terça-feira, 30 de novembro de 2010

LIVRO SOBRE LOULÉ NA IDADE MÉDIA DISTINGUIDO COM PRÉMIO NACIONAL




O livro “A Construção de uma Identidade Urbana no Algarve Medieval: O caso de Loulé”, da autoria de Maria de Fátima Botão, foi o grande vencedor do “Prémio A. de Almeida Fernandes – História Medieval Portuguesa 2010”, atribuído na passada sexta-feira, 26 de Novembro, numa cerimónia que teve lugar nos Paços do Concelho de Ponte de Lima.
Editado em 2009, pela Caleidoscópio, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, a autora faz um estudo da antiga vila de Loulé sob o domínio muçulmano e posterior período cristão. Dá especial relevância à sua muralha, que confere à cidade prestígio e segurança. Investiga também a construção da vila, as suas casas, as técnicas de construção e os materiais utilizados.
Doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com um trabalho reconhecido no ensino e na investigação, Maria de Fátima Botão é natural de Lisboa, onde nasceu a 21 de Junho de 1960.
Os seus trabalhos têm conferido uma especial importância à História do Algarve e à Didáctica da História, procurando, muitas vezes, aliar as perspectivas históricas à sua operacionalidade pedagógica.
“A Construção de uma Identidade Urbana no Algarve Medieval: O caso de Loulé” é uma obra importantíssima para a cultura e a história local e definição da sua identidade cultural, e constituiu a dissertação de doutoramento da autora.
O Prémio A. de Almeida Fernandes foi instituído pela Fundação Mariana Seixas, em 20 de Fevereiro de 2004, em homenagem a este ilustre historiador medievalista (n. Britiande, Lamego, 1917 - m. Tarouca, 2002) e destina-se a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa.
Do júri fizeram parte prestigiadas figuras ligadas à História como o Prof. Doutor Armando Luís de Carvalho Homem, Professor Catedrático (História Medieval) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Prof. Doutor João Silva e Sousa, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Departamentos de História e de Românicas, Francês, Espanhol e Italiano); e Profª Doutora Maria Alegria Fernandes Marques, Professora Catedrática (Grupo de História) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

«DIA INTERNACIONAL PARA A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA» - 2 de DEZEMBRO


Há 5 anos, o então Secretário-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, na sua Mensagem a propósito desta efeméride, escrevia que:
«O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura é uma óptima ocasião para nos apercebermos de que, apesar de séculos de luta, a escravatura ainda não foi completamente erradicada no nosso mundo».
Estas pertinentes e incisivas palavras, plenas de visível realidade, conferem um sentido e um significado próprio à comemoração, que por todos deve ser assumida, de forma em prol da dignificação da pessoa humana.
Com efeito muitas formas de escravatura subsistem na actualidade, já que a mesma não é um problema do passado, entre as quais cito; o trabalho forçado e em condições de servidão, o trabalho infantil, a escravatura para fins rituais ou religiosos, o tráfico de seres humanos, a prostituição, etc., considerado como fundamental que «nenhum ser humano é propriedade de outro».
Nesta data exorto todos os algarvios, cidadãos de mente livre e solidária, a lutarmos por todas as formas de erradicação deste problema que a todos nos envergonha e se cumpram as palavras da Declaração Universal dos Direitos do Homem - «ninguém será mantido em escravatura ou em servidão».


A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES

Albufeira apresenta-se pela primeira vez em Badajoz

A APAL – Turismo de Albufeira marcou presença pela primeira vez na FEHISPOR – Feira
Hispano Portuguesa, em Badajoz, na Estremadura espanhola, a qual teve lugar no recinto de feiras daquela cidade, de 24 a 28 de Novembro com stand próprio.
Com cerca de 35.000 visitantes, a participação do Turismo de Albufeira nesta feira saldouse com um êxito total, pois o número de visitantes da feira que se dirigiram ao stand de Albufeira para recolher informação sobre o destino e sobre as ofertas hoteleiras de venda directa ao público foi bastante elevado.







