sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Tavira: Semana da Cultura Científica







No dia 24 de Novembro, assinala-se o Dia Nacional da Cultura Científica, e o nascimento do professor de Física e Poeta Rómulo de Carvalho (também conhecido pelo pseudónimo António Gedeão), neste âmbito, o Centro de Ciência Viva e a Câmara Municipal de Tavira, organizam a Semana Cultura Científica, a qual decorre entre os dias 24 e 28 deste mês, no Mercado da Ribeira.
Com o objectivo de aproximar os jovens da ciência e contribuir para a literacia científica da população em geral, a organização pretende apelar à reflexão sobre os problemas ambientais que afectam a nossa sociedade, e o mundo em geral, através das iniciativas que compõem o programa desta Semana.
Neste sentido, as palestras serão desenvolvidas em torno das seguintes temáticas: alterações climáticas, designadamente a acidificação dos oceanos; a importância da formação e recuperação das dunas; e a conservação de espécies, nomeadamente a importância dos endemismos da aracnofauna e o seu relacionamento com o ser humano, e qual a situação actual dos cavalos-marinhos e o que está a ser feito para a sua protecção.
Terá lugar, ainda, a palestra sob o tema “Espectros observados utilizando uma rede de difracção”, onde serão apresentados os diferentes espectros que surgem consoante as diferentes fontes de luz (como exemplo: lâmpada incandescente, lâmpada de mercúrio. lâmpada economizadora).
A área da “Oficina Montar e Construir” promove a construção de carrinhos solares e/ou eléctricos onde se descobre a importância da eficiência energética e das energias renováveis.
Inserido no programa está também a realização de uma conferência e um passeio guiado pelas Salinas e Ribeira do Almargem em Tavira, uma organização do Museu Municipal de Tavira, sob o tema “Os moinhos de maré do Algarve” no contexto do projecto «Moinhos de Maré do Ocidente Europeu, que pretende dar a conhecer a importância patrimonial e histórica destas estruturas ainda existentes no concelho de Tavira, embora em ruína.
A participação nas actividades da Semana da Cultura Científica é gratuita, mas requer inscrição prévia.
Para mais informações, e inscrições:
Centro de Ciência Viva T. 281 326 231 E-mail: geral@tavira.cienciaviva.pt
Museu Municipal de Tavira T. 281 320 500 (ext. 324) E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt

Portimão: Manuel Teixeira Gomes inspira concurso literário



Aberto a todas as escolas do Algarve


No âmbito das comemorações do 150º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, a Câmara Municipal de Portimão promove junto das escolas algarvias o concurso literário “Gentes e paisagens do Algarve – Evocação de Manuel Teixeira Gomes”, em parceria com a Direcção Regional de Educação do Algarve, através da Rede de Bibliotecas Escolares.
O certame, em terceira edição, é dirigido a todas as escolas da região e tem por objectivos promover a leitura e a escrita, dinamizar a utilização das bibliotecas e simultaneamente, do ponto de vista das Comemorações Nacionais do 150º Aniversário do Nascimento de Manuel Teixeira, incentivar o conhecimento da vida e obra da personalidade homenageada, bem como estimular a criatividade dos alunos na escrita literária com base na temática genérica proposta.
Os alunos concorrentes deverão realizar um trabalho escrito de acordo com o regulamento do concurso e entregá-lo junto das bibliotecas escolares e bibliotecas municipais, até final do mês de Fevereiro. Os trabalhos serão avaliados numa primeira fase ao nível de cada concelho, e os premiados nesta fase concelhia serão posteriormente apreciados por um júri a nível regional.
Os resultados do certame serão conhecidos em Setembro de 2010, sendo a entrega dos prémios relativos à fase regional feita a 11 de Dezembro de 2010, dia da Cidade de Portimão, onde nasceu e viveu o ilustre escritor e estadista que inspira este concurso literário.
A primeira edição deste projecto surgiu no âmbito de “Faro, Capital Nacional da Cultura 2005”, como forma de valorizar o trabalho desenvolvido no âmbito da Língua Portuguesa nas escolas dos ensinos básico e secundário do Algarve, inserindo-se a iniciativa no âmbito do protocolo de colaboração institucional do Município de Portimão com a Comissão para as Comemorações do Centenário da República.

