quinta-feira, 3 de junho de 2010

MOITA FLORES APRESENTA LIVRO SOBRE MORTE DE SIDÓNIO PAIS


A 11 de Junho, pelas 21h30, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe a presença de Francisco Moita Flores que irá apresentar ao público louletano a sua mais recente obra – “Mataram o Sidónio”. Esta é mais uma das iniciativas integradas no programa de comemorações do Centenário da República no Concelho de Loulé.

O assassínio do Presidente da República Sidónio Pais, ocorrido em 1918, é um mistério. Apesar de a polícia ter prendido um suspeito, este nunca foi julgado. A tragédia ocorreu quando Lisboa estava a braços com a pneumónica, a mais mortífera epidemia que atravessou o séc. XX e, ainda, na ressaca da Primeira Guerra Mundial. A cidade estava exaurida de fome e sofrimento. É neste ambiente magoado e receoso que Sidónio Pais é assassinado na estação do Rossio em Dezembro de 1918.

Francisco Moita Flores constrói um romance de amor e morte. Fundamentado em documentos da época, reconstrói o homicídio do Presidente-Rei, utilizando as técnicas forenses e que, de certa forma, continuam a ser reproduzidas em séries televisivas de grande divulgação sobre as virtualidades da polícia científica.

Os resultados são inesperados e é um verdadeiro confronto com esse tempo e as verdades históricas que ao longo de décadas foram divulgadas, onde o leitor percorre os medos e as esperanças mais fascinantes dessa Lisboa republicana que despertava para a cidade que hoje vivemos. E sendo polémico, é terno, protagonizado por personagens que poucos escritores sabem criar. Considerado um dos mestres da técnica de diálogo, Moita Flores provoca no leitor as mais desencontradas emoções que vão da gargalhada hilariante ao intenso sofrimento. Um romance que vem da História. Uma história única para um belo romance.

Francisco Moita Flores nasceu em Moura, em 1953, onde estudou até aos 15 anos. Depois continuou os seus estudos em Beja e em Lisboa. Fez o bacharelato em Biologia e até 1977 foi professor do ensino secundário. Neste ano ingressou na Polícia Judiciária e foi o primeiro classificado no curso de investigação criminal. Até 1990 pertenceu a brigadas de furto qualificado, assalto à mão armada e homicídios. Várias vezes louvado deixou aquela instituição para se dedicar à vida académica. No entanto, regressa dois anos depois para junto da então direcção da PJ com a incumbência de proceder aos estudos e avaliações do movimento criminal. É nestas funções de assessoria que participa nos Casos de Polícia, programa da SIC que marca uma viragem nas relações entre polícia e comunicação social.

Conhecido por ser um trabalhador incansável, minucioso e rigoroso, embora com uma actividade policial intensa foi sempre estudante-trabalhador. Licenciou-se em História, depois fez Sociologia, especializando-se em Sociologia Urbana, e mais tarde em Criminologia no Instituto de Criminologia da Lausanne e depois na Sorbonne, onde lecciona. Neste momento prepara o seu Doutoramento em História das Ideias. Simultaneamente desenvolveu intensa actividade como escritor. Ensaísta, o seu trabalho sobre Antero de Quental foi considerado pela crítica um dos melhores estudos do centenário da morte do poeta filósofo, romancista, o seu nome está ligado aos projectos da maior qualidade da televisão portuguesa. Várias vezes premiado em Portugal e no estrangeiro, tem alguns dos seus livros traduzidos em inglês, francês, italiano e mandarim.

Neste momento desempenha as funções Presidente da Câmara Municipal de Santarém, na qualidade de independente mas com o apoio do PSD. Colabora regularmente em vários jornais e revistas nacionais. Desenvolvendo estudos sobre a violência e morte violenta, dirigiu a equipa que identificou e trasladou os mortos do cemitério da Aldeia da Luz, numa das operações científicas mais impressionantes dos últimos anos.

Fórum Guadiana debate gestão ambiental integrada como factor de estímulo à economia