O stand de Albufeira ocupou uma área de 64 mt2, desancando-se dos restantes da feira pelas suas cores fortes de contraste entre o amarelo, laranja e azul.
Para além do balcão informativo, onde o visitante poderia obter informação genérica sobre o destino, havia ainda um expositor com ofertas hoteleiras de venda directa ao público para os feriados espanhóis de Dezembro e para o Reveillon.
Numa outra aérea do stand havia ainda um outro expositor com brochuras promocionais dos empreendimentos turísticos de Albufeira, restaurantes, bares, empresas de animação turística e actividades marítimo-turísticas.
Em todos os dias da feira, foram organizados sorteios que ofereceram diversos fins-desemana em Albufeira, o que contribuiu para aumentar o interesse pelo destino e dinamizar o stand.
Para além desta presença na feira com um stand próprio, a APAL - Turismo de Albufeira
organizou no dia 25 de Novembro, um workshop dirigido às Agências de Viagem da
Estremadura espanhola, onde cerca de 20 empresas hoteleiras de Albufeira tiveram a
oportunidade de apresentar os seus hotéis e produtos para contratação.
Durante o cocktail que se seguiu ao workshop, onde foi feita a apresentação do destino e do programa de fim-de-ano, Desidério Jorge da Silva, Presidente da Direcção da APAL - Turismo de Albufeira, salientou àqueles agentes de viagem que Albufeira é um destino com características únicas, praias de excelente qualidade, uma gastronomia rica em sabores, onde não faltam restaurantes que a sabem dignificar e um parque hoteleiro que apresenta uma grande diversidade de tipologias de alojamentos de grande qualidade.

Governo Civil de Faro associa-se ao lançamento da obra "O Algarve e as Invasões Francesas" publicada pelo Regimento de Infantaria 1


“As Forças Armadas continuam a ser um baluarte fundamental da nossa existência enquanto Nação” considerou hoje o Chefe do Gabinete da Governadora Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, durante a apresentação do livro ‘O Algarve e as Invasões Francesas’, publicado pelo Regimento de Infantaria (RI) 1 de Tavira.
Carlos Silva Gomes, que presidiu à cerimónia de apresentação desta obra que reúne as conferências promovidas no âmbito das comemorações do Dia da Unidade, assinalado pelo RI 1, no dia 27 de Setembro, reiterou a inteira disponibilidade do Governo Civil de Faro para se associar como parceiro a todas as iniciativas que contribuam para o enriquecimento da sociedade algarvia, bem como para a preservação do seu património histórico e cultural.
O papel fundamental dos militares na construção de Portugal foi igualmente realçada pelo Comandante do RI1, Coronel de Infantaria Nuno Pereira da Silva, responsável pela coordenação e prefácio desta obra resultante do ciclo de conferências integrado também nas comemorações oficiais do Bicentenário das Invasões Francesas.
Confiante quanto ao contributo deste livro “para o conhecimento das História de Portugal e em especial do Algarve, que foi Reino até à implantação da República”, o Coronel Pereira da Silva aproveitou a cerimónia de apresentação da obra para anunciar a realização de novo ciclo de conferências promovidas pelo RI1, a partir de Janeiro de 2011, dedicado ao período das Guerras Liberais no Algarve. As próximas palestras darão posteriormente origem a um segundo livro, a ser lançado durante as comemorações dos 215 anos do Aquartelamento da Atalaia, em Maio do próximo ano.
A Guerra Peninsular é para já o tema central da obra apresentada hoje no Salão Nobre do Governo Civil, pelo Coronel Henriques, um dos conferencistas convidados pelo RI de Tavira para integrar este primeiro ciclo de palestras, que contou com o patrocínio do programa cultural do Exército “D. Afonso Henriques”.
Durante a sua intervenção o Coronel Henriques considerou a Guerra Peninsular “uma das páginas mais brilhantes da História de Portugal”, na qual “um País em crise deve beber inspiração para saber que, a crise que atravessa, quando comparada com a retratada neste livro, é uma pura brincadeira de crianças”.
Sublinhando a importância e significado da Guerra Peninsular para a afirmação do País, o Coronel Henriques enalteceu o sacrifício nacional durante o um dos mais conturbados períodos da nossa história, tendo realçado que “o povo português soube e sabe sempre, na altura própria, identificar-se com a verdadeira causa da pátria”.
“Por muito que nos doa na alma, o futuro da pátria portuguesa que temos de deixar aos mais novos, está acima de tudo aquilo que nos separa, que é esse amor à pátria portuguesa tão bem retratado neste livro, o cimento que nos une a todos nós”, frisou o palestrante, elogiando o contributo dos diversos conferencistas reunidos na obra, para “a alimentação da cultura geral dos jovens portugueses”.
“O Algarve e as Invasões Francesas”, cuja cerimónia de apresentação foi da responsabilidade do RI1, reúne as conferências proferidas por um grupo de dez estudiosos, nomeadamente cientistas da Universidade do Algarve, militares, representantes do clero e da sociedade civil.

