sexta-feira, 19 de março de 2010

Governo quer demolir 400 habitações na praia de Faro


O Ministério do Ambiente pretende demolir quatro centenas de casas na praia de Faro, que ficam do lado do mar, tendo já comunicado a decisão ao presidente da autarquia, Macário Correia. A situação, contudo, não era do conhecimento dos moradores, nem estava prevista no plano prévio para o local.
Inicialmente, estava previsto que fossem derrubadas apenas as habitações localizadas nas pontas da ilha, mas os pareceres de técnicos do POLIS da Ria Formosa levaram o Governo a decidir deitar abaixo todas aquelas que ficam do lado do mar, pedindo à Câmara Municipal de Faro «a informação da história administrativa destes terrenos e edifícios».
«Há situações em que a câmara vendeu terreno, licenciou construções e emitiu licença de construção, depois há casos em que as pessoas são apenas detentoras de uma taxa anual para a ocupação de um espaço de areia com uma barraca desmontável», explicou Macário Correia, em declarações à TSF, acrescentando que a autarquia estará atenta ao que for proposta «nas situações de risco que estão sobre a duna e que têm situações precárias».
Já para os terrenos que estão sob concessão municipal, o autarca garantiu que a Câmara farense terá a última palavra. «Acima de tudo, quero defender os interesses das pessoas que têm ali a sua primeira vida e a sua primeira habitação», garantiu, adiantando que vai aguardar o que «o Ministério propõe, com a devida argumentação» e depois dialogará com o Executivo.
Diário Digital

Futebol: Taça da Liga - Hermínio Loureiro teme que seja a última final no Algarve


O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse hoje temer que a final da Taça da Liga não se dispute no próximo ano no Algarve se o Turismo da região continuar a não apoiar o evento.
Hermínio Loureiro lamentou quinta feira, com os presidentes das Câmaras de Faro e Loulé, Macário Correia e Seruca Emídio, respetivamente, a falta de apoio do Turismo do Algarve às três edições da final da prova (2008, 2009 e 2010), todas no Estádio do Algarve.
Mas o presidente da Entidade Regional de Turismo, Nuno Aires, disse à Agência Lusa no dia seguinte que nunca recebeu qualquer pedido de apoio desde que tomou posse, em agosto.

Um efetivo de 1110 militares da GNR garantirá segurança da final

Um efetivo de 1100 militares da GNR vai garantir domingo a segurança da final da Taça da Liga em futebol, jogo que é considerado de "alto risco", revelou o hoje um dos responsáveis pela operação, major Vítor Calado.

O jogo opõe o Benfica, detentor do troféu, ao FC Porto e o oficial da GNT precisou que "570 efetivos estarão no estádio e nas suas imediações e 530 farão o acompanhamento das claques desde Lisboa e Porto até ao Algarve, vigiando os pontos por onde é previsível a presença de adeptos, como áreas de serviço ou as portagens de Paderne, na Autoestrada 2 (A2)".

"Em termos policiais, este sistema, esta organização, permite-nos acompanhar os adeptos de onde quer que venham do país, de forma a garantir a segurança de todos", afirmou o major Calado, na conferência de imprensa em que foi anunciado o plano de segurança.

Lusa

Olhão: Maria Vieira encarna ‘A Boba’



No próximo dia 27 de Março, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Olhão, Maria Vieira encarna o papel de Maria Miguéis, a Boba. Uma peça de teatro que desconstrói o mito medieval de Pedro e Inês, recorrendo a diversos autores, desde Agustina Bessa Luís, passando por Camões e Bocage.

Em “A Boba”, Maria Miguéis, a anã, denuncia os ciúmes de D. Afonso IV pelo filho, o medo que Pedro tinha do pai violento, da pedofilia e da homossexualidade de D. Afonso IV, das mentiras e infidelidades de Pedro e da sua cobardia, que o levou a fugir de Coimbra para não presenciar a morte da sua amada Inês.
A Boba é uma anã com alma de gigante. Um gigante maquiavélico. É uma mulher frustrada, traiçoeira, cínica, ciumenta, revoltada com a sua condição de objecto, utilizado para o prazer e conforto alheios.

