sábado, 19 de fevereiro de 2011

Secretário de Estado da Protecção Civil garante esforço para dotar Algarve de dispositivo eficaz contra incêndios florestais


O Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, garantiu hoje em Silves que, apesar das dificuldades de plano orçamental, está a desenvolver todos os esforços para que o Algarve possa contar, no próximo Verão, com um dispositivo operacional de combate a incêndios florestais adequado às necessidades da região.
“Estou a fazer tudo o que está ao meu alcance para poder conseguir garantir aquilo que cabe ao Governo garantir, ou seja, o dispositivo de meios aéreos e terrestres necessário para podermos travar eficazmente esse difícil combate”, frisou Vasco Franco, que presidiu hoje à entrega de um Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI) aos Bombeiros Voluntários de Silves, adquirido no âmbito de um protocolo entre o Governo Civil de Faro e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
Em Silves o Secretário de Estado reconheceu que, ao ter sido poupada nos últimos anos, a serra algarvia representa um “risco acrescido” em matéria de incêndios florestais, pelo que a sua defesa durante o próximo Verão constitui “um grande desafio”, para o qual é necessário empenhar todos os esforços, sobretudo na área da prevenção.
“Este esforço é fundamental, como fundamental é o trabalho de sensibilização das populações e o de vigilância na serra algarvia”, referiu, para realçar os resultados positivos obtidos em 2010 na área da vigilância com a colaboração das Forças Armadas, processo que o Secretário de Estado considera repetir este ano.
Sublinhando as características inovadoras em termos operacionais do VFCI, o primeiro de um conjunto de cinco veículos que irão ser entregues aos Bombeiros do Algarve no âmbito da parceria entre o Governo Civil de Faro e a ANPC, Vasco Franco considerou que o combate aos incêndios florestais só é possível através de uma responsabilidade partilhada pelo Governo e Câmaras Municipais, a qual tem sido exemplar no Algarve.
“Este esforço de cooperação ao nível da Administração Central, do Governo Civil e das Autarquias do Distrito de Faro permitiu que, nos últimos tempos -e particularmente este ano, se faça certamente o maior esforço de investimento de sempre no reequipamento dos bombeiros do Algarve”, frisou Vasco Franco, para realçar que, para além das referidas cinco viaturas, já está em fase de execução a candidatura aprovada na CCDR do Algarve, comparticipada pelo QREN, Governo Civil de Faro e Autarquias da região, para dotar o Algarve de todos os veículos necessários a um bom desempenho dos soldados da paz na sua missão.
Em Silves também a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, realçou o papel importante das Câmaras Municipais no quadro da Protecção Civil, tendo elogiado o esforço financeiro efectuado pelas autarquias da região já em período de constrangimento económico, no sentido de dotar o Algarve com “um dos mais arrojados planos de reequipamento dos bombeiros”.
“Os Presidentes de Câmara são de facto fundamentais neste combate e, no Algarve, todos têm assumido as suas responsabilidades como Autoridade Municipal de Protecção Civil”, afirmou a Governadora Civil, para salientar ainda o empenho dos vereadores dos diversos municípios enquanto co-responsáveis na tomada de decisões que têm viabilizado esta “parceria estruturante” para a defesa e segurança da região.
Considerando que a entrega do VFCI aos Bombeiros Voluntários de Silves -cujo protocolo de cedência foi homologado hoje pelo Secretário de Estado- é mais uma prova da preocupação do Governo em relação à área da Protecção Civil, Isilda Gomes destacou aqueles que considera os verdadeiros heróis desta luta pela defesa de pessoas e bens, designadamente “as mulheres e os homens que combatem na linha da frente o flagelo que, sendo um problema de todos, muitas vezes é assumido apenas por alguns”.
Por último a Governadora Civil deixou uma palavra de estímulo a todos os que têm a missão de comando nesta área, tendo reafirmado a sua total confiança no Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro, Vítor Vaz Pinto, bem como em todos os Comandantes de Bombeiros e Dirigentes das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da região.
Para além do veículo entregue hoje aos Bombeiros Voluntários de Silves, cuja autonomia atinge os 3.400 litros de água, irão ser entregues em breve outros dois VFCI aos Bombeiros Municipais de Olhão e Voluntários de Albufeira, bem como um Veículo Urbano de Combate a Incêndios e um Veículo Tanque Táctico Rural, respectivamente às corporações de Bombeiros de Faro e de Lagoa.

