quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ministra promete " até Julho" decisão sobre quem construirá o novo Hospital Central do Algarve


mas também admitiu que "ainda não há data certa para o início da obra"

"O Hospital Central está na fase de consulta prévia das propostas, após a recepção de propostas, até Julho, sairá a decisão sobre quem será a entidade ou empresa que construirá o hospital”, prometeu ontem em Olhão Ana Jorge, à margem da cerimónia de lançamento da primeira pedra da futura Unidade de Longa Duração e Manutenção da Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO), na Quinta do Brejo, Brancanes.
Questionada por Algarve Press sobre a previsão da data para o início da construção do Hospital Central do Algarve, Ana Jorge reconheceu que "ainda não existe data certa para o início da obra", embora ressalvando que "tudo aquilo que tem sido apontado em relação ao calendário tem sido cumprido”.
Apesar de "não acreditar em atrasos", ciente que as propostas dos dois concorrentes (Teixeira Duarte e Ferrovial) são superiores ao limite de 260 milhões de euros estipulado pelo Estado, a ministra admitiu que "as propostas têm de ser analisadas, mas acredito que a questão será ultrapassada, de maneira a que o hospital seja a realidade que todos desejamos”.
Recordemos que ministra da Saúde, Ana Jorge, esteve ontem em Olhão para presidir ao lançamento da primeira pedra da futura Unidade de Longa Duração e Manutenção da Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão (ACASO), na Quinta do Brejo, Brancanes.
Com esta nova unidade serão criados 26 postos de trabalho. A futura Unidade de Longa Duração e Manutenção de Olhão resulta de um projecto apresentado pela ACASO, instituição particular de solidariedade social, ao Programa Modelar, com contrato assinado em Janeiro de 2009.
A unidade comporta uma capacidade instalada de 33 camas e é objecto de um financiamento de 746 mil euros, sendo que o investimento total apresentado ronda o milhão de euros.

em Olhão: Ana Jorge Anuncia "mais cinco unidades de cuidados de longa duração para o Algarve"







Após a cerimónia de lançamento da primeira pedra da futura Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração de Olhão, que será construída pela Associação Cultural e de Apoio Social local e comparticipada em mais de 700 mil euros pelo programa Modelar, Ana Jorge adiantou que "para o Algarve estão projetadas mais cinco" unidades.
"Isto equivale a dizer que entre longa e média duração são cerca de 176 camas que estão aprovadas até 2011 e que entre este ano e o próximo estarão a funcionar", sublinhou a ministra, para quem estas unidades são "um grande contributo para toda a rede dos Cuidados Continuados Integrados" do país.
A governante revelou que no restante território português "existem cerca de quatro mil a cinco mil camas" e o Ministério da Saúde "quer antecipar o máximo possível os objetivos para 2013 a mais curto prazo e criar mais 4000 camas".
A ministra da Saúde, Ana Jorge, quer antecipar as metas definidas para 2013 na criação de camas de Cuidados Continuados Integrados em Portugal, duplicando o mais rápido possível as mais de 4000 existentes em todo o território nacional.
"Este é um processo sempre moroso, exige uma avaliação das candidaturas com todo o rigor e cuidado e depois todo o processo de construção que leva o seu tempo, mas é esse o nosso objetivo", afirmou Ana Jorge, frisando que também "o apoio domiciliário integrado é um elemento essencial nos Cuidados Continuados Integrados" e "o Algarve tem o maior número de equipas por concelho".
"Tivemos há relativamente pouco tempo no Barlavento a atribuir unidades móveis que permitem às equipas chegar de forma mais fácil a casas dos utentes, em todo o país o mesmo, e temos feito esforço com a Segurança Social e os agrupamentos dos centros de saúde para criar equipas de apoio domiciliário integrado dentro daquilo que são as unidades de cuidados na comunidade",finalizou.
fonte:Diário Digital