Com um percurso artístico que data de 1981, Maria Vieira já pisou palcos como o do Teatro Adóque, Casa da Comédia, Teatro do Século, Teatro Maria Matos, Companhia Teatral do Chiado, Politeama, Teatro ABC, entre outros, e participou em inúmeros programas televisivos, sempre de forma brilhante, habituando o público a identificá-la num registo cómico.

Nesta peça de teatro, em que é conduzida por Carlos Avilez,que também é o encenador, a actriz dá voz, alma, expressão e emoções a uma boba corrosiva, uma figura ambígua e contraditória que se declara instigadora de todos os acontecimentos que levaram à morte de Inês de Castro.
A actriz encara este papel como um enorme desafio que abraça apaixonadamente, e o seu maior desejo é o de conseguir transmitir os sentimentos que atormentavam a anã que serviu como boba da côrte a rainha D. Beatriz, mãe de D. Pedro I.

CAVACO SILVA INAUGURA PROGRAMA DE COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA NA SUA TERRA NATAL




Chefe de Estado vai estar em Loulé dia 27 de Março, às 18h30
A inauguração da exposição “Aníbal Cavaco Silva: Exposição Biográfica de um Presidente nascido em Loulé”, no sábado, 27 de Março, pelas 18h30, no Convento de Santo António, em Loulé, com a presença do Chefe de Estado português, marca o arranque do vasto programa das Comemorações do Centenário da República neste Concelho.

As diversas actividades previstas ao longo deste ano, que vão desde exposições, apresentação de livros, conferências, dança, teatro, tertúlias e muito mais, foram apresentadas hoje de manhã, numa Conferência de Imprensa realizada no Café Calcinha – um dos espaços da cidade ligados à República – e contou com a presença do executivo municipal e do director do Museu da Presidência, Diogo Gaspar.

Numa data tão importante para o país, a Autarquia de Loulé quis associar-se às celebrações nacionais até porque dois louletanos desempenharam o mais alto cargo da nação – Aníbal Cavaco Silva e José Mendes Cabeçadas. Como tal, a Autarquia lançou um repto à Presidência da República para a realização de duas exposições sobre estas figuras incontornáveis da história portuguesa do século XX.


Em relação à exposição biográfica dedicada à vida e percurso do actual líder da Nação, e que vai estar patente ao público até 9 de Maio, pretende-se dar a conhecer a vida e obra deste louletano nascido em Boliqueime, através da exposição de um conjunto significativo de documentos, objectos, fotografias e registos audiovisuais, na sua maioria desconhecidos do grande público. No total são duas centenas de peças, entre objectos pessoais, documentos de Estado e outros documentos disponibilizados também pela Autarquia, onde a família e testemunhos na primeira pessoa enquadram alguns dos momentos mais marcantes da vida em privado do Chefe do Estado e do seu percurso nos cargos que foi ocupando ao longo da vida.

O percurso académico e profissional, a participação na vida política, o exercício dos cargos de Ministro das Finanças, de Primeiro-Ministro e de Presidente da República e os prémios e condecorações, nacionais e estrangeiras, com que foi distinguido, testemunham a vida de um estadista filho de Loulé.

Visivelmente satisfeito com a realização desta iniciativa de projecção nacional, o edil de Loulé rejeitou qualquer leitura política desta exposição associada às próximas eleições presidenciais. “Esta exposição foi marcada há já algum tempo, e de momento nem sequer foi ainda definida a recandidatura ao cargo pelo Professor Cavaco Silva. Portanto, não se pode fazer essa associação. Faz todo o sentido que o Presidente da República queira iniciar esta exposição biográfica na sua terra natal - que é a cidade de Loulé - o que muito nos satisfaz”, realçou Seruca Emídio.