CÂMARA DE OLHÃO APOSTA NA CULTURA PARA TODOS


EXECUTIVO DA CM DE OLHÃO APOSTA NA CULTURA PARA TODOS OS OLHANENSES. ANTÓNIO PINA À DIREITA DO EDIL FRANCISCO LEAL (CTR)
“No futuro vamos querer levar as pessoas a fazerem cultura e mostrar e promover o que se faz em Olhão e no Algarve”, asumiu, em conferência de imprensa, António Pina, vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão, ladeado por Marina Mota, conhecida actriz e empresária de teatro, que nos dias 12 e 13 deste mês, com Carlos Cunha e outros actores bem conhecidos do nosso panorama teatral, encheu o Auditório Muncipal de Olhão com a peça "Três em Lua-de-Mel".
"Apostamos num novo conceito de programação cultural", admitiu o autarca olhanense, reconhecendo que "as dificuldades aguçam o engenho e a crise pode ser um ponto de partida interessante para repensar a forma como se faz e promove a cultura no concelho".
“O paradigma é este: as pessoas estão dispostas a pagar aquilo que gostam e conhecem, mas também nos cabe a responsabilidade de formar públicos, pois nem sempre são os artistas de renome que enchem as salas de espetáculos, especialmente quando durante muitos anos não tivemos nem espaços nem hábitos culturais. É preciso repensar se é por aí”, sublinhou Pina em jeito de advertência.
Até porque "a Câmara Municipal de Olhão decidiu aplicar uma nova filosofia na sua política de programação cultural", assegurou o vice-presidente da autarquia olhanense.
"O programa completo para o Auditório Municipal de Olhão será apresentado no dia 19 de março, na semana em que o auditório completa dois anos de atividade", anunciou o vereador,adiantando que "a aposta vai ser na qualidade. Do jazz à ópera, do fado ao pop, o calendário de eventos será diversificado".
Pina não se conteve e acabou por antecipar o nome de alguns artistas que vão actuar no auditório - "Ricardo Ribeiro, Pedro Viola e Susana Travassos", afiançando ainda que a nóvel e moderna sala de espectáculos olhanense "vai continuar a contar com grandes espetáculos nacionais e internacionais, já que é tempo de dar espaço ao que de melhor se faz no concelho e na região e apostar na criação de novos públicos".
Já no que à Casa da Juventude de Olhão e Biblioteca Municipal diz respeito,António Pina enfatizou: "Vão ter à disposição dos olhanenses aulas e workshops variados, desde a dança à música, teatro e artesanato".
O vice-presidente da autarquia assegura ainda que "o programa cultural não esquece os mais jovens, pois quem participa em atividades de dança poderá, no futuro, estar mais propenso a assistir a espetáculos de dança, quem aprende a cantar ou a tocar um instrumento terá uma apetência maior para assistir a concertos e espetáculos de música, assim como quem gosta de pintar ou de esculpir estará mais sequioso para apreciar o trabalho de outros artistas".
Por seu turno, Marina Mota não escondeu a sua aprovação ás ideias culturais apresentadas pelo vice da autarquia olhanense, a quem a actriz-empresária disponibilizou os préstimos da sua companhia, também "em defesa do Teatro de Revista".

Formação para a inclusão no concelho de Aljezur com o apoio da Câmara e Juntas de Freguesia



A Casa da Criança do Rogil está desde Junho de 2010 a levar a efeito um conjunto de acções de formação para a inclusão, em vários pontos do concelho de Aljezur. A Casa da Criança do Rogil é a Entidade Promotora e a Megaexpansão a Entidade Formadora.
Para além desta parceria de base, outros parceiros se têm associado ao projecto, concretamente o Município de Aljezur e a Junta de Freguesia de Bordeira, que apoiam este projecto através da cedência de instalações ou de transporte, como é o caso da Junta de Freguesia da Bordeira, para que os vários cursos possam percorrer as várias localidades e aos diversos públicos–alvo.

