terça-feira, 24 de agosto de 2010

Futebol: ESCALÕES JOVENS DO FARENSE PREPARAM ÉPOCA



Iniciados e juvenis em treinos de captação

Os treinos dos escalões de iniciados (atletas nascidos em 1996 e 1997) e de Juvenis (atletas nascidos em 1994 e 1995) têm início no próximo dia 30 de Agosto (2ª feira), pelas 18.00, no Campo Complexo Desportivo da Penha.
As duas primeiras semanas serão destinadas à captação de novos atletas.
Os treinos serão abertos a todos os jovens dos respectivos escalões etários que pretendam representar o Sporting Clube Farense.

Juniores do Sporting Clube Farense

Primeiro jogo amigável em casa, dia 28 às 18 horas

Os Juniores do Sporting Clube Farense vão jogar o primeiro jogo da época em casa, no próximo sábado, dia 28, às 18.00 horas no Campo Desportivo da Penha.
O encontro vai ser realizado contra a equipa sénior do Serranos FC.
Recorde-se que os Juniores do clube vão este ano disputar o Campeonato Nacional da II Divisão, sendo que o primeiro jogo será contra o Olhanense, no dia 11 de Setembro.

Albufeira: AUTARQUIA DESTACA TARIFAS SOCIAIS


Os agregados familiares com rendimentos baixos ou com famílias numerosas estão isentos do pagamento de algumas tarifas referentes ao abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos.
O Município de Albufeira publicita que o Regulamento Tarifário da Prestação dos Serviços de Abastecimento de água, Colecta de Águas Residuais e Recolha de Resíduos Sólidos em vigor, prevê que as famílias com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional ou que beneficiem do rendimento social de reinserção, fiquem isentas do pagamento das tarifas de saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos.

Os agregados familiares numerosos, constituídos pelo casal e três ou mais filhos dependentes do rendimento dos progenitores, são também abrangidos pela isenção do pagamento das tarifas fixas, de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e de recolha de resíduos sólidos. Para o efeito, basta que efectuem o pedido de isenção, acompanhado pela última declaração de IRS, no Gabinete de Apoio ao Munícipe da autarquia.

A Câmara Municipal pretende com estas medidas apoiar os munícipes mais desfavorecidos social e economicamente, no acesso aos serviços de fornecimento de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos.

Jean-Luc Ponty & His Band no Castelo de Silves



O melhor violinista de jazz do mundo, Jean-Luc Ponty, actua a 4 de Setembro, às 22h00, no emblemático Castelo de Silves, com uma posição dominante sobre a foz do rio Arade que origina o enquadramento perfeito para se admirar o músico e compositor francês. Um dos precursores do movimento jazz-rock, Ponty é uma das estrelas do “Allgarve’10”.
As composições refinadas e inteligentes de Jean-Luc resultam nas constantes digressões mundiais com a sua banda, tendo já vendido milhões de cópias dos álbuns “Tchokola”, “King Kong”, “Storytelling” e “Individual Choice”. De alma visionária e com uma inovação constante – que ampliaram o vocabulário da música moderna –, colaborou com músicos de topo como George Duke, Frank Zappa, Elton John, John McLaughlin, Chick Corea, Stanley Clarke, Al Di Meola.

SEMINÁRIO JUNTA ESPECIALISTAS PARA DEBATER TURISMO NO ALGARVE




As tendências do turismo vão estar em foco num seminário que junta especialistas para discutir o e-marketing, os novos conceitos do sector e os 40 anos de actividade turística no Algarve. O encontro acontece a 27 de Setembro no Hotel Grande Real Santa Eulália, em Albufeira, e já tem as inscrições abertas.
«Algarve: Caminhos e Oportunidades para a Actividade Turística» é o tema geral do seminário que vai decorrer durante todo o dia, por iniciativa do Turismo do Algarve. Em números, a acção traduz-se em três painéis num total de dez oradores: Paulo Barreto (Google Portugal), Nuno Ponte (Expedia), Gonçalo Rebelo de Almeida (Vila Galé), António Quina (A Vida é Bela), Paulo Pinheiro (Parkalgar), Mário Aguiam (ISQ), Luís Patrão (Turismo de Portugal), António Correia Mendes (ANA), José Carlos Pinto Coelho (CTP) e Sérgio Palma Brito (Câmara Municipal de Portimão) compõem o grupo de convidados.
Os debates têm entrada gratuita e pretendem ser um contributo para pensar o turismo que se faz dentro de portas, na data em que se assinala o Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro). «Queremos clarificar a importância das novas tecnologias ao serviço do turismo e olhar criticamente para os desafios que se aplicam hoje à actividade, mobilizando os cidadãos e os profissionais para o debate», explica o presidente do Turismo do Algarve, Nuno Aires.
As inscrições já estão abertas e para participar basta enviar um e-mail para a conta de correio electrónico dep@turismodoalgarve.pt até ao dia 22 de Setembro.