No próximo dia 30 de Junho, a partir das 09h30, terá lugar na Biblioteca de Vila Real de Santo António o encontro Fórum Guadiana, um evento orientado para a sociedade civil e organizado pelo Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da UAlg para discutir o futuro do estuário internacional do Guadiana numa perspectiva de gestão integrada. Com este encontro, o CIMA quer sentar à mesma mesa os vários actores e as principais entidades que gerem e influenciam o estuário do Guadiana, desde investigadores, geólogos e biólogos, a políticos, gestores públicos e privados, economistas, organizações não governamentais e empresários, de modo a promover o diálogo entre todas as partes interessadas, deste e do outro lado da fronteira, a favor de uma gestão estuarina integrada, que promova a estimulação da economia através do uso apropriado dos recursos ambientais.
Poderá a riqueza ambiental traduzir-se em riqueza económica? Esta será uma das várias questões a que os intervenientes no Fórum Guadiana vão tentar responder no próximo dia 30 de Junho, em Vila Real de Santo António.
A meia centena de participantes esperados vai ainda poder reflectir, em conjunto com os especialistas convidados, sobre a aplicação da Directiva-Quadro da Água no Baixo Guadiana ou percorrer as múltiplas perspectivas em que o sistema estuarino do Guadiana pode ser analisado. Outro tema em discussão será a gestão de zonas costeiras «verdadeiramente integrada», e que plataformas e procedimentos poderão ser adoptados para a promover, explica o Prof. Tomasz Boski, coordenador do CIMA e dos projectos de investigação SPICOSA (Science and Policy Integration for Coastal System Assessment) e RISE (Rede de Investigação do Sudoeste Europeu), no âmbito dos quais acontece o Fórum Guadiana.
Segundo Tomasz Boski, «a gestão integrada, de um modo geral, é extremamente difícil de concretizar porque implica colocar em diálogo efectivo os vários agentes ligados ao recurso que se pretende gerir.» E, continua o responsável, «nem todos falam a mesma língua», o que implica doses elevadas de «vontade de entendimento, flexibilidade e esforço científico para ir ao encontro dos parceiros».
No caso concreto do estuário do Rio Guadiana, recurso que o CIMA tem vindo a estudar activamente ao longo dos anos e sobre o qual se debruça actualmente no contexto dos projectos SPICOSA e RISE, «percebemos a dada altura que cada agente tem a sua perspectiva sobre o que é e como deve ser gerido o estuário e que, apesar de à partida as várias posições poderem parecer antagónicas, na esmagadora maioria dos casos, e resolvidos os problemas de comunicação, verifica-se quem pelo contrário, são complementares».
Neste contexto, a terceira edição do Fórum Guadiana pretende reafirmar-se como «uma oportunidade de debate sobre as várias visões e o papel de diferentes participantes na gestão integrada do estuário do Guadiana com um objectivo principal, a estimulação da economia pelo uso apropriado de recursos ambientais».
Além de promover o diálogo acerca da utilização de recursos naturais do estuário, preservando a qualidade paisagística e ambiental, Tomasz Boski explica que com esta reunião se pretende também «confrontar as várias posições não necessariamente opostas dos actores da cena estuarina».
No Fórum Guadiana serão ainda apresentados os resultados mais recentes do projecto SPICOSA, nomeadamente, uma ferramenta virtual de gestão integrada daquele estuário desenvolvida pelo CIMA: «O Guadex integra as vertentes de gestão ambiental, ecológica, social e económica, permitindo simular diferentes cenários e o seu impacte sobre o estuário.»

XIII Concurso de Saltos Internacional de Portimão


11 a 13 de Junho | Centro Hípico de Belmonte

O Centro Hípico de Belmonte acolhe entre 11 e 13 de Junho o Concurso de Saltos Internacional de Portimão de três estrelas, evento que se realiza pelo 13º ano consecutivo e que incluí 3 provas a contar para o ranking mundial.

Entre competição vão estar 220 conjuntos em representação de 22 países, entre os quais 26 cavaleiros olímpicos, o que faz deste concurso o mais participado de sempre. Destaque para os belgas Ludo Philippaerts e Gregory Wathlet, o holandês Rudolf Briel, os mexicanos Santiago Lambre e Jaime Guerra e os ingleses Laura Renwick e Philip Spivey.

Para além da selecção nacional completa, Portugal vai fazer-se representar pelos melhores cavaleiros da actualidade, entre os quais o portimonense Francisco Rocha, António Vozone, João Chuva, Luís Sabino e Francisco Moura.

À semelhança dos anos anteriores, no último dia a partir das 15h00, será disputado o “O Grande Prémio Cidade de Portimão”, a prova mais importante do concurso que serve de qualificativa para o Campeonato do Mundo 2010 e da Europa 2011.

As provas têm início a partir das 9h00 e a entrada é livre.

VIGILÂNCIA FLORESTAL 2010: JOVENS VOLUNTÁRIOS PATRULHAM INTERIOR DO CONCELHO DE LOULÉ


De 28 de Junho a 28 de Agosto, a Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Protecção Civil, vai promover pelo terceiro ano consecutivo o programa de voluntariado jovem – Vigilância Florestal 2010, no Concelho de Loulé.

O programa destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, em regime de voluntariado. A acção tem como objectivos a prevenção e detecção de fogos florestais, a sensibilização e informação às populações (entrega de folhetos) e também a interacção com a população mais idosa e isolada.

Os participantes serão organizados em grupos de sete elementos, acompanhados pelo monitor que é um elemento do Corpo Nacional de Escutas. Cada brigada realiza a vigilância durante uma quinzena, em dias alternados, nas freguesias de Alte, Ameixial, Benafim, Querença, Salir, e Tôr, no horário das 9h00 às 17h30.

As inscrições podem ser feitas para o Serviço Municipal de Protecção Civil, através do e-mail smpc@cm-loule.pt, telefone 289 400 827, fax 289 400 907 ou telemóvel 96 795 31 59.

LPN Algarve promove passeio na zona de Odelouca para assinalar Dia Mundial do Ambiente


O Núcleo do Algarve da Liga para a Protecção da Natureza promove no próximo sábado, 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, um passeio na zona do Lagoão (S. Marcos da Serra), tendo como pano de fundo a ribeira de Odelouca.
A paisagem serrana, com os seus sobreiros, amendoeiras, esteva e muitas outras plantas aromáticas, cruza-se com as manchas naturais de vegetação ribeirinha natural de freixos, tamargueiras e salgueiros.
Rãs e outros anfíbios, papa-figos, charnecos, guarda-rios e muitas outras aves poderão ser observados ao longo deste percurso circular, de dificuldade média, guiado pelo biólogo Filipe Bally Jorge.
Para participar, é preciso fazer inscrição prévia até às 12h00 de sexta-feira, dia 4 de Junho, através do email lpn_algarve@yahoo.com ou de sms para 969158930, indicando indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório.
Os pontos de encontro para este passeio de natureza são, às 8h15 de sábado, no largo da Estação da CP de Portimão, ou às 9h30, em S. Marcos da Serra, junto aos Bombeiros Voluntários.
Levar calçado confortável para andar, água, protector solar, chapéu e farnel.