Esta ideia também foi clarificada por Diogo Gaspar, responsável do Museu da Presidência, que salientou que se justifica inteiramente a presença desta exposição em Loulé já que “o Senhor Presidente é filho desta terra”. O director disse também tratar-se de mais uma acção integrada na “política de descentralização da actividade do Museu, que abriu há cinco anos”, que conta, por exemplo, com exposições biográficas de todos os presidentes da República.

Durante esta apresentação, o autarca de Loulé aproveitou para falar também da importância da República e dos seus ideários no contexto concelhio. “É evidente que a Câmara de Loulé não podia ficar alheia a estas comemorações e dentro dos seus ideários principais, a Educação tem sido uma das áreas prioritárias para este executivo, através da reabilitação de muitas escolas e da construção de novos estabelecimentos de ensino; são muitos os milhões de euros que temos investido e que estão bem explícitos da obra que tem sido feita e que se integram neste ideário republicano – mais educação, mais formação, mais desenvolvimento para o nosso país”, salientou Seruca Emídio.

Também a Cultura, elemento indissociável da República, tem sido uma aposta do Município. E de acordo com o edil, em ano de aniversário da República, a Câmara irá inaugurar a remodelação do Cine-Teatro Louletano, um edifício ligado também a um republicano – Frutuoso da Silva – e levar a cabo obras de requalificação na Praça da República, local onde decorreram importantes acontecimentos ligados ao 5 de Outubro de 1910.

Mendes Cabeçadas, o Presidente controverso

A outra grande figura louletana associada à República – José Mendes Cabeçadas Júnior – também vai estar em destaque neste programa promovido pela Câmara Municipal. Presidente da República por um curto período, “esta figura controversa” fica também na história portuguesa e na vida louletana, pelos vários cargos desempenhados, sobretudo o de estadista.

Esta exposição tenta mostrar que Mendes Cabeçadas não foi somente o militar, embora essa fosse claramente a sua vertente visível. Ele envolveu-se na política, nos negócios, civicamente empenhado, regionalista e opositor ao regime salazarista. Envolve-se na vida política activa, ainda durante a vigência do regime monárquico, tornando-se republicano. Participa nas conspirações para derrubar o regime. Contacta também as sociedades secretas, como era habitual na época, onde se desenvolviam algumas das conspirações que abalaram Portugal.

A personalidade que será evocada nesta exposição tem muitos aspectos controversos, por vezes ainda mal explicados e ainda por descobrir. Entre os aspectos aliciantes da sua vida destaca-se o facto de ter sido um dos responsáveis pelos acontecimentos que levaram à Implantação da República em 1910, mas, ao mesmo tempo, participou nas conspirações para derrubar a mesma República, integrando o triunvirato que provocou o golpe de 28 de Maio de 1926.

A sua ligação à região algarvia e a Loulé manteve-se ao longo do tempo. Começou por ser deputado às constituintes de 1911, pelo círculo eleitoral de Silves, foi Governador Civil do Distrito, durante o sidonismo, capitão do porto de Vila Real de Santo António e comandante da Escola de Alunos Marinheiros do Sul (Faro). Já em Lisboa, pertence aos órgãos fundadores da Casa do Algarve, onde colabora ao longo de vários anos.

Sendo José Mendes Cabeçadas Júnior um republicano, pretende-se também, nesta exposição, recordar algumas ideias que foram fundamentos do regime que se estabeleceu em 1910. Por um lado perceber que no Algarve existiam estruturas organizadas do Partido Republicano. Funcionavam regularmente centros e comissões republicanas onde se fazia propaganda política. Esta era alicerçada em órgãos da imprensa que defendiam o credo republicano. Por outro lado, um dos eixos da propaganda republicana foi o problema do combate ao analfabetismo. A escola como espaço de socialização e como mecanismo de desenvolvimento do país. Outro aspecto fracturante durante a República foi a questão social, com as greves a marcar a época. Também a questão religiosa, com a publicação de legislação retirando poder à Igreja Católica, foi um aspecto marcante, em particular no confronto com as sociedades secretas (Maçonaria e Carbonária) que desempenharam papel decisivo na época.

