quinta-feira, 2 de setembro de 2010

VILA DE SALIR REGRESSA AO SÉCULO XIII



Salir do Tempo, de 3 a 5 de Setembro
Arranca amanhã, sexta-feira, 3 de Setembro, a segunda edição do Salir do Tempo, uma recriação histórica do século XIII, aquando da transição do domínio muçulmano para o cristão.
Através de dramatizações várias, recriação de cenários e momentos de espectáculo, Salir será novamente o palco das duas culturas que, juntas, criaram o que de mais genuíno podemos ainda observar na cultura algarvia. Mas neste regresso ao passado também há lugar para o mundo judaico.
A lenda de “O Leão e a Moura” serve de mote para toda a acção que se irá desenrolar nos vários pontos da zona histórica da vila.
O evento integra também um espaço de artesanato e de gastronomia, um mercado medieval, quinta pedagógica, jogos tradicionais, exibição de animais (nomeadamente camelos), exposições temáticas e um espaço místico.
Por todos os cantos e recantos da vila estarão animadores de rua em constante interacção com os visitantes. Los Chuplas, Strella do Dia, Minearte, Curinga, Os Trabucos, Aguillas de Valporquero ou Espada Lusitana serão alguns dos protagonistas que darão vida aos factos históricos.
Na área musical o destaque vai para os Trovas D´Amigo, um grupo de música especializado no repertório medieval galaico-português, o espectáculo Sharq Wa garb concebido para aproximar o público às composições clássicas de Marrocos, Turquia, Síria, assim como a bela música que se fazia na gloriosa época de florescimento de arte e cultura en Al-Andalus, e os Aquitânia, um grupo que interpreta um programa de música judaica-sefardita com instrumentos históricos.
O Salir do Tempo abre as portas às 19h00. A entrada é livre.

Programa do Festival de Birdwatching de Sagres apresentado em Conferência de Imprensa


O programa do Festival de Birdwatching de Sagres foi ontem, dia 1 de Setembro, apresentado oficialmente à imprensa, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal. Estiveram presentes, para além do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, o Vice-presidente da Entidade Regional do Turismo do Algarve, Dr. Almeida Pires, o Eng. João Ministro da Associação Almargem, a Dr.ª Alexandra Lopes da SPEA e vários empresários do concelho.
A programação para os três dias deste Festival oferece um conjunto de actividades que visam proporcionar o contacto com a natureza desta região, em particular com a sua avifauna, tanto em terra como no mar, a todos os observadores de aves e amantes da natureza. O “Centro das Operações” será na Escola Primária nº1 de Sagres, funcionando como recepção, pólo de informação e palco de exposições de fotografia e mostra de projectos, bem como ponto de partida das muitas actividades realizadas no exterior.
Com esta iniciativa pretende-se que a observação de aves ganhe outra dimensão e que se assuma como uma nova vertente turística sustentável no concelho, afigurando-se como alternativa ao turismo de sol e praia.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares, “temos os melhores sítios do país para observação de aves e queremos potencializar mais esta actividade” referindo ainda que este “evento constitui uma mais-valia para o concelho” e que terá grande impacto a nível regional e nacional.
O Festival de Birdwatching de Sagres, que decorrerá de 1 a 3 de Outubro, é um evento promovido pelo Município de Vila do Bispo em parceria com a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), a Associação Almargem, o Turismo do Algarve e do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, conta com o apoio de diversas entidades privadas da região, sendo também apadrinhado pelo Secretário de Estado do Ambiente Prof. Dr. Humberto Rosa.
Para mais informações sobre o Festival de Birdwatching, consulte www.birdwatchingsagres.com.

