alcoutenejos.
Com a extensão da iniciativa a todo o concelho, a autarquia de Alcoutim optou por instalar na sede do concelho um espaço especializado de audiologia, onde um técnico audioprotesista, uma vez por semana, realiza exames ligados à surdez e preconiza soluções, que, muitas vezes, passam pela colocação de próteses auditivas.
“Contra o isolamento da nossa gente e a surdez do Estado”, no próximo dia 24 de Abril, pelas 12.30h, realizar-se-á um almoço-convívio no cais de Alcoutim para todos os beneficiários deste programa, que travou o isolamento em que viviam dentro da própria casa. Valeu a pena!

Castro Marim organiza Sessão de Esclarecimentos contra incêndios florestais


Consciente da importância que a floresta representa como recurso de elevado potencial económico, social e ambiental para as populações, a Câmara Municipal de Castro Marim realiza, dia 22 de Abril, pelas 18.00 horas, uma Sessão de Esclarecimentos contra os Incêndios Florestais.

Esta acção enquadra-se no Plano Distrital de Sensibilização e vêm reforçar o esforço continuado que a Autarquia vem desenvolvendo no sentido de sensibilizar a população para evitar os incêndios florestais, considerando que esta é a melhor forma de preservar um bem de elevado interesse para toda a comunidade.

A acção contemplará a abordagem das seguintes temáticas:
• Fomento da silvicultura preventiva;
• Protecção de habitações e aglomerados populacionais;
• Redução de comportamentos de risco.

O auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim acolherá a iniciativa na qual estarão presentes representantes da Autoridade Florestal Nacional (AFN), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

VI Corrida da Liberdade em Portimão


A zona ribeirinha de Portimão será um dos palcos privilegiados das comemorações do 36º aniversário do 25 de Abril, recebendo às 10h00 a VI Corrida da Liberdade, que juntará algumas centenas de atletas de todo o país, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão, Portimonense Sporting Clube e Associação Caboverdiana Algarve, com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve.

Podem participar na prova atletas de ambos os sexos, federados e não federados, em representação de clubes ou a título individual. A corrida está organizada em diferentes escalões (benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos), que vão percorrer a zona ribeirinha de Portimão em circuitos que variam entre os 450 e os 6300 metros.

As inscrições estão abertas até às 17h00 horas do dia 23 de Abril, junto da Associação de Atletismo do Algarve, Rua Ataíde de Oliveira, 119, 5º DTº - 8000-218 Faro, ou através do fax 289 823 708. Os interessados podem solicitar mais informações para a Divisão de Desporto e Juventude da Câmara de Portimão, Rua Oceano Atlântico, nº5,
8500 Portimão, telefone 282 470 813/846, email desporto@cm-portimao.pt.
Regulamento e ficha de inscrição disponível em www.cm-portimao.pt

Albufeira: “Protecção Civil – Direito de Cidadania”



Acção de Formação nas Escolas
A fim de sensibilizar a população escolar do Concelho para a importância da Protecção Civil, o Município de Albufeira iniciou, no dia 15 de Abril, na Escola Dr. Francisco Cabrita, uma acção de formação junto dos alunos do 3.º ciclo, sob o lema “Protecção Civil – Direito de Cidadania”.
Este projecto visa promover a colaboraçã Acção de Formação nas Escolas
o entre os diversos agentes da protecção civil no contexto de uma intervenção coerente e descentralizada nas escolas do Concelho, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de segurança e prevenção juntos dos jovens.
Descobrir a real função dos diferentes agentes da protecção civil no Concelho de Albufeira e criar uma parceria mais estreita entre o Gabinete de Protecção Civil e as escolas são os principais objectivos deste projecto municipal.
Esta Acção de Formação contou com as presenças do vereador responsável pelo Pelouro da Protecção Civil, Carlos Quintino, do Comandante Operacional Municipal, António Gonçalves, dum técnico do Gabinete de Protecção Civil Municipal, e de representantes dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, GNR, Cruz Vermelha Portuguesa, Polícia Marítima, Polícia Municipal e INEM.
No final desta acção de formação foi efectuada uma demonstração do Suporte Básico de Vida junto dos alunos e professores daquele estabelecimento de ensino.
Esta Campanha de Sensibilização vai decorrer em mais cinco escolas do Concelho, sempre às 10.30 horas: dia 22 de Abril na Escola 2,3 Secundária de Vale Pedras, dia 29 de Abril, na Escola D. Martin Fernandes, dia 6 de Maio na Escola 2,3 de Paderne, dia 14 de Maio na Escola 2,3 de Ferreiras e dia 21 de Maio na Escola Professora Diamantina Negrão.