A exposição poderá ser visitada, no Convento de Santo António de Loulé, entre 25 de Maio e 27 de Novembro.

Actividades variadas para assinalar Centenário

Luís Guerreiro, Chefe de Divisão da Cultura e História Local, falou das várias actividades que se inserem neste programa de comemorações e que vão trazer a Loulé desde conferências a espectáculos de teatro, dança, poesia, relembrando o que foi o período histórico da implantação da República e associando-o ao contexto concelhio.

“Para além destas duas figuras que justificam as comemorações em Loulé da implantação da República – Cavaco Silva e Mendes Cabeçadas - há muitos outros políticos de relevo que estiveram associados à República”, disse Luís Guerreiro, referindo nomes como o Conselheiro Azevedo e Silva, Procurador Geral da República entre 1912 e 1929, natural de Loulé e o Procurador que ocupou o cargo durante mais tempo em toda a história, mas também os louletanos que integraram o Directório.

“Durante toda a República há uma série de pessoas que se destacam e notabilizam em diversos cargos e, por isso, faz todo o sentido, que, para além destas duas exposições, se comemore com um conjunto de trabalhos de investigação”, explicou este dirigente. Como tal, vão marcar presença em Loulé, nos próximos meses, vários professores universitários e investigadores, que abordarão a temática e serão também responsáveis pela apresentação de conferências e pela elaboração de um catálogo que será lançado: o Grão-mestre da Maçonaria, António Ventura, Joaquim Romero de Magalhães, Luís Farinha, Reis Torgal, entre outros.

As “Tertúlias Republicanas” serão outra das iniciativas que decorrerão no Convento de Santo António. O papel das mulheres algarvias no período da República e a sua importância na emancipação e defesa dos direitos da mulher, nomeadamente Maria Veleda e Ana Castro Osório serão, de certo, motivo para conversas e debates animados.

Também o teatro vai ser contemplado neste programa e, no dia 5 de Outubro, a ACTA vai estrear uma peça sobre Manuel Teixeira Gomes, sobre a temática republicana, num dos eventos inaugurais do Cine-Teatro Louletano.

No que toca à apresentação de livros, o lançamento de “A Maçonaria no Algarve”, de António Ventura ou o livro de BD do ilustrador José Carlos Fernandes intitulado “José Mendes Cabeçadas – Um espírito indomável”, são iniciativas a destacar.

Caravana de ajuda humanitária parte de Portimão rumo à Guiné-Bissau


Os participantes na terceira expedição da Humanitarius, designada “Alicerce XXI”, vão ser recebidos nos Paços do Concelho de Portimão às 12h00 do dia 22 de Março, momentos antes de iniciarem a viagem rumo à Guiné-Bissau, onde irão entregar em hospitais e escolas do país cerca de 30 toneladas de equipamento para a saúde, educação e apoio social.

A Humanitarius - Associação Humanitária de Apoio Social Internacional enviou previamente em contentor, por via marítima, dois blocos operatórios completos de otorrino e oftalmologia, duas incubadoras, 25 berços de maternidade, ventiladores, carrinhos de bebé, camas articuláveis, ecógrafo, encefalógrafo e aspiradores de secreções, doados pelo Hospital de Faro e pelo Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio.

Material escolar e de apoio social, roupas, calçado e brinquedos, entre outras doações de empresas e particulares, serão distribuídos pela Humanitarius a partir do final de Março nas tabancas do interior do país.

A equipa é composta por sete voluntários, entre os quais uma médica especializada em diabetologia e uma técnica de emergência médica, que efectuarão consultas gratuitas de despistagem da diabetes a mulheres e crianças em orfanatos e hospitais, realizando ainda acções de formação sobre suporte imediato de vida e primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino do projecto “Escola para todos”.

Com vista a apoiar esta expedição, a Câmara Municipal de Portimão estabeleceu recentemente um contrato-programa de desenvolvimento no âmbito da solidariedade e acção social com a Humanitarius, no valor de cinco mil euros, considerando o relevante trabalho desenvolvido pela Associação, que tem sede na cidade.

