quarta-feira, 29 de junho de 2011

PROBLEMA DA DROGA EM PORTUGAL NUNCA FOI TÃO GRAVE -(APLD)


Ao contrário do que tem sido divulgado nos últimos dias, por entidades oficiais, o problema da toxicodependência em Portugal nunca foi tão grave: entre 2001, data em que foi implementada a lei de descriminalização, e 2007, o consumo continuado de estupefacientes registou, em termos absolutos, uma subida de 66%. Nesse período, houve um aumento de 215% no consumo de cocaína, 85% de ecstasy, 57,5% de heroína e 37% de cannabis. Os dados são de um relatório do Instituto de Droga e Toxicodependência (IDT), publicado em Novembro de 2008.

Além disso:
- Desde a descriminalização, no grupo etário dos 20 aos 24 anos, houve um aumento de 50% no uso de drogas;
- Entre 2001 e 2007, os números relacionados com a prevalência na população portuguesa revelam que a percentagem de pessoas que experimentaram drogas ilícitas, pelo menos uma vez na vida, subiu de 7,8%, em 2001, para 12%, em 2007. (IDT – Relatório de Actividades de Novembro de 2008);

Nos últimos anos o consumo de heroína cresceu 57,5%
- As mais elevadas taxas de mortalidade causadas por VIH/sida, entre os consumidores de droga, foram comunicadas por Portugal, seguindo-se a Estónia, Espanha, Letónia e Itália; na maioria dos outros países as taxas são baixas. (OEDT, Relatório Anual 2010);
- O número de óbitos com testes positivos de drogas (314), no Instituto Português de Medicina Legal em 2007, registou um aumento de 45%, uma subida colossal após 2006 (216). Isto representa os números mais elevados desde 2001, acentuando o crescimento da tendência da droga desde 2005. (IDT - Relatório de Actividades de Novembro de 2008);
- Em Portugal, desde a descriminalização, o número de homicídios relacionados com drogas aumentou 40%. Foi o único país europeu com um aumento significativo de homicídios (relacionados com drogas) entre 2001 e 2006. (Nações Unidas - WDR - Junho de 2009).
“É extremamente preocupante que, com o objectivo de legalizar as drogas, se faça a apologia de um modelo que já provou estar a ser mais prejudicial que benéfico. Estamos a falar de desinformação pura”, explica Manuel Pinto Coelho, Presidente da Associação Para um Portugal Livre de Drogas (APLD).
A APLD foi criada em Junho de 2004 com o intuito de promover a ideia de que o combate à toxicodependência deve privilegiar a prevenção e o tratamento e que as drogas de substituição devem ser utilizadas, apenas, nos casos em que têm indicação. Discutir abertamente modelos de acompanhamento e tratamento de toxicodependentes e incentivar a cooperação internacional com países na Europa e fora dela que adoptaram o modelo que visa sociedades livres de drogas são outros dos objectivos da APLD.

Telemóveis entre as preferências de consumo para os próximos meses

A análise do Observador Cetelem revela que a intenção de compra de telemóvel se situa entre as mais prioritárias para 27% dos portugueses, logo depois das viagens/lazer (37%) e as despesas ligadas à casa, como electrodomésticos (37%) e mobiliário (29%). No entanto, comparativamente com 2010, as intenções de compra de telemóvel decresceram 11p.p..

O Observador Cetelem revela ainda a taxa de penetração deste tipo de equipamento atingiu em 2010 os 125%, ou seja, mais do que um aparelho por pessoa.
Um outro estudo do Cetelem, apresentado no final de 2010, mostrava que o consumo de telemóveis era uma tendência expressa tanto por homens (48%) como por mulheres (52%) e uma opção de consumo dos mais jovens, uma vez que a maioria dos indivíduos, que tencionavam comprar este equipamento, se encontrava entre os 18 e os 34 anos.

Ainda nesta análise, nos dados obtidos por região, verificou-se que era no Centro (Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Santarém) que a adesão a este tipo de equipamentos era maior (40%), seguindo-se o Sul (33%) e o Norte (27%).

As análises e previsões do Barómetro Europeu 2011 do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE. As sondagens aos consumidores foram realizadas com base num inquérito barométrico, realizado através da Internet e aplicado, também, por amostras representativas das populações nacionais (maiores de 18 anos) de treze países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia. No total foram inquiridos mais de 8.700 europeus, com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.