ARTISTA REGRESSA A PORTUGAL EM AGOSTO - JAMIE CULLUM ACTUA EM ALBUFEIRA



JAMIE CULLUM ACTUA EM ALBUFEIRA
A voz do britânico Jamie Cullum volta a ouvir-se em Portugal em Agosto, depois de o cantor ter conseguido esgotar o Coliseu de Lisboa no concerto previsto para Maio. Uma excelente notícia para os fãs que têm assim uma nova oportunidade para ver o multi-talentoso músico. Dia 22 de Agosto, às 22h30, no Balaia Golf Village, em Albufeira.
Cantor, compositor, pianista, guitarrista e baterista, Jamie Cullum regressa a Portugal num momento «Allgarve'10» para apresentar «The Pursuit», o seu último álbum editado em Novembro de 2009 com a versão em registo misto pop e jazz de «Don't Stop The Music», um original de Rihanna.
«A vida é uma longa perseguição», declara o artista no seu sítio oficial da Internet sobre o nome «The Pursuit», trabalho em que combina o gosto musical ecléctico com o amor pelos padrões do jazz.
O disco de estreia, «Heard it All Before», foi lançado em 1999 com uma edição de apenas 500 unidades que esgotaram rapidamente. Hoje, quatro álbuns depois (um dos quais o mais vendido de sempre no Reino Unido por um músico de jazz em versão estúdio), uma cópia original do primeiro álbum chega a atingir os 700 euros em sítios de leilões.

3ª Feira Terra de Maio no Azinhal - 8 e 9 de Maio



Nos dias 8 e 9 de Maio, a Câmara Municipal de Castro Marim e a Junta de Freguesia do Azinhal realizam a 3ª edição da Terra de Maio naquela aldeia do nordeste algarvio.
A Feira Terra de Maio visa a promoção dos produtos tradicionais, dos produtos biológicos, dos saberes tradicionais, da gastronomia, da queijaria, da cabra de raça algarvia, da etnografia e do folclore.
O certame que, sob o lema “porque a terra tem os seus ciclos, os segredos e a sua sabedoria”, apresenta um vasto programa com feira de produtos tradicionais de qualidade, exposição de produtos, provas com cães, hipismo, jogos tradicionais, animação de rua, mostra de vinhos, desfile de moda, tasquinhas com gastronomia da serra e do mar e, ainda, uma acção inovadora no território – Laboratório de Gostos – onde será feita a apresentação e degustação de produtos presentes no certame.
Outro dos pontos fortes da feira, que tem como ícone a Cabra de Raça algarvia, prende-se com a realização de debates sobre questões da terra, designadamente, as Jornadas Técnicas desenvolvidas pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e Associação Nacional de Criadores de Cabras de Raça Algarvia.
Durante a Terra de Maio, irão ocorrer vários ateliers onde se desenvolverão actividades pedagógicas e lúdicas para os vários públicos. De destacar o Atelier do Burro, realizado em colaboração com a Associação Orelhas Sem Fronteira, que assegurará um atelier destinado às crianças. O público infantil poderá, ainda, usufruir de várias animações, um carrossel tradicional, insufláveis, jogos tradicionais e passeios de burro.
Também a música e o folclore serão uma constante na 3ª Feira da Terra, contando para isso com a presença de grupos de música popular portuguesa, ranchos folclóricos e concertos com alguns dos melhores artistas nacionais.