A Humanitarius foi constituída na sequência da expedição Portimão-Guiné Bissau realizada há três anos, quando os participantes se aperceberam das necessidades básicas do povo guineense em áreas como a saúde e o ensino, tendo decidido angariar equipamentos para apoiar aquela população.

A comitiva sairá de Portimão em três veículos todo-o-terreno escoltados até Vila Real de Santo António por vários motoclubes algarvios, no início de uma longa viagem de seis mil quilómetros que incluirá passagens por Marrocos, Mauritânia e Senegal.

Saúde Mental, Diabetes e Investigação em discussão no terceiro dia do Encontro



27º Encontro Nacional de Clínica Geral em Vilamoura
A Saúde Mental, a Diabetes e a Investigação na especialidade de Medicina Geral e Familiar foram alguns dos temas em debate no terceiro dia do 27º Encontro Nacional de Clínica Geral.
A transversalidade da Saúde e da Doença Mental esteve em destaque numa sessão que contou tcom a participação do Prof. Dr. Ricardo Gusmão, do médico de família Nelson Gaspar e do psiquiatra Pedro Macedo. O desemprego, os problemas financeiros e o endividamento das famílias têm implicações ao nível da Saúde Mental que se vão manifestar ao longo da próxima década. E numa altura em que o programa de saúde mental está na ordem do dia, Ricardo Gusmão afirmou ser imperativo para os médicos de família atenderem, na sua prática, à qualidade da saúde mental.
No decorrer da manhã, houve ainda a oportunidade de lançar um olhar sobre a Diabetes. Rui Cernadas, Médico de Família e Presidente do Conselho Clínico do ACES Espinho/ Gaia, reforçou o peso específico desta patologia cuja prevalência continua a crescer. Segundo o relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes, apresentado em Janeiro 2010, Portugal tem actualmente mais de 900 mil diabéticos, o equivalente a 11,7% da população, entre os 20 e os 79 anos, dos quais cerca de 400 mil não estão diagnosticados. Além disso, estima-se que sejam diagnosticados todos os anos em Portugal cerca de 60 mil novos diabéticos.
Durante a tarde, a Formação e Investigação estiveram em discussão. A Prof. Doutora Isabel Santos, Médica de Família da USF Conde de Oeiras – ACES Oeiras e Professora auxiliar convidada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, abordou os Doutoramentos em Medicina Geral e Familiar, destacando estes como uma ferramenta à disposição dos médicos da especialidade para activamente contribuirem para a criação e aumento do conhecimento. Através de um panorama comparativo, Isabel Santos demonstrou que, face a países como o Canadá, Holanda ou Hungria, Portugal regista um reduzido número de médicos de MGF que prosseguem pela via da investigação. E para aumentar esta capacidade que credencia cientificamente os profissionais, a responsável apontou alguns caminhos futuros: a criação de programas de apoio à investigação, a formação de departamentos de MGF e o desenvolvimento de métodos que permitam aos médicos ter um maior tempo de dedicação à academia, pois esta é essencial para o crescimento qualitativo da investigação nacional.
Organizado pela Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG), o 27º Encontro Nacional de Clínica Geral decorre até 20 de Março de 2010, em Vilamoura, estando confirmada para a cerimónia de encerramento do Encontro a presença da Ministra da Saúde, Ana Jorge.
Para mais informações sobre o 27º Encontro Nacional de Clínica Geral, consulte o site http://www.apmcg.pt/

Governadora Civil de Faro elogia "empenho e eficácia" da PSP no Algarve


AGovernadora Civil de Faro, Isilda Gomes, destacou ontem à noite o empenho e a dedicação dos elementos do Comando de Polícia de Faro, cuja eficácia tem contribuído para que o Algarve continue a ser uma região turística segura. Isilda Gomes falava durante uma operação de combate à criminalidade geral realizada pela PSP no Distrito, que resultou na detenção de 14 pessoas e na fiscalização de cerca de um milhar de viaturas.