Albufeira: AUTARQUIA E APAL ASSINAM PROTOCOLO




Promoção turística e Desenvolvimento Económico envolve Autarquia e Associação

O protocolo de colaboração entre o Município e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira foi assinado na passada 2ª feira. A Agência ficará dotada de verba para promover de modo mais eficaz as potencialidades de Albufeira. Desde já, a certeza de uma reconquista: o mercado escandinavo.
Foi assinado em cerimónia pública, o protocolo de colaboração entre o Município de Albufeira e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira. A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos paços do Concelho e envolveu diversas entidades e empresários locais. O documento implica uma comparticipação financeira, por parte da autarquia que atingirá os 120 mil euros.
Este protocolo vai permitir a continuidade das acções de promoção do destino Albufeira, junto do mercado interno e estrangeiro. Nos últimos anos, o trabalho realizado por APAL e Município de Albufeira tem permitido a aproximação junto de mercados com potencial, nomeadamente na vizinha Espanha, onde Albufeira tem trabalhado em Parceria com cidades como Sevilha e Vigo.
Na sua intervenção, Desidério Silva abordou a recente visita à Tur - Feira Turística, na cidade sueca de Gotemburgo, certame que decorreu entre os dias 25 e 28 de Março. “Para minha grande decepção, naquele mercado escandinavo que foi já um dos grandes pilares do turismo algarvio, encontrava-se apenas um pequeno stand a representar Portugal e fazendo apenas referência aos Açores e à Madeira. Eu pensei que ia encontrar o Algarve. Era o mínimo”, lamentou-se Desidério Silva frente aos empresários. Esta é, de resto uma das próximas apostas de Município e Agência que desenvolverão contactos comerciais e institucionais com várias cidades nórdicas. Em simultâneo, Albufeira assegurou já presença na edição 2011 da Tur.
O autarca aproveitou o ensejo para divulgar que em Maio seria dado a conhecer o Programa de Verão estando também a ser trabalhada uma campanha inovadora para dinamizar a época baixa. Mas deixou o alerta: “não cheguem ao fim do ano e encerrem os restaurantes e os hotéis para férias, caso contrário, andamos a desperdiçar dinheiro e esforços”.
Por seu turno, a APAL, pela voz do seu Vice-Presidente, José Santos, congratulou-se pelo facto de mais empresários hoteleiros se terem associado a esta Agência, mas lamenta que o mesmo não aconteça com os empresários da restauração. Reconhecendo que a cidade de Albufeira está cada vez mais apelativa, mais limpa e mais agradável, os empresários agradeceram este novo impulso financeiro dado à Agência e mostraram-se dispostos a fazerem mais e de modo mais pró-activo.

TORNEIO INTERNACIONAL DE PATINAGEM DE VELOCIDADE - "TROIS PISTES - FRANÇA"





GONÇALO MARREIROS, DO ROLLER LAGOS, TOP TEN NA ELITE MASCULINO

Nas jornadas 2 e 3, disputadas a 4 e 5 de Abril, em VALENCE D' AGEN E GUJAN MESTRAS, GONÇALO MARREIROS foi 7º NA ÚLTIMA PROVA E 9º NA GERAL FINAL. MARTYN DIAS FOI 14º E DAVID PEDRO 17º ENTRE 46 PATINADORES NA ELITE MASCULINA.
A seguna e terceira jornadas daquele que é considerado o maior Torneio de PAtinagem de Velocidade do Mundo foi afectada pela chuva, obrigando a organização a passar algumas das provas da Pista para Circuito de Estrada.

Os atletas Seniores do Roller Lagos voltaram a estar em bom plano. Martyn DIas (1º ano de Senior) repetiu, por duas vezes o 12º posto, tendo caído na primeira prova do terceiro dia, não conseguindo por isso melhor que o 14º lugar na classificação final; David Pedro foi 17º no segundo dia e 16º no terceiro obtendo a 17ª posição final. Gonçalo Marreiros foi aquele que esteve em maior destaque ao ser 7º na quarta prova e 10º na quinta, recuperando bastantes lugares e terminando no TOP TEN, com a 9ª posição.

Nos mais jovens Dina Rodriguez, C.D.R. Prazeres Madeira, não conseguiu repetir o 2º posto em Cadetes Femininos do 1º dia e terminou em 12ª da classificação final, a mesma posição que a Junior - Andreia Canha, também do C.D.R. Prazeres da Madeira.

Em Juniores masculinos Germano Seabra do Roller Lagos foi o 15º da classificação final.

Vídeos das competições em: http://www.rollerenligne.com/fr/news.php?id=9318&pratique=0 e http://www.rollerenligne.com/fr/news.php?id=9321&pratique=0 .
Fotos e resultados completos em:

www.mundopatin.com e http://www.3pistes.com/

A próxima competição será o Nacional de Estrada em Lagos, para Iniciados e Juniores, dias 17 e 18 de Abril. Sendo que no fim de semana seguinte, muitos atletas portugueses, deslocar-se-ão à Alemanha para o Torneio Gross Gerau - que conta com 700patinadores de 25 países.

Paulo Batista