Algarve Chefs Fórum realiza-se em Tavira


O Polvo de Santa Luzia é o protagonista da edição 2010 do Algarve Chefs Fórum, a ter lugar no dia 21 de Setembro, na Pousada do Convento da Graça, em Tavira.
Este fórum de carácter regional, que conta este ano a sua terceira edição, surge com o intuito de fomentar a relação entre os profissionais de cozinha e promover o uso e valorização dos produtos da região, em busca de novas aplicações nos mesmos.
Nesta edição do Algarve Chefs Forum, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira, estarão presentes reconhecidos chefes nacionais e internacionais, que irão abordar todos os pormenores relacionados com o Polvo de Santa Luzia, bem como as questões emergentes do sector e o seu contributo para o desenvolvimento dos profissionais de cozinha e da região.
Uma iniciativa que irá desvendar os segredos, desde o momento da pesca até à elaboração e apresentação das mais variadas receitas, deste molusco que faz as delícias dos habitantes e turistas de Tavira.
Para mais informações e participação no fórum:
http://www.e-gosto.com/acf/

Albufeira: AUTARQUIA ATRIBUI BOLSAS DE ESTUDO


Candidaturas abertas durante o mês de Setembro
Os alunos do concelho que pretendem prosseguir os estudos universitários e que vivem em agregados familiares com dificuldades financeiras, têm a oportunidade de se candidatarem a uma Bolsa de Estudo, concedida pela autarquia de Albufeira.
A Câmara Municipal de Albufeira irá conceder 45 Bolsas de Estudo a alunos universitários residentes no concelho. As candidaturas, em decurso durante o mês de Setembro, regem-se pelo Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo, disponível para consulta na Divisão de Assuntos Sociais da autarquia.
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município está empenhado em apoiar os jovens que ambicionam prosseguir os estudos, mas que se vêem impedidos de tal devido às dificuldades económicas em que vivem.
O Regulamento concede 20 bolsas aos alunos que escolherem frequentar estabelecimentos de ensino localizados no país, mas fora do Algarve, com um valor máximo mensal equivalente a 60% do salário mínimo nacional. Para os estudantes que permanecerem na região algarvia, as 24 bolsas existentes serão de montante igual a 50% do salário mínimo. O aluno que beneficiar da única bolsa de investigação a atribuir, irá receber uma quantia equiparada a 40% do ordenado mínimo do nosso país.

VELEJADOR ALGARVIO CONQUISTA MEDALHA DE BRONZE NO CAMPEONATO DO MUNDO DA CLASSE DRAGÃO



CAMPEONATO DO MUNDO DE DRAGÃO – GOLD CUP

A tripulação constituída pelo leme algarvio Filipe Silva e pelo velejadores Pedro Andrade e Henrique Costa e Silva fez história ao alcançar o 3º lugar do pódio na Golden Cup da classe Dragão, que decorreu em Marstrand, na Suécia, entre 5 e 13 de Agosto de 2010.
Portugal nunca tinha conseguido trazer uma medalha da mais importante prova internacional da classe Dragão. Ao alcançar excelentes resultados nas 4 regatas realizadas (12º, 16º, 4º e 1º), a tripulação lusa obteve um resultado histórico para a vela portuguesa.
Esta conquista ganha ainda maior relevância perante as dificuldades que os velejadores nacionais tiveram que enfrentar. O proa Miguel Pinto partiu a mão quando decorria a 2ª regata, debaixo de um vento forte, mas mesmo com o elemento lesionado a equipa conseguiu terminar a prova no 16º lugar.
Miguel Pinto ficou incapacitado e teve de ser substituido por Pedro Andrade, que graças ao dia de descanso, conseguiu chegar a tempo a Marstrand para realizar as 3ª e 4ª regatas.
Nesta Gold Cup participaram 96 embarcações e os melhores velejadores de Dragão do mundo. Para o leme Filipe Silva, o resultado obtido «é uma proeza pela qualidade dos velejadores presentes, uma boa parte já foi medalhado em campeonatos internacionais ou jogos olímpicos. É uma classe altamente profissionalizada, o que nos traz uma especial satisfação. A nossa equipa é amadora, o que significa que temos grandes velejadores em Portugal.»
Para além do aspecto competitivo, a participação desta tripulação na Gold Cup permitiu a realização de importantes contactos, de forma a trazer a Portugal alguns deste velejadores de estatuto mundial. «Com esta nossa presença no campeonato do mundo conseguimos ter a confirmação da participação de alguns prestigiados velejadores nas provas Amadeu's Cup e Troféu Dom Pedro, que se irão realizar em Vilamoura, em Abril do próximo ano», afirmou Filipe Silva.
Natural do Algarve, Filipe Silva passou pelas classes optimist, snipe, laser e ainda Dragão, onde veleja actualmente. O velejador conseguiu alcançar, por 3 vezes, o título de vice-campeão europeu, em laser e Snipe e conquistou a sua melhor posição de sempre, em 1996, nos campeonatos do mundo da ISAF, onde obteve o 2º lugar na classe Laser Standart.