“Abrir Horizontes – Educar para Incluir” no Auditório de Olhão


O Auditório Municipal de Olhão acolhe, no próximo dia 24, o seminário “Abrir Horizontes – Educar para Incluir”. Trata-se de uma iniciativa do Município de Olhão, no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.
A organização deste evento, onde participam vários especialistas, é da Rede Social de Olhão em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Olhão e a Associação MOJU. Com o encontro pretende-se fomentar um espaço de partilha, reflexão e avaliação sobre a problemática do abandono escolar e exclusão social, mediante a apresentação de boas práticas e experiências inovadoras de intervenção social, com base no desenvolvimento de competências pessoais de jovens em risco.
Serão debatidos temas como “ Inclusão Social em Contextos de Risco” (José Alberto Barros e Lara Brandão do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Alberto Iria e Luís Gonçalves e Marta Oliveira, do Agrupamento Vertical de Escolas João da Rosa), “Medidas de Prevenção e Minimização do Abandono Escolar” (Rui Jerónimo, coordenador regional do Programa para a Inclusão e Cidadania do Algarve; Isabel Garcias, da equipa móvel multidisciplinar do Programa para a Inclusão e Cidadania do Algarve), “Educação pela Arte” (por Leonel Morais, produtor cultural do Espaço T – Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária, do Porto), “Formas de Intervenção no Combate à Exclusão” (António Guterres, coordenador do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira) ou “Práticas Associativas para a Inclusão” (Ana Leal, coordenadora do projecto “Bom Sucesso” no âmbito do Programa Escolhas da Associação MOJU.
A sessão de abertura contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Olhão Francisco Leal, da presidente da CPCJ de Olhão Helena Mestre e ainda do presidente do Instituto da Segurança Social Edmundo Martinho e do director regional de Educação do Algarve Luís Correia (sujeitos a confirmação).
O encerramento estará a cargo do vereador da Câmara de Olhão António Camacho dos Santos e do director do Centro Distrital da Segurança Social de Faro, Arnaldo de Oliveira (sujeito a confirmação).
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser feitas até ao dia 17 de Setembro de 2010, enviando o nome completo, local de trabalho e contactos para redesocial@cm-olhao.pt ou cpcjolhao@cm-olhao.pt.

Dia Europeu Sem Carros assinala-se em Tavira


Tavira volta a ser uma cidade sem carros no dia 22 de Setembro, dia em que comemora o Dia Europeu sem Carros, iniciativa integrada na Semana Europeia da Mobilidade.
Para assinalar este evento, que já faz parte do nosso calendário de eventos desde 2001, algumas ruas da Baixa de Tavira vão estar cortadas ao trânsito e decorrerão ao longo do dia um conjunto de actividades, especialmente dirigidas às escolas, com o propósito de sensibilizar os mais novos para a importância desta temática.
Entre as 8 e as 18 horas, estará limitado o trânsito nas seguintes ruas: Rua 5 de Outubro, Rua Jacques Pessoa, Ponte das Forças Armadas, Rua do Cais, Rua José Pires Padinha, Rua da Liberdade, Rua D. Paio Peres Correia, Largo do Postigo, Rua das Olarias, Rua António Viegas, Rua da Belafria, Calçada Dona Ana, Largo Dona Ana, Calçada da Galeria, Rua dos Pelames e Rua Gonçalo Velho.
Neste dia, em alternativa ao seu veículo, poderá utilizar os transportes urbanos (TUT), entre as 9h00 e as 18h00, nos seus respectivos circuitos, de forma gratuita.
As actividades centrar-se-ão na Praça da República e no Jardim do Coreto, entre as 9h30 e as 17 horas, e integram uma exposição sobre várias temáticas do ambiente nas arcadas dos Paços do Concelho, stands de exposição e actividades, carrinha da Diversidade e actividades como gincana de bicicleta, passeio de karts, parede de escalada e insufláveis.
Para além de toda esta animação, decorre pelas 10 horas um passeio de bicicleta pela Ecovia do Algarve, com partida e chegada à Praça da República; às 11 horas uma aula de defesa pessoal no Jardim do Coreto e o desfile da Orquestra Ritmos do Algarve na Baixa de Tavira. Pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, terá lugar uma acção de sensibilização sob o tema “Energia e Alterações climáticas”, e a fechar o programa, realiza-se uma marcha passeio, com partida das arcadas dos Paços do Concelho, às 21h30.
Está prevista, simultaneamente, a monitorização dos níveis de ruído na Praça da República, Largo da Caracolinha e Rua da Liberdade.
Ao integrar as comemorações deste Dia Europeu Sem Carros, a autarquia pretende demonstrar que os cidadãos e as autoridades locais podem contribuir para a luta contra o aquecimento global, promovendo uma mudança de comportamentos em relação ao uso de determinados tipos de transporte, designadamente, bicicleta, transportes públicos e partilha do automóvel.