III Faro Fashion Natal


Na Rua de Stº. António, dia 1 de Dezembro

Faro recebe Invasão dos Pequenos Pais Natal


...e Aldeia Encantada - Em Faro a partir de 1 de Dezembro

No próximo dia 8 de Dezembro todos os caminhos vão dar ao tradicional encontro de milhares de pequenos pais natal que se juntam na Praça da Pontinha, em Faro. Oriundos de diversas escolas, infantários e jardins de infância, esta é uma festa de côr e alegria da pequenada.



DIA 8 DE DEZEMBRO NA PARÇA DA PONTINHA

NATAL EM FARO


A Câmara Municipal de Faro apoia várias iniciativas de Natal, nomeadamente, a feira de Natal solidária e social – Cidade Natal - que irá decorrer de 1 a 23 de Dezembro, num espaço instalado junto ao Fórum Algarve. A feira, da responsabilidade da Efeito Eventos, irá contar com a participação de algumas das mais representativas instituições do concelho, nomeadamente, a Associação Oncológica do Algarve, o núcleo de Faro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, a Associação Família Amiga, a Cruz Vermelha e a Junta Diocesana de Faro – Protecção à Rapariga as quais irão comercializar artigos elaborados pelos próprios utentes e sócios, além de divulgarem as suas acções e actividades.
Na Cidade Natal o visitante também poderá depositar artigos em segunda mão, bens alimentares, brinquedos, roupas e diversos objectos ou mesmo donativos em dinheiro que, no último dia do evento, serão distribuídos pelas associações e instituições presentes na feira.
Também com o apoio do Município contam as iniciativas promovidas pela ACRAL, e que visam a dinamização da Baixa Comercial da cidade, nomeadamente, a Aldeia Encantada que, de 1 a 24 de Dezembro, será um espaço de animação infantil que contará com a presença do Pai Natal, insufláveis, jogos tradicionais entre outras actividades para os mais pequenos.
A III edição do Faro Fashion, que no dia 1 de Dezembro nos trará um desfile de moda das colecções Outono/Inverno das lojas do comércio local de Faro. Dia 8 de Dezembro, teremos a Invasão dos Pequenos Pais Natal, onde se pretende a maior concentração possível de crianças do concelho vestidas de Pais Natal a qual será finalizada pela actuação do grupo Tosta Mista.
No dia 18 de Dezembro haverá um grande concerto de Natal, na Sé Catedral de Faro, promovido pelo município Grupo Coral Ossónoba, Grupo Musical de Santa Maria e Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro.
Promovido pelo Centro Cultural de S. Lourenço, chega-nos o projecto Art Top, que até dia 5 de Janeiro, traz até às lojas da Baixa uma exposição de várias esculturas de conceituados artistas plásticos nacionais e internacionais.

1 DE DEZEMBRO: PAI NATAL CHEGA A LOULÉ


Como já vem sendo hábito, neste feriado de 1 de Dezembro, o Pai Natal vai chegar a Loulé no tradicional desfile pelas ruas da cidade e em que estará acompanhado por algumas associações desportivas da cidade.
Às 15h30, os participantes concentram-se junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco, para o arranque do cortejo: Centro Hípico de Loulé, Clube BTT Terras de Loulé, Grupo Motard Rodas do Relógio, Motoclube de Loulé e o Clube de Automóveis Antigos.
Segue-se o desfile pelas principais artérias da cidade que irá culminar na Cerca do Convento. É então altura do Pai Natal sair do seu carro para cumprimentar as crianças e distribuir as prendas.
Neste local estarão várias actividades dirigidas aos mais novos, naquela que será a “Aldeia do Pai Natal”. Uma máquina de neve, insufláveis, mascotes, atelier de leitura, atelier de desenho, modeladores de balões, karaoke infantil, pinturas faciais e os penteados loucos são algumas das propostas de animação para esta quadra natalícia.
Refira-se que esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Loulé com as associações CentroLoulé e ACRAL, com vista a dinamizar o comércio tradicional durante esta época do ano e, simultaneamente, levar o espírito natalício às populações, sobretudo aos mais novos, com um programa de animação no centro da cidade.

