sexta-feira, 4 de novembro de 2011

saborear o outono e a aprender mais com as sementes do passado!

Sábado de manhã, dia 5, o Mercadinho da Romã convida os visitantes do Mercado Municipal a conhecer a Rainha do Outono numa Mostra de produtos feitos à base de Romã. Um fruto suculento, de cor rosada que concilia em cada pequeno bago muitos oxidantes e propriedades que ajudam a controlar o colesterol, a prevenir enfartes, a combater sinais de envelhecimento, a revitalizar a saúde sexual masculina, entre muitos outros benefícios!
Os sabores continuam a marcar presença nesta manhã de sábado, na Quinta do Peral, no Curso de Culinária vegetariana, um curso de participação gratuita, promovido pela academia Brahma Kumaris, que desafia a cozinhar de forma saudável, sem recurso a produtos de origem animal, utilizando apenas vegetais. O final do dia reserva 2 surpreendentes espetáculos musicais: o Concerto de Música de Flautas e Coros e o Encontro de Tunas Académicas.
Interpretado pelo Canticorum de Sao Bras de Alportel e Ensemble de Flautas de Loulé, o Concerto de Flautas&Coros traz ao palco da Igreja Matriz de São Brás de Alportel, pelas 21h30, cerca de 20 interpretações distintas, de conceituados nomes da música clássica, tais como Bach, Mozart, entre outros.
Para os jovens mais irreverentes o Cine-Teatro São Brás reserva à mesma hora, a 13º edição do Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel. Na edição deste ano o encontro conta com 4 tunas distintas: Versus Tuna – Tuna Masculina da Universidade do Algarve, Tuna Sadina – Tuna Feminina da Escola Superior de Educação de Setúbal, Tuna Ingenieros Técnicos Agrícolas de Sevilla e Essa Tuna – Tuna da Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Nos dias 5 e 6, sábado e domingo, o Projeto Aventura IV Geração promove, em parceria com a associação dos amigos do animais "Dar para querer" uma Campanha de recolha de alimentos para ajudar os animais abandonados. A recolha decorrerá junto dos supermercado aderentes, Algartalhos; Intermarché; Pingo Doce; Mini-Preço e LIDL, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h30 e as 17h00. O Projeto Aventura aceita ainda inscrições para o serviço de voluntariado através do e-mail. aventura.pe@gmail.com Durante o fim-de-semana decorre ainda "Ao Encontro da Semente: Levantamento de Variedades Locais do Algarve" um evento organizado pela Associação IN LOCO, Iniciativa aHorta e Associação Colher para Semear com o objetivo de debater e refletir sobre a diversidade, passado e futuro das sementes tradicionais.

Município de Olhão aposta nas energias renováveis

O Município de Olhão está a apostar fortemente nas energias renováveis. A captação da energia solar nalguns dos edifícios municipais é uma das mais recentes iniciativas em vigor. Piscinas municipais, auditório, biblioteca e escolas são os mais recentes equipamentos a usufruir destas medidas.
Nas Piscinas Municipais foi desenvolvido um sistema solar térmico que tem por base a instalação de 50 coletores solares, que possibilitam a produção de energia térmica para o aquecimento das águas sanitárias e das piscinas. No Auditório e Biblioteca Municipal foram instalados sistemas de micro-geração que têm por base 28 coletores fotovoltaicos com vista à produção de energia elétrica a ser “injetada” na rede pública. Nas novas escolas de ensino básico, nºs 6 e 7, foram integrados no processo de construção coletores solares para produção de energia térmica, para apoio às cozinhas e águas quentes sanitárias.
A aposta na vertente solar possibilita uma recuperação do investimento relativamente rápida, em cerca de 6 a 7 anos, promovendo igualmente a redução da dependência dos combustíveis fósseis e consequente redução dos gases poluentes. Desta maneira o Município consegue, de uma forma ambientalmente limpa, economizar consideravelmente nos gastos com energia. Olhão está, assim, a cumprir a estratégia nacional de energia ENE 2020, que constitui um impulso para que o país prossiga na liderança da sustentabilidade energética e cumpra as metas e objetivos ambiciosos estabelecidos internacionalmente, sendo Portugal um dos líderes no desenvolvimento das energias renováveis e na promoção da eficiência energética.

Maratona Extreme desafia atletas das 2 rodas a testar limites

No próximo dia 13 de Novembro, o território são-brasense volta a ser palco da Maratona Extreme, um desafio de 80 Km em plena Serra do Caldeirão lançado pelo Bike Clube São Brás a todos os atletas de bicicletas de todo o terreno. A nova edição desta iniciativa do Bike Clube São Brás, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, apresenta três tipos de percursos, adequados a diferentes tipos de participantes: Percurso Familiar de 20 Km; Meia Maratona de 40 Km e a prova máxima de resistência a Maratona com 80 Km.
O Percurso Familiar, aberto a participantes de ambos os géneros a partir dos 8 anos de idade pretende sensibilizar as famílias para a prática desportiva ao ar livre, uma forma saudável de fortalecer laços de proximidade e convívio. A Meia Maratona aumenta o nível de exigência, com um grau de dificuldade médio, destinado a atletas com alguma preparação física e hábitos desportivos regulares. Por último, a Maratona de 80 Km, apresenta um grau de dificuldade elevado, num percurso difícil e sinuoso destinado a levar ao extremo a resistência dos participantes e premiar o conquistador da Serra do Caldeirão em 2 rodas. Os percursos devidamente sinalizados percorrem antigos caminhos rurais e trilhos do município que recortam o verde da Serra do Caldeirão e levam os participantes a conhecer de perto a natureza no seu estado mais puro. Por subidas e descidas que conduzem a horizontes de perder de vista e revelam paisagens inundadas de aromas outonais, a Maratona Extreme pretende testar os limites dos atletas e a sua determinação em vencer esta corrida contra o tempo. Ao longo dos percursos serão colocados vários postos de abastecimento líquidos e sólidos, bem como diversos postos de controlo, no sentido de garantir o cumprimento das normas da prova, que é nos dias de hoje uma referência na modalidade. Inscrições e mais informações através do Tel. 919 208 629/962 858 418, ou E-mail. bcs.bras@gmail.com

No Teatro Lethes: "28 CRIADORES ÀS ESCURAS"