Os cursos são de 60h cada, tem duração aproximadamente de um mês e os formandos tem direito a receber bolsa de formação - 210 euros, mais subsídio de alimentação 4,27 Euros por dia e de transporte, caso necessitem de se deslocar.
Já foram realizados três cursos: «Desenvolvimento Pessoal, Social e Profissional», «Economia Familiar» e «Educação Parental», com uma média de 16 formandos cada.
Actualmente encontra-se a decorrer o curso de «Envelhecimento Bem Sucedido», nas instalações da Junta de freguesia da Bordeira.

Nas formações que decorreram em Aljezur, regista-se o facto de alguns dos formandos serem de Odeceixe, Rogil e mesmo Carrapateira, o que atesta o interesse e a adesão da população alvo, a estas iniciativas.
O Município de Aljezur congratula-se com o desenvolvimento destas iniciativas por parte do associativismo local, continuando disponível para assumir apoio e parcerias que concretizem em acções concretas, a responsabilidade social das instituições locais.

“… E NÓS POR CÁ…” INSPIRA DESFILE DO CARNAVAL DE LOULÉ 2011


Dias 6, 7 e 8 de Março na Avenida José da Costa Mealha.Receitas revertem a favor da Associação Social e Cultural da Tôr para apoio a construção de lar.
O mais antigo Carnaval do País sai para a rua nos dias 6, 7 e 8 de Março, para um desfile que vai ter como tema a crise socioeconómica que está a afectar Portugal. “E nós por Cá” pretende apresentar de forma satírica, uma característica incontornável do corso louletano, a conjuntura nacional.
A partir das 15h00, a Avenida José da Costa Mealha, o coração da festa, transforma-se num palco de alegria e cor. Os 14 carros alegóricos voltam a ser o centro das atenções dos foliões que escolhem Loulé para assistir a um cortejo único no sul do País e que é também o mais importante cartaz turístico da região na chamada época baixa.
Figuras da política, à vida social, passando naturalmente pelo desporto e espectáculo, tal como os temas que fazem a actualidade são os motivos de inspiração dos artistas responsáveis pela execução dos carros. Este ano vai ser possível ver o líder do Partido Popular e antigo Ministro do Mar, Paulo Portas, caricaturado num carro que ilustra toda a polémica em torno da compra dos submarinos. O Primeiro-Ministro volta a ser um dos protagonistas da sátira louletana, tal como a figura do Zé Povinho, por exemplo no carro do controverso TGV.
As matérias regionais também não ficam de fora e, em tom de brincadeira, o estado do turismo algarvio vai ter um carro especial neste desfile, designado por “Algarve Low Cost”.
Os cabeçudos, gigantones, as escolas de samba, os grupos de animação e, naturalmente, as bailarinas com “samba no pé” são outros dos atractivos da célebre “Batalha das Flores”.
À semelhança do que aconteceu em 2010, a organização promove durante o desfile um concurso de grupos de Carnaval, com a participação de associações do Concelho, que irão confeccionar os seus fatos carnavalescos e ensaiar coreografias e animações que servirão de base à sua participação no desfile. A ideia é aproximar a comunidade à festa que, na sua origem, era erguida graças à participação da população, que se reunia para criar os carros e trajes dos tripulantes, numa manifestação de orgulho, num período anterior à profissionalização do evento.

