terça-feira, 9 de junho de 2009

10 de Junho: Maravilhas de Sagres e Inauguração da Estátua do Infante D. Henrique

A Câmara Municipal de Vila do Bispo irá promover, nos dias 9 e 10 de Junho, mais uma edição das Maravilhas de Sagres, na Fortaleza da referida Vila.

Para além dos habituais pólos de animação a desenvolver na Fortaleza de Sagres e na Caravela Boa Esperança (que irá ancorar no Porto da Baleeira), a grande novidade desta edição é a inauguração da Estátua do Infante Dom Henrique marcada para dia 10 de Junho, na Avenida Comandante Matoso.

Recriações históricas (pela Ordem da Cavalaria do Sagrado Portugal, Grupo Sete Mares e Companhia Viv’Arte), feira medieval, exposição e demonstração de falcoaria, torneio a cavalo, mostra de armas, danças do oriente e de cariz medieval e renascentista e música galega com os gaiteiros galegos “Galadum Galundaina”, são algumas das actividades a decorrer no interior da Fortaleza.

No dia 9 de Junho sobe ao palco a cantora algarvia Susana Travassos, levando o público numa viagem de sons marcados pelas influências do tango, do jazz, do chorinho, da bossa nova e do fado. Apresenta como convidado Chico Saraiva, violonista e compositor da nova geração de músicos brasileiros.

O dia 9 fecha com a actuação de Nancy Vieira, a princesa da voz de ouro, prémio revelação da música em 2008 e referência obrigatória no panorama da World Music, com os ritmos tradicionais de Cabo Verde.

Teresa Salgueiro & Lusitânia Ensemble farão o grande encerramento do evento, no dia 10 de Junho, com a interpretação de “Matriz”, o seu mais recente trabalho, que assenta na divulgação da música, língua e cultura portuguesas através dos tempos, desde o século XIII até aos nossos dias.

As Maravilhas de Sagres fecham com um grandioso espectáculo piromusical que irá encher a Fortaleza de Sagres de luz, cor e som.

Pretende-se com o evento, apoiado pela Fortaleza de Sagres e pelo Turismo do Algarve, e desde logo patrocinado pela Sagres (Sociedade Central de Cervejas e Bebidas), a promoção de Sagres e do Concelho no panorama nacional e internacional, através da dinamização de uma programação que marque pela diferença, estimando-se a adesão de mais de 10.000 pessoas nos dois dias do evento.

Horário do evento: 14h00 – 24h00
Entrada Livre
Programa disponível em: www.cm-viladobispo.pt

11.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor





Boticas/Castelo Branco/Olhão

11 a 13 de Junho 2009


Tudo a postos para a maior maratona do Mundo!

Caravana de aventureiros
A longa lista de inscritos, com mais de nove centenas de aventureiros, que entre os dias 11 e 13 de Junho ligará Boticas a Olhão, com passagem em Castelo Branco, em mais de 1000 quilómetros de descoberta mototurística, torna o 11.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor na maior maratona do Mundo sobre duas rodas. E não faltam curiosidades no extenso rol de participantes...
A equipa mais jovem de sempre, um deputado ou pilotos mais habituados à dureza do Rali Dakar são apenas alguns dos intervenientes num evento internacionalizado pela presença de espanhóis, alemães, austríacos e franceses e que conta com algumas máquinas pouco usuais no turismo mais... tradicional. Mas o Lés-a-Lés é tudo menos um evento «normal», antes uma verdadeira aventura através de um País capaz de surpreender a cada curva, atravessado pelas mais recônditas estradas, longe da monotonia das auto-estradas, Itinerários Principais ou Secundários, antes privilegiando as estradas Nacionais, Regionais, Municipais e até alguns caminhos de terra batida. Muitas vezes a única via disponível para as populações locais; em não raras ocasiões forma exclusiva de chegar a monumentos e outros dos muitos locais de interesse visitados. Algo que não faltará no périplo que volta, este ano, a incidir na zona raiana...
Perfeito conhecedor do País e do Portugal de Lés-a-Lés, presente em todas as edições, o ex-piloto de trial, dirigente desportivo e actual piloto de velocidade, Osvaldo Garcia volta a apostar numa máquina pouco usual, com a escolha a recair desta feita num side-car da Chang Yang, tentando comprovar a fiabilidade do veículo de origem chinesa na exigente ligação de Boticas a Castelo Branco e, daqui, até Olhão da Restauração.
De fiabilidade garantida são os muitos side-cars da marca russa Ural que, uma vez mais, servem de transporte a vários estrangeiros que alinham na grande aventura mototurística nacional. Casos dos franceses Dany Marjansky e Marie Tran, do alemão Axel Traue ou do espanhol José Echeverria. Que estarão juntos de Carlos Silva e Manuel Pedro Pereira, pais dos elementos da equipa mais jovem de todos os pelotões do Lés-a-Lés, Carolina Silva e Fábio Pereira, ambos de 15 anos.
E que deverão provar que, para cumprir as exigências do 11.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor não é preciso dispor da experiência nos grandes rali-raides africanos, como Paulo Marques, Bernardo Villar ou João Rosa, ou da experiência nos debates em plena Assembleia da República como Manuel Tiago, o deputado que tão bem apresentou e defendeu a nova legislação que permitirá a condução de motociclos limitados a 125 cc e 15 cavalos de potência aos detentores da carta de condução B, para automóvel.
Presenças que sublinham o interesse que esta aventura desperta em todos os quadrantes da sociedade portuguesa, com enorme entusiasmo entre homens e mulheres, motociclistas mais jovens ou mais experientes, em motos grandes como nas mais pequenas...