Silves: AUTARQUIA SILVENSE ASSINALA DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA




Assinala-se, no próximo dia 1 de Dezembro, o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA. Consciente da importância que a informação e a sensibilização podem ter na detenção desta epidemia, a Câmara Municipal de Silves irá promover,hoje, dia 30 de Novembro, acções de esclarecimento e informação dirigidas aos jovens do 9.º ano das Escolas do Concelho, através da Unidade Móvel de Saúde do Instituto da Droga e da Toxicodependência – IDT.
Instalada junto ao Complexo das Piscinas Municipais de Silves, a Unidade Móvel irá prestar, através dos técnicos do Centro de Acolhimento e Detecção Precoce de Infecção HIV/SIDA – CAD de Faro, um serviço direccionado para a sensibilização e consciencialização sobre a problemática do vírus HIV-SIDA, assim como promover a realização de rastreios gratuitos. Disponível para visitação entre as 9h e as 17 horas, a Unidade Móvel poderá, também, ser visitada pelo público em geral.
Refira-se que o Dia Mundial da Luta contra a SIDA foi instituído a 01 de Dezembro de 1987 pela Organização Mundial da Saúde, como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção e aumentar a compreensão sobre a epidemia.

Jornadas Técnicas sobre o Escaravelho da Palmeira: MUNICÍPIO DE SILVES FOI CONVIDADO A APRESENTAR MEDIDAS DE COMBATE E PREVENÇÃO DA PRAGA



Teve lugar no passado dia 12 de Novembro, em Cascais, a primeira edição das Jornadas Técnicas da Grande Lisboa sobre o Escaravelho da Palmeira. Tendo em conta que o Algarve foi a primeira região do País a ser atingida por esta praga, o Município de Silves foi convidado para, através do seu testemunho real, demonstrar como tem obtido resultados no combate a esta epidemia.
Recorde-se que sendo esta praga originária das zonas tropicais da Ásia e Oceânia, a mesma propagou-se pela Europa desde o início dos anos 90, tendo atingido Portugal, e mais concretamente o Algarve, desde 2007, dizimando na região inúmeros exemplares de palmeiras (Phoenix Canariensis).
No caso concreto do concelho de Silves a estratégia adoptada, e apresentada nestas Jornadas, teve por base a luta preventiva e curativa no tratamento desta praga, através da utilização de produtos biológicos, factores que permitiram alcançar resultados relevantes na recuperação de palmeiras já afectadas, assim como na estabilização do desenvolvimento e propagação da praga em todas as palmeiras de domínio público.
Considerando que o Rhynchophorus Ferrugineus (vulgo escaravelho das palmeiras) continua a disseminar-se em grande escala, destruindo um enorme património arbóreo, e que a disseminação já atingiu a região da Grande Lisboa, prevendo-se a sua rápida proliferação em direcção ao norte do país, esta iniciativa revestiu-se de primordial importância na troca de experiências e informação que permitirão agir de uma forma mais eficaz, quer na prevenção, quer no combate a este flagelo.
Do painel de oradores convidados, para além de João Garcia, responsável pelo Sector dos Espaços Verdes do Município de Silves, há a destacar a presença de Alexandro Martinez Penã, investigador, fundador e proprietário de IDEBIO SL – Pesquisa e Desenvolvimento Biológico e de Santiago Uribarren, Chefe da Secção dos Estudos Técnicos e Planificação do Sector Urbano de Serviços de Jardinagem do Concelho de Valência.
Refira-se que, desde que apareceram as primeiras plantas afectadas por este insecto, a Câmara Municipal de Silves (CMS) tem trabalhado no sentido de reduzir os seus efeitos e de manter um trabalho de vigilância constante, factor essencial para a erradicação desta praga, estando, neste âmbito, os serviços técnicos da CMS, disponíveis para prestar todo o apoio possível, desde informação ao apoio na recolha de materiais vegetais, que terão de ser incinerados ou levados para aterros sanitários.