sexta-feira, 1 de julho de 2011

Grande Desfile e Mostra Etnográfica Tavira 2011

A Fundação INATEL organizou, em parceria com a Câmara Municipal de Tavira, no anfiteatro da Praça da República, em Tavira, um serão dedicado à Etnografia e Folclore representativo da Região do Algarve.

A iniciativa começou, no Mercado da Ribeira, com um Desfile Etnográfico, a que seguiu uma Mostra de Trajes e Actuação no Anfiteatro Municipal, com o espaço totalmente lotado, com a participação dos seguintes Grupos de Folclore:

Rancho Folclórico de Tavira
Grupo Folclórico de Faro
Rancho Folclórico de Moncarapacho
Associação Cultural Amigos do Montenegro
Rancho Folclórico da Luz


Antes da actuação dos grupos, Otilio Dourado, uma vida dedicada ao folclore foi homenageado.

OTILIO DOURADO, HOMENAGEADO

O Presidente do Município de Tavira, Jorge Botelho, referiu-nos que foi em boa hora que a Fundação INATEL, delegação do Algarve distinguiu Tavira “querendo fazer aqui o mostra etnográfica, com um festival de folclore, numa época que é fora do Verão, com grupos do Algarve. A Praça da República está cheia. Depois a homenagem a Otilio Dourado. Uma homenagem merecida, porque ele significa para nós a conservação dos nossos valores do folclore local, do Rancho Folclórico da Luz de Tavira cuja direcção continua o trabalho que o Otilio teve com muita dedicação. O Município de Tavira também já reconheceu a personagem do Otilio, por isso, ficamos muito felizes por a Fundação INATEL, através da sua directora, no Algarve, se ter lembrado de reconhecer este homem que é uma figura impar do folclore”.
A Delegada da Fundação INATEL, no Algarve, Leontina Bastos, disse-nos, quando perguntámos porque não constava do programa a homenagem:
- Foi uma surpresa. Estava pensado. É um senhor que tem dado parte da sua vida a esta causa cultural, a etnografia e folclore. Tem uma forma muito distinta de preservar todo este património material que no caso concreto do Algarve tem uma beleza, uma particularidade extraordinária. Era o momento de distinguir. Temos de olhar para as pessoas enquanto estão connosco. A Fundação INATEL trabalhou muito directamente com o senhor Otilio. Era o momento para o fazer. Desde a primeira hora a Câmara Municipal de Tavira, através do seu Presidente, acolheu muito bem esta iniciativa e só assim foi possível concretizá-la, em parceria conjunta. Espero que seja o início de muitas outras.
Simples, como sempre foi, o Otilio, quando pretendemos falar com ele, deixou que as lágrimas lhe viessem aos olhos e não foi capaz de dizer uma palavra. Nesta justa homenagem fica-nos a lembrança das muitas vezes que a seu convite, em reportagem, acompanhei o Rancho Folclórico da Luz de Tavira, por esse País fora

Geraldo de Jesus