O preço das entradas é de 2 euros. Este ano, as receitas do Carnaval revertem a favor da Associação Social e Cultural da Tôr e destinam-se a apoiar a construção do Lar de Idosos.
A par do desfile, a Câmara Municipal de Loulé, entidade promotora do Carnaval, organiza para estes dias um programa de animação com vista a atrair mais visitantes ao Concelho, de onde se destacam as actividades desportivas e os bailes.
Logo no sábado, dia 5, as crianças das escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do Concelho participam no desfile de Carnaval Infantil que decorre na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 15h00.
No Salão de Festas, pelas 16h00, está previsto um convívio entre os idosos das onzes freguesias, na tradicional festa de Carnaval Sénior.
Na véspera do Entrudo, dia 7, pelas 22h00, o “Palácio do NERA” abre as portas a mais um Baile de Carnaval onde os foliões se juntam para uma festa que contará com a animação musical da orquestra Art & Musica Big Band e do Quarteto Fora de Horas. “Lucky Night” é a temática desta noite inspirada nos grandes casinos.
Na área do desporto, a novidade deste ano é a realização da 1ª Prova de Kitesurf do Carnaval, que decorre nos dias 5, 6 e 8, na Praia da Falésia, uma organização do CIMAV, que promove também a 37ª Torneio Internacional de Vela do Carnaval, nos dias 5, 6 e 7. Na terça-feira de Carnaval, o atletismo volta à Avenida em mais uma edição do Grande Prémio de Carnaval. Já o Encontro Motard da Cidade de Loulé tem lugar no dia 5, junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco, a partir das 13h00.
Refira-se que para além da cidade de Loulé, o Concelho acolhe ainda mais dois importantes corsos – o Carnaval de Alte e o Carnaval de Quarteira.

Castro Marim com Troféu de Resistência em BTT


Numa organização da Montycirclemix com o apoio da Câmara Municipal, dia 26 de Fevereiro, realiza-se na Encosta do Forte de São Sebastião, na vila de Castro Marim, a 1ª etapa do do Troféu de Resistência em BTT.
A competição, que reúne centenas de atletas nacionais e estrangeiros, terá inicio às 11h00 da manhã e terminará pelas 23:00 horas. O objectivo das equipas participantes é fazer o maior número de voltas ao circuito estabelecido, dentro das 12 horas de prova.
O Troféu de Resistência em BTT é constituído por um conjunto de seis provas de resistência de longa duração, que começa com a mítica prova de Castro Marim e prossegue pelas localidades de Marco de Canaveses, Sernancelhe, Sertã, Rio de Mouro e Góis.
As provas de BTT na vila de Castro Marim são hoje uma referência em todo país, não só pelo interesse crescente do desporto de duas rodas, mas também pela envolvente paisagística e, naturalmente, pelo carácter competitivo e qualidade dos atletas participantes na prova.

Uma Aventura Radical no Castelo de Castro Marim


O Castelo de Castro Marim, dia 27 de Fevereiro, acolhe o projecto destinado à juventude “Uma Aventura Radical nos Monumentos a Sul de Portugal”.
A acção vai levar os mais jovens a ‘invadir’ o Castelo, numa marcha corrida, que se inicia pelas 10h00 horas, junto ao Pavilhão Municipal de Castro Marim e passará pelo Castelo onde serão realizados jogos tradicionais.
“Uma Aventura Radical nos Monumentos a Sul de Portugal” pretende aproximar os mais novos da Cultura celebrando o Ano Internacional da Juventude (Agosto de 2010 a Agosto de 2011) proclamado pela ONU, com a intenção de promover a paz, o respeito pelos direitos humanos e pela diferença e incentivar uma participação activa dos jovens nas suas comunidades. O Ano Internacional da Juventude é comemorado com uma temática por mês, sendo o mês de Fevereiro dedicado à Cultura.
A “aventura” pelos monumentos classificados do Algarve arrancou no Castelo de Paderne, passou pela Fortaleza de Sagres e pelo Castelo de Aljezur e terminará no dia 27 Fevereiro, no Castelo de Castro Marim.
O programa é uma iniciativa da Direcção Regional do Algarve do Instituto Português da Juventude – IPJ, em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Algarve e Direcção Regional do Algarve do Instituto de Desporto. O projecto conta, também, com a colaboração da Direcção Regional de Educação do Algarve, Governo Civil, os municípios onde estão localizados os monumentos e as associações locais de Desporto, Juventude e Cultura. As inscrições deverão ser enviadas para ipj.faro@ipf.pt .