17º FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE LOULÉ: NOVO FORMATO COM DIRECÇÃO DE MÁRIO LAGINHA

A um ano de atingir a maioridade, o Festival Internacional de Jazz de Loulé apresenta-se em 2011 com diversas novidades. A imagem renovada marca este novo ciclo, mas a principal novidade é a inclusão do ícone do jazz nacional Mário Laginha como director artístico.

Mas naquela que é a 17ª edição, o evento apresenta ainda um novo formato de Festival, compactado em 3 noites - 28, 29 e 30 de Julho – que irão animar a Cerca do Convento de Loulé com a presença de referências do panorama jazzístico nacional e internacional.
Logo a abrir o cartaz, Maria João e Orquestra Jazz de Matosinhos sobem ao palco. Nove canções saídas do cancioneiro popular brasileiro, dos standards de jazz norte-americano e das criações da dupla Maria João/Mário Laginha compõem o disco "Amoras e Framboesas", da cantora Maria João, desta vez acompanhada pela Orquestra Jazz de Matosinhos. A cantora reincide na abordagem de temas que sempre inspiraram o seu universo musical, com o suporte de uma big band que se afirmou como a mais consistente formação portuguesa no seu género.

No segundo dia do Festival, é a vez de Richard Galliano Group apresentar-se ao público com um espectáculo ao mais alto nível. Acordeonista francês de descendência italiana, Galliano é um músico extremamente versátil, capaz de deixar a sua marca em todos os tipos de contexto musical, seja a solo ou a tocar com grandes bandas.
Para encerrar o evento, no dia 30 é a vez da actuação de Aaron Parks Quartet. Com o seu modo de tocar sensível, tecnicamente rico, mas sem fronteiras melódicas, e com o sentido de cor e imaginação que evoca em cada situação musical, Parks estabelece um novo standard na expressão do piano jazz.
Todos os espectáculos têm início às 22h00. Confessamente em fase de adaptação, o Festival manter-se-á, no entanto, fiel às suas origens e ideologia que o caracterizam.
De acordo com a organização da responsabilidade da Casa da Cultura de Loulé, e com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, “confessamente em fase de adaptação, o Festival manter-se-á, no entanto, fiel às suas origens e ideologia que o caracterizam. Bem assente e orgulhoso na sua história, o Festival inicia agora uma nova era que se deseja longa e próspera, recheada de sucessos e muito bom Jazz”.

Jovens de Portimão com mil e uma propostas para umas férias económicas e divertidas

Ao longo das férias de Verão, os jovens dispõem em Portimão de inúmeras propostas para passarem os seus tempos livres, do desporto à cultura ou ao convívio com a natureza, com custos muito reduzidos para as suas famílias.
As crianças poderão participar em experiências inesquecíveis de forma extremamente económica, através de uma oferta disponibilizada pelo Município que é muito diversificada.

Férias Desportivas em Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande
No caso concreto das tradicionais Férias Desportivas, em cada turno uma criança poderá divertir-se e aprender durante 12 dias intensos por apenas 30 euros, beneficiando de almoços e múltiplas actividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental.

Já em 21ª edição, esta iniciativa juntará 2500 crianças e jovens dos 6 aos 16 anos e divide-se três turnos (4 a 15 de Julho; 18 a 29 de Julho; e 1 a 12 de Agosto), podendo as inscrições ser feitas de 2ª a 6ª feira nas Escolas EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco, Professor José Buisel e Júdice Fialho, Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande e Complexo Desportivo de Alvor, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. No caso das actividades na Área Desportiva da Praia da Rocha as inscrições devem ser realizadas nas novas instalações da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Portimão, Rua do Oceano Atlântico, lote 10, loja 5, Encosta da Marina, no mesmo horário.


Muito desporto na Praia da Rocha

A própria Área Desportiva da Praia da Rocha é, por si só, um excelente espaço para as crianças e os jovens passarem gratuitamente o tempo a experimentar diversas modalidades menos comuns e devidamente monitorizadas, como mergulho, canoagem, surf, fitness, yoga, dança, vela ou hidroginástica, funcionando este equipamento das 09h00 às 20h00, até 31 de Agosto.