Inauguração das Animações de Natal em Vila Real de Santo António


Vila Real de Santo António volta a receber este ano a maior árvore de Natal do Algarve, com cerca de 30 metros de altura



A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António procede à inauguração das animações de Natal no próximo dia 27 de Novembro, pelas 18h30, na Praça Marquês de Pombal.
Vila Real de Santo António volta a receber este ano a maior árvore de Natal do Algarve, com cerca de 30 metros de altura. Destaca-se, este ano, como grande novidade uma pista de patinagem de gelo natural onde os mais novos vão poder ter momentos de grande animação.
Outra actividade que vai animar é a Aldeia do Pai Natal que promete proporcionar aos mais novos momentos divertidos através de inúmeras actividades como insufláveis, marionetas, música, magia, ateliês de pinturas faciais e artes mágicas. Para além disso, haverá ainda nevões artificiais, um carrossel, um comboio infantil e animações de rua com música itinerante.

Município de Loulé já tem um Depositrão

Município de Loulé já tem um Depositrão para recolha de pequenos equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida. A ERP Portugal, (http://www.erp-portugal.pt/), que integra a European Recycling Platform, já colocou um Depositrão (contentor de recolha de pequenos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electónicos - REEE), no Município de Loulé, na R. Nossa Sr.ª de Fátima-Term. Rodoviário, Rc.
Ao abrigo do Projecto “Portugal Depositrão” da ERP Portugal serão colocados contentores, Depositrões, nos 43 municípios que integram o Projecto Eco XXI, da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
No contentor que está agora a funcionar na R. Nossa Sr.ª de Fátima-Term. Rodoviário, Rc., poderão ser depositados electrodomésticos e equipamentos electrónicos em fim de vida de pequenas dimensões, tais como: secadores de cabelo, máquinas de café, varinhas mágicas, batedeiras eléctricas, facas eléctricas, telemóveis, computadores, ratos, teclados, impressoras, máquinas fotográficas, balanças e relógios.
Até agora a ERP Portugal já colocou 21 Depositrões de Norte a Sul do país.

«Dia Internacional dos Direitos da Criança» - 20 de Novembro





Proclamada pela Assembleia das Nações Unidas de 20 de Novembro de 1959, com vista a determinar um conjunto de direitos e liberdades que permitam a todas as crianças do Mundo usufruir de uma infância feliz, do pleno gozo de cidadania, de saúde e de segurança, independentemente da sua origem, a Declaração dos Direitos da Criança merece, ainda hoje, um raro consenso por parte da esmagadora maioria dos países, incluindo Portugal.Para além de constituir uma importante medida de protecção da criança, garantindo tanto o seu bem-estar físico e mental como a salvaguarda do futuro da própria sociedade, esta Declaração Universal responsabiliza pais, organizações voluntárias, autoridades locais e Governos nacionais, pelo reconhecimento dos direitos e liberdades proclamados, através da aplicação de medidas legislativas regidas por 10 princípios fundamentais que a compõem. Subscrevo integralmente cada palavra e objectivo destes 10 princípios, mas hoje, Dia Internacional dos Direitos da Criança, não posso deixar de lamentar que, à escala mundial, ainda sejam, não apenas ignorados, como sucessivamente violados de forma hedionda, grande parte desses direitos e liberdades plenamente consagrados a quem, por razões óbvias, não reúne as condições indispensáveis para reivindicar o seu cumprimento.E mais lamentável ainda é o facto de, muitos desses actos de extrema crueldade praticados contra as crianças, como o abandono, a exploração, os maus-tratos físicos e psicológicos, a privação de educação e da saúde, bem como o tráfico de menores, ocorrerem em muitos dos países que hipocritamente aderiram à proclamação da ONU. Neste dia, que mais do que uma data simbólica, deve representar um momento de profunda reflexão sobre os deveres individuais e colectivos que a cada um de nós compete na promoção dos direitos de todas as crianças do Mundo, deixo um apelo: não nos esqueçamos que o futuro da humanidade depende das crianças que soubermos amar hoje. Porque é de amor que fala a Declaração dos Direitos da Criança. E o amor só é possível quando o respeito serve a dignidade. Que todas as crianças tenham o direito à felicidade, por serem amadas e respeitadas.

O Governador Civil de Faro

Carlos Silva Gomes

Mariano Gago assina protocolo para constituição da “Cátedra Odebrecht Capistrano de Abreu: História do Brasil e de Portugal” na UAlg




Realiza-se no próximo dia 23 de Novembro, pelas 17h00, a assinatura do protocolo constitutivo da “Cátedra Odebrecht Capistrano de Abreu: História do Brasil e de Portugal”, fruto da parceria estabelecida entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Fundação Odebrecht e a Universidade do Algarve. Contando com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Embaixador do Brasil e do Reitor da UAlg, a cerimónia decorrerá na Sala de Seminários da Reitoria, no Campus de Gambelas, em Faro.
A “Cátedra Odebrecht Capistrano de Abreu: História do Brasil e de Portugal" terá por objectivo prioritário promover a investigação e os estudos sobre a História comum do Brasil e de Portugal, de forma a estreitar o conhecimento mútuo e as relações bilaterais entre estes dois países.
Esta Cátedra será atribuída a um especialista de renome no domínio da História de Portugal e do Brasil, o qual será contratado pela UAlg como Prof. Catedrático Convidado, por um período até quatro anos.
De entre as várias competências atribuídas ao especialista a contratar no âmbito do protocolo, que liderará uma equipa de investigação no domínio definido, destacam-se o desenvolvimento e a coordenação de cursos de formação avançada e a constituição de um núcleo bibliográfico especializado na Universidade do Algarve sobre História de Portugal e do Brasil.
A FCT compromete-se a suportar um financiamento num valor máximo de 95.000€, ao longo dos quatro anos previstos.

3ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA REDE CIUMED “PROTECÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE CRISE” REALIZA-SE EM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO







Decorrerá nos próximos dias 26 e 27 de Novembro, no município de Vila Real de Santo António, a 3.ª Conferência Internacional da Rede CIUMED (www.ciumed.org), subordinada ao tema “Protecção Social em Tempos de Crise”.
Esta iniciativa reflecte a preocupação dos municípios envolvidos na Conferência com a actual crise económica e as medidas de carácter social susceptíveis de atenuar os seus efeitos, numa altura em que se agravam as situações de pobreza e de exclusão social.
É certo que tanto os governos nacionais como a UE assumem objectivos sociais que assentam num compromisso em prol de sociedades mais coesas e inclusivas, capazes de garantir o acesso de todos aos frutos do desenvolvimento. Esses objectivos estão expressos num conjunto de orientações políticas e tomam corpo em numerosas iniciativas concretas, que incluem também a promoção da Responsabilidade Social das Empresas.
Contudo, não obstante o papel dos governos nacionais e da própria UE nesta matéria, a verdade é que um número elevado de acções sociais têm que ser definidas e implementadas ao nível mais próximo dos cidadãos, e, neste contexto, os governos locais assumem uma importância extraordinária.
Ciente da importância desta problemática e da sua actualidade, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António organiza esta 3ª Conferência da Rede CIUMED, durante a qual serão analisadas e discutidas as experiências na área da protecção social de um conjunto de municípios de média dimensão e divulgadas boas práticas susceptíveis de serem promovidas por outros municípios.

CONSELHO DA EUROPA: A TRIPLA VIOLÊNCIA SOFRIDA PELAS MULHERES MIGRANTES




O deputado Mendes Bota foi orador convidado na conferência organizada em Berna pelo Conselho da Europa, subordinada ao tema do “Combate à Violência Contra as Mulheres: o Programa de Acção da Suiça e do Conselho da Europa”, e que decorreu na sala das sessões plenárias do parlamento helvético.
Dirigindo-se a uma audiência composta por deputados, representantes oficiais do governo suíço e dirigentes de organizações não governamentais, Mendes Bota começou por dizer:
“Provavelmente, muitos dos presentes não sabe quem foi a pessoa que dava pelo nome de Geeta Aulak. Até ler a imprensa portuguesa de ontem, eu também não sabia. Era uma mulher migrante no Reino Unido, pertencente à comunidade indiana da etnia “sikh”, que começou por ser vítima de um casamento forçado pela família. Tendo dois filhos e um marido que se recusava a trabalhar, era ela quem sustentava a casa. Com um casamento infeliz, ousou pedir o divórcio, e pagou essa ousadia com a vida, às mãos do marido, esfaqueada em plena rua, e com a mão direita decepada, sinal de desonra em nome de tradições ancestrais e religiosas.
Para lá deste caso, há muitas outras mulheres migrantes, em solo europeu, que sofrem uma tripla violência. Primeiro, porque são mulheres, vítimas de cônjuges violentos. Depois, porque são migrantes, o que já confere um estatuto de discriminação. E finalmente, se são ilegais, têm receio de denunciar a sua situação às autoridades provocar um repatriamento de volta à miséria do país de origem.”
Mendes Bota deu conta dos trabalhos de uma comissão em que participa, na elaboração de uma proposta de texto para uma Convenção Europeia de Combate à Violência Contra as Mulheres Incluindo a Violência Doméstica, e que terá a sua terceira reunião no início de Dezembro, em Estrasburgo, e acrescentou:
-“é vital para este combate, a existência de um instrumento legal de nível internacional, que vincule os Estados membros signatários à transposição para a ordem jurídica interna de normas efectivas de protecção das vítimas, e de prevenção, combate e punição destes crimes, que constituem violações primárias dos Direitos Humanos. E não tenhamos dúvidas, basta ler os jornais todos dias, para constatarmos que são as mulheres quem constitui a esmagadora maioria das vítimas dos homicídios, das violações e de todo o género de violências. É verdadeiramente revoltante!”