Marcha Corrida em Castro Marim


No âmbito do Programa de Marchas Corrida – Algarve 2010/2011 do Instituto Português do Desporto, a Câmara Municipal de Castro Marim organiza, dia 27 de Fevereiro, às 10h00 da manhã, uma Marcha Corrida em Castro Marim, com participação aberta a toda a população.
O ponto de encontro será no Pavilhão Municipal de Castro Marim pelas 09h30, donde se seguirá para a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, local privilegiado para o contacto directo com a fauna e a flora deste território. A Marcha apresenta dois percursos com diferentes graus de dificuldade: o 1º numa distância de 10Km e o 2º com apenas 3Km.
A marcha corrida deste ano tem um atractivo suplementar que é o terceiro percurso destinado aos mais jovens, a Marcha Corrida Radical, com passagem pelos monumentos da Vila e realização de Jogos Tradicionais no Castelo. Trata-se dum percurso opcional marcado pela aventura e adrenalina, e pela componente lúdica, fomentado pelo Instituto Português da Juventude em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Algarve.
A Marcha Corrida em Castro Marim é organizada pela Divisão de Cultura e Desporto da Autarquia e tem os apoios do Instituto Português do Desporto, do Instituto Português da Juventude, da Direcção Regional de Cultura do Algarve e do Governo Civil de Faro. Conta ainda com o patrocínio da Água Serra da Estrela.
Para mais inscrições e pedidos de informação poderá contactar a Câmara Municipal de Castro Marim através do telefone: 281 510748 /281 510749, ou, no caso da Marcha Corrida Radical o Instituto Português da Juventude, através do e-mail ipj.faro@ipf.pt.

PCP denuncia: Encerramento do balcão da Segurança Social – Martimlongo


"Mais uma malfeitoria do governo PS/Sócrates ao concelho de Alcoutim", critica o PCP local, através de nota de imprensa. que transcrevemos na íntegra:
Depois dos sucessivos ataques aos serviços públicos no concelho, o governo mantém uma política cega de redução de despesas que acarreta graves consequências e custos sociais para as populações e localidades.
O recente encerramento do balcão de atendimento da Segurança Social em Martimlongo era algo que se via aproximar – no período de um ano o número de funcionários no concelho foisucessivamente reduzido sem a fundamental contratação de novos elementos – de 5 trabalhadoresem 2009, apenas 2 estão actualmente ao serviço, com esforços redobrados para manter o serviçoem Alcoutim aberto ao público.
Se juntarmos esta situação ao encerramento do serviço SAP e Extensões do Centro de Saúde, afalta de profissionais de saúde no concelho e as sucessivas ameaças de encerramento de uma das escolas EBI do concelho, podemos antever que este caminho está em aceleração, já com outros alvos que se vislumbram – CTT, GNR, Juntas de Freguesia... Torna-se assim mais visível o abandono a que os governos PS e PSP têm deixado o concelho de Alcoutim e os seus habitantes.
O Desenvolvimento do Concelho é necessário mas, só possível, com uma rotura com estas políticas de direita cujas medidas sentimos diariamente na pele.
É necessário exigir que o governo e responsáveis políticos encarem o papel dos serviços públicos, de proximidade, como elemento indissociáveis de urgentes medidas de combate à desertificação e de melhoria da qualidade de vida das populações.
A Comissão Concelhia de Alcoutim do PCP, considera a situação do encerramento do balcão Martimlongo da Seg.Social inadmissível, sobretudo por nada ter sido feito atempadamente para a evitar. A degradação das condições de trabalho, a não contratação de novos funcionários e o desinvestimento generalizado nos meios humanos e físicos dos serviços públicos vão deixando ao abandono as populações e localidade das zonas interiores, que como Martimlongo, sofrem de uma desertificação humana galopante contrariada, quase em exclusivo, por aqueles que resistindo ao êxodo rural, decidem fazer a sua vida nestes locais.
Tal como com o que ocorreu com a saúde e a educação no concelho, só a mobilização popular poderá travar este caminho centralizador que distancia cada vez mais as populações interiores dos serviços a que o estado tem a obrigação de tornar acessíveis.
Além da Direcção Distrital da Seg.Social há outros responsáveis políticos que aumentam a cada dia a longa lista de medidas economicistas que apenas têm vindo a prejudicar o concelho.
O PCP, no âmbito da campanha “Portugal a produzir”, vai realizar uma Sessão Pública: “Serviços Públicos, Ponte Internacional e desenvolvimento do concelho” com o objectivo de ouvir a população e expor as propostas defendidas para uma mudança de rumo para o país", conclui o documento do PCP.