“Só com homens e mulheres do vosso gabarito é possível conseguirmos fazer com que o Algarve continue a ser uma óptima região para se viver e também um dos destinos de férias mais seguros a nível mundial”, referiu Isilda Gomes, elogiando o “excelente trabalho” desenvolvido pelo Comando da PSP e reiterando a sua total confiança nas Forças e Serviços de Segurança da região.

A Governadora Civil, que acompanhou a operação realizada em toda a área de jurisdição da PSP, manifestou ainda a sua disponibilidade para continuar a “lutar” pela melhoria das condições de trabalho dos elementos das Forças e Serviços de Segurança, tendo sublinhado que este objectivo constitui também uma preocupação do Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, cujo “empenhamento tem sido amplamente demonstrado em todas as situações, tanto no que se refere ao reforço de meios como à construção de novas infra-estruturas, de forma a melhorar as condições de trabalho dos profissionais na área da segurança”.

A criação de uma carreira de tiro coberta na região e o início, ainda este ano, da obra de construção das futuras instalações do Corpo de Intervenção da PSP, constituem dois exemplos apontados por Isilda Gomes, em matéria de importantes investimentos já confirmados para a região.

No âmbito da operação de combate à criminalidade geral, que incluiu acções de fiscalização do trânsito, a cidadãos e estabelecimentos da região, foram detidos seis automobilistas que apresentavam taxas de alcoolemia superiores a 0,5 g/l, bem como cinco outros cidadãos por tráfico de estupefacientes, um por posse de arma proibida, um por falta de carta de condução e um por recusa ao teste de alcoolemia.

A PSP apreendeu ainda cerca de 380 doses de heroína, 60 de cocaína e 80 de haxixe e procedeu ao levantamento de 52 autos por infracções diversas ao Código da Estrada e a quatro autos de ocorrência por posse de estupefacientes.

A operação, realizada entre as 16h00 de quinta-feira e as 06h00 de hoje, integrou elementos de todas as valências do Comando de Polícia de Faro, entre as quais os da Unidade Especial que integra o Corpo de Intervenção e o Grupo Cinotécnico, bem como do Núcleo de Armas e Explosivos e das Equipas de Intervenção Rápida.

A Governadora Civil salientou ainda que, a par da importância dos resultados operacionais, as acções de combate à criminalidade geral desencadeadas regularmente em todo o Algarve, têm um efeito dissuasor muito eficaz em matéria de práticas ilícitas e permitem reforçar o sentimento de segurança na região.

10º Congresso da Água reúne em Portimão mais de 400 especialistas nacionais e estrangeiros


Começa no próximo domingo, 21 de Março, a 10ª edição do Congresso da Água, que decorre até 24 do corrente no Hotel Pestana Alvor Praia sob o lema “Marcas d’Água”, numa organização da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão.

Durante o Congresso, que pela primeira vez se realiza no Algarve, estarão em debate temas como a caracterização da onda de inundação em caso de ruptura da barragem de Odelouca, a gestão de dados e produção de informação em sistemas de tratamento e abastecimento de água para consumo humano, ou o investimento em acções de investigação, desenvolvimento e sensibilização ambiental no sector da água, entre outros.

O encontro, onde são esperados mais de 400 participantes nacionais e estrangeiros, assinalará de forma especial o Dia Mundial da Água, que se comemora a 22 de Março, com a realização da assembleia-geral da APRH, tendo sido ainda preparado para esta data um programa de forte componente social, que tem início às 09h30 com a actuação da Orquestra do Algarve e culminará às 19h45 com uma visita ao Museu de Portimão, seguida de cocktail.

O dia 23 será marcado pelas sessões técnicas que decorrerão durante o período da manhã, enquanto na parte da tarde os especialistas presentes farão visitas técnicas a diversos locais, como o perímetro de rega do Alvor, as Termas de Monchique, a ETA de Alcantarilha, a barragem de Odelouca e o rio Arade.

No derradeiro dia do 10º Congresso da Água, e antes da sessão de encerramento, que está marcada para as 19h45, será feita a entrega do Prémio APRH, na sequência de um concurso previamente dirigido aos estudantes universitários sobre a temática dos recursos hídricos.

