sexta-feira, 4 de junho de 2010

Presidente da República está amanhã em Albufeira



Cavaco Silva inaugura novo pavilhão desportivo
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai inaugurar o novo Pavilhão Desportivo de Albufeira, obra que completa a cidade desportiva da capital do turismo algarvio, em cerimónia que se realiza amanhã, dia 5 de Junho, pelas 17:00 horas.

“Esta é uma das obras há muito aguardadas pela população e que representa um dos mais fortes investimentos por parte da autarquia”, refere a edilidade albufeirense em comunicado.

Constituído por dois pisos, o Pavilhão Desportivo de Albufeira dispõe de uma área de aproximadamente 6000 metros quadrados e contempla um campo de jogos que permite a prática de todas as modalidades «indoor».

O pavilhão inclui ainda diversas salas multiusos, um ginásio equipado para atletas de alta competição e o futuro Centro de Avaliação e Recuperação Funcional de Atletas, onde os desportistas do concelho, de todas as idades, poderão monitorizar e tratar a sua condição física.

Com este pavilhão, reforça a autarquia, “fica completa a Cidade Desportiva de Albufeira”, que reúne também piscinas municipais, campos sintéticos, estádio municipal e pista de atletismo, parque radical e parque da Alfarrobeira.

NOITE BRANCA ALGARVE 2009 FOI CONSIDERADA MELHOR EVENTO PÚBLICO



Câmara Municipal de Loulé volta a ser distinguida na Gala dos Eventos

A Câmara Municipal de Loulé voltou a ser distinguida na terceira edição da Gala dos Eventos, que decorreu esta terça-feira, 1 de Junho, no Sheraton Hotel & SPA, no Porto.

Depois de, na edição passada, a Autarquia ter sido distinguida pela capacidade de organização de eventos com o Prémio Revelação do Ano, é a vez de um dos seus principais eventos, a Noite Branca, ser distinguido como Melhor Evento Público.

Este prémio, que corresponde a uma nova categoria da Gala dos Eventos, destina-se a reconhecer e premiar o desempenho de autarquias e entidades públicas na organização de eventos. A Câmara Municipal de Loulé vê assim, mais uma vez, reconhecida a grande aposta que faz na criação de eventos de referência, com forte vertente cultural.

Concebida, organizada e promovida integralmente pela Autarquia, a Noite Branca Algarve 2009 foi a terceira edição do maior evento de chill out do país, com a cidade a vestir-se de branco para a despedida do Verão algarvio. Numa noite, a cidade é transformada num palco gigante de animação, descontracção e cultura, onde os visitantes são os protagonistas. Mais de 150 artistas deram vida às ruas e ruelas de Loulé, com o branco como mote permanente e transversal às várias manifestações, que vão da música à animação de rua, da moda à pintura, do novo circo às artes plásticas. Mais de 25 mil pessoas vestiram-se de branco e entraram no espírito da Noite Branca.

A Gala dos Eventos é uma iniciativa conjunta da ExpoEventos, Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (Apecate) e revista Festas&Eventos, que visa distinguir as empresas e entidades que se destacam no sector dos eventos, no período de 1 de Novembro de 2008 a 31 de Dezembro de 2009. A criatividade, a produção, o conceito e o impacto são alguns dos critérios de selecção dos melhores eventos.

“Empenhamo-nos sempre em criar conceitos de referência, capazes de atrair diferentes públicos, com elevado nível de qualidade. Por isso, é com muito agrado que constatamos que o nosso esforço e a nossa dedicação são mais uma vez distinguidos, especialmente porque se trata de um evento que nos é muito querido: a Noite Branca. Foi a Autarquia que criou este conceito, que consideramos verdadeiramente inovador em Portugal, e é a nossa equipa que o produz, na íntegra. É um trabalho que envolve centenas de pessoas, mas que é compensado, todos os anos, com uma adesão maciça. Numa só noite, mais de 25 mil pessoas encontram-se na nossa cidade, para passarem bons momentos. Isto é o mais gratificante”, declara Seruca Emído, Presidente da Câmara Municipal de Loulé.

A Noite Branca volta em 2010, como sempre, no último sábado de Agosto, para convidar todos a sair à rua e a despedir-se do Verão.

«DIA MUNDIAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DE AGRESSÃO» - 4 DE JUNHO



Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1982 o «Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão», (4 de Junho) não significa uma efeméride para comemorar, mas uma jornada para reflectir sobre um dos grandes flagelos do nosso tempo.

Todos os dias temos conhecimento de novos casos de crianças, em todo o Mundo, sofrendo os mais diversos tipos de agressão, como a física, a sexual, a psicológica, a económica, entre tantas outras, ocorrendo-nos, a par da maior repulsa por tais actos a interrogação do poeta Augusto Gil;

«Mas as crianças, Senhor, porque lhes dás tantas dores,
porque padecem assim...».

Conforme, temos o ensejo de ler: «Zelar pelas crianças não é uma tarefa exclusiva dos pais, mas dos seus parentes, da comunidade, dos profissionais da saúde, dos líderes em geral, dos educadores, dos governantes, enfim de todos a sociedade...», que o mesmo é dizer de todos e de cada um de nós.

Nesta solidariedade plena, total e assumida, com as crianças que sofrem vítimas das agressões, de toda a espécie, o reassumir do compromisso de tudo fazermos em prol desses seres indefesos.

A GOVERNADORA CIVIL
ISILDA VARGES GOMES