Câmara de Lagos distinguida com Prémio Praia + Acessível



1º Lugar para a Praia da Luz

A Câmara Municipal de Lagos foi distinguida com o primeiro lugar no Prémio Praia + Acessível 2010, atribuído à Praia da Luz. A entrega do prémio (equipamentos para aplicação nas praias) terá lugar no dia 21 de Fevereiro, em Lisboa.
O Prémio Praia + Acessível, relativo às acessibilidades em zonas balneares, é promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, IP, o Instituto da Água, IP, e a Fundação Vodafone Portugal e pretende reconhecer a praia marítima ou fluvial que, durante cada época balnear, se venha a distinguir ao nível de boas práticas instituídas na área das acessibilidades.
O prémio, patrocinado pela Fundação Vodafone Portugal, é atribuído por um júri nacional constituído por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, que preside, do Instituto da Água, do Turismo de Portugal, do Instituto Socorros a Náufragos, da Associação Bandeira Azul da Europa e da Fundação Vodafone Portugal.

Segundo o Regulamento do Concurso, todas as candidaturas foram avaliadas de acordo com alguns critérios: a) estado das condições imperativas definidas para atribuição do galardão nomeadamente, o ordenamento do estacionamento automóvel, a sinalética, a facilidade no acesso pedonal, as passadeiras no areal, as instalações sanitárias e o posto de primeiros socorros; b) estado das condições facultativas, tais como os apoios para banho (cadeira anfíbia) e o acesso aos estabelecimentos fornecedores de bebidas e refeições; c) a qualidade da informação disponibilizada.
A Praia da Luz, em Lagos, foi a melhor pontuada, sendo que ganhará novos equipamentos para aplicação nas praias.
O prémio será entregue no decorrer de um Workshop, subordinado ao tema “Acessibilidade e Segurança nas Praias”, que conta com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Salvador Serrão, a ter lugar no dia 21 de Fevereiro em Lisboa, onde a Câmara de Lagos fará uma apresentação como exemplo de Boa Prática.

VRST António: “HORIZONTES DO FUTURO”: SANTANA CASTILHO DEBATE EDUCAÇÃO


No próximo dia 28 de Fevereiro, segunda-feira, pelas 21h00, realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé mais uma conferência inserida no ciclo “Horizontes do Futuro”. “Para Que Serve A Escola? Para Onde Vai Portugal Com Esta Educação?” é o tema desta apresentação de Santana Castilho.
O autor fará uma introdução teórica ao conceito de ensinar e educar, para dali inferir o papel da Escola nas sociedades modernas. Analisará criticamente, depois, as políticas recentes no domínio do sistema educativo português, para concluir com um quadro prospectivo de necessidades políticas, quer ao nível dos cidadãos quer no plano nacional e no interesse colectivo.
Santana Castilho é Professor Coordenador de Organização e Gestão do Ensino da Escola Superior de Educação de Santarém e cronista do jornal “Público”.
Foi membro do VIII Governo Constitucional, Presidente da Escola Superior de Educação de Santarém e do seu Conselho Científico e Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal.
Foi consultor do Banco Mundial, da União Europeia e da UNESCO, em projectos educacionais de âmbito internacional. Foi responsável por vários projectos internacionais de investigação educacional.