Jovens aderem à dádiva altruísta de Sangue






Foi num indiscutível ambiente de festa que a colheita de sangue promovida pela ADSBA – Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve e que teve a eximia execução técnica do CRSL – Centro Regional de Sangue de Lisboa que se processou, das 10.30 às 14.30, na Escola E. B. 2/3 DOM PAIO PERES CORREIA em Tavira no passado dia 17 cujas imagens anexas espelham o evento.
Professores, alunos e encarregado de educação perfizeram 61 significativas presenças dos quais 15 vieram da Escola Secundária Dr.º Jorge Augusto Correia num relevante entendimento do qual muito nos orgulhamos de ter sido os mentores!
No seguimento do nosso caminho pelas Escolas estaremos em Portimão na Escola de Hotelaria e Turismo na próxima Terça-Feira/23 para ministrar uma palestra e dois dias depois – Quinta/25 numa colheita de sangue que se estende aos encarregados de educação e a população em geral.

Loulé: REMODELAÇÃO DO LARGO DR. BERNARDO LOPES E PRAÇA DA REPÚBLICA


A Câmara Municipal de Loulé vai proceder em breve à remodelação do Largo Dr. Bernardo Lopes e Praça da República, em pleno coração da cidade de Loulé. Trata-se de uma obra que pretende dar uma imagem renovada e uma nova funcionalidade a um dos principais pontos comerciais, onde se encontram edifícios emblemáticos como o Mercado Municipal, os Paços do Concelho ou a Universidade.
No ano em que se assinala o Centenário da República, a Autarquia pretende, com esta iniciativa, requalificar aquele que foi um dos espaços da cidade mais ligados à causa republicana e que, de resto, tem essa mesma designação.
De acordo com o presidente da Câmara, Seruca Emídio, a ideia é “a sua readaptação a uma função mais social, mais pedonal, que possa ser utilizada mais como praça do que como rua ou estrada”.
Este projecto prevê a remodelação das infra-estruturas viárias (faixa de rodagem/passeios/estacionamentos), rede de abastecimento de água, rede eléctrica e de iluminação pública e rede de telecomunicações.
Deste modo, será feito o rebaixamento da faixa de rodagem, ficando ao mesmo nível dos passeios, e remodeladas as passadeiras. Nos passeios será colocada nova calçada. Também os lancis existentes serão substituídos.
Os parques de estacionamento serão revestidos a calçada grada.
A faixa de rodagem deixará de ser em asfalto e será igualmente executada em calçada grada, com uma largura de 7m, mantendo-se uma via em cada sentido.
A circulação viária e estacionamento manter-se-ão, tendo em conta as necessidades de apoio ao comércio local, no entanto, será privilegiada a componente pedonal.
Em frente ao Mercado Municipal será criada uma zona para cargas e descargas.
Em termos de mobiliário urbano, serão criados bancos e papeleiras nesta artéria.
Após uma análise dos serviços técnicos da Autarquia, no projecto foi contemplada também a substituição das árvores já que a maioria está doente.
Quanto às restantes infra-estruturas, os ramais domiciliários de água e de águas residuais domésticas existentes serão remodelados. Prevê-se ainda a remodelação da rede de drenagem de águas pluviais, remodelados os ramais domiciliários existentes e substituídas as sarjetas por sumidouros.
Em termos de iluminação pública, os candeeiros existentes vão ser substituídos por novos. Será remodelada também a rede de telecomunicações.
O prazo de execução da obra é de 225 dias. O valor da adjudicação é de 729.932,66 euros.
“Iremos transformar esta rua numa praça que poderá ser utilizada de uma forma mais adequada para acontecimentos importantes, nomeadamente eventos culturais e sociais. Nesse sentido, nessas ocasiões poderá ser fechada ao trânsito”, explicou o edil que disse ainda que “esta será uma valorização para o comércio, para a cidade, e mais um espaço público enriquecido que se pretende devolver à cidade”.