quarta-feira, 6 de julho de 2011

No Estádio Algarve: TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL DO GUADIANA: BENFICA, PSG E ANDERLECHT EM COMPETIÇÃO

Nos dias 15, 16 e 17, o Torneio Internacional do Guadiana, que assinala a sua 11ª edição, está de regresso ao Estádio Algarve para mais uma prova que se prevê possa atrair um elevado número de espectadores, sobretudo pela participação da equipa do Benfica. Outros dois históricos do futebol europeu – Paris Saint Germain e Anderlecht – irão juntar-se à formação encarnada nesta competição que marca o calendário da pré-época futebolística.

Para além das questões de segurança, a organização do evento – a empresa João Peres Sport, Ldª - d ecidiu transferir a prova de Vila Real de Santo António para o Estádio Algarve pelo potencial crescimento do torneio. “Esta troca já vinha a ser pensada há algum tempo porque, se o evento quer crescer, tem de vir para um melhor palco, não pode estar limitado ao Estádio de Vila Real Santo António. Evidentemente, esta mudança prende-se também com questões de segurança”, sublinhou João Peres, que referiu que, apesar de ter um historial ligado à cidade fronteiriça, o Torneio do Guadiana já esteve no Estádio Algarve, tal como em Ayamonte e Portimão.

Quanto aos participantes, o organizador explicou a dificuldade em escolher as equipas devido ao período de realização do troféu. “O Benfica, que tem contrato por mais dois anos com a prova, vai jogar uma pré-eliminatória da Champions League, no dia 26, e esta foi uma data concertada com o clube, e também com o PSG”, disse.

Assim, a ausência do Sporting é justificada com o curto espaço de tempo do regresso dos leões ao trabalho até à realização do torneio. “O treinador do Sporting achou que não era um bom começo”, disse o organizador. Foi também por esta razão que não há equipas espanholas a pisarem o Estádio Algarve nestes três dias, já que estas começaram a preparação mais tarde.
Em relação às formações inglesas, João Peres considerou a sua importância como atractivo dos muitos ingleses que se encontram na região, mas também a sua ausência deve-se à antecipação da data do evento. Apesar de contactos com a equipa do Everton, por exemplo, este clube optou por participar numa prova dos Estados Unidos.
Esta data irá coincidir, de resto, com a Concentração Motard de Faro, pelo que a organização está na expectativa que possa ser bom para as duas partes. “Espero que seja uma mais-valia, que as pessoas que estejam na Concentração sejam principalmente benfiquistas que venham ao Estádio ver o troféu, e que quem aqui vier possa também ver alguns espectáculos que vão acontecer na concentração”, sublinhou João Peres.
Esta edição do Torneio Internacional do Guadiana significa um investimento que ascende a 1 milhão de euros.
Mas para os dois municípios será mais um importante veículo de promoção do Estádio e da região. No caso de Loulé, será também um contributo para a dinâmica hoteleira, já que será aqui que ficarão alojadas as equipas. A Autarquia louletana vai abrir as portas do Estádio Municipal de Quarteira para os treinos do PSG.
“Este nosso estádio, não tendo uma equipa residente, tem todavia um poder de atracção de grandes acontecimentos”, afirmou o edil de Faro que anunciou a realização de diversos eventos nos próximos meses, como a partida entre a Selecção A e o Luxemburgo, e partidas de diversas selecções nacionais, essencialmente da Escandinávia.
Já Seruca Emídio, autarca de Loulé e presidente da Associação de Municípios Loulé/Faro, disse que este estádio, “o melhor na região sul do país, está mais uma vez, posto à disposição para interesse da região”. “Os algarvios devem ficar orgulhosos por terem um estádio desta dimensão e com esta beleza, que hoje é conhecido no mundo inteiro. É um estádio com uma imagem muito própria e importante para a promoção de eventos e da imagem turística da nossa região”.
O responsável da Câmara de Loulé falou ainda dos “aliciantes de ordem desportiva” do Torneio do Guadiana. “Acreditamos que o clube que mais adeptos tem no nosso pais, que é o Benfica, poderá atrair muito espectadores. Provavelmente, é nesta prova que será feita a selecção daqueles jogadores que irão constituir o plantel do Benfica na próxima temporada e isso é um aliciante para quem gosta de futebol”, disse.

Programa


15 Julho, 20h45 – Benfica-PSG
16 Julho, 20h45 – PSG - Anderlecht
17 Julho, 20h45 – Benfica-Anderlecht
Bilhete único: Superior – 20 euros; Central – 25 euros

MENDES BOTA ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO PARA A ÉTICA, A CIDADANIA E A COMUNICAÇÃO

O deputado Mendes Bota (PSD) foi hoje eleito presidente da Comissão Parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, da Assembleia da República.
Mendes Bota estreou-se no parlamento português no dia 31 de Maio de 1983, exercendo funções parlamentares em oito legislaturas, sendo um dos deputados mais antigos e experientes no activo, mas esta é a primeira vez que exerce a presidência de uma das comissões parlamentares.

Preside actualmente à Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Na Assembleia da República, foi presidente da Subcomissão de Turismo, do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Polónia, coordenador do Grupo de Trabalho que levou a efeito a campanha do parlamento Contra a Violência Doméstica, e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD.
No seu percurso político assinalam-se ainda seis anos e meio como deputado ao Parlamento Europeu, catorze anos como autarca (presidente da Câmara e da Assembleia Municipal de Loulé), tendo sido eleito por oito vezes para a liderança do PSD/Algarve.
Inês de Medeiros (PS) e Catarina Martins (BE), ocupam as vice-presidências da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, que hoje mesmo iniciou os seus trabalhos, com a apreciação do pedido de renúncia do ex-deputado Fernando Nobre, e respectiva substituição.

A arte ganha forma em São Brás de Alportel

No próximo Sábado, dia 9, a arte ganha forma e transforma-se no maior festival de artes do Algarve, em São Brás de Alportel!

Os Jardins do Museu preparam-se para acolher, das 18h00 às 00h00, mais uma edição do Festival Arte Viva, um certame que reúne cerca de meia centena de artistas, provenientes de toda a região algarvia.

Ponto de encontro de várias manifestações culturais e artísticas, o Festival Arte Viva 2011, acolhe participantes de diferentes nacionalidades e dá espaço às mais diversas técnicas… juntam-se as pinturas a óleo, as aguarelas, os acrílicos, as esculturas e as peças em cerâmica às peças mais originais e criativas.
No espaço, a arte ganha vida pelas mãos dos artistas, que criam ao vivo, dando a conhecer o seu talento e originalidade.

O conceito de “Arte Viva” estende-se à animação de rua com actividades para os mais jovens, espectáculos de rua, petiscos de cozinha internacional e muita animação.
As artes de palco têm início com a actuação do Coro dos Amigos do Museu, seguindo-se um momento dedicado ao teatro pelo Grupo de Teatro Aperitivo e do Grupo Bella Capella, que apresentam a peça “Barber Shop” (Barbearia), reservando para depois o desfile de moda revelador das mais recentes criações da estilista Jouk.
A banda irlandesa Synergy, acompanhada pela cantora Linda Scanlon sobe ao palco do Festival Arte Viva pelas 21h00, para contagiar o público com músicas dos anos 70 e 80 e o ponto alto da noite chega com a actuação do Stepline Project, uma banda caracterizada por um estilo musical muito próprio, que concilia os sons do didgeridoo e da música electrónica, associados à projecção de imagens.