Cursos de dança em vários estilos

Por sua vez, a Casa das Artes vai ser palco entre 4 e 29 de Julho de Cursos de Dança de Verão, projecto que visa proporcionar aos jovens que se interessem pela arte de dançar, o contacto com vários estilos, do ballet à dança contemporânea, ao jazz e ao hip-hop, ao custo de apenas 10 euros por modalidade.
A iniciativa estará dividida por dois turnos, o primeiro de 4 a 15 de Julho e o segundo de 18 a 29 de Julho, sendo as actividades leccionadas pela professora de ballet Nilsen Jorge e por Tess e Tiffanie Jorge, jovens que participaram no programa televisivo “Achas que sabes dançar”.
A idade mínima de participação é de 10 anos, decorrendo a data de inscrição do primeiro turno de 27 Junho a 1 Julho, enquanto para o segundo turno o prazo vai de 11 a 15 Julho, devendo as inscrições também ser feitas na Divisão de Desporto da Câmara de Portimão.

Á descoberta do mar no Museu

Entretanto, o Museu de Portimão volta a propor aos mais novos uma semana diferente, à descoberta das histórias do mar e dos seus habitantes, através de um programa especial para ocupação dos tempos livres e a custo zero.
Dirigida a jovens dos 7 aos 12 anos, a iniciativa pretende estimular a sua criatividade, a capacidade de expressão e o trabalho em grupo, com um conjunto de actividades pedagógicas de carácter lúdico, tendo como tema principal “Formas e seres marinhos”.

As inscrições individuais devem ser feitas directamente no Museu e os interessados deverão optar por um dos seguintes períodos: 27 de Junho a 1 de Julho; 4 a 8 de Julho; 11 a 15 de Julho; 18 a 22 de Julho; e 25 a 29 de Julho. Mais informações pelos contactos 282 405 235/ 230 ou oficinaeducativa@cm-portimao.pt.

Em contacto com animais e plantas na Quinta

Também a Quinta Pedagógica de Portimão oferece um atractivo programa de iniciativas dirigidas às crianças, em contacto directo com os animais e aprendendo mais sobre as árvores e plantas da região.
Aberto à curiosidade, à vontade de experimentar e ao desejo de aprender, neste espaço rural em plena cidade é possível praticar-se vários ofícios tradicionais, em simultâneo com a educação alimentar e ambiental e o estudo da fauna e da flora.
A Quinta funciona de terça a sexta-feira das 9h30 às 17h30 e aos sábados e domingos pode ser visitada entre as 10h00 e as 17h30, estando localizada na Aldeia Nova da Boavista. Os interessados podem solicitar mais informações pelos seguintes contactos: tel: 282 480730; fax: 282 480739; e-mail: quinta.pedagogica@cm-portimao.pt.
Além de todas estas propostas, existe ainda uma vasta oferta de outras actividades, proporcionadas por colectividades do município e que vão da vela ao ténis, passando pelo surf ou pela canoagem, entre outras.

Moncarapacho recebe FESTA BRANCA

No Domingo, 3 Julho, aconselha-se à população moncarapachense e visitantes que se vistam de branco e divirtam-se!

Assim, no próximo domingo,ás 15:00, actua o grupo de Música Brasileira Açai com Mel, ás 17:00 haverá uma Roda de Capoeira e ás 19:30 um Grupo de Cordas.

Casa do Povo em Moncarapacho organiza a FESTA BRANCA.

O encerramento da FESTA BRANCA moncarapachense realioza-se com o Desfile da Marcha da Casa do Povo.
O Chá Dançante regressa a 4 Setembro.

em Loulé: EUNICE MUÑOZ em conferência Horizontes do Futuro

Amanhã, dia 30 de Junho, no salão nobre da Câmarara Municipal de Loulé, pelas 21h30, EUNICE MUÑOZ em conferência Horizontes do Futuro

Companheira recebe 6ª edição do Festival do Caranguejo

A Companheira vai receber pelo sexto ano consecutivo, nos dias 8, 9 e 10 de Julho, o Festival do Caranguejo, uma organização do Centro Social Desportivo e Cultural da Aldeia da Companheira, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e da Junta Freguesia de Portimão.

Entre outros petiscos tradicionais, o caranguejo cozido será o prato forte deste certame, que decorrerá no Centro Social Desportivo e Cultural da Companheira.

A música e a animação também vão marcar presença na “Aldeia dos Caranguejos”, com o seguinte programa: dia 8 – Baile com Valter Reis e actuação do duo João e Paulo Cavaco; dia 9 – Baile com Ritmo Jovem e espectáculo com o Trio Odemira; dia 10 – baile com a Banda Diamante e espectáculo Tributo Tony Carreira.
O bilhete de entrada para esta manifestação popular, cujas portas abrem todos os dias às 19h00, custa 3,5 euros e inclui um pratinho de caranguejos.