Mãe de Martim decide fazer greve de fome





A mãe adolescente de uma criança de dois anos que o Tribunal de Cascais decidiu dar para adopção inicia na próxima segunda-feira uma greve de fome para protestar contra a decisão judicial, segundo adiantou a própria à agência Lusa.

Na sequência de uma manifestação realizada hoje de manhã em frente à Segurança Social de Cascais, Ana Rita Leonardo anunciou que “o próximo passo a dar vai ser a greve de fome, já a partir de segunda-feira”. Nesse dia irá realizar, juntamente com a família, um novo protesto em frente ao Tribunal de Cascais, acrescentou.

“Não vamos desistir do meu filho e vamos até onde for preciso”, prometeu a jovem, que garante ter as condições necessárias para que a família possa ficar com o filho.

Esta será a quarta manifestação organizada pela família e amigos de Martim, depois de terem estado em frente ao Tribunal de Cascais, ao Refúgio Aboim Ascensão (Faro) e na Segurança Social de Cascais.

A criança entrou no Refúgio em Fevereiro de 2007, com cerca de dois meses de vida, a pedido da Segurança Social de Cascais e do Tribunal de Família de Menores. A decisão judicial de considerar o menino adoptável já transitou em julgado.

Falta de controlo da qualidade do ar algarvio motiva queixa da Quercus à Comissão Europeia



A associação ambientalista Quercus vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia por a rede de monitorização da qualidade do ar no Algarve estar desactivada, situação que diz constituir uma violação à lei.

Em comunicado, a Quercus diz que as autoridades não controlam a qualidade do ar desde 2008, situação que, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, se deve a "constrangimentos técnico-financeiros".

Segundo a associação ambientalista, os últimos dados disponíveis sobre a qualidade do ar no Algarve são referentes a 2007 e, com o aumento da radiação solar, a situação pode tornar-se preocupante.

"Com o aumento da radiação solar poder-se-ão formar níveis de ozono troposférico perigosos para a saúde sem que as autoridades de saúde e os próprios cidadãos possam ser avisados para tomar medidas", diz.

Segundo a CCDR/Algarve, a qualidade do ar não está a ser monitorizada desde 2008 porque as sete estações existentes na região estão desactivadas e a rede está em reestruturação, a qual deverá terminar em Setembro.

"As candidaturas para redimensionar as estações existentes ainda não foram aprovadas por questões financeiras", referiu fonte da CCDR/Algarve.

A mesma fonte frisou, contudo, que a monitorização feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia está activa.

A rede de monitorização da qualidade do ar é gerida pela CCDR/Algarve e abrange os concelhos de Faro, Olhão, Albufeira, Loulé, Lagoa, Portimão e Alcoutim.

Cada estação de monitorização da qualidade do ar possui analisadores automáticos que monitorizam, em contínuo e em tempo real, o dióxido de enxofre, óxidos de azoto, ozono e partículas (PM 2,5 e PM 10).

Os dados recolhidos pela CCDR são depois disponibilizados numa base de dados "online" sobre a qualidade do ar – www.qualgar.org –, gerida pela Agência Portuguesa do Ambiente.
Lusa