JAMIE CULLUM DESPEDIU-SE EM ALBUFEIRA





Artista britânico encerrou tournée com casa cheia no Balaia Golf Village
Depois do sucesso no Coliseu dos Recreios, Jamie Cullum desceu ao Sul do país para dar voz ao último concerto da sua digressão. Albufeira vibrou ao som do jazz, com milhares de fãs a encherem o recinto do Balaia Golf Village em mais um concerto Allgarve’10.
Um concerto intimista e com uma energia contagiante, bem ao jeito de Jamie Cullum, deixou Albufeira rendida aos encantos do artista. A noite de 22 de Agosto ficará gravada na memória dos milhares de espectadores que se deslocaram ao Balaia Golf Village para assistir ao espectáculo que encerrou a tournée europeia de Cullum.
O músico desfilou irreverência e uma enorme capacidade vocal e instrumental. Sem parar por um instante, percorreu o palco de lés a lés, saltou para cima do piano, vibrou ao som da música, cantou à capela e fez beatbox.
A interacção com o público foi uma constante. Jamie chegou mesmo a dedicar o tema “What A Difference A Day Made” a um casal de noivos que se encontrava entre os espectadores. “Esta é uma oportunidade para ensaiarem. Quero-vos ver a dançar em frente ao palco”, fez o pedido que foi aceite de imediato.
A “boa comida, a simpatia das pessoas e o fantástico clima de Albufeira”, mereceram os repetidos elogios de Jamie Cullum, que escolheu a cidade para terminar a sua digressão. Temas como “Just One Of Those Things”, “Twentysomething”, “Please Don`t Stop The Music” e “I Get A Kick Out of You” foram ouvidos ao longo de duas horas de concerto.
Albufeira ficou, certamente, rendida ao talento do multi-facetado artista, que demonstrou ser um dos mais promissores músicos da actualidade.
No dia 12 de Setembro, e ainda no âmbito do Programa Allgarve’10”, será a vez de Archie Shepp actuar no Parque da Alfarrobeira. Um concerto inovador que traz a Albufeira esta lenda viva do jazz. A entrada é livre.

Baesuris Encerra o Verão Algarvio com Festas de Arromba


Pedro Tabuada, Los Latinos, José Delgado e Rocky G, além da música residente no Baesuris – Clube de Verão de Castro Marim, garantem um fecho de época estival em grande estilo.
Nos próximos dias 27 e 28 de Agosto, o Algarve verá que as grandes noites não terminaram na animação nocturna, já que um dos grandes DJ nacional, Pedro Tabuada, animará o espaço. No dia 27, última 6ª-feira do mês de Agosto, Pedro Tabuada, uma referência nacional e internacional da música de dança, marcará presença aos comandos das emoções dos resistentes do Verão Algarvio.
No dia seguinte, Sábado, 28 de Agosto, ocorrerá o grande encerramento de o Baesuris, com a actuação de Los Latinos, agrupamento especializado em actuações ao vivo de salsa cubana. Após os ritmos das Caraíbas, virá José Delgado impor o seu ritmo house-latino.
Para que o Verão não seja uma mera recordação sem retorno, nada como a energia de Rocky G para finalizar a época estival no Sotavento Algarvio. A conhecida DJ regressa assim ao Baesuris para reafirmar os seus dotes de animadora e grande performer que é, com créditos firmados pelos melhores espaços de animação na Europa e não só.
Recorde-se que o Baesuris, empreendimento promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim, através da empresa municipal NovBaesuris, fica situado no antigo parque aquático Aqua Line e irá estar aberto todos os dias da semana com animação constante e personalizada e festas temáticas de 5ª a Domingo, até ao final do mês de Agosto, sempre das 23